A Quarta Porta que Jesus Abriu na Vida de Bartimeu

A paz do Senhor a todos. Hoje vamos finalizar a mensagem: 04 Portas que Jesus Abriu na Vida de Bartimeu. E com certeza, se você acompanhou até aqui, pode acreditar que Jesus vai abrir essas 4 portas na sua vida também! Há quem estivesse pedindo uma porta, ao menos uma porta, mas eu digo que Ele vai abrir não somente uma, mas 4 portas que serão abertas na sua frente!

Se você não viu o início dessa palavra, segue abaixo os links:

Bom, então vamos prosseguir… Quero apenas lembrar que essa é uma das minhas pregações, que sempre quando o Espírito Santo me direciona, eu prego essa palavra seja aonde for. Essa é uma mensagem que dura mais de uma hora, por isso eu dividi em 4 partes aqui no site para poder compartilhar com os irmãos em detalhes.

Apenas um desabafo: Infelizmente em muitos lugares nos é dado pouco tempo para ministrar, logo as revelações que o Senhor me concede, são entregues pela metade.

Aproximando-se do Amado Mestre Jesus – A Intimidade!

A quarta porta que Jesus vai abrir agora na vida de Bartimeu e também na sua vida se você crer, esta entre o verso 50 e 52 do capítulo 10 do evangelho de Marcos.

Nós sabemos que quando Jesus abriu porta de exaltação, abriu o caminho na frente de Bartimeu, apontou pra ele na frente de todos e deixou bem claro que naquele momento toda atenção do nosso querido Mestre estava sobre Bartimeu, por que ele alcançou a benevolência do Senhor com o seu clamor.

E agora que Jesus manda trazer a Bartimeu ante a sua presença, a bíblia diz que ele se levantou de um salto! Foi um salto de alegria, foi um salto de emoção, foi um salto já comemorando o milagre antes de o receber, foi um salto de demonstração de fé tendo a certeza no seu coração de que o único motivo pelo qual Jesus lhe mandou chamar era pra atender o único pedido pelo qual ele tanto clamou e gritou!

Esse salto de Bartimeu revela que ele podia andar, deixando claro que a única coisa que impedia Bartimeu de chegar a Jesus, antes de ser chamado, foi a multidão ao seu redor. Muitas das vezes não percebemos mas a multidão de pessoas ao nosso redor nos dando conselhos variados podem nos impedir de chegar até Jesus.

Se não fosse aquela multidão ali, Bartimeu não precisaria clamar e nem gritar desesperadamente. Se não tivesse a multidão, ele só teria que andar em direção ao mestre e fazer o seu pedido educadamente.

A multidão representa as tribulações, problemas, dificuldades, correrias do dia a dia que nos impedem de chegar até Jesus. E pra vencer essa barreira contínua, precisamos clamar, descer nas madrugadas em busca do amado mestre.

Eu não sei qual é a multidão que te oprime, que te impede, ou te rodeia afastando você de Jesus. Mas eu sei que a única solução é clamar e clamar e clamar… Talvez você ache que sua oração não surte efeito, não chega em lugar nenhum, mas isso é a ilusão que a multidão causa em você, ela não te deixa ver se acaso seus gritos estão chegando ou não, a multidão não te deixa ver se você esta gritando na direção certa… E é por isso que você deve usar toda a sua fé nessas horas.

Talvez você não busque a Deus nas madrugadas, porque acha que Ele não vai te ouvir, mas essa palavra vem pra te dizer que a multidão pode impedir você de ver o mestre, a multidão pode te deixar confuso sem saber pra qual direção clamar, mas tem uma coisa que ela não pode fazer, de maneira nenhuma ela poderá jamais, impedir o mestre de ouvir você!

Eu não sei em que direção você esta clamando, mas eu sei que cedo ou tarde o mestre vai te ouvir, vai mandar te chamar e a multidão será obrigada a sair da sua frente para que você possa ir tranquilamente em direção ao mestre e finalmente ter a intimidade de poder falar com ele face a face!

Não sei se você esta entendendo, mas esse é um dos mistérios da oração na madrugada, a multidão nos distrai, tira nosso foco, nos desanima, mas se você insistir, vai chegar uma hora em que Jesus vai parar a multidão e deixar o caminho aberto para que você possa ter intimidade com ele e conversar direto com ele sem interrupções, isso é intimidade com Jesus, que só consegue aqueles que não param de clamar.

Então, você que parou de clamar, volte a descer nas madrugadas e continue de onde você parou. Você que parou de orar intensamente, parou de fazer orações sinceras e hoje vive de orações repetitivas e copiadas, pare com isso imediatamente e volte a fazer orações profundas, poéticas, sinceras e verdadeiras, daquelas que só você e Deus conhecem.

A Atitude Certa para Ir a Presença do Senhor Jesus

Mais uma vez quero ressaltar que quando Jesus manda chamar a Bartimeu, ele se levantou de um salto. Esse salto me enche de emoção e me empolga, por que sei exatamente o que ele significa. Quem mais você conhece que atendeu o chamado de Jesus com um salto?

Os aleijados por exemplo, saltavam depois de receber o milagre obviamente, mas antes do milagre nem ao menos eles se alegravam, como é o caso do paralítico de betesda ou daquele que desceu em uma cama do telhado até Jesus. Dos 10 leprosos que foram curados, apenas um voltou para agradecer, ou seja, ninguém agradeceu antes da cura e mesmo depois de serem curados, apenas 1 voltou pra agradecer a Jesus.

São muito poucos os casos onde vemos alguém adorar, agradecer e se alegrar antes do milagre acontecer. Mas com Bartimeu foi diferente, quando Jesus chamou, parece que ele já conseguia imaginar seus olhos abertos e ele enxergando de novo.

Quando ele deu aquele salto, já estava crendo em seu coração no milagre, na mudança de vida e quem sabe, ele já estava até pensando no que iria fazer depois que fosse curado. Talvez ele voltasse a sua antiga profissão, talvez quisesse recuperar tudo o que tinha perdido.

Mas o que importa é que ele já estava comemorando antes mesmo de ser curado, ele estava mais do que certo que iria receber algo da parte de Deus.

Hoje em dia isso não acontece. Considere que Jesus te chama pra sair da sua casa e vir a igreja nos dias de culto. Mas você, ao invés de vir saltando de alegria e se regozijando, acaba por vir com preguiça, sem muita vontade, chega atrasado na casa do Senhor, vai embora antes da palavra terminar, fica conversando o culto todo e não percebe o agir de Deus e quando vai embora sem nada receber, ainda reclama e murmura dizendo que Deus não falou com você.

Quando Jesus chamou Bartimeu para estar em sua presença, ele deu um salto de alegria e emoção, porque tinha a certeza de que iria receber algo da parte de Deus naquele dia. Você como cristão, deve seguir esse exemplo lindo de Bartimeu e vir alegrando-se e saltando para a presença do Senhor tendo a certeza no seu coração de que vai receber algo do amado Mestre.

Mas se você vem a igreja, já duvidando se vai ou não receber algo, se vai ou não ouvir a voz de Jesus, certamente sairá do mesmo jeito que entrou. Considere que Jesus te chama para vir a presença dele nas madrugadas, e como é que você levanta mesmo para orar? Com alegria e entusiasmo, ou cheio de sono contando os minutos para terminar a oração e voltar a dormir?

A Fé que Abre Mão do Passado!

A bíblia diz que Bartimeu ao ouvir o chamado do querido Mestre, levantou-se de um salto e depois, lançou de si a capa! Essa capa era como o alvará da prefeitura para exercer atividade nas ruas, nos dias de hoje. Era a capa da permissão para pedir esmolas, dada pelos romanos.

Sem essa capa, Bartimeu não poderia de maneira nenhuma pedir esmolas.Ele precisava dela se quisesse continuar a pedir esmolas na fronteira da cidade de Jericó. Todos os dias ele acordava e tinha que colocar aquela capa nas costas, isso fazia parte da rotina dele, fazia parte também da sua identidade, todos reconheciam ele de longe por causa daquela capa.

Mas quando ele escuta o chamado do bom mestre e percebe que o caminho esta aberto, ele lança de si a capa, ou seja, ele joga fora a capa da permissão! Talvez alguém que conhecesse Bartimeu a muitos anos, poderia ter arregalado os olhos ao ver ele fazendo isso, por que isso significa que ele não poderia mais pedir esmolas.

E como um cego iria se manter? Que profissão um cego naquela época poderia seguir? Quando Bartimeu joga fora a capa da permissão, talvez alguém pensou em aconselhar ele dizendo: O que você esta fazendo? Ta maluco, você vai morrer de fome sem essa capa, porque não vai mais poder pedir esmolas… Você precisa dela…!

Porém, Bartimeu estava movido pela fé. A Fé que fez ele clamar sem parar até ser ouvido, a fé que fez ele se levantar de um salto, é a mesma fé que esta fazendo ele jogar a capa fora! A lógica e a razão dizem: Você precisa dela! Mas a fé diz: Você nunca mais vai precisar dela!.

Ele jogou fora a capa que representava todo o seu sustento, mas ele acreditou no milagre e comemorou o milagre antes de receber, e jogar a capa fora é a prova de que ele realmente acreditava que seria curado e que sua vida nunca mais seria a mesma.

Bartimeu abandonou o seu passado tendo a certeza que Jesus mudaria todo o seu futuro! Ele jogou fora a capa, por que sabia que com Jesus ele ganharia uma vida totalmente nova!

Nós fomos chamados para uma nova vida com Jesus, não precisamos ficar carregando a capa do velho homem, em Jesus temos a certeza de uma vida completamente diferente e não precisamos ficar presos ao passado. E se você sente o chamado do bom mestre, então jogue fora a capa, se livre de tudo que te prende ao seu passado, creia que Jesus tem uma nova e incrível vida pra você.

Eu imagino dias depois alguém encontrando Bartimeu e tendo muita dificuldade de reconhecer ele sem a capa… Pois é isso que Jesus faz na nossa vida, as pessoas não vão mais te reconhecer, por que você é agora uma nova criatura. Se por acaso você ainda esta sendo reconhecido por aqueles que viram você na antiga vida, então significa que você ainda tem a capa que te identifica.

Mas os que atenderam a o chamado do Mestre e abandonaram a capa do seu passado, não podem mais ser reconhecidos como eram antigamente, porque verdadeiramente nasceram de novo e vivem uma nova vida graças ao Senhor Jesus. Jogue a capa fora e deixa Jesus mudar a sua vida hoje!

A Quarta Porta que Jesus Abriu na Vida de Bartimeu

quatro portas que jesus abriu para bartimeuQuando Bartimeu se aproxima do nosso querido e amado Jesus, ele sente seu coração bater mais forte, porque esta muito perto do milagre de Deus, parece que Bartimeu já pode até sentir o cheiro da unção que emana de Jesus Cristo.

Seus olhos se enchem de lágrimas, acredito que Bartimeu se lançou aos pés de Jesus, caiu de joelhos em sua presença aguardando o toque que mudaria tudo de uma vez por todas! Mas ao que parece, Jesus não se mexe, não levanta a mão e nem toca em Bartimeu. Ele apenas esta ali, olhando com seus olhos serenos e seus longos cabelos balançando ao vento.

Mas antes que Bartimeu possa pensar o contrário, o bom Mestre lhe faz uma pergunta chave!

Essa pergunta possui uma extrema importância no mundo espiritual. Somente os que tem o Espírito Santo em sua vida, poderão entender o que significa essa pergunta. É pura linguagem espiritual, quando Jesus lhe diz:

O que queres, que eu te faça?

Essa poderosa pergunta abre a quarta e ultima porta na vida de Bartimeu. Talvez ele não entendeu o que Jesus queria dizer com aquilo, mas creio que você vai entender agora com essa palavra.

Jesus sabia o quanto Bartimeu lutou para estar ali diante dele. Jesus sabia o quanto ele tinha esperado e sonhado com esse momento. E é por isso que Jesus abre essa porta na vida, pois quem luta, persiste e busca ao Senhor não duvidando, mas sempre firme e cheio de esperança no agir de Deus; Esse alguém é co mcerteza recompensado de uma forma especial.

E era isso que Jesus estava fazendo com Bartimeu, estava compensando todo o seu esforço. Repare que Bartimeu foi o único que escutou isso de Jesus. Vamos analisar:

  • Para a mulher Cananéia ele disse, seja feito como tu queres. (exatamente como tu queres, mas somente isso que tu pediu).
  • Para o paralítico de Betesda, ele também fez uma pergunta, mas foi diferente; Ele disse: Queres ser curado? (Eu vim pra te curar, eu vou apenas te curar e nada mais… Somente te curar, você quer ser curado? ).

Mas no caso de Bartimeu, Jesus fez uma pergunta que abriu diante de Bartimeu uma porta poderosíssima, que muitos desejam passar por ela, mas essa porta não é pra todos… É pra poucos!

Quando Jesus diz: O que queres, que eu te faça? Em outras palavras ele estava dizendo: Bartimeu, você me conhece, já ouviu histórias ao meu respeito, sabes que eu multiplico pão e peixe, sabes que eu ando por sobre as águas, você sabe Bartimeu que sou o filho de Deus que haveria de vir ao mundo, curo enfermidades e até os mortos ouvem a minha voz…. 

Então Bartimeu… De tudo o que eu posso fazer, com todo o poder que eu tenho; pede o que queres meu filho? Pede o que você quiser, que faço pra você. Estou a sua disposição Bartimeu, é só você pedir. Peça e eu faço agora, fala Bartimeu o que seu coração deseja e eu faço, realizo agora mesmo pra você! Isso é porta de prosperidade!

Ter Deus a sua total disposição não é pra qualquer um. É somente pra quem luta pelos seus sonhos como fez Bartimeu, é somente pra quem enfrenta a multidão, é somente pra quem continua acreditando mesmo que todos ao seu redor digam que não vai dar certo e que você não vai conseguir… Isso é somente pra quem atende o chamado de Deus e joga fora o passado, dá um salto no escuro e se prepara para uma nova vida antes mesmo de Deus mudar alguma coisa… Isso é prosperidade!

Quer ter Deus a sua total disposição? Então por que você parou no meio do caminho? só por que alguém disse que tu não ias conseguir? Por que você parou?  Só porque a multidão não te deixa ver…

O Senhor me revelou essa palavra apenas pra te dizer… Volte a clamar, volte a buscar, não desista dos seus sonhos, continue a boa obra por que há um galardão para o teu trabalho! E pra quem continua, pra quem enfrenta a multidão, pra quem não perde a fé e continua seguindo em frente, somente pra esses, Jesus abre porta de prosperidade!

Como Manter as Portas Abertas?

Jesus já abriu porta de esperança e consolação pra muita gente… Muitos passaram pela porta da exaltação de Deus! O problema, é que eles não conseguem manter essas portas abertas na vida deles. Elas se fecham e eles nem percebem que já se fecharam.

Muitos que chegam na porta de prosperidade, acabam deixando ela se fechar logo em seguida. E sabe por que isso acontece? É porque, infelizmente, muitos cristãos, depois que foram abençoados por Jesus, acabam se esquecendo Dele.

Bartimeu manteve todas essas portas abertas com apenas uma atitude simples! A bíblia concluiu dizendo: “… e seguia a Jesus pelo caminho… “.

As portas se fecharam pra você, simplesmente porque em algum momento você deixou de seguir o bom mestre. Mas ainda da tempo, siga Ele, vá atrás dele, que eu tenho certeza que as portas voltarão a se abrir na sua vida. Amém.

Deus abençoe sua vida, família e ministério em nome de Jesus.

Gostou da palavra? Compartilha no Facebook, copia o link do nosso blog e compartilha nas redes sociais. Assim você me ajuda a alcançar muito mais vidas com a palavra de Deus.

Uma resposta para “A Quarta Porta que Jesus Abriu na Vida de Bartimeu”

  1. Avatar de Jorge oliveira
    Jorge oliveira

    A paz meu amado, sou Pr. Jorge, muito forte essa mensagem, Deus falou poderosamente com migo, que o Senhor vosso Deus continue abençoando vassa vida .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies