Como Motivar um Grupo de Jovens

Liderar um grupo de jovens não é nada fácil. Principalmente se você ainda não tem aquela experiência. Quando se esta na frente de um grupo de jovens tudo pode ser uma desvantagem.

Se você não conhece os membros do grupo, ou é um líder novo demais, ou velho demais, ou ainda veio de outra igreja! Todas essas diferenças podem dificultar a sua liderança contribuindo para o não funcionamento do grupo.

E você sabe que se algo da errado na mocidade, o problema e a culpa é sempre do líder. Vivenciei isso várias vezes no meu primeiro ano de experiência como líder de jovens. Felizmente descobri como resolver o problema da diferença. Aliás descobri o que resolve quase tudo em um grupo de jovens.

A solução é: Sempre manter o grupo motivado!

Considere que os jovens não ligam para diferenças se gostarem do que estão vendo. Eles não vão reclamar se a situação for favorável para eles. Você precisa mantê-los motivados, somente assim poderá controlar todo tipo de problema ou qualquer situação adversa.

Imagino que você esteja perguntando agora: Como vou manter os jovens motivados?

Eu digo como fiz. Percebi que o momento em que os jovens mais participavam era em meio a um evento como um congresso. Próximo a data do congresso os jovens são frequentes nos ensaios, nos cultos, nas orações e até evangelismo nas ruas.

Os congressos de jovens costumam ser abençoados e sempre acontecem maravilhas como batismo no Espírito Santo, renovação e salvação de almas.

E ver a mudança na vida de um jovem que participou do congresso e foi cheio do Espírito de Deus é normal. Agora…

Como um jovem pode se mostrar diferente antes mesmo do congresso acontecer? Quero dizer… Porque próximo ao congresso a mocidade se comporta como se estivessem cheios da graça do Senhor, porque oram, porque buscam, porque participam? E porque passam o ano todo muxos, vazios e desmotivados?

Aí esta o segredo! O congresso é apenas uma novidade. Sim, NOVIDADE!!!

Os jovens gostam de novidade. Essa é a forma de motivá-los. Olhe para sua mocidade ou o grupo de jovens da sua igreja, eles estão ativos e operantes? Se não, vou dizer porque.

Os jovens da sua igreja não oram, não participam de nada e não buscam, porque não tem novidades! Simples assim. A única coisa que eles fazem é ensaiar pra cantar no culto e depois? Ensaiar pra cantar no culto de novo e de novo e novamente.

Desse jeito até eu fico desmotivado. Jovens gostam de ação, gostam de coisas pra fazer. Dê um jeito de trazer novidades o ano todo e você terá uma mocidade motivada, ativa e operante o ano todo! Não só na data do congresso.

Quando descobri isso logo comecei a inventar várias atividades diferentes para interagir com os jovens. E em muito pouco tempo o resultado começou a aparecer.

Veja alguma das coisas legais que comecei a desenvolver com os jovens:

Peças, apresentações, passeios, visitas entre eles mesmos, gincanas e brincadeiras no próprio ensaio de jovens.

E você? Concorda que trazer novidades motiva qualquer jovem? Como esta o  grupo de jovens da sua igreja? Será que novidades como essas vão fazer diferença?

Comente… Deixe-nos saber sua opinião!

Como Pregar a Palavra de Deus? Assine e Baixe o Guia em PDF

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

57 Comentários

  1. Pingback: Peça para Jovens. O Juízo Final! | Pregador Manassés

  2. Carlos

    Por favor me ajude…

    Como devo começar?
    Com quais tipos de atividades?

    View Comment
    • A paz do Senhor irmão Carlos.

      Deve começar sendo um líder meu irmão. Um líder tem a visão geral do problema e planeja a sua solução passo a passo.
      Deve começar ganhando a confiança dos seus liderados através da amizade e relacionamento com eles.
      Deve começar orando a pedindo a Deus uma direção.
      A única forma de saber o que seus liderados esperam de você, é conversando com eles.

      Abraços, que a promessa do Senhor se cumpra agora na sua vida.

      View Comment
  3. Izabelle Alves

    durante esse inicio de liderança, sinto muita dificuldade em deixa-los motivados isso porque sinto uma frieza d parte deles….. Já estou orando muito ao Senhor pra me dar criatividades e estrategias… gostei muito do que li aqui… com certeza colocarei em praticas.

    View Comment
  4. Alessandro de Souza

    Olá, meu nome é Alessandro sou da Igreja De Deus no Brasil de Primavera do Leste-MT.

    Hoje sou o Lider da juventude, temos cultos de Jovens aos Sábados queria sugestões de cultos diferenciados!!!

    View Comment
    • Olá Alessandro
      A paz do Senhor

      Vou pensar á respeito amigo e escrever uma matéria abordando esse assunto.
      obrigado por comentar e pela visita ao blog.

      Deus o abençoe!
      Abraços

      View Comment
  5. Carla

    Olá, assumi a liderança dos jovens a 3 meses.Eles se encontram em um número bem reduzido, somente os remanescentes,rsrs Noto que estão um pouco desmotivados.Quase não tenho experiencia com liderança. Mais tento fazer coisas diferentes para tentar anima-los. Filme depois do culto, ir ao monte, nos cultos trago pregadores de fora…porém confesso que está muito difícil!Eles não vão aos ensaios, escola dominical então, nem se fala. Oro sempre para Deus me dar idéias e estratégias. Gostei muito da sua postagem! Fico aberta para receber sugestões.
    Obrigada!

    View Comment
    • A paz do Senhor irmã Carla.

      Obrigado por perguntar.
      O mais importante é conquistar a confiança deles. E isso é um pouco difícil e leva tempo. Mas basicamente você deve ser amiga deles e nunca repreender, mas sempre dar opções. Outra coisa que ajuda é ser mais presente na igreja e mais próxima do pastor.

      Quando você começa a ser próxima das autoridades na igreja, começa á ser vista como autoridade também. Isso fará com que eles comecem a te respeitar.

      Outra forma de se aproximar é começar a fazer visitas na casa de cada um deles e conversar com eles de forma mais pessoal e se preocupar com suas dificuldades em casa. Isso fará de você uma amiga do bem.

      Ao mesmo tempo, não perca sua moral. Você é a líder e dentro da igreja deve fazer com que as regras do ministério e principalmente as regras de respeito sejam cumpridas por eles. Deixe claro que dentro da igreja deve-se manter o comportamento.

      Espero ter ajudado, a paz do Senhor!

      View Comment
  6. ricardinho

    A Paz do Senhor Amado.
    Gostei da sua atitude ou podemos dizer estratégia…
    penso da mesma forma, mas ainda não coloquei em pratica, vou tentar fazer isso para motivar esses jovens.
    Se o irmão tiver algo a mais compartilha com a gente, para que juntos possamos destruir as armadilhas do nosso adversário.

    View Comment
  7. Katherine

    Boa tarde irmão Manassés
    tenho lido seus artigos e aprendido bastante. Recebi recentemente o desafio de coordenar o vocal geral de jovens e adolescentes da minha igreja, é um grupo considerável, mas também conto com alguns líderes de pequenos grupos. gostaria de saber de o sr. não pode disponibilizar esses artigos para que eu repasse para meus liderados, para que eles também aprendam a manter seus jovens o mais motivados possível e assim disponíveis a fazer a obra de Deus.

    Deus o abençoe

    View Comment
    • A paz do Senhor irmã Katherine

      Você pode compartilhar com eles o link do nosso site pelo Facebook por exemplo.
      Esse site tem sofrido de roubo de conteúdo e muitos que copiavam os estudos aqui e publicavam em outros sites como sendo seus.
      Por isso, é necessário proteger ao máximo meu conteúdo de plágio e tudo mais.
      Logo não é possível copiar o texto. Me desculpe por isso, por causa da malícia de uns, todos pagam.
      Mas fique livre pra compartilhar como quiser.

      Abraços, Deus lhe abençoe.

      View Comment
  8. EVANDRO

    A paz do Senhor Irmão, estava pesquisando algumas coisas para fazer com os jovens e encontrei seu artigo que é muito interessante. Tenho 26 anos e sou líder de jovens, um grupo aproximadamente de 20 jovens. Concordo plenamente com o que foi escrito inclusive estou sempre junto com eles interagindo para que ele possam ver que eu estou presente e sou amigo deles.
    Mas tenho algumas dificuldades em criar atividades por que nem todos ainda seguem fielmente, e também não quero que venham somente pelos atrativos e nos momentos de comemorações pois também quero que tenham o compromisso com a obra de Deus.
    Estou tentando sempre desenvolver atividades com eles para que não fiquem acomodados como foi sitado no artigo, mesmo com todo meu empenho sinto que falta algo pra chamar mais atenção deles. Caso tenha algumas opiniões para me enviar estou de ouvidos bem atentos.
    Abraço a fiquem na Paz do Senhor

    View Comment
  9. A paz do Senhor! Tudo bem?
    Nesta quarta-feira dia 31/12/2014 estará sendo definida da minha Igreja as novas lideranças e ao que tudo indica, em nome do Rei Jesus, eu serei a líder da Mocidade. Só que os jovens da minha congregação estão muito desmotivados e colocam impecilho em tudo. Como devo começar? Sou bem comunicativa, aberta á criticas, disposta e tenho ótimo desempenho em equipe juntamente com um belo Espírito de liderança, que o Senhor me concedeu. Aguardo sua resposta e desde já agradeço. Que Deus te abençoe abundantemente em todas as áreas da sua vida. Obrigada!!

    View Comment
    • A paz do Senhor irmã.
      A primeira coisa é marcar uma reunião com eles. Prepare um discurso motivador do que você pretende fazer como líder de jovens, quais resultados pretende alcançar junto a mocidade, e já deixe agendado alguns trabalhos pra começar, como oração, consagração e também algo divertido como ver um filme juntos ou fazer uma brincadeira.
      É o que eu faria pra agitar logo de começo, pois a primeira impressão é a que fica e isso pode ajudar muito a conquistá-los rapidamente e dar uma injeção em todos.
      Abraços, Deus lhe abençoe.

      View Comment
  10. Felipe Oliveira

    Olá irmão Manassés meu nome e Felipe , no grupo de jovens que participo tem muito pouco jovens, como eu posso fazer pra trair mais jovens para o grupo ??

    View Comment
    • A paz do Senhor Felipe.

      Para atrair mais jovens, primeiro você tem que firmar os que já estão dentro.
      Não adianta ganhar 2 novos jovens e perder 1.
      Coloca trabalhos como oração, pode a noite por exemplo 1 dia na semana, coloca jejum semanal onde os jovens possam revezar, cada dia um deles jejua. Coloca datas no ano para passeios e brincadeiras em grupo.
      Você pode separar um dia no mês para brincadeiras e atividades interativas de grupo, por exemplo.

      Tendo o seu grupo estruturado e bem organizado, naturalmente outros jovens vão querer participar sem que você fique correndo atrás deles.

      Um abraço 🙂

      View Comment
  11. Rebeka

    ola sou Rebeka estou como lider da mocidade estou em um local onde tem poucos jovem e os mesmo nao sao evangelicos sou de uma cidade dificil pois aqui tem muitas festas e nao sei como comecar ja fiz convites p chamo-los para assistir os culto e nao vem estou orando p Deus tocar no coraçao o

    View Comment
  12. ROMULO

    A Paz de Deus querido Manasses, com muita humildade e paz no coração, se puder disponibilizar de algumas experiencias com jovens, materiais, e ate mesmo estratégias… na verdade experiencia, fui levantado como lider de jovens da minha igreja, ja sou lider de louvor, mas é um departamento completamente diferente, da qual temos que ter cautela, como todos os outros departamento.. agradeço de verdade, Que Deus abençoe a todos e nos de sabedoria e discernimento para sermos eficientes na obra do Senhor! PAZ de CRISTO

    View Comment
    • A paz do Senhor irmão Romulo.

      Estou me preparando para isso amado. Em breve em nosso canal no Youtube estarei compartilhando com os irmãos minhas experiências como líder de jovens.

      View Comment
  13. A paz do Senhor meu irmão pregador manasses. Tenho me preocupado muito com a vida espíritual dos jovens, todos os dias eu olho pra um grande numero de jovem na minha frente, tenho certeza que esse ensinamento vai me ajudar o bastante de como ser muito mas prestativo para com todos eles. Que Deus te abençõe!

    View Comment
  14. Maria Bertocchi

    Queria saber quais tipos de atividades poderiamos fazer com jovens ?

    View Comment
    • A paz do Senhor Maria.

      Continue acompanhando nosso blog.
      Recomendo se inscrever pra receber avisos dos novos artigos.
      Que estaremos falando mais sobre esse assunto.

      Deus abençoe.

      View Comment
  15. Ana Eides

    A Paz do Senhor!
    Que bom, poder ler e aprender com você meu irmão.
    Sou lider de jovens em minha igreja e gostei muito de ver seus estudos e aprender com eles.
    Se possível me envie suas publicações e orientações para que eu possa desenvolver também com eles.
    Um forte abraço, na Paz de Jesus Cristo.

    View Comment
  16. Evandro

    A Paz do Senhor, também sou líder de jovens, sempre procuro fazer algo em que todos do grupo venham interagir, apesar de perceber que alguns mesmo estando junto não colaboram como os demais. No período de férias de escola e faculdade procuro organizar um pequeno retiro, vamos para o rancho e lá organizo algumas brincadeiras, inclusive no último que fizemos, realizei uma brincadeira de caça ao tesouro, todas as pistas ligadas a passagens bíblicas e enigmas, foi muito bom todos participaram. Também realizo visitas a jovens que estão chegando na igreja, novos convertidos e procuro levar praticamento todos na visita para mostrar ao visitado que a mocidade é unida e que somos ativos e que pode contar conosco. Eu gosto muito de fazer as visitas na quinta-feira pois na quarta temos culto e na sexta os ensaios. Confesso que é muito bom trabalhar com jovens, dá muito trabalho mas fazer a obra de Deus nunca é demais e sempre podemos fazer mais e melhor. Sempre nas orações peço a Deus direção, motivação, ânimo, peço que para que Deus venha despertar-los para obra. Algo que me surpreendeu foi nos ensaios sempre trago uma palavra para motivar e ensinar e espontaneamente eles pediram para que cada ensaio um deles dessem uma palavra, fique muito contente. E graças a Deus o grupo vem crescendo, o que ajuda bastante é que o meu Pastor nunca fica sem realizar eventos na igreja, sempre tem um congresso, uma cruzada ou um pastor de fora, uma missionária, isso tudo ajuda para manter os jovens motivados. Já estamos planejando nosso primeiro congresso de Jovens. Sempre que for fazer algo coloque eles para fazer, as vezes eu faço uma pressão dizendo que as irmãs do circulo de oração fizeram e ai vamos ficar pra traz, jovem gosta de desafios e colocar a mão na massa. Vamos fazer! então vamos, é assim. Sempre com a direção de Deus. Espero ter ajudado aos irmãos e leitores, e sempre estou aberto a novas ideias. Obrigado.

    View Comment
  17. Gabriel Vieira

    Tudo isso e muito verdade, Jovem igual eu não gostamos que vire rotina enssaio casa culto ensaio … e por cima os ensaios serem todos iguais, spr tem que ter uma brincadeirinha pa nao ficar chato e cansativo, passei aqui so pa ler msm, e tbm spr tem que combinar um passeio nem que seja pa um parque proximo algum lugar para jogar futebol as meninas jogar volei etc. Eh,esse e o jovem kkk

    View Comment
  18. Aline

    Amado irmão,

    Venho passando por um problema bem novo na minha liderança que é o esvaziamento da igreja devido a uma divisão e uma evasão dos adolescentes e jovens. Me sinto muito desmotivada, uma vez que não esperava essa reação deles, já que sempre estivemos juntos e nunca haviam dado sinais de nenhuma rebeldia. Agora meu ministério está com apenas 3 adolescentes e alguns poucos jovens, todos muito desanimados. Realmente preciso de uma nova estratégia para que novos adolescentes e jovens possam estar vindo a nossa igreja,

    View Comment
  19. Keliane Reis Santana

    Paz irmão,
    Recebi o cargo de líder de Jovens dia 31/12/15.
    Estou tendo algumas dificuldades , pois eles estão meio frios , sem ânimo, e eu ainda sou meio inexperiente.
    Mais vou começar a colocar em prática tudo o que lir aq , e tenho certeza q vamos crescer e ganhar muitos Jovens para o Senhor!

    View Comment
  20. Ca

    Bom dia, primeiramente agradeço desde já pelas dicas! vou ser indicada como lider, mas estou com um pouco de medo, é um grupo pequeno, com 15 jovens, porem com muitos jovens que possuem muita vergonha, até de louvar! Por enquanto estamos na nossa quinta reunião, mas somente na ultima reunião eles começaram a se motivar, tendo ideias de peças, de encontros depois do culto/ensaio. Mas antes de qualquer coisa, gostaria de firmar mais eles no grupo, tentar afastar um pouquinho a timidez deles. E alem deles, eu também tenho um pouco de vergonha, nada que não dê para mudar, mas gostaria de saber como tomar iniciativa de conversar com eles sobre todos os assuntos, principalmente com meninos e ainda de idades totalmente diferentes, alguns com 11, alguns com 13 e outros com 17, são ritmos diferentes de vida! Estou planejando em marcar uma reunião fora da igreja, e gostaria de saber se jogos não relacionados a igreja são viáveis, tais como por exemplo: uno, banco imobiliário, vôlei etc. E gostaria de saber também como ensinar sobre o mundo para eles, sempre enfatizando para não saírem da presença de Deus, pois para jovens que estão começando na vida cristã isso pode ser um pouco difícil de ter a importância que realmente tem, pois eles estão começando a descobrir o mundo agora!

    View Comment
  21. Eliane

    Os jovens na minha igreja estão todos desmotivados, não oram, não ajudam, não fazem nada e só reclama da antiga liderança, estou orando muito por eles e por mim tbm eu vim aqui na net procurar algo, o que eu posso fazer e achei você vou colocar em prática e espero que der certo. Amém
    Que Deus te abençoe muito um grande abraço

    View Comment
  22. Thaynara

    a paz do senhor! sou líder de jovens na minha igreja, eu sempre procurei buscar novas ideias para o culto de jovens pra eles se sentirem motivados….procuro fazer um culto participativo, dinâmico. Tem muitos jovens que gostam de ver louvores, coreografias, teatro….mais na hora que é chamado na frente pra fazer uma oração, não quer…. faz cara feia… eles tem muita vergonha de ir na frente…e estou orando por isso…algum conselho?

    View Comment
    • Eu costumo fazer um culto somente entre os jovens durante o ensaio deles mesmo, e costumo desafiar os tímidos a ir na frente pra ler um versículo ou orar. Isso ajuda a ir perdendo a timidez.

      Deus abençoe.

      View Comment
  23. Sâmea

    Boa noite pastor, eu gostaria de um conselho estou um pouco perdida, fui abençoada de trabalha esse ano com adolescentes mais eles estão muito desmotivados. Estou fazendo reuniões todas semanas com gincanas, brincadeiras, mais eles faltam muito. o que eu faço?

    View Comment
    • A paz irmã.

      Eles precisam de um puxão de orelha e uma palavra sobre salvação.
      Jovens, muitas vezes apenas frequentam a igreja durante anos sem ter um compromisso sério com Deus.
      Fale com seu pastor, marque uma reunião com todos eles, peça ao pastor pra tomar a frente da reunião e dar aquele puxão de orelha + a palavra sobre salvação, céu e inferno, arrebatamento e etc.

      Deus abençoe

      View Comment
  24. Boa tarde a paz do Senhor Jesus
    Estou começando a abrir um grupo de jovens na minha congregação o meu problema é que tenho apenas 17 anos e tenho que capacitar jovens casados para formar um grupo de jovens na igreja pois tenho 2 meses nessa congregação pois sair de outra igreja ai o pastor me Deus essa confiança só que na outra igreja eu não era líder e sim tinha um já realizei estratégias e planos mas os irmãos estão muitos desligados e eu estou muito ativa

    View Comment
  25. Glauci

    Você falou, falou, falou e não mencionou as sugestões de atividades…

    View Comment
  26. Priscila Garcês

    Paz queridos,
    uma coisa é o líder não se esforçar em nada e deixar na maresia, outra é o líder passar 2 anos tentando animar e os pais com certo desagrado com o pastor não levarem os meninos e acabar descontando no ministério. Tirei uma mini férias para arrejar a cabeça, no fim de ano, mas eles parece que voltaram pior. Um grupo que quer q ele fique não leva pq ta chateado com os outros pais, os q querem que ele saia não levam pq estão desestimulados….

    View Comment
  27. Aderito Alberto Chapala

    Apaz do senhor meu amado estou muito motivado, pude aprender suficiente, Deus lhe abencoe rica e poderosamente.

    View Comment
  28. ROSANA SANTOS

    Bom dia!
    Amei o Post a Respeito de como motivar os jovens,Estava buscando na internet algo para colocar em prática e motivar cada um dos membros da minha equipe e apareceu logo este blog, e muito bom ter visto todos os passos a passo que posso usar para motivar minha Equipe..Vou colocar em prática já..

    View Comment
  29. Rosislaine

    Oi paz!
    Um dos meus adolescentes teve uma ideia que eu gostei muito, ela falou pra gente distribuir cargo entre nos, mas o numero de adolescentes não é muito tem 7 adolescentes, sobre essa proposta de distribuir cargos o que você me diz..??
    E sobre motivar mais ainda os meus adolescentes a buscar mais a Deus e ganhar mais almas..??

    View Comment
  30. Ka

    Comecei faz pouco tempo, mas sempre tive esse desejo de trabalhar com jovens e adolescentes. Nosso número ainda é reduzido e um pouco frio, então comecei convidando-os para sairmos juntos, ir na praça da cidade com um violão e coisas do tipo. Em pouco tempo já vejo uma diferença enorme, o grupo está bem mais unido e motivado para participar dos cultos e programações da igreja. Mesmo que nossas reuniões não sejam um culto mais formal, procuro estimular a conversa sobre assuntos bíblicos, dando a liberdade a eles de esporem seus pensamentos e confiança para colocarem seus problemas.
    Um grupo abençoado não precisa de número e sim da presença do Espírito Santo. Número se torna uma consequência.

    View Comment
  31. Magido

    ola pregador Manasses
    eu sou novo leitor das suas instrucoes, sou novo na lideranca dos jovens, e atraves das tus dicas eu vejo maior participacao ultimamente nos jovens. introduzimos entretenimentos como vigilia,cafes,acampamentos…e hj todo encontro dos jovens tem o rubro do numero anterior…Deus te guarde…muito obrigado

    View Comment
  32. Karliane

    A paz do senhor, só tenho 19 anos, e fui convocada a ser líder de uma mocidade com liderados com mais de 20 anos, pois bem apesar de ser nova, não tenho experiência, o que deve fazer?

    View Comment
  33. Soma Manuel

    Eu Me Puseram Como Lider Da Juventude, E Mais Lidero Passoas Mais Velhos Que Eu E Sou Novo Neste Ministério O Que Faço

    View Comment
  34. Elenildo Leal

    Olá, paz do senhor jesus, apenas tenho 16 anos, e o senhor me colocou para ser líder de jovens e adolescentes, estou com problemas não consigo motivar os jovens porque sou muito tímido, e só faço ensaiar com eles e mais nada,o que eu faço para motiva-los e perder essa minha timidez.

    View Comment
  35. Nathalia

    O Grupo Jovem da minha igreja era bem animado, sempre fazíamos dinâmicas e brincadeira. Mas o grupo se dividiu, atualmente nem estamos tendo encontro, já tentei fazer coisas bem legais com os líderes, pra chamar a atenção da galera, mas não funciona.
    Preciso salvar o grupo jovem da minha igreja.
    E preciso de um concelho, uma ajuda.
    obrigada

    View Comment
  36. Tatiih

    A paz realmente sempre que trago novidades eles si motivam mais,, o poblema é que nem sempre tenho ídeias e novidades pra levar aos cultos. :/

    View Comment
  37. A paz do senhor, peguei a liderança de jovens, e não sei por onde começar! tem poucos jovens na igreja e o que tem não gostam de fazer nada. me ajuda com algumas dicas, por favor.

    View Comment
    • A paz irmã.

      Muita oração nessas horas.
      E uma das coisas que você precisa fazer é estabelecer um padrão de vida para os jovens.
      Responda a pergunta: Como os jovens deveriam viver na presença de Deus?
      Depois, pegue a resposta, prepare uma pequena apresentação, faça uma reunião com eles
      e mostre a eles o quão longe eles estão de ser jovens cristãos exemplares.
      Por fim, pergunte se eles querem mudar… se querem ser melhores.

      Se eles quiserem ser melhores na presença de Deus, então você vai traçar uma rotina de atividades como jejum semanal, oração diária ou semanal e através dessa rotina vocês vão atingir o objetivo de chegar mais perto de Deus.

      Que Deus te abençoe

      View Comment
  38. Liliane Freitas

    Irmão Manassés depois de tantos anos ainda trabalha com grupo de jovens??? li todos os comentários e percebi que o Senhor parou de responder faz tempo mas ainda respondeu um ainda em Janeiro,
    Gostei bastante do texto.

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *