14 Dicas de Como Ler e Entender a Bíblia

A paz do Senhor queridos leitores, hoje vamos passar 14 dicas de como ler e entender a Bíblia evangélica. É normal ter dificuldade em entender a palavra de Deus quando você é um leitor iniciante. Mas com o tempo, e principalmente, seguindo nossas dicas, você vai conseguir entender bem a bíblia sagrada.

Essa pergunta surgiu em nosso canal no youtube, onde um de nossos leitores fez a pergunta: Como ler e entender a bíblia sagrada? E como de costume, fiz um vídeo para responder essa questão e quero deixar guardado aqui pra você conferir se desejar.

Vídeo: Como Ler e Entender a Bíblia Evangélica

Para além do vídeo, vamos descrever aqui em poucas palavras cada uma dessas dicas que passei no youtube. E até para nossos irmãos católicos, creio que essas dicas também vão ajudar a como entender a bíblia católica, já que não há diferença entre a bíblia evangélica e a católica, com exceção dos livros apócrifos.

Dica 01: Leia a Bíblia Conforme a sua Capacidade

Um leitor experiente possui a capacidade de ler um livro inteiro em apenas algumas horas. Mas um leitor iniciante, pode ter dificuldade em passar 20 minutos lendo a bíblia. Por isso, entenda que isso é questão de capacidade, e você vai possuir maior capacidade conforme vai adquirindo experiência na leitura.

Então, se por enquanto a sua capacidade de leitura te permite ler apenas 1 ou 2 capítulos, então faça isso. Comece lendo pouco e depois vá crescendo devagar. Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.

Dica 02: Verifique se sua Dificuldade é Apenas em Entender a Bíblia

Muitas vezes, pensamos que nossa dificuldade é apenas em entender a bíblia, quando na verdade, podemos ter dificuldade em ler qualquer coisa. Só não temos o hábito de ler outras coisas. Faça um teste, pegue uma enciclopédia, um jornal, uma revista e tente ler e entender cada um deles. Assim você saberá se por acaso sua dificuldade é somente com a bíblia ou é uma dificuldade na leitura em geral.

Para o caso de sua dificuldade for somente com a bíblia, pense se isso não é problema espiritual. Principalmente se você possui o chamado para ministrar a poderosa palavra de Deus. E nesse caso, recomendo saber mais sobre como pregar a palavra de Deus.

Dica 03: Concentre-se antes de iniciar a leitura

A concentração é fundamental, não adianta você começar a leitura com pressa, ou estando estressado procurando alívio para seu stress na palavra  de Deus. Lembre-se, que esse é um momento de leitura para aprendizado da palavra do Senhor. E isso exige que você esteja com paz de espírito para tal.

Existem pessoas que conseguem ler um livro enquanto num ônibus lotado, outras só conseguem ler no absoluto silêncio. Então vai de cada pessoa. Procure conhecer sua capacidade de concentração para obter melhores resultados na sua leitura.

Dica 04: Tenha em Mãos um Dicionário

Quando for ler a bíblia sagrada você sempre vai encontrar palavras difíceis de entender e outras que você não conhece, ou até já conhece mas nunca parou pra pensar no real significado daquela palavra. Então, ter em mãos um dicionário é muito útil para não ficar acumulando palavras difíceis durante a sua leitura.

Já pensou ler 1 capítulo inteiro e acumular 10 palavras que você não sabe o significado? Isso vai prejudicar sua compreensão do texto como um todo. Por isso, é legal ter em mãos um dicionário, pode ser um aplicativo de celular pra ficar mais fácil e menos volume nas mãos.

Dica 05: Não Faça Pesquisas Durante a sua Leitura

Um dos requisitos principais para quem deseja saber como entender a bíblia evangélica, é justamente não ficar fazendo pesquisas profundas durante a leitura. Ou seja, você interrompe a leitura pra pesquisar na internet um estudo sobre aquele capítulo, personagem ou versículo.

Essa prática só vai atrapalhar o leitor iniciante e inexperiente. E você terá dificuldades em alcançar o objetivo que é ler e entender a bíblia. Então, deixe isso para daqui algum tempo, quando você já não terá mais dificuldade nenhum de ler e entender a palavra de Deus.

Dica 06: Use diferentes traduções para facilitar sua compreensão do texto

Essa é uma forma bem comum de aumentar suas chances de entender a palavra do Senhor. Simplesmente mudando a tradução, você pode escolher ler a bíblia na linguagem de hoje, ou pegar uma tradução mais popular ao seu gosto. No site da bíblia online temos a opção de escolher a tradução desejada.

Mudando a tradução, você aumenta suas chances de entender o texto bíblico. Já vi pessoas perguntando pela internet sobre: Como entender a bíblia e suas profecias. Então aqui vai uma curiosidade, nem sempre a palavra profecia quer dizer mesmo “profecia”. Por exemplo no texto que diz: Não havendo profecia, o povo se corrompe. Nesse caso, a melhor tradução seria: Não havendo visão (liderança de Deus) o povo se corrompe. Pv 29:18. Percebe como é bom ter outras traduções á disposição para comparar os textos?

Dica 07: Comente com Alguém sobre o texto que você leu

Se você procura formas de como estudar a bíblia sozinho, recomendo não fazer isso no início. Deixe isso para os estudantes mais experientes, e logo você será um deles também. Pois, se você esta começando, estudar sozinho só vai piorar a situação e trazer a você decepções, levando-o a parar de ler a bíblia.

Então, sempre que puder, comente com alguém, um irmão de sua igreja por exemplo, comente sobre o texto que você leu. Em quase todas as igrejas, sempre tem pessoas que gostam e amam por demais a palavra de Deus. E falar de bíblia com elas é sempre muito proveitoso para o seu aprendizado e desenvolvimento.

Dica 08: Comece pelos Livros Mais Fáceis de Ler e Entender

Uma outra grande questão dos iniciantes é essa: Por qual livro devo começar a ler a bíblia? Bom, comece pelos livros mais fáceis de ler e entender. No novo testamento, recomendo o evangelho de Marcos. No antigo testamento, recomendo o livro de provérbios, que aliás, existe um desafio interessante que podemos fazer com esse livro. Leia nosso artigo: Como Estudar a Biblia e Ler em 1 Ano.

Dica 09: Veja um Resumo ou Esboço sobre o Livro que Você Pretende Ler

Outra forma incrível de começar a ler e entender a bíblia sagrada é justamente você ver, antes da leitura, um esboço ou resumo sobre aquele livro. Por exemplo, um esboço sobre o livro de marcos seria tipo assim:

Autor // Data // Pra quem foi Escrito // Objetivo // Principais Conteúdos

Isso vai te mostrar em que direção o livro segue, dando uma visão geral sobre o mesmo. E tendo essa visão panorâmica do livro, você conseguirá acompanhar a narrativa do texto com maior facilidade. Muitas bíblias de estudo possuem um resumo e um esboço do livro.

Dica 10: Clube do Livro ou Grupo de Leitura

Isso parece fácil de fazer, mas pode não ser. Pois poucas pessoas gostam de ler, pelo menos aqui no Brasil, e se você for jovem então, fica mais difícil ainda encontrar outros jovens que gostam de ler. Mas a ideia do grupo de leitura é justamente pra ter um incentivo a mais pra ler. Pois você deve ter um compromisso com o grupo. E ao se reunir, vocês irão comentar sobre o que estiveram lendo durante a semana. Isso funciona muito bem e pode começar com 2 pessoas, e ir crescendo ao passar do tempo. Vocês podem fazer um lanche, pedir uma pizza por exemplo, enquanto conversam sobre seus livros.

Dica 11: Pare um Pouco pra Meditar

Interromper a leitura por alguns segundos pra pensar sobre as frases que você esta lendo é bom para exercitar o cérebro e trazer mais importância para o texto. Pois muitas vezes, passamos desapercebidos por frases curtas que falam verdades profundas. E essas frases que falam muita coisa em poucas letras funcionam como resumo do capítulo inteiro.

Por exemplo, em Ev. João 3:16 temos o resumo do evangelho em um único versículo. E durante a sua leitura, você vai encontrar muitas frases assim que falam muito, escrevem pouco e são profundas. Medite sobre elas.

Dica 12: Fazer Perguntas para o Texto

Fazer perguntas para o texto é uma forma de conversar com ele. O que te ajuda a refletir e na grande maioria das vezes você encontra a resposta no mesmo texto ou no mesmo livro. Por isso, pare um pouco pra fazer perguntas ao texto durante a sua leitura. Ou até guarde essas perguntas (quando não achar a resposta) para perguntar a um amigo que tem maior conhecimento bíblico.

Dica 13: Espiritualize um Pouco

Faça uma oração antes de começar a sua leitura. Chame o autor pra te acompanhar durante a leitura. Pois ler a bíblia não é como ler um gibi ou qualquer outro livro. Ler a bíblia é pesquisar sobre Deus, e quando entramos por esse caminho, logo estamos falando de céu e inferno, salvação e perdição. Então, ore, fale com Deus e comece sua leitura.

Dica 14: Tenha uma Rotina de Leitura Diária

14 dicas de como ler e entender a biblia pregador ManassesLer a bíblia uma vez por mês não fará muita diferença pra você. É importante ter uma rotina de leitura diária. Mesmo que seja alguns versículos apenas por dia. O importante é começar sua leitura e manter a rotina. Com o tempo você poderá aumentar a quantidade de texto que você lê por dia.

Estão aí. Se gostou das dicas, deixe seu comentário abaixo. Que Deus te abençoe.

9 respostas para “14 Dicas de Como Ler e Entender a Bíblia”

  1. Avatar de Esdra Lima de Lima Almeida
    Esdra Lima de Lima Almeida

    Boa tarde paz do senhor Jesus pr manases queria saber se ainda participo do grupo por que tive um ploblema com a intentrega aí perdi seu contato pode me informar se possível passar seu adzp

  2. Avatar de Esdra Lima de Lima Almeida
    Esdra Lima de Lima Almeida

    Por favor me passe seu adzp

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      A paz querido.

      Te mandei um email no endereço que você deixou aqui.

      Deus te abençoe.

  3. Avatar de Martins Queta Guerreiro
    Martins Queta Guerreiro

    PREGDOR MANASSES EU AGRADEÇO À DEUS POR TODO E QUI DEUS ABENÇOE O SEU MINISTÉRIO POIS EU EU P. QUERO SER PREGADOR MEU NÚMERO É O 933293877 WACO KUNGO ANGOLA

  4. Avatar de Alberto
    Alberto

    Bom dia pastor Manassés a paz do Senhor Jesus, eu leio a Bíblia todos os dias uma média de quatro capítulos diariamente mim falta entendimento mas estou pedindo de Deus sabedoria e conhecimento. Agradeço pela sua orientação Deus abençoe!!!

  5. Avatar de Francisca Rangel
    Francisca Rangel

    Bom dia,a paz do senho Jesus! muito boas essas 14 dicas como ler e entender bíblia.Parabéns pr.Manassés,Deus continue lhe abençoando sua família e seu ministério.

  6. Avatar de joel uqeiroz dias
    joel uqeiroz dias

    A Paz do Senhor pastor Manasses .adorei essas dicas já faz alguns anos que Deus me chamou entre milhares de pessoas .eu fui escolhido .e logo Deus começou a transformar a minha vida e alguns tempos mais tarde.eu já estava pregando a palavra de Deus.com as suas dicas tenho aprendido muitas coisas graças a Deus aprendi a me alimentar da palavre de Deu todos os dias me levanto falo com o meu Deus e vou ler a bíblia. e as suas dicas ou seja ajuda .vou me aprofundar mais ainda só tenho que agradecer a Deus e ao senhor por se preocupar em semear a palavre di Deus um abraço .Deus o abençoe você e a sua família.

  7. Avatar de Iracema Nicacio
    Iracema Nicacio

    A paz do senhor
    É uma benção essas dicas
    Que Deus continue lhe abençoando rica e poderosamente

  8. A vontade do Senhor é Resposta da Nossa Vontade

    […] padrão que precisamos seguir, é a palavra de Deus. A bíblia sagrada é a caixa de ferramentas que conserta todo ser […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies