Bastidores da pregação: O Esboço!

By | abril 19, 2012

Esboço nada mais é do que um rascunho da mensagem a ser pregada. E tem a função de auxiliar ao pregador como lembrete, não da mensagem, mas da sequência dos tópicos ou assuntos. Seguindo um esboço não ocorre de o pregador sair fora do tema ou se perder em meio a mensagem, além de evitar repetições o esboço também pode ajudar a controlar o tempo da pregação.

Aos que estão iniciando na arte de ministrar a palavra do Senhor, eu recomendo e aconselho que faça uso do esboço. Com o tempo, você se acostuma a decorar o esboço e logo você vai estar fazendo esboços como ninguém.
Uma coisa importante, o esboço é apenas o resumo do que Deus te revelou na bíblia junto ao que você estudou e pesquisou. O esboço não é a mensagem em si, mas é a forma resumida da mesma para orientá-lo quando estiver em frente aos irmãos. E como todas as coisas se aperfeiçoam com o tempo, logo você vai fazer esboços sem usar papel e caneta! Conheço pregadores que fazem esboços da mensagem só em pensamento. Isso você também conseguirá fazer.

Como se faz um esboço?

Existem livros, revistas e sites que ensinam a fazer um esboço e cada um ensina a criar o esboço de uma forma diferente. Isso acontece porque não existe um padrão para se fazer um esboço. Pois quem dá o critério é quem vai usar o esboço. É por isso que dificilmente você conseguirá pregar com o esboço de outra pessoa. Um amigo meu me mostrou seu primeiro esboço perguntando se estava bom. O esboço dele tinha mais de 15 linhas escritas. Então eu resolvi lhe mostrar um esboço meu com apenas três frases.
Então eu expliquei pra ele que só poderemos saber se o esboço esta adequado depois que ele pregar aquela mensagem.
- Pregou a mensagem?
- Sim.
- Como foi sua experiência com o esboço?
Quando eu fiz essa pergunta ele disse: – Agora entendo porque não existe padrão para fazer esboço.
Ele me contou que pra quem vai ler, o esboço estava perfeito, mas pra quem vai pregar tinha informação demais e no ato da pregação não há tempo suficiente para ficar lendo linha por linha.
Portanto o esboço deve ajudá-lo ao máximo na mensagem e não atrapalhar. Logo devemos fazer o esboço da maneira que vai nos auxiliar melhor quando anunciarmos a palavra de Deus. Segue dicas:

  • Faça seu esboço na sequência que você pretende conduzir a mensagem.
  • Escreva frases curtas e use palavras ‘chave’ com letra grande para te lembrar o tópico ao passar os olhos!
  • Procure usar uma folha do mesmo tamanho da página da sua bíblia.

Se com um esboço pequeno, simples e direto você tiver alguma dificuldade ao conduzir a mensagem, talvez seja melhor fazer um outro esboço bem detalhado para ler e reler horas antes do culto. E se você é bom de memória, talvez não vai precisar do esboço menor.

Agora, nunca leve um esboço a sério demais, pois Deus é a sua orientação principal e Ele pode mudar o rumo da mensagem no ato da pregação e isso quer dizer que você terá que esquecer o esboço e falar conforme Deus te orientar e tocar em seu coração.
Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. Mateus 10:20


Eu, particularmente, tenho esboço de todas as minhas mensagens já ministradas e aquelas que pretendo ministrar. Não levo mais esboço quando vou ministrar, a não ser que o Senhor me revele a mensagem no meio do culto, então rapidamente eu pego um papel e caneta e faço meu esboço na hora. Porque gosto de guardar os esboços e até coloco a data de quando preguei tal mensagem. Assim consigo sempre me lembrar de uma mensagem antiga. A vantagem de guardar o esboço é que quando vou pregar a mesma mensagem eu posso fazer um “upgrade” nela.

Enfim, que o Espírito Santo te auxilie sempre e te dê a graça necessária ao anunciar a palavra do Senhor.
Deus abençoe a sua vida, família e ministério em nome de Jesus.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *