Como Pregar a Palavra de Deus

Você sabe como pregar a palavra de Deus? Antes de lhe falar como pregar a palavra do Senhor, precisamos tirar da sua cabeça os pensamentos errados que muitos ensinam por ai, e acabam por deixar a pregação da palavra algo impossível pra você. Nesse artigo eu quero abrir seus olhos pra que você perceba como é fácil pregar a palavra do Senhor.

Pregar a palavra de Deus é uma tarefa fácil, mas como tudo na vida, você deve se dedicar pra aprender a como fazer e você verá que é como andar de bicicleta! É uma coisa bem fácil, mas como nós não nascemos sabendo, precisamos aprender. Há quem acredite que não devemos nos preocupar em preparar nossas mensagens e não devemos nos capacitar para pregar, mas sim, apenas subir no púlpito e deixar acontecer esperando que o Espírito Santo faça todo o trabalho! (fala sério)

Eu discordo plenamente dessa atitude, até porque os maiores pregadores da história não agiam assim, eles se preparavam, eles ensaiavam suas mensagens, eles escreviam suas pregações. O príncipe dos pregadores, Charles Spurgeon, viveu na época onde os sermões eram escritos e lidos diante da igreja.

Imagine os grandes pregadores como Jonatas Edwards, Spurgeon, John Wesley e vários outros… Sentando em uma mesa para escrever suas pregações. Eles com certeza faziam várias correções no decorrer do sermão. Apagavam e escreviam novamente até ficarem satisfeitos com a mensagem! E no dia em que essa mensagem seria lida diante da igreja, ela estaria muito mais poderosa, mais convincente, mais persuasiva do que o primeiro esboço.

O próprio Senhor Jesus estudou muito pra se tornar um pregador. Ele era chamado de Rabi ou Rabino e até mesmo de Mestre. Esses não são elogios, são títulos dados a quem tem diploma, documento que prova a formação.

Então nós devemos abraçar a teologia, a leitura bíblica e todo estudo que nos aperfeiçoe pra se tornar um melhor pregador. Imagine que somos soldados de Cristo, todo soldado precisa treinar e se preparar para a batalha! Um soldado sem habilidades não serve pra muita coisa.

E antes que você me diga que devemos depender 100% do Espírito Santo, eu digo que isso é evidente, mas não significa que devemos deixar todo o trabalho pra Ele; você não pode simplesmente subir no altar e dizer: Vai lá Deus, faça seu trabalho! Afinal, o Senhor nos deu intelecto e condições de nos aperfeiçoar, devemos usar desse mérito que temos e procurar fazer sempre o melhor para Deus.

Como o Espírito Santo Age em Meio a sua Pregação

O Espirito Santo só fala a partir do momento que a palavra do Senhor começa a fazer efeito na vida das pessoas. Ele não vai invadir corações, o Espírito de Deus não vai obrigar as pessoas á se renderem a Deus. E é por isso que o Senhor conta comigo e com você pra anunciar o evangelho pregando a sua palavra.

Quando você começa a pregar, Deus esta com você, o Espírito Santo esta com você, mas tem um detalhe muito importante, no início da pregação é apenas você falando. A sua missão como pregador é chamar atenção da igreja, fazer a igreja se interessar pelo que você esta falando…

No início da mensagem, eles estão apenas olhando pra você, mas quando você fisgar a atenção deles, logo estarão te ouvindo e quando finalmente eles estiverem ouvindo e prestando a atenção nas suas palavras (que é a palavra de Deus), o Espírito Santo terá a liberdade pra agir na vida da igreja.

O Espírito Santo não vai forçar ninguém á nada, mas quando a pessoa resolve prestar atenção na palavra que esta sendo pregada, quando ela mostra interesse pelo que esta sendo pregado; então o Espírito Santo tem a oportunidade de [sociallocker id=1217]começar a tocar o coração dessa pessoa através da palavra que esta entrando pelos ouvidos dela, porque ela quer deixar essa palavra entrar.. Ou seja, ela esta fazendo o convite para a palavra de Deus mudar a sua vida!

O Espírito de Deus age conforme a palavra é pregada, mas pra ele tocar as pessoas, essa palavra precisa entrar pelo ouvido do povo, eles precisam receber a palavra de bom grado, ou seja, nossa missão como semeador é semear a palavra em boa terra.

Como oradores, temos o poder de preparar a terra, temos o poder de fazer as pessoas se interessarem pelo que estamos falando e abrirem o coração para que a palavra entre e o Espírito possa fazer a sua parte. Não se engane pensando que quem prega é o Espírito Santo! Na verdade, quem prega somos nós, o Espírito Santo age através da pregação.

Por quê é Você e Não o Espírito de Deus que Prega a Palavra?

Pra entender isso, vamos usar vários exemplos. Há quem diga que nós não pregamos, você e eu como mero mortais somos inúteis no púlpito enquanto que Deus faz todo o trabalho. Esse pensamento esta incorreto; Você como pregador faz a sua parte e Deus fará a parte Dele. Pregar a palavra é um trabalho em equipe!

Deus certamente, vai te revelar a palavra Dele. Você deve pegar essa revelação e transformar em um sermão, ou seja, adaptar pra seja compreendida pela igreja e organizar as informações para que tenham começo, meio e fim. Mas quem vai apresentar essa revelação é você!

Deus, pelo seu Espírito nos dá a revelação da palavra, e isso pode acontecer em qualquer lugar, no seu quarto enquanto você medita na palavra, no meio de um culto enquanto você ouve a citação de um versículo por exemplo, mas pode acontecer em qualquer outro lugar, desde que você esteja meditando na palavra. O seu trabalho como pregador do evangelho é pegar essa revelação e transmitir á igreja da forma mais legível possível.

Agora, se você ainda não esta concordando comigo. Vamos aos exemplos práticos.

Se quando estamos na tribuna, é o Espírito de Deus que esta pregando, então significa que quando o pregador comete um erro, cita um versículo errado ou troca as palavras, na verdade, é o Espírito Santo que esta errando? Certamente que não. O Espírito de Deus que é o próprio Deus não comete erros!

E o que dizer dos filmes e desenhos bíblicos que as vezes, tocam nosso coração e nos fazem chorar… Significa que o Espírito de Deus esta habitando em um DvD pra falar conosco e tocar nosso coração? Certamente que não, isso seria ridículo. O Espírito de Deus não habita em objetos. Mas porque as vezes um filme ou desenho bíblico toca nosso coração profundamente? É porque o Espírito de Deus age através da palavra quando ela é pregada, ou seja, não importa se a palavra esta sendo transmitida em forma de filme, desenho, peça ou louvor. O Espírito, age através da palavra de Deus quando é pregada ou transmitida.

Você já ouviu um testemunho de salvação, onde a pessoa diz que voltou pra igreja porque um ímpio pregou a palavra pra ela? Já ouviu irmãos que hoje são pregadores e pastores dizerem que quando estavam no mundo, até os drogados e bêbados pregavam pra eles a palavra e eles sentiram a partir disso, vontade de voltar aos pés do Senhor?

Não vá me dizer que o Espírito Santo habitou em um drogado pra pregar a palavra… Pois sabemos que Ele não habita em templos sujos. O que acontece é que aquele drogado conhecia a palavra, resolveu dar uma lição de moral bíblica pra alguém e o Espírito Santo aproveitou a oportunidade pra agir através daquela palavra.

Como Pregar a Palavra de Deus

como pregar a palavra de deus

Agora que você entendeu que deve fazer a sua parte, esta pronto pra aprender a como pregar a palavra de Deus e começar a se dedicar na pregação da palavra do Senhor. Sabendo que o seu trabalho é buscar a revelação da palavra pelo Espírito Santo, uma vez recebida essa revelação, você deve organizar as informações, para que tenham começo, meio e fim e que sejam compreendidas pela igreja.

A bíblia por si só é uma revelação. E mesmo assim, muitos não conseguem entender o que ela diz. Ou seja, é necessário um pregador que possa lhes esclarecer as escrituras, da mesma forma, quando Deus lhe revelar a sua palavra, você certamente vai entender, porque tem intimidade com Deus, conhece a bíblia e etc. Mas o povo poderá não compreender assim tão facilmente, por isso você deve trabalhar nessa revelação para que ela seja interpretada.

Não existe esse negócio de criar mensagem, ou fazer uma pregação. Mas eu mesmo, uso essa expressão, por ser uma forma popular de falar, de modo que a maioria dos ouvintes possam me entender. O que quero dizer é que a mensagem já esta pronta!

Todas as mensagens que você já pregou e ainda vai pregar na sua vida, já estão prontas! Elas estão todas dentro da Bíblia. A bíblia é a mensagem pronta! O seu trabalho é pedir a relevação dos céus, para que você possa explicar a bíblia de forma popular ao ponto de que o povo possa compreender a mensagem nos dias de hoje.

E é por isso, que eu preparei um vídeo pra você, confere:

Como Fazer uma Pregação em 6 Passos

 Existe Algum Curso que Ensine a Pregar a Palavra?

Pregação é uma matéria a parte. E quem já fez teologia sabe muito bem que não faz muita diferença pra quem não sabe pregar. Se você já sabe pregar, um curso de teologia vai realmente te ajudar a melhorar suas pregações, pois você poderá encher de detalhes a sua introdução, por exemplo.

Mas pra quem não sabe nem como começar a mensagem, a teologia só vai te atrapalhar. E é por isso que nem todo teólogo é um pregador.

Para aprender a pregar, nada melhor do que um curso com foco nisso! Aqui nesse amado blog, recomendamos o curso de homilética avançada de nossa escola: Clube de Pregadores. Verifique se as inscrições estão abertas clicando aqui.

Trata-se de um curso online, em vídeo aulas. O curso contém 8 módulos principais com áudio aula e apostilas para o seu estudo e aperfeiçoamento. Tudo o que você precisa pra se tornar um pregador completo. Por ser um curso online, ou seja, não é dvd o acesso ao curso é pela internet com login e senha, isso lhe dá a possibilidade de estudar de onde e quando quiser, basta ter acesso a internet.

Mas você também pode baixar o material do curso para o seu computador, tablet, celular ou smartphone para estudar em qualquer lugar, na condução, indo para o trabalho por exemplo.

Eu sou sincero em dizer que ao comprar esse curso clicando nesse link, nós ganhamos uma remuneração e isso me ajuda a manter este site no ar. Assim, eu te ajudo com sua formação e você me ajuda a continuar escrevendo mensagens, estudos e artigos para os irmãos.

Recomendo clicar aqui pra conhecer o CLUBE DE PREGADORES

Lembrando que esse curso possui uma garantia, caso você não goste, poderá pedir seu dinheiro de volta e será devolvido cada centavo. Pois a intenção é realmente lhe ajudar.

Pesquisas que levaram a esse artigo:

como pregar a palavra de deus pela primeira vez, pregações evangelicas, dicas de como pregar a palavra de deus, como pregar a palavra de deus corretamente, estudos bíblicos, como pregar o evangelho, homilética, como pregar a palavra de deus para jovens, como pregar a palavra de deus com unção, como pregar a palavra de deus para jovens, como pregar a palavra de deus corretamente, como pregar a palavra do senhor, como pregar a palavra de deus com ousadia, dicas de como pregar a palavra de deus.

Como Pregar a Palavra de Deus? Assine e Baixe o Guia em PDF

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

25 Comentários

  1. valdilene alves

    queria pregar DEUS FALA MUITO QUE VAI ME USA NA PALAVRA MAS LEIO LEIO E NAO ENTENDO NAO GUARDO ND E TENHO QUINZE ANOS NA IGREJA E NAO SO BATIZADA COM ESPIRITO SANTO ME DEIXA MUITO TRISTE ISSO ME SINTO INUTIL

    View Comment
    • A paz do Senhor irmã.

      Sua igreja é pentecostal? Geralmente, em igrejas pentecostais com pregações estilo gideões missionários são muito mais fáceis de alcançar o Batismo no Espírito Santo.
      Sobre ler a bíblia, recomendo o curso do irmão Gabriel Hernandes, Aprenda a Bíblia. Veja esse vídeo: http://pregadormanasses.com/aprenda-biblia/

      Deus abençoe sua vida, família e ministério em nome de Jesus.

      View Comment
  2. josinaldo washington de freitas

    se todo nos obedecer a deus com certeza deus fica muito orgulhoso de nos porque deus prefere que agente seija mais obediente do que fazer sacrifício para agradar a deus o senhor nos a bençoi

    View Comment
  3. Sandro.carmim

    Olá amigo e a paz do Senhor, tenho acompanhado seu trabalho e me interessei muito nas suas colocações, sou líder de Célula e esse site tem me ajudado a me preparar melhor nos dias em que tenho que levar a mensagem, obrigado que Deus te abençoe e ilumine sempre seus caminhos.

    View Comment
  4. Pingback: Principais Nomes de Deus e os Significados

  5. Gleidson

    bom dia ! abençoado tenho o ensino fundamental incompleto, e tenho dificuldades de entender a palavra do senhor , o irmão acha mesmo com pouco estudo eu poderia pregar a palavra de Deus , e compreender tudo o quanto o abençoado falou no seu blog . por favor ajuda-me …

    View Comment
    • A paz amado.
      Se você sabe ler e escrever, já tem o bastante para aprender a pregar.
      pois os pregadores, precisam ler muito.

      Deus te abençoe.

      View Comment
  6. Luiz carlos

    a paz do Senhor Jesus esteja contigo meu amado irmão sou diácono na minha igreja tenho chamado p pregador. quando estou so no trabalho meditando na palavra de Deus consigo fazer uma pregação de horas p min mesmo mas quando chego na igreja e tenho uma oportunidade falo muito pouco vai me travando n consigo concluir o meu projeto por favor me ajude o que me falta e o Dom ou presiso de alguma técnica que me deixe mais solto quero muito fazer a obra e ser um grande pregador p honrra e gloria do Sr Jesus

    View Comment
  7. irenilde xavier da silva

    recebo o esprito santo,gosto muito de ler a palavra do senhor .ele me mostras algumas visões mas na igreja q eu estou esprito santo mostra muitas coisas erradas e boas também estou pensando em sair de lar.

    View Comment
  8. Belo artigo, tudo muito bem explicado nos seus mínimos detalhes e que de fato contribui para o nosso aprendizado e crescimento espiritual.

    Parabéns.

    View Comment
  9. cassia Alves

    Estou tentando comprar o kit pregação e pela segunda vez não consigo. A mensagem diz que meu email está errado e é o mesmo que eu vejo o vídeo. Esse recentemente está muito abençoando.

    View Comment
    • A paz do Senhor irmã Cassia.

      Recomendo criar um email no Gmail que é mais atual.
      Os emails do yahoo, bol, terra entre outros mais antigos, costumam dar muito problema em transações que envolvem automação. Porque esses emails antigos possuem filtros de spam antiquado. Recomendo abrir uma conta de email no gmail que é do Google e é o mais atualizado.

      Deus abençoe.

      View Comment
  10. Pingback: Como Prender a Atenção da Igreja Durante a Pregação - Pregador Manassés

  11. Carlos Timana

    paz! A todos. Eu pude ler o artigo, eh louvavel e muito bom. Deus ricamente ajude ainda mais. Quero tocar no assunto em causa: pregacao. Quando o amado falou de preparar,escrever,ensaiar a mensagem, e dizendo que ha quem diga eu so subo ao altar e o . E.Santo fala. Ao que assim faz nao era esta serto e louvavel se tratando de uma pregacao, temos ter em conta que pregacao eh diferente de ensino, . Jesus pregava e ensinava. Quando falamos de ensino ai sim ha motivo de se preparar escrever ate se possivel ensaiar. Afim de estar preparado para responder qualquer questao a ser colocada. Um ero cometido por muittos pregadores da actualidade eh confundir pregacao e ensino. Apesar de hoje em dia pregar se assim mesmo contendo ensino na mesma. Deus vos abensoe amados e amadas que amam ao senhor. Muita forca na vossa divulgacao do negocio do reino. Paz

    View Comment
    • A paz do Senhor Carlos.

      Toda pregação é um ensino meu querido.
      Pois se você só sabe pregar sobre sua vida, então não precisa estudar.
      Mas pra pregar sobre a bíblia, livro antigo e difícil de entender em muitas partes, então você precisa sim estudar.

      Esses que dizem que não precisa estudar nunca ficam conhecidos por suas pregações, pois são tão fracas que ninguém comenta, muito menos divulga o que foi pregado.

      Quando o Apóstolo Pedro pregou seu primeiro sermão, ele trouxe um ensino. At 2:12 ao 39.
      Ou você acha que alguém sem preparo pra falar, sem estudo e nem nada, poderia pregar esse sermão citando versículos e explicando?

      Deus abençoe.

      View Comment
  12. Lucas joao

    Estou sendo muito abensoado com os estudos e estou crescendo mais espiritualmente acim como a minha igreja.lucas do centro de Mocambique conto com sigo sempre no meu crescimento espiritual

    View Comment
  13. Josafá

    Muito boa as informações apresentadas parabéns Deus o abençoe.

    View Comment
  14. Emerson Macuvele

    Pregador preciso de entender o chamado de deus ele me revelou um sonho mais eu nao entendi mito bem oque o senhor quer que eu faça. Me ajude senhor

    View Comment
  15. Pingback: Parábola do Filho Pródigo - Estudo e Significados

  16. Nilson

    A Paz do Senhor, pregador Manassés estou gostando do curso está uma benção.

    View Comment
  17. Pingback: 14 Dicas de Como Ler e Entender a Bíblia - Pregador Manassés

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *