5 Erros que a Igreja Comete na Ceia do Senhor

A paz do Senhor meus amados irmãos, amigos e leitores. Hoje vamos falar um pouco sobre a Santa Ceia, quero dizer, a Ceia do Senhor. Pretendo denunciar 5 erros que vejo as igrejas cometendo nos dias de hoje quando realizam o famoso culto de “santa ceia”. Eu não quero irmãos que me julguem ser quadrado, rígido demais ou antiquado.

Mas os erros aqui denunciados, são tão comuns hoje em dia que muitos de vocês leitores vão achar que estou forçando a barra; muitos de vocês vão pensar que estou exagerando; muitos de vocês vão discordar do que irei afirmar aqui. E muitos vão me pedir base bíblica para tais afirmações que serão feitas. Enquanto creio que aqueles irmãos que aprenderam e guardaram os ensinamentos dos nossos pais, irão concordar com tudo que vou dizer.

Mas antes de ser criticado ou confrontado, quero lembrar que não precisamos de base bíblica pra tudo, existem coisas que sabemos que são erradas e não precisamos de uma confirmação bíblica para isso, como o aborto, o cigarro, o uso de entorpecentes, masturbação e a lista vai crescendo.

Todas essas coisas são erradas e não estão claras na bíblia, nós apenas nos baseamos em versículos que chegam mais perto possível para convencer aqueles que ignoram a acusação da consciência e irão querer fazer tudo que não estiver sendo expressamente proibido na bíblia, só pela diversão e prazer carnal, usando a ausência de um versículo específico para justificar sua má conduta como sendo certa. Ou seja, tem muita coisa que é questão de bom senso.

Bom, agora vamos aos 5 erros que vejo as igrejas cometerem hoje em dia nos cultos que são separados para fazer memória de Cristo e anunciar a morte do Senhor até que ele venha. Lembrando que em minhas pregações, costumeiramente sou convidado a ministrar em cultos de Ceia, e ao lembrar de como era ministrada a Ceia do Senhor antigamente, comparando com os dias de hoje, sinceramente estamos perdendo alguns valores.

santa ceia ou ceia do senhor

Erro 01: Chamar de Santa Ceia

Sim, chamar de “santa” ceia é um erro básico mas que poderia ser corrigido se simplesmente parássemos de adotar os títulos inseridos na bíblia e os ditados populares como sendo partes da palavra de Deusa. Ou seja, a bíblia original não tem títulos, não tem capítulos e nem versículos.

Os capítulos e versículos foram inseridos para facilitar a procura por uma passagem específica; e os títulos foram inseridos para lembrar facilmente o assunto do texto. Mas essas coisas não fazem parte da bíblia que foi originalmente inspirada pelo Espírito de Deus.

Na carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, capítulo 11, não existe a palavra ‘santa’ e ‘ceia’ na mesma frase. Paulo chama apenas de Ceia do Senhor. E sinceramente, santa ceia pode se referir a qualquer ceia que alguém resolveu chamar de santa. Mas chamar pelo nome correto que é ceia do Senhor; já diz exatamente de quem pertence essa comemoração.

Caso você esteja procurando na sua bíblia pelo termo “santa ceia”, eu vou facilitar pra você. Basta pegar uma bíblia eletrônica e pesquisa… Simples assim. A frase “santa ceia” só aparece no título acima do início do texto bíblico, que não pertence a bíblia original, lembra-se que nada pode ser acrescentado a palavra?

Tudo bem, tudo bem, isso é ridículo. Afinal, qual o problema de dizer santa ceia? O problema é que isso é o primeiro passo pra adotar frases populares como sendo parte da bíblia. Por exemplo, Paulo ensina sobre os 9 dons espirituais e em nenhum momento ele fala de dom de visão, mas o povo fala do dom da visão como se fosse parte das escrituras. E isso também parece ser simples, mas se parar pra fazer uma lista dos milhares de ditos populares que estão fora da bíblia e são aceitos como parte dela, poderíamos reformular o evangelho inteiro.

Erro 02: Não Partir o Pão!

Esse é um erro que você vai dizer: Poxa vida Manassés, isso é ridículo! Se você pensa assim, certamente você tem menos de 24 anos de idade. Geralmente são os jovens que ignoram valores como por exemplo pedir a benção dos pais. Muitos jovens hoje acham isso ridículo e não praticam mais.

Porém, quando o assunto é ceia do Senhor, devemos manter os valores vivos! E o pão simboliza o corpo de Cristo que foi entregue por nós, o corpo dele padeceu por nossa causa. Veja o que o profeta já dizia 700 anos antes de Cristo:

Isaías 53:5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Partir o pão na frente de todos e no momento da ceia é um sinal que representa o quanto Jesus sofreu por nós.  E é símbolo da nossa comunhão. Pois seu corpo sofreu e padeceu nossos pecados. Sinceramente, cortar o pão com faca e trazer para a igreja os pedacinhos iguais e já prontos antes de ser apresentado no culto, ou seja, antes de orar e apresentar a Deus o pão é um erro, na minha humilde opinião de servo de Deus, já que o corpo do Senhor Jesus foi apresentado a Deus inteiro no Jardim do Getsemani e depois foi partido no caminho até a Cruz.

É um pequeno gesto que deveria ser preservado! Pois se começarmos a retirar esse e outros gestos, com o passar do tempo a ceia vai perdendo seu valor. imagina seu filho perguntando: Pai, por que tomamos ceia? Por que comemos pão? Por que é só um pedacinho pra cada e não um pão inteiro?

O que vejo ser feito hoje em dia é apresentar a Deus o pão (símbolo do corpo de Cristo) já cortado! Eu só gostaria de preservar o ato da ceia do Senhor em cada gesto, trazendo um sentido para cada ação e momento. De maneira que se meu filho perguntar: Pai, por que o pastor parte o pão na frente de todos na hora da ceia? Não seria mais fácil e rápido trazer partido? Então com muito orgulho poderei responder: O partir do pão filho é símbolo da nossa comunhão e assim como o corpo de Cristo foi apresentado a Deus por inteiro e depois partido até a Cruz, em memória dele, nós fazemos assim hoje.

O próprio Senhor Jesus partiu o pão na hora, no momento da ceia. Ele pediu aos discípulos para preparar a ceia, porém o pão foi partido no momento de comer a ceia. Veja o que o próprio Senhor Jesus disse:

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
João 6:51

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
João 6:54-56

O pão não deveria ser cortado por instrumentos, mas deve ser partido em mãos após ser apresentado a Deus e antes de ser servido a igreja. Ou seja, devemos apresentar o pão inteiro a Deus e depois parti-lo. Como diz a palavra:

E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 1 Cor 11:24

Mas infelizmente pra mim e felizmente pra muitos. Trazer o pão já partido é mais rápido, prático e fácil. Ou seja, o objetivo é terminar logo porque temos louvores e a pregação pra ouvir. E assim, aos pouquinhos o momento da ceia do Senhor vai ficando cada vez mais e mais monótono, se tornando uma cerimônia qualquer, a qual devemos terminar logo para dar espaço aos demais trabalhos no culto.

Erro 03: Usar Mais de 1 Pão

Esse erro é bem comum em igrejas grandes. Eu já vi casos onde o pastor pede para um obreiro ir comprar 4 pães de leite na padaria durante o culto e prepará-los para a ceia. Eu sei que podem haver criticas fortes nessa questão, mas o pão que Jesus dividiu com os discípulos foi um só, ou seja, eles participaram do mesmo pão.

Outrossim o corpo de Cristo é apenas um, não existem 2 corpos. De maneira que o pão deve ser apenas um para que possa simbolizar legitimamente e com mais precisão o corpo de Cristo. E em casos de igrejas grandes…. Pelo amor de Deus, tomem vergonha na cara mandem fazer um pão de tamanho adequado. Olha o que diz o apóstolo:

Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
1 Coríntios 11:23,24

O pão esta no singular, ou seja, eram 13 pessoas para comer o mesmo pão. E se fosse mais de um pão, isso ficaria claro e evidente como eram vários na multiplicação dos pães. Da mesma forma, perceba que Jesus parte o pão e entrega aos discípulos para comerem e Jesus diz: “”Esse é o meu corpo que é partido por vós…”” Isso me lembra até mesmo o erro anterior, de partir o pão antes ou com facas, pois o pão (corpo) é e foi partido por nós e por causa de nós.

No caso de igrejas com centenas e centenas de membros, 1, 2, 3 mil pessoas ou mais. É perfeitamente possível fazer os pães da mesma massa. E em uma igreja com essas proporções, tem pastores e obreiros de sobra para o momento de apresentar e partir o pão. E aliás, se puder fazer o pão sem fermento, melhor ainda. Vai trazer mais proximidade com os tempos bíblicos, o que impõe respeito aos jovens e os que são de fora.

Erro 04: Usar Vinho de Péssima Qualidade

Eu não gosto muito de uva, falo da fruta, mas do suco sou apaixonado. E conheço muitos crentes de berço iguais a mim que também amam um bom suco de uva. E nós temos a leve impressão que se não fosse a apreciação da ceia do Senhor, talvez nós não gostássemos tanto de suco de uva.

Acontece que não tem coisa pior do que participar de uma ceia onde o suco que usam para simbolizar o sangue poderoso de nosso amado Cristo, é tão barato que chega a ser transparente. Não é o meu sangue mas Isso ofende a mim, creio que também deve ofender a Deus, pois estamos falando do sangue do filho Dele. Como podem usar de água com groselha para chamar de sangue de Cristo?

É claro que existem exceções como em alguns lugares muito humildes aqui do nosso Brasil. Mas no caso das igrejas aqui de São Paulo, não tem desculpa pra economizar no vinho enquanto exageram nas cortinas, cadeiras e até no revestimento das paredes.

O suco de uva deve ser do mais puro possível, em respeito ao sangue de nosso Senhor e a sua memória.  É importante que você entenda, que isso não é luxuria ou querer ser chique e nem sofisticado, a questão é respeito ao sangue do bom mestre, afinal, era pra ser o nosso sangue derramado e não o Dele. Memória de seu incrível e eficaz sacrifício na cruz, onde merecíamos ter recebido tal sentença, que Ele por amor, não permitiu que a conhecêssemos.

Erro 05: Esquecer a Cruz Durante todo o Culto

Quando Jesus sentou-se para participar da Ceia. Ele não fez muita cerimônia, mas apenas demonstrou o seu desejo em participá-la junto aos seus discípulos e também mencionou o início do seu jejum de pão e vinho que perdura até o dia de hoje e continuará até que cheguemos no céu.

E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;
Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.
E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.
Lucas 22:15-20

Hoje nós realizamos um culto que é comum até o momento em que é anunciado a ceia. Tenho participado de cultos onde não é possível perceber que é um culto de ceia durante as orações e louvores, somente no ato da ceia. E isto esta errado!

Se devemos fazer e celebrar a Ceia do Senhor em sua memória, então acredito; no culto de ceia, devemos cantar hinos que falam da cruz de Cristo, do seu sacrifício ou da sua ressurreição para lembrar e fazer menção da cruz! Devemos ler a palavra oficial em passagens que citam a ceia ou o sacrifício, a morte de nosso mestre, o julgamento, a ressurreição ou as promessas dele para nós após a ceia. E percebo que isso não esta sendo feito em muitos lugares.

Eu procuro ministrar uma palavra que no mínimo aponte para a cruz, mesmo que seja na conclusão, mas já cometi o erro de esquecer da cruz em cultos de ceia. O que também vejo muitos cometendo o mesmo erro, deixando de lembrar a morte do Senhor e o que isso representa para nós.

E como líder de jovens, já vi muitos jovens não darem valor nenhum a ceia do Senhor e a culpa é nossa. Pois se nós não damos valor, eles vão se espelhar na gente. Se o culto de ceia não tem nada de especial e diferente á não ser o pão e vinho, então se tornará para nossos filhos mais um passa tempo, um fardo, uma obrigação que eles continuarão fazendo até começarem a se perguntar porque fazem isso.

Talvez por isso é tão difícil para algumas pessoas permanecer firmes na igreja, pois estão se esquecendo do foco principal que é Cristo, e se esquecem dele mesmo no dia de Ceia, o qual é mandamento de Deus que façamos isso em sua memória, para anunciar a morte do Senhor até que ele venha.

Atualização 2016

Estou inserindo essa nota para lembrar que esse é um artigo e não uma página da bíblia. Você esta em um blog, onde eu divido meu conhecimento, mas também expresso minha opinião, tudo bem? Esse aviso é para os irmãos que estão se opondo de forma agressiva, como se eu fosse ditador e dono da verdade. Amados, eu não sou dono da verdade, mas estou expressando minha opinião nesse assunto, tudo bem? Você pode discordar, mas seja educado por favor.

Como Pregar a Palavra de Deus? Assine e Baixe o Guia em PDF

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

79 Comentários

  1. Afonso Costa freire

    a paz do senhor jesus amado,muito bem explicado, sao erros que precisa de ser corregido ceia do senhor e um mandamento,quero aproveitar a oportunidade que o irmao falou esses 5 erros,e deixar tambem mais 2 erros, é a questao do pao que tem de ser preparado jesus nao mandou comprar, mais preparar, tem de ser sem fermento, pao asmo, paulo disse que um pouquinho de fermento levenda toda massa, e o vinho da uva preparado da mesma

    View Comment
      • RENATA MONTEIRO

        O PASTOR MANASSES QUE DEUS LHE ABENÇOE GRANDEMENTE E FORTE ESTAS EXPLICAÇÕES TRAREI EU DE PASSAR IMEDIATAMENTE A MEUS PASTORES.

        View Comment
      • Pr. José Luiz

        A paz querido pregador: Você apontou vários erros bíblicos sobre a ceia; coisas que não estão escritas na bíblia, mas você acaba de cometer um: Onde está escrito na bíblia “suco de uva”?, não seria “vinho”?.
        Você ainda é novinho, dá tempo para pesquisar, a história e suas épocas, e verás que naquele tempo,(época da pascoa judaica), a safra da uva já havia acabado a tempo, e não era posssível ter uvas frescas para o “suco”,e também, não havia ainda o processo de pasteurização, e nem geladeira, obviamente, o processo era o da fermentação e sendo guardados em odres, apurava-se, tornando no chamado vinho, não invente outra explicação.

        View Comment
        • sim, era o vinho
          mas a menos que você queira liberar a bebida de vinho para os crentes nos dias de hoje, o que traria descontrole para alguns que vão acabar por se embebedar, ficamos com o suco da uva.
          pois a essência é a uva. Cristo é nossa Videira.

          View Comment
        • Antony

          Até parece que o referido Pastor participou da ceia. Também acredito que como diz-se ser pastor, falta aí a genuína humildade em saber ensinar não so ao pregador como aqueles que leem o comentário. Desça do camelo rapaz , so quem pode provar que tava fermentado ou não aquele suco lá eram os discípulos ou Jesus. Põe essa teologia no bolso e desce Luiz.

          View Comment
      • weslei borges da silva

        É a primeira vez que entro nessa página e gostei muito da visão do pregador, mas tenho uma pergunta.
        com relação ao terceiro item em que o pregador fala de partir um só pão, gostaria de saber também do cálice, por que a princípio vejo que também o vinho foi tomado em um só cálice. Sendo assim como funcionaria na prática porque as igrejas tem o costume de repartir o vinho ou suco de uva, em várias tacinhas ou copinhos. Em cima desta pergunta temos muitas outras questões ex: será adequado todos irmãos tomar o vinho repartindo um grande cálice e também a questão de doenças que pode ser transmitida se várias pessoas por a boca no mesmo cálice. Já presenciei ceia em que irmãos repartiam o mesmo cálice e o irmão que passava o cálice o limpava com um guardanapo antes de o próximo irmão beber, sera isso também adequado? Acho que isso não faz sair o vírus da gripe, mas o fato que os 12 discípulos de Cristo mais Jesus compartilharam o mesmo cálice.

        View Comment
        • A paz Wesley

          Não há provas de que eles beberam todos em um mesmo cálice.
          A bíblia diz que os discípulos foram preparar a ceia, e fizeram isso em um local adequado com aparatos suficientes.
          As chances são de que eles tinha “”copos”” suficientes para todos, já que o ambiente onde foi ministrado a ceia, era de pessoa rica.
          Olha o que diz em Lucas:

          E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; Lucas 22:17

          Com relação ao pão, falo pra uma igreja comum, que teria no máximo 100 membros.
          Com esse número, é possível mandar fazer um pão grande suficiente para repartir a todos.

          Agora, igrejas grandes com 500 a mil membros, isso já não se aplica,
          na verdade, ter uma igreja com tantos membros também não se aplica, por isso existem as sub-congregações.
          Afinal, um único pastor não consegue atender 500 a mil pessoas, não consegue ser amigo próximo de todos.
          E não consegue aconselhar todos!

          E por mais que os auxiliares ou demais pastores possam ajudar, os membros sempre querem falar com o pastor da igreja, é uma questão de honra para um membro falar com seu pastor. Por isso, não somente eu, mas um número grande de teólogos concordam que igreja não pode ter mais de 100 membros por causa do cuidado e do zelo que o pastor deve ter para cada ovelha seguindo a bíblia.

          Quando Moisés dividiu suas funções em Israel, ele levantou cabeças de 50, cabeças de 100 e por aí vai.
          Na prática, os grupos eram todos de apenas 50 pessoas, e o cabeça de 100 era responsável por 2 grupos de 50 que tinham já seus líderes. O cabeça de mil era responsável por 20 grupos de 50 que tinham seus líderes cada um e assim por diante.
          Ou seja, se compararmos com o que Moisés fez para dividir a liderança em Israel, teríamos igrejas com no máximo 50 membros.
          E os líderes de 100 são os que cuidam de 2 igrejas e assim por diante.

          Essa é uma discussão que vai longe, muito longe.

          Mas obrigado por ler e comentar aqui, um abraço, e que Deus te abençoe.

          View Comment
          • weslei borges da silva

            Deus te abençoe pregador, pesquisei essa semana mais afundo na bíblia a questão da última ceia e cheguei, a luz da palavra, a algumas conclusões.
            Primeiramente, Jesus pediu para que os discípulos preparassem a páscoa, que é a principal festa para os judeus comemorando a libertação, através de Moisés, do povo hebreu, mostrando para os discípulos que ELE, veio para cumprir toda a lei.
            A mesa da páscoa, na época de Moisés “êxodo 12:8”, continha o cordeiro sem defeito, ervas amargas e o pão asmo sem fermento e não se fala de vinho ou fruto da vide. Mas no versículo 15 diz: “sete dias comerei pães asmos.Logo ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será eliminada de Israel.” O vinho é fermentado.
            Agora falando da última ceia, em mateus 26:29, marcos 14:25 e lucas 17:18, fála-se a palavra “fruto da videira” e não a palavra vinho. Isso se tratando do episódio da ceia narrado pelos evangelhos. Depois da morte de Cristo, na 1 carta de Paulo aos Coríntios, já se trata do ritual da ceia usando-se o vinho alcoólico. 1CO 11:21 “Porque, ao comerdes, cada um toma, antecipadamente, a sua própria ceia; e há quem tenha fome, ao passo que há também quem se EMBRIAGUE. Sendo assim, não podemos afirmar que na ceia de Cristo havia ou não o vinho que contém álcool, mas podemos afirmar que pelo menos na Igreja em Corinto, o vinho era sim de teor alcoólico. Agora com relação aos discípulos tomarem do fruto da videira no mesmo cálice está bem claro na bíblia, vejamos: Primeiramente temos que ter em mente, que por ser a páscoa havia as comidas próprias da ocasião, quando falo em “comidas” haviam vários pães, o cordeiro assado, as ervas amargas o fruto da videira com várias taças para ser tomado e pratos para ser comido os pães e a carne. Em mateus 26:19 diz: “E eles fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a páscoa”, Já no versículo 26 diz: ENQUANTO COMIAM, tomou Jesus Um pão,,,,,,,,,,,,,,,,, Aqui vemos claramente que primeiramente eles já estavam comendo, ou seja pães e carnes, mas Jesus separou Um pão dentro de vários pães o abençoou e o partiu. Nessa hora Jesus estava chamando a atenção para Si, em outras palavras estava dizendo: Eu Sou a verdadeira páscoa, Sou mais excelente libertador do que Moisés, esqueçam a velha aliança, o meu corpo e mais importante sou a verdadeira páscoa o verdadeiro cordeiro. Aqui no versículo 26 diz tomou Jesus Um pão, esse pão, é tanto numeral como artigo indefinido. No versículo 27 diz: “A seguir, tomou Um cálice e, tendo dado graças, O deu aos discípulos, dizendo: Bebei DELE TODOS” Em outras palavras no meio de vários pães Jesus separou Um pão para que eles pudessem compartilhar dizendo que AQUELE PÃO era o seu corpo, da mesma forma Jesus separou UM cálice dentre vários que haviam na mesa e disse que era o seu sangue dizendo “BEBEI DELE TODOS’ deixando bem claro assim para que compartilhassem do mesmo cálice. Marcos 14:23 diz: “A seguir, tomou Jesus Um cálice e, tendo dado graças, O deu aos seus discípulos; e TODOS BEBERAM DELE”. Em lucas 22:17 diz: “E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e REPARTI entre vós; A ceia ou partir do pão, não se torna necessário a supervisão de um pastor, basta apenas ser discípulo de Cristo, fazendo em memória Dele e lembrando sempre do NOVO mandamento que ele nos deixou: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS ASSIM COMO EU VOS AMEI. Minha família e eu partimos o pão espiritual que é Cristo todos os dias, e no primeiro dia da semana partimos o pão espiritual e físico em memória Dele. Que Deus te abençoe irmão Manassés

            View Comment
          • weslei borges da silva

            paz seja convosco, pregador, dia 15/09 deixei outro comentário gostaria que o irmão compartilhasse os pontos por mim analisados, enriquecendo assim nosso conhecimento e vida na palavra de Deus.

            View Comment
    • SHEILANE SALES

      PAZ DO SENHOR ! GOSTEI MUITO DE APRENDER MAIS SOBRE A CEIA DO SENHOR, CONTINUE ASSIM!

      View Comment
  2. DEMETRIUS NUNES

    A Paz do Senhor meu querido irmão, gostaria de tecer breves comentários quanto a colocação do erros acontecidos na Ceia do Senhor:
    Louvo a Deus pela vida do amado irmão concordando com os pontos e argumentações apresentadas pelo irmão, as quais gozam de minha concordância e devida apreciação, tendo porém uma única ressalva a considerar.
    Não que o amado esteja errado em sua linha de raciocínio, mas como o próprio irmão argumentou em sua colocação eram apenas 13 pessoas para um único pão, fato este que na atualidade em muitas igrejas como um número de participantes da Ceia do Senhor superior, a por exemplo, 100 / 300 / ou 500 irmãos, fica inviável ou praticamente impossível conseguir um único pão para partir e atender toda essa demanda, mas nesse caso ressalto que todos os pães a serem usados na Ceia, estejam inteiros dentro de uma única bandeja, a qual deverá ser apresentada em oração, leitura do texto e consagração para o devido ato de partir o pão.
    Gostaria, se possível, de acrescentar outros dois itens a apresentação do querido irmão:
    6º Erro – “EXAMINE-SE O HOMEM A SI MESMO ….” Tenho visto em muitas igrejas que a celebração da Ceia do Senhor tornou-se um ato mecânico, fora do contexto da espiritualidade que o momento apresenta, pastores ou dirigentes do culto que não admoestam a membresia acerca desta questão; pessoas que não examinam suas próprias condutas, atos, pensamentos e palavras praticadas no referido período inter Ceia (Mês), ou sejam, muitos cristãos tem participado da Ceia do Senhor, perante o Senhor de modo indigno, pois não reflete sobre seus atos, não se apresenta a Deus para pedir-lhe perdão e ajuda para não mais cometer tais atos, soma-se a isso o fato de que os próprios dirigentes do culto, nem oferece mais essa oportunidade do membro pedir perdão a Deus, fato esse que influencia a esses membros a se tornarem “réu do corpo se sangue de Cristo” .
    7º Erro – “O QUE SE FAZ COM O PÃO E VINHO QUE SE SOBRA DA CEIA?” – Tenho visto muitos obreiros jogarem fora no lixo, o pão e o vinho, mas será que é certo? Jogar o pão e vinho que foram consagrados para um memorial tão importante como a Ceia do Senhor? Resposta: É certo que não. Então o que fazer? A Bíblia não fala, por isso também é uma questão de bom senso, acredito que se diluir tudo em água e lançar em água corrente seria a solução mais adequada.
    Estou a disposição para outras argumentações.
    Abraços e que Deus o abençoe.

    View Comment
    • A paz querido irmão.

      Muito bem observado em relação a igrejas com muitos membros, o que torna complicado ter uma comunhão no partir do pão, já que são muitos. Aprendi que em igrejas grandes, deve-se mandar fazer o pão no tamanho adequado. E nesse caso, deve-se mandar fazer os pães de uma mesma massa para participação de todos.
      E no caso, o que fazer com o que sobra, creio que existem algumas soluções:
      Diluir em água, como você mencionou, Enterrar ou consumir.
      Creio que a ultima opção seja a mais adequada, visto que não há especificação de quanto podemos consumir na ceia do Senhor.

      View Comment
    • Jeizi

      Olá na igreja que eu frequento damos o pão e o suco de uva que sobra para ad crianças no final do culto pois não há ninguém tão puro quanto elas

      View Comment
    • samuel

      Santa Ceia simboliza apenas memoria da morte de Cristo em nosso favor, fazei isso em memoria de mim com acao de gracas. Jesus apenas levantou o pao e deu gracas, nao existe nada de consagracao, a santa ceia sempre foi alimento e sempre será. a condicao para participar da ceia nao é estar sem pecado isto é mentira, Tiago nos diz que aquele que diz que nao tem pecado e mentiroso e o amor do pai nao esta nele, a condicao é apenas ter consciencia da condicao de pecador e que carece da graca de Cristo para sua remissao, nesse caso todos estao aptos a participar da ceia do Senhor, e a sobra da santa ceia deve ser aproveitada e distribuir com quem tem fome, porque a santa ceia sempre foi alimento.

      View Comment
      • samuel

        Gostaria de saber porque a biblia diz de Geneses a apocalipse sobre vinho e a igreja usa o suco de uva sera que a biblia esta errada quanto ao vinho? nao precisa nem ser muito esperto pra saber a diferenca de vinho e suco de uva que os dois nao sao a mesma coisa, sem dizer que o sacrificio de Jesus foi comparado ao lagar onde se produz o bom vinho, que ele foi moido amassado depois descansou no seio da terra representando apropria fermentacao do vinho, pra poder fluir o vinho novo que nos redimiu de todo pecado.

        View Comment
        • Marcelo Oliveira

          A paz do Senhor querido irmão. Vc tem razão em considerar a questão do vindo ou suco de uva… Mas se fomos estudar como o vindo de antigamente era produzido, acredito que não havia esse teor de alcool como há nos vinhos de hoje… havia a fermentação mas a adição de alcool provavelmente não. Essa sem dúvidas é o motivo pelo qual as igrejas preferem usar o suco de uva. Os vinhos de hoje não são santos e nem produzidos para tal cerimônia já o suco de uva sim!

          Já em relação ao seu primeiro comentário, vc também acertou; a baixo do sol não há um só que não tenha pecado! Porém permanecer na prática do pecado sabendo que é e não se esforçando para fugir dele é incano e digno de sofrer as puniçoes escritas… uma coisa é pecar, outra é permanecer no pecado!!

          View Comment
    • A paz do Senhor irmão.

      Nunca que eu iria esperar um comentário tão baixo vindo de alguém que gerencia um site chamado: O Pregador Fiel.

      Nossos artigos são abertos a discordâncias e debates que possuam argumentos lógicos e coerentes dentro da boa educação, pois não sou dono da verdade, mas comentários desse tipo eu poderia esperar de qualquer um, mas nunca que esperaria de alguém que se diz pregador da palavra de Deus.

      View Comment
      • Rosa

        Verdade eu também fiquei horrorizada
        Amei o seu ensino irmão mandassem
        Continue Deus é contigo
        Quem não valoriza um ensino deste nível.É porque já caiu da graça faz tempo.

        View Comment
  3. Mario Tazawa

    A Paz do Senhor, irmão Manasses!
    Continue apaixonado pelo Senhor Jesus e a Sua Palavra.
    Continue postando situações que venha a nos orientar, ou que, ao menos, nos leve a uma reflexão de uma determinada situação.
    Concordar ou discordar leva a um processo melhor de esclarecimentos, de colocação de pontos de vista e por fim de crescimento no conhecimento e por que não, na Graça.
    Precisamos lembrar também que muitos que leem esses comentários estão começando na fé, pois são novos convertidos, e o que o irmão faz, pode ajudar muitos a se manterem no caminho do Senhor.
    Deus continue abençoando grandemente o irmão.

    Que a Graça e a Paz do Senhor seja contigo e todos os seus.

    View Comment
  4. ALESSANDRA DO CARMO SILVA E ALEX

    BOA COLOCAÇÃO DO PREGADOR MANASSES POIS FAZ POUCO TEMPO QUE CONHECI A PALAVRA DO SENHOR E GOSTEI DE SUAS COLOCAÇÕES POIS ACHO QUE REALMENTE DEVERIA SER ASSIM O PÃO SEM FERMENTO E O VINHO .POIS O PÃO QUE O POVO SE ALIMENTAVA DESERTO ERA SEM FERMENTO NA ÉPOCA DO MOISÉS EU GOSTO DE ESTUDO POIS SERVIR A DEUS NÃO É BRINCADEIRA AMÉM

    View Comment
  5. Pingback: CFOL Aula 01 - Igreja Liberdade Cristã - Pregador Manassés

  6. maria

    A paz do SENHOR o que fazer com as sobras da santa ceia pois falaram pra mim que tem que jogar fora pois se alguém comer vai fazer mal,mas como vai fazer mal se a pessoa não sabe nem d onde vem o pão na minha igreja eles jogam na privada.

    View Comment
    • A paz do Senhor irmã.

      Também já ouvi dizer isso.
      Em nossa igreja, consumimos o que sobra, ao final do trabalho. Até porque, não sobra muito.

      View Comment
  7. francisco aluizio nogueira

    se é a ceia do senhor, não acho nada de errado chamar de santa ceia até porque o senhor é santo

    View Comment
  8. Débora

    Na minha igreja oque sobra da ceia a gente reparti com as crianças (claro, o pão não consagrado, e o vinho não consagrado) e o pão e vinho consagrados, jogavam em um rio, acho o mais correto. Ah, e sobre o vinho ser do melhor, em termos concordo, pois sabe que um suco de uva do melhor hoje em dia não é barato, e há igrejas pequenas, humildes, pontos em roças e etc… que não tem essas condições. Fui em uma ceia em uma cidadezinha, que o vinho, era aquele suco de 15centavos, e a gente via alegria, humildade, sinceridade, benção, renovo em cada rosto que ali estava. Eu acho que Jesus não quer qualidade, e sim sinceridade em cada um.

    View Comment
  9. Rosa

    Nossa eu amei esse esclarecimento
    O pior é me mudei para uma cidade onde o pastor :na hora que tá vindo para a igreja passa no supermercado e compra um pacote de bisnagas e o suco de uva é daqueles que vem no vidro plástico.
    Meu Deus que prova irmão Pregador Manasses.

    View Comment
  10. Vagner

    Muitos comentarios lindos vindo da parte de deus parabens a todos pelahumildade do coraçao.so uma resalva.aquele comentario sem graça e sem noçao uma pena .

    View Comment
  11. Ronaldo

    A paz do SENHOR JESUS , adorei esse ensinamento mas faço uma ressalva , na ceia era servido pão e vinho e não pão e suco de uva.
    Gostaria que o irmão desse seu parecer?

    View Comment
  12. luis Vanderlei de Castilhos

    Deus abencoe a todos , O Senhor e bom, e a sua misericordia dura para sempre, ele sonda nossos coracoes, e sabe de nossas intencoes, entende nossas limitacoes, e compreende nossas imperfeicoes, por isso enviou seu filho Santo para sofrer por nos, e nos salvar.
    A ele toda a honra, gloria e louvor, e nossa mais profunda adoracao.
    Desejo a todos, menos religiosidade e mais devocao, mais amor fraternal, mais intimidade com ele, mais dele e menos de nos.
    abracos a todos, fiquem na paz…..Nosso Deus e bom demais…..Aleluia!

    View Comment
    • Julio Cesar

      O melhor cometário que li ate agora, pois penso de igual modo, o problema da ceia na igreja de Corinto era a indiferença que tratavam aquele momento,e nosso grande problema nos dias atuais não tem sido diferente! preocupamos muito com o ritual e esquecemos do verdadeiros significado!

      View Comment
  13. maegarete

    na verdade e uma pergunta. E correto realizar a troca do cálice a pois a entrega ao irmão. ou seja pedi para que seja trocado entre si. por a palavra fala que devemos examinar a nós mesmo antes de ceiar. E pode acontecer de alguém pegar o colocar se se examinar. eu tenho certeza do que estou fazendo e os outros. a pergunta e e correto trocar o cálice?

    View Comment
  14. MARCOS PEDROSO

    Amado,gostaria tbem de saber oque o amado pensa a respeito de cultos de ceia.onde é feito de maneira rápida,sem dar liberdade para a igreja glorificar e refletir sobre o ato que está sendo feito. por exemplo: em 10 minutos se celebra a ceia, e é feita outras coisa após, tirando um pouco aquilo de maravilhoso que acabamos de participar. Como ,avisos,agradecimentos, assistencia social, dando mais tempo a isso doque a própria ceia?

    View Comment
    • é lamentável cultos assim, infelizmente em muitos lugares não dão mais o devido valor a ceia do Senhor, que é um ato de comemoração pela nossa vitória em Cristo Jesus.

      View Comment
      • Pr. José Luiz

        Vamos corrigir aí, pregador!!!
        O que está escrito sobre a essência da ceia é: Jesus dizendo; ” FAZEI ISSO EM MINHA MEMÓRIA”, (I Cor 11:24-25), esse é o verdadeiro valor da ceia do senhor e não cabe aí, uma referência sobre nossa vitoria.
        A celebração da ceia, é voltada somente para Ele, e nada para nós, é claro que é nisso que alcançamos a vitoria por crer.
        Em resumo, é um ato de comemoração da morte de Cristo e não é da nossa vitória.
        Paz do Sr.

        View Comment
        • Meu irmão.
          A morte e ressurreição de Cristo é nossa vitória também
          Pois se não fosse isso, nós estaríamos perdidos.
          Por isso, lembrar sua morte é lembrar da vitória que Cristo nos ganhou na cruz.

          View Comment
  15. Mizael de Souza Lima

    Acho muito bom esse tipo de preocupação com a ceia do senhor, porém acho que seria muito mais louvável a preocupação com outros tipos de assunto por exemplo evangelismo creio que Jesus está muito mais preocupado com tantas vidas indo pro inferno do que com esses detalhes sobre a ceia que foi instituída por ele para anunciar a sua morte.

    View Comment
  16. Francico

    Amados nunca vi tanta hipocresia juntas, qual a diferença em cortar o pão com a faca ou dilacera-lo, existe acaso dor menor ou maior, pelo que me parece dilacera-lo aparenta ao meu ver mais crueldade. Mais, tanto um como o outro não vai fazer a diferença e nem são errados. o que vem cortado a faca esse ainda não foi santificado o que ocorre no momento da apresentação dos elementos o outro santifica e depois dilacera. Amados se isso fosse errado, imagina vocês que o pão foi amassado, depois sovado, depois assado em alta temperatura. vocês tem que entender que eles são apenas elementos, usado apenas para um memorial “esta escrito fazei isto em memoria de mim) portanto um memorial, A ceia do Senhor não tem poder para curar, salvar nem para santificar ninguém, Jesus Instituiu a Ceia para que eu e você lembremos que Ele deu a vida por mim e por você.

    View Comment
  17. Ricardo

    É de grande importância que haja em nosso coração o zelo com tudo se diz respeito ao Reino de Deus, entretanto, devemos tomar muito cuidado em mistificar aquilo que tem por ordem cerimonial. Infelizmente o que se mais tem valorizado aquilo que é paupável e esquecemos do que mais nos importa que um coração puro e sincero, que na verdade é o que nos garante a comunhão com o nosso Senhor, pois o que Deus olha o coração. Deus te abençoe meu irmão em Cristo.

    View Comment
  18. Joao Pedro Pereira

    Olá meu querido, muito bem produzido seu artigo. Só me tire uma dúvida por favor. Como proceder no caso de fiscalização, pois a vigilância sanitária anda visitando algumas igrejas nos dias de Ceia do Senhor e até mesmo algumas convenções. Muitas igrejas em Curitiba já estão aderindo a recomendação e se prevenindo adquirindo o suco industrializado e lacrado e o pãozinho também, é o chamado kit ceia, vem lacrado dentro das normas. Pois se desobedecer a “lei dos homens” temos duas situações: multa e também não estamos cumprindo as escrituras que também nos orientam a cumprir nossas obrigações e leis perante nossas autoridades. Agradeço se puder deixar sua opinião. JP

    View Comment
    • Questão interessante irmão João.
      Primeiro precisamos saber o quê exatamente a lei proíbe para saber quais as soluções alternativas que temos.
      Pois em muitos casos, onde surge uma lei nova, sempre tem alguma empresa que cria uma suposta solução para vender. E em muitas vezes, existe uma solução simples e econômica, mas o povo tem preguiça de pensar.

      Então, de lei estamos falando e como essa lei se aplica?

      View Comment
  19. Roberto Lira de Souza

    A paz meu amado irmão!
    Na igreja onde congrego, adotaram um costume um tanto estranho, o qual meu coração rejeita e sinto-me profundamente indignado com o mesmo. No entanto, temo ser coisa minha somente, embora creio que seja uma indignação vinda da parte do Senhor.
    Após servir o vinho, os irmãos iniciam uma troca dos cálices entre sí, até que toda a igreja tenha feito o mesmo entre vários irmãos e só então toma-se o vinho. Não encontro fundamento bíblico para isso e vejo como uma falta de temor, reverência e respeito com a ceia do Senhor.
    Por favor meu amado ajude-me a entender, pois não quero incorrer em pecado com esse sentimento que a cada ceia só aumenta.
    Quero esclarescer que ainda não paerticipo, pois sou apenas um congregado, mas lhe digo em nome de Jesus, que minha intenção não é a de A arecer mais santo que os outros, apenas não consigo aceitar esse costume sem questionar, sem ter certeza de que estou errado, quando penso (segundo o conhecimento que tenho da palavra) que estou certo.
    Muito obrigado e que o Senho lhe abençoe poderosamente meu amado.

    View Comment
    • jose sebastião carvalho de oliveira

      A paz meu querido!
      a biblia não nos da uma linha direta, sobre esse assunto se a favor ou contra mais se a uma troca de calice, pode se entender que é uma forma de união entre os santos.

      View Comment
  20. carla patricia monteiro valente martins

    Deus o abençoe irmão concordo e aprendi muito com você obrigada por compartilhar seus conhecimentos e opinião também. Aprendemos com os acertos e erros uns dos outros.

    View Comment
  21. Pingback: Sem Mim Nada Podeis Fazer - Pregação e Estudo Ev. João 15

  22. aldenes

    tudo isso que irmão disse e verdade e muitas das vezes deixamos de sentir a verdadeira presença de Deus por falta dessas vigilancias crosseiras

    View Comment
  23. Severina Venancio dos Santos ( MISSIONARIA )

    eu aprendi mais um pouco hoje Deus o abençoe,

    View Comment
  24. ALEXANDRE BARROS

    a paz d sr JESUS querido , nos dias em que se aproxima a volta d SR JESUS muitos estarao com seus olhos vendados nao querendos assim as verdades de JESUS estarao colocando suas proprias intencoes e nao e mister q essas coisas aconteca , JESUS declarou e conhecereis averdade e a verdade vos libertara, muitos ainda nao estao libertos e nem dignos de falar da ceia d senhor, muito bom o teu esclarecimento , q o sr JESUS continue lhe abencoando , amem

    View Comment
  25. PR. ADALBERTO

    A PAZ PASTOR GOSTEI DE SUA EXPLICAÇAO E ISSO MESMO QUE TEMOS Q FAZER, AFINAL FOI UMA ORDENANÇA DO SENHOR JESUS, E TEMOS QUE FAZER SEGUNDO O QUE ESTA ESCRITO, PARABENS OELO SEU BLOG, DEUS ABENÇOI SEU MINISTERIO, A PAZ DE CRISTO

    View Comment
  26. eduardo

    Assembleia tem mais de 100 anos sempre celebrou a ceia dessa forma entao que dizer que vc ya certo e todos estao errado ate jesus estaba errado parabens

    View Comment
    • Gabriel Rocha da Silva

      oA Paz do Senhor, li o referido artigo e cheguei a seguinte conclusão: Tantas almas morrendo sem salvação e vocês preocupados com questões que não tem nada a ver, pois o importante é o mandamento e o valor espiritual em cumprir a ordenança do senhor, pois mais de 100 anos participamos dessa forma e chamando de Santa Ceia , e o Senhor se fazendo presente através do Espirito Santo, porque se estivéssemos fazendo errado o Espirito Santo não estaria na Igreja durante a ceia, pois o Espirito Santo não opera no erro; portanto vamos orar mais e ir em busca das almas perdidas, porque para o nosso Deus o que importa é as almas que alcançamos para o seu Reino.

      View Comment
      • A paz Gabriel.

        Numa boa… Esse é o único artigo nesse site que fala de ceia.
        E temos vários outros com pregações e mensagens por aqui.
        Ou seja, seu julgamento esta sem fundamento, pois estamos muito mais preocupados com salvação de almas do que tudo!
        E além do site, ainda temos o canal no youtube onde pregamos a palavra. Então, ta mais fácil dizer que quem realmente não esta preocupado com almas é você. O que você tem feito até agora?

        E detalhe. Você diz que se estivesse errado, o Espírito Santo não estaria presente?
        Meu irmão, meu irmão, o Espírito Santo não se faz presente, pois ele vive na igreja, ele fica dentro de cada membro do corpo de Cristo e não fora!
        Se você esta vendo o Espírito Santo do lado de fora, então você pode estar vazio por dentro.

        Deus te abençoe

        View Comment
  27. davy galvao aragao

    bom tarde ! a paz ! minha opinião, nunca chegaresnmo a perfeição de um a ceia autentica , pois hoje tudo não passa de um a tipologia , o suco ou vinho e uma tipologia do sangue , ou pão , biscoito, seja la o que for e uma tipologia também , para mim o que realmente importa e sua vida com Deus , examine pois o homem a si mesmo e como e beba .

    View Comment
  28. Antonio Carlos

    irmão a paz do senhor, queria saber se é correto o pastor desdribuir o vinho em copinhos descartáveis para os irmãos no dia de ceia. ..pq a bíblia fala d cálice. ..

    View Comment
  29. Pr. Leonidas Leal

    Manasses gostei do artigo publicado, apenas que uma igreja igual tem na barra da tijuca com 2.500 membros , o pao teria que vir numa carreta, mas respeito sua visao, pois temos o livre arbitrio para nos expressarmos, mas valeu sua explanacâo, assim gera um debate um acordamento para a causa, da Ceia do Senhor, um abraço Pr. Leonidas Leal R.J.

    View Comment
  30. Adilson

    Meu Deus!!!! Como é difícil o povo entender… Gente, ceia é janta. O que o Mestre comemorou com os discípulos foi a páscoa que Deus instituiu na saído do povo do Egito. Havia na mesa um banquete com churrasco,pao sem fermento e ervas amargas. E oque Jesus ensina partindo o pão e dando para os discípulos e a divisão do alimento com o próximo. Por isso que mais tarde Paulo reafirma que enquanto uns comem ,outros passam fome e ficam até doentes e até dormem. A mensagem da ceia é partir.

    View Comment
  31. Pr. Augusto

    A paz do Senhor Jesus pra todos.
    Ao pr José luiz e a outros irmão o vinho e feito de que? Se não for do suco da uva. Quanto a bíblia fala de vinho não é esse vinho de hoje que contém 5% de alcool .
    O próprio suco ou da uva se a fermenta
    Gostei do comentário do peegador e concordo com ele outra coisa muitos pastores dão a bênção apostólica errada leia 1 corintio cap13 ves13

    View Comment
  32. O pão e sem fermento e o vinho e feito da propria uva que se da o nome de suco pelo amor de Deus vai ler o dicionário pra saber o significado da palavra vinho antes de criticar o pregador porque ele chamou de suco de uva.
    Tem um monte de pastores sem visão e faz tudo de qualquer jeito.

    View Comment
  33. PR teve algo que o senhor escreveu que nao me deixou ler o resto do texto que acho que esta a tempo de concertar ( o senhor colocou que nao precisamos de base biblica para tudo , o que nao conseguimos encontrar na biblia e achismo ou opiniao nossa sinto muito quando resolvi seguir cristo e por que desisti do que o homem acha me desculpe acho que te falando deste jeito nao ti fiz inimigo e sim irmao para que corija do seu texto esta parte em nome de jesus e asim que o fizer lerei o resto porque sei tenha coisas muito importante escrita por um homem de DEUS ) amem.

    View Comment
  34. Tulio Cesar

    amigo foi bom porem no primeiro erro você cometeu um erro ao escreveu o nome de DEUS.

    View Comment
  35. pastora Vilma Barrela

    Pregador Manasses , a paz do Senhor Jesus ,muito bem explicado — amei suas palavras o Espirito Santo te revelou o profundo …

    View Comment
  36. luiz carlos paulino

    ao apresentar a ceia do senhor , como se apresenta , orando consagrando , ou orando somente apresentando..a ceia do senhor?

    View Comment
  37. Jefferson

    Ao invés de ficar aqui discutindo maneiras de se tomar a Ceia do Senhor, ou erros que os irmãos cometem, coisa que só Jesus pode fazer, “julgar”, aproveitem este tempo, e vão evangelizar, ganhar almas para o Reino de Deus.
    Assim cumprindo o Ide de Jesus, Esse é o grande problema de hoje,e um querendo saber mais que o outro, olha o que o apostolo Paulo diz aos Rm: 12:16; Vivei em concórdia entre vós, Não sejais arrogantes, mais adotai um comportamento humilde para com todos. Não sejais sabíos aos seus proprios olhos.
    Paz seja convosco.

    View Comment
  38. gostaria de saber porque as igreja excluem as crianças da ceia sabendo que elas também fazem parte do corpo da igreja pois jesus disse em marcos 12:15 que aquele que não receber o reino como criança não entrara nele e em Mateus 19:14 Jesus disse deixai vir a mim as crianças e não as impeçais de virem a mim pois de tais e o reino dos céus e também em Mateus 18:3 diz em verdade vos digo se não vos converterdes e não vos fizer como crianças de modo algum entrareis no reino dos céus na minha igreja servimos a ceia para as crianças de 10 anos para baixo gostaria de saber também sua opinião pois achei muito correto sua explicação sobre a ceia fique na paz
    eu nunca comentei nada essa e a primeira vez que participo

    View Comment
  39. Pr. Alexandre

    A paz do Senhor Jesus.
    Gostei muito da explanação do pregador, que Deus te abençoe e continue a compartilhar com aqueles que querem crescer na graça e no conhecimento (2 Pedro 3.18) da Palavra de Deus.
    Quando fazemos algo na ignorância (sem conhecer) é um coisa, mas quando tomamos conhecimento e não a praticamos, é negligenciar o que é correto.
    Vai nesta força abençoado.

    View Comment
  40. Olnei Sena

    A paz do Senhor seja com todos. Gostei muito do que mencionou o nosso irmão Manassés em seu primeiro comentário. Em especial a forma de cortar o pão em cubos e antes de ser apresentado ao Senhor. Devemos ler a bíblia com os olhos espirituais e mente contrita a Deus. Temos que ter muito cuidado para não banalizarmos o sagrado. Essa é a tendência do homem, “igreja”, nos dias atuais principalmente.Se a ceia do Senhor fosse meramente uma simples lembrança, o Apóstolo Paulo cheio do Espírito Santo não teria exortado a igreja de Corinto. Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. 1Co 11;29. Deus requer de seu povo obediência, simplicidade e humildade. Ele não aceitou lavrar as 12 pedras na confecção de seu altar, exigiu pureza, Ex 20;25. Sem vaidades, nem modernismo. Voltem ao primeiro amor, o Espírito Santo que é a presença do Senhor em nós, quer continuar operando alegremente, sem estar triste. A vaidade tira a presença do Senhor do meio da sua igreja. Por causa do “eu”, as enfermidades assolam com tanta veemência a humanidade. O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento. Oséias 4;6a. Irmãos, não deem lugar ao diabo. Se não concordar com a interpretação dos comentaristas, não xinguem, há muitas pessoas novas convertidas que querem aprender conosco: homens e mulheres de Deus, chamados para sermos o sal e a luz neste mundo tenebroso. Jesus disse para aprendermos com Ele: manso e humilde de coração. Que o Espírito Santos nos deem o perfeito entendimento.

    View Comment
  41. Marcus

    PAZ DO SENHOR, GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO FAZER A CEIA DO SENHOR EM CASA?

    View Comment
  42. Olnei Sena

    Paz do Senhor irmão Marcus. Se você for o líder da igreja e transferir esse ato “ceia do Senhor” para sua casa, com a participação da membresia, ou se encontrar impossibilitado por doenças sua ou outra ação por força maior de se deslocar ao templo “igreja” de adoração ao Senhor, entendo que não há pecado para com Deus. Agora se achar que não é importante estar em unidade com os irmãos, já não se pode considerar ceia do Senhor. Porque um corpo não pode funcionar-se bem, dividido. Em nossa casa, apenas comemos e bebemos para alimentarmos o corpo físico, e a ceia do Senhor é para relembrarmos a morte do Senhor. Isso em comunhão uns com os outros.

    View Comment
  43. Sempre pensei assim obg pelas instruções.. Deus o abençoe querido irmão! sou pastora e tenho pregado sobre uma igreja sóbria e essa materia me traz muita confirmação daquilo q tenho instruido em nossa pequena igreja pra que cresçamos sem aquele “ranso gospel” Deus é fiel e concordo e tudo!

    View Comment
  44. Julio Cesar

    Gostei muito de ter participado, quantos ao críticos de plantão; sempre estiveram presentes, estavam juntos de Jesus em sua caminhada! Eu particularmente acessei pois queria tirar duvidas minhas, e penso que todos os que acessaram compartilham da mesma ideia,ou seja quanto aos que criticam como os que concordam estamos praticamente no mesmo proposito que é o de adquirir conhecimento! Sempre lembrando do que o Ap. Paulo disse:”Examinai tudo. Retende o bem.” 1 Tessalonicenses 5:21. Paz do Senhor Jesus Cristo à todos!!

    View Comment
  45. jussara

    Pregador Manasses, a paz do Senhor, não venho aqui falar mal da minha igreja, mas ha muito tempo tem acontecido muitas coisas que tem entristecido muitos irmãos,desde que um novo pastor assumiu para dirigir e cuidar da igreja, ele tem tomado algumas atitudes que infelizmente tem afastado muitos membros da nossa congregação, chegou a excluir o nosso conjunto de louvor que existia a mais de 30 anos, e esse grupo inteiro ficou chateados e não vão mais para a igreja.
    E agora o pastor teve uma atitude que realmente me chocou e acredito que está completamente errado,
    ele colocou uma mulher impia cheia de pecados que nem é evangélica, apenas vai de vez em quando na igreja,colocou ela para fazer o pão da ceia, eu achei um absurdo, sendo que tem muitas irmãs de oração cheias da graça de Deus que poderia fazer, agora eu pergunto, o que o senhor, com essa sabedoria que Deus lhe deu acha dessa atitude.

    View Comment
  46. João Victor Quinteiro

    Bom irmãos quero lançar a vocês um desafio… Imagina que você é um missionário em campo, neste lugar, não existe nenhum ingrediente para se fazer um pão e muito menos vinho… oq vc faria?! Seu rebanho precisa da Ceia do Senhor. Se, por exemplo, esse lugar for uma aldeia de índios e só tivesse água e tapioca?! Jesus negaria benção à sua ceia?!
    Irmãos, não podemos nos prender a nossa cultura, achar q só o nosso modo de fazer cerimônias estão certos ou é superior, ou que um suco de melhor qualidade garante mais poder… se a sua congregação conseguir ter comunhão e conexão com o Senhor, quem é vc p dizer que precisa ser diferente?!
    Vou dividir com vocês duas coisas, uma se chama FORMA e a outra ESSÊNCIA. É muito importante a gente saber distinguir uma dá outra… Se eu louvo a Deus em pé, sentado, cantando, dançando ou tocando um instrumento n impactará na minha essência em adoração ao Senhor. Todas são formas, porém, a essência é a ADORAÇÃO …
    Espero que tenham entendido a minha posição, qualquer dúvida meu Facebook é João Victor Quinteiro, n esperem encontrar um perfil de santo enh! Kkkkkkkk
    Que vos abençoe sempre irmãos!!

    View Comment
    • João Victor Quinteiro

      Perdão por ter esquecido de completar a frase… Corrigindo é ” Que DEUS vos abençoe sempre irmãos!! ”
      Abraço

      View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *