Como Fazer um Jejum Corretamente – Tirando Várias Dúvidas Sobre Jejum

Se você é ou estuda pra ser um pregador da palavra de Deus, então você certamente tem preocupação em como fazer um Jejum Corretamente, e nesse pequeno estudo, através de texto e vídeo, vamos tirar várias dúvidas sobre o jejum, que recebemos através do nosso canal no youtube.

O jejum ele é importante na vida do cristão, pois nos fortalece espiritualmente, ou melhor, contribui para nosso fortalecimento. E pelo menos aqui no Brasil, nos últimos anos, surgiram muitas heresias envolvendo o jejum e a oração, onde falsos mestres, falsos pastores, ensinam a como fazer um jejum em forma de ritual para abrir portas no mundo espiritual, prometendo e enganando as pessoas dizendo que dessa forma, elas vão conseguir tudo que desejam.

Mas o jejum conforme a bíblia é bem simples, tem um objetivo comum e fácil de entender e ele não deve ser considerado um ritual sagrado e que faz milagres como muitos estão ensinando por aí. E essa bagunça sobre o jejum, serve de motivos para nós esclarecermos aqui de uma vez por todas, o que é o jejum e como se faz um jejum. O primeiro passo, entender os tipos de Jejum dentro da bíblia sagrada.

04 Tipos de Jejum na Bíblia

Nesse primeiro vídeo, queremos mostrar que dentro da bíblia existem 4 tipos diferentes de jejum, e isso é interessante, porque nós aprendemos que o jejum é único e é simplesmente ficar sem comer e sem beber. Quando na verdade, existe uma variação de jejuns dentro da bíblia, e para quem pretende ser um pregador ou esta aprendendo a como pregar a palavra de Deus, isso é importante. Pois o pregador precisa jejuar regularmente para não cair em tentação.

Conforme você viu no vídeo, existem 4 tipos de jejum dentro da bíblia. Conforme as seguintes passagens:

Jejum parcial – Jejum normal – Jejum absoluto – Jejum Sobrenatural

Não é preciso dizer que nós só conseguiremos realizar os 3 primeiros tipos de jejum. É importante ressaltar algo que não falei no vídeo, que os tipos de jejum existem para alcançar todas as pessoas. Ou seja, nem todos podem fazer um jejum absoluto.

E dependendo da sua localização geográfica, você também não pode fazer um jejum normal. E ainda, dependendo da sua saúde, você não pode fazer um jejum absoluto e nem o jejum normal. Por isso, existe o jejum parcial, o qual fica evidente, que ele é específico para quem não consegue fazer um jejum normal e o absoluto.

Como Fazer um Jejum Corretamente

Nesse vídeo eu explico com detalhes e de forma simples como fazer um jejum corretamente, já respondendo várias dúvidas sobre o jejum.

Deixamos bem claro nesse vídeo como se faz um jejum, mas vamos repetir aqui em texto pra ficar registrado. O jejum que nós realizamos hoje é o jejum absoluto, esse é o jejum que nós devemos fazer hoje. O jejum absoluto é ficar sem comer e sem beber.

Cuidados ao Fazer o Jejum

O principal cuidado é com sua saúde. Todos sabem que ficar muito tempo sem comer pode lhe trazer danos a saúde. E não é isso que Deus quer que você faça. Então não vá se matar de jejum, pois isso é sacrifício de tolo.

Outro cuidado é com a família. Você não pode jejuar pensando somente me você, e deixando de dar atenção a sua família, conjugue e filhos.

E um terceiro cuidado é com a soberba, o orgulho, a exaltação. Pois muitos quando oram e fazem jejum regularmente, acabam ficando piores do que antes. Passam a desprezar os seus irmãos que não oram e não jejuam. Se o seu jejum não esta lhe deixando mais humilde, então você esta fazendo errado.

Como Fazer um Jejum Absoluto?

como-fazer-um-jejum

Em primeiro lugar, você acorda cedo para fazer o jejum. Lembrando que o propósito do jejum é mortificar a carne, então por isso, você precisa levantar cedo. Pois se dormir até tarde você já descansou muito, e quebra o propósito de enfraquecer a carne.

Em segundo, você pega sua bíblia, tira uma palavra pra meditar nela durante o dia e depois faz uma oração a Deus apresentando a Ele o seu jejum. É uma oração curta, apenas pra declarar ao Senhor que você esta começando seu jejum.

Em terceiro, você estipula um tempo onde você vai ficar sem comer e sem beber durante aquele dia. No mínimo 3 a 4 horas para jovens, e pelo menos 5 horas para adultos. Se alguém te oferecer comida nesse período do jejum, você rejeita educadamente dizendo que já esta satisfeito.

Em ultimo lugar, você vai entregar ao Senhor o seu jejum, com uma nova oração declarando a Deus que você esta encerrando o seu jejum. Naturalmente você estará com muita fome ao final do jejum, mas não é recomendando comer um monte de coisas exageradamente, pois isso invalida o jejum.

Pois a ideia do jejum é deixar a carne sem comer para que o seu espírito se fortaleça, facilitando que você seja cheio do Espírito Santo de Deus, então ao final do jejum, se você comer um monte de coisas pra matar a fome, você não fez jejum. Você apenas deixou sua carne de castigo e depois deu pra ela tudo que ela desejou de comida.

A recomendação é beber apenas líquido e comer nos horários corretos, almoço, lanche e janta. Se você entregar o jejum fora do horário das refeições, espere até o momento da refeição.

Como Fazer um Jejum Parcial

O Jejum parcial é para quem não tem condições físicas de fazer o jejum absoluto ou normal. Ele é recomendado para pessoas que possuem restrições médicas ou qualquer outro tipo de limitação em relação a comida e água. E por isso, esse jejum se aplica a essas pessoas como substituto.

Afinal, entendemos perfeitamente que devemos amar ao próximo, assim como amamos a nós mesmos. Isso também significa, que temos que ter amor para conosco. E aquele que ama a si mesmo, não vai se auto destruir. Por isso, se por motivo de saúde ou outro motivo forte, você não pode ficar sem beber água e não pode ficar sem comer. Então o jejum parcial se aplica no seu caso.

Por exemplo, se você esta amamentando, não é bom ficar sem comer, pra isso existe o jejum parcial. Você pode ficar sem Tv, pode ficar sem WhatsApp, pode ficar até mesmo sem ter relações sexuais por algum tempo. Isso tudo se aplica ao jejum parcial, e é também uma forma de se consagrar.

Como Fazer um Jejum Normal

O Jejum normal é aquele onde você fica sem comer comida, mas pode beber água. Esse jejum foi esquecido em nossos dias, mas ele não é para ser feito em apenas algumas horas como no jejum absoluto. Se você pretende fazer o jejum normal, você deve ficar 24 horas ou mais de jejum. Nesse período você pode apenas beber água.

Esse jejum é recomendado nos lugares onde o sol é fortíssimo, e as pessoas desidratam rapidamente. Se você mora em uma região assim, não pode se dar ao luxo de ficar sem beber, pois vai desidratar, enfraquecer demais seu corpo e ficar vulnerável a doenças.

Qual a Diferença entre o Jejum e a Consagração

É muito simples, o propósito do jejum como já mencionamos, é enfraquecer o corpo. Assim, o espírito terá prioridade e a vontade do espírito será facilmente realizada por nós. Pois o objetivo é ter domínio sobre o corpo! Isso é um jejum.

A consagração é fazer uma separação. Você vai se manter separado para algo que seja da vontade de Deus. Por exemplo, se retirar para um lugar isolado e passar o dia em oração e estudo bíblico. Isso é consagração. Outro exemplo, passar a semana sem ter relações e toda manhã estar na igreja orando e buscando a Deus, isso é também chamado consagração.

O importante é entender o objetivo de um e outro. O jejum é pra enfraquecer a carne e dar prioridade ao espírito. E a consagração traz a ideia de separação do mundo, separação dos prazeres, separação de muitas coisas, para fazer o que agrada a Deus e ficar em sua presença.

De certa forma, nossa vida esta consagrada ao Senhor, pois fomos separados desse mundo, separados do velho homem, para viver pra Deus. Já morremos para o mundo e agora vivemos pra Cristo. Mas não significa que não podemos nos consagrar ainda mais, em um período de tempo.

E a consagração pode ser feita em um período de tempo ou para sempre. Você pode decidir se separar de certas coisas, se abster de tais prazeres para viver em santidade sendo uma pessoa consagrada ao Senhor.

Faça download desse subsidio em PDF-Clicando Aqui

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

1 Comentário

  1. Eliane

    Posso fazer um propósito pelo meu filho que tá envolvido com drogas

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *