Como Pregar a Palavra de Deus com Ousadia!

Todo pregador hoje em dia é na prática um profeta. E todo profeta precisa ter coragem pra falar a verdade sem medir as consequências. Por isso, nem todos tem coragem de pregar a palavra de Deus com ousadia, ou seja, com coragem e sem medo das consequências. Se João Batista fosse avisado que seria morto, será que ele deixaria de denunciar o pecado de Herodes??? Eu acredito que ele falaria do mesmo jeito.

O problema dos pregadores de hoje é que, por mais que eles sejam 100% submissos a Deus, acabam sendo 150% submissos ao homem. Preferem não falar contra os erros dos pastores, dos ministros e dos seus superiores. E continuam pregando somente contra os pecados do povo; Isso acontece porque pregar contra o pecado de um superior, é pedir pra ficar sem pregar por anos ou até pior, ficar difamado em todas as congregações do ministério e vizinhança.

Por isso, você deve tomar cuidado se pretende pregar a palavra de Deus com coragem e ousadia. Pois algumas coisas devem ser primeiro mascaradas antes de serem reveladas, como a parábola que o profeta Natan usou para revelar o pecado de Davi. Ou seja, você deve ter o mesmo cuidado que teve o profeta Natan. Vamos ver nesse artigo, como pregar a palavra de Deus com ousadia nos dias de hoje. E claro, tendo cautela para não perder a cabeça tão rápido como João Batista. Embora, sofrer e morrer pela verdade seja um privilégio pra poucos.

Mas Afinal, o que é Pregar a Palavra de Deus com Ousadia?

pregando com ousadia

Pregar com ousadia é falar a verdade, nua e crua. Mas sempre com base bíblica. Em uma pregação, mostramos primeiro a lição que a bíblia ensina sobre os erros que vemos serem cometidos nos dias de hoje, depois pegamos esse ensinamento bíblico e usamos pra dar uma lição naqueles que estão com má conduta.

Basicamente, você deve mostrar na bíblia o caminho correto e depois denunciar o caminho errado que o povo esta andando. Isso sim, é pregar com ousadia, falando a verdade sem temer o homem. O que acontece nos dias de hoje é que muitos pregadores fazem isso, mas somente pra denunciar os maus caminhos do povo e pessoas sem influência. Mas quando se trata de alguém que pode arrancar o microfone das mãos do pregador, então ele prefere não falar nada.

Esses pregadores são uma vergonha para o evangelho de Deus. Pois como ministros e pessoas próxima á liderança da igreja, eles tem conhecimento das enganações, erros e pecados dos ministros e da igreja. E a pedido ou exemplo do pastor, ficam calados, preferem evitar conflitos e dores de cabeça para si, em outras palavras, eles tem medo e se calam. E você como pregador, nunca pode se calar diante do que esta errado.

Se o seu pastor esta dando prioridade aos louvores e desmerecendo o tempo da pregação da palavra de Deus. Você deve, como pregador e profeta lhe chamar atenção para isso. Pois a palavra de Deus tem que ser prioridade.

Se o seu pastor esta pregando apenas prosperidade e tudo mais que esta relacionado a bens materiais, você deve lhe chamar atenção para esse detalhe, pois nunca podemos deixar de pregar a Cruz de Cristo e falar da salvação.

Se a liderança da sua igreja esta protegendo e escondendo os pecados de algum irmão que tem dizimo alto, você deve chamar atenção para isso, advertir, ou seja, puxar a orelha verbalmente, para que fique registrado diante de Deus de que eles foram avisados do seu erro e caso continuem, irão sofrer os danos da consequência desse pecado.

A questão é que, como pregador, você é o profeta dos dias atuais e se você não tem estômago pra isso. Então renuncie o seu chamado, pois o Senhor não conta com medrosos e covardes. Jz 7:3.

Como Pregar a Palavra de Deus com Ousadia nos dias de Hoje?

Você foi chamado pra falar a verdade nua e crua aos homens, sem exceção? Ou foi chamado pra falar somente o que eles querem ouvir? Você tem medo de denunciar o pecado de pessoas influentes na igreja? Esta preocupado com sua carreira de pregador? Mas será que Deus nos chamou pra fazer carreira?

É importante você refletir muito sobre as perguntas que acabei de fazer. Pois na teoria parece simples; e olhar no espelho da sua consciência e dizer: “”Eu vou pregar sempre a verdade, doa a quem doer, custe o que custar…”” É muito fácil, mas na prática você pode tremer nas base e se enrolar todo durante a sua pregação. Por isso, você deve estar muito convicto do pôr quê Deus te chamou! E que tipo de pregador é você.

como pregar a palavra de Deus com ousadia

Para pregar a palavra com coragem e convicção é necessário:

  • Ter certeza de que Deus te chamou e não é o homem que vai te fazer parar de pregar
  • Não ter vaidade no coração, como aqueles pregadores que querem impressionar
  • Colocar a palavra de Deus acima dos seus sonhos, pois falar a verdade poderá te frustrar
  • Estar preparado pra ser impedido pelo homem, como por exemplo; continuar sendo membro ou diácono durante anos
  • Estar preparado espiritualmente e mais ainda mentalmente, para os contra-ataques de satanás que trabalha muito em nosso psicológico.

Você se encaixa na lista que descrevi acima? Se não, então ainda tens muito que amadurecer. E a melhor forma de amadurecer é na prática. Comece a pregar a verdade, denuncie pecados e observe como as coisas acontecem ao seu redor. Você sentirá o desprezo no rosto dos irmãos pecadores que ficarão irritados com sua pregação.

Pregar com coragem e ousadia é denunciar pecados durante uma pregação, mas também o é denunciar durante uma simples conversa a dois, quando ninguém mais esta te vendo. Porque o fato de estar no banco de membros não te faz perder o chamado e a vocação que Deus te deu para pregar a sua palavra. Mesmo fora dos púlpitos, você é, e sempre será um pregador da palavra da verdade. Então fala e não te calas.

Hoje em dia muitos pregadores estão mais preocupados em fazer carreira, ficar famosos, ter agenda e conseguir receber boas ofertas por suas ministrações. Esses não fazem quase nenhuma diferença em suas igrejas e muito menos em nosso país. É isso que você esta sonhando para o seu ministério? Ser famoso, ir pregar no mundo todo, nas igrejas e viver disso? Tem certeza que é isso que Jesus quer que você faça?

Esqueça a fama. Pregue a verdade, esqueça as viagens. Paulo disse: Quem deseja o episcopado, excelente obra deseja. Mas isso não significa que ele esta falando das pessoas que desejam viajar e conhecer o mundo pregando. Pois qualquer turista pode fazer isso. E Deus nos chamou para pregar e sofrer pelo evangelho, e não para passear por aí conhecendo igrejas no mundo todo.

Você esta disposto a sofrer pelo evangelho? Passar dificuldades para que o evangelho seja pregado? É fácil dizer que sim. Mas tem muitos pregadores que não tem coragem de fazer o mínimo esforço de pegar uma condução lotada para pregar o evangelho em uma igreja mais distante. Pois se a igreja não der um jeito de vir buscá-lo de carro, ele não vai. Existem milhares de pregadores com essa postura. Você acha que é com esse tipo de pessoa que Deus conta para pregar o seu evangelho? Com certeza não.

Deus conta com homens e mulheres de coragem, que não medem esforços para anunciar a palavra do eterno. Seja a pé, a cavalo, de canoa ou como for. Fomos chamados para pregar o evangelho. 1Cor 9:16.

Pregar a verdade é fácil. Veja como podemos dividir essa tarefa em 3 passos simples.

  • Primeiro: Mostre na bíblia o caminho correto.
  • Segundo: Use argumentos e versículos bíblicos para convencer os ouvintes de que esse caminho é realmente e inquestionavelmente o caminho correto.
  • Terceiro: Fale sobre o caminho errado e comece a denunciar que seguir esse caminho errado é pecado, então fale do que vai acontecer á esses pecadores.

Difícil é pregar aqueles sermões cheios de enfeites e com reviravoltas na história que servem pra emocionar e empolgar os ouvintes, isso sim é difícil. Complicado é pregar aqueles sermões que fazem ligações entre as histórias bíblicas e trazem ensinamentos profundos dos mistérios de Deus. Quem prega dessa forma, ganha a fama, os púlpitos e muitos convites. Mas só quem prega a verdade é que salva almas, pois até dentro da igreja existem muitos que estão perdidos.

É claro que você pode enfeitar suas pregações como quiser, mas certifique-se de manter a verdade no sermão. Não vá trocar a verdade, que é a palavra dura, pelos enfeites e jargões de pregador. Porque o caminho para a salvação é falar a verdade. Pois a verdade leva ao arrependimento. Deus enviou o profeta Jonas para anunciar a destruição de Nínive. A pregação do profeta era simples;

Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
Jonas 1:2

Deus não mandou enfeitar as palavras. Mas mandou falar a verdade e dizer para aquele povo que eles estavam em pecado e que Deus iria imputar sua maldade. E foi pregando a verdade que Jonas levou toda uma cidade ao arrependimento.

E é claro, que para alguns, não adianta falar a verdade. Você pode falar a verdade, fazer milagres, sinais e prodígios e mesmo assim eles não se converteram. E se isso acontecer, a culpa não é do pregador. Pois o próprio Cristo passou por isso. Veja:

Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.Mateus 11:21

Jesus esta dizendo que fe vários milagres nessas cidades, mas eles não se arrependeram. É claro que o milagre por si só não é o suficiente para se arrepender. Mas ele estimula a fé. Mas é óbvio que Jesus pregou e ensinou nessas cidades, e mesmo com palavra e milagres ao vivo, o povo não se converteu. Então, fique em paz caso o povo não se converta com a verdade, afinal, o inferno existe pra quem não levar a sério a palavra do Senhor.

Apenas pregue a verdade e espere pelos mais incríveis e assustadores resultados. Todavia, Deus é contigo.

Agora, se você quiser se aprofundar e aprender muito mais sobre como pregar a palavra de Deus com graça, coragem, unção e ousadia? Inscreva-se no Clube de Pregadores. Click Aqui.

Gostou dessa palavra? Click no botão abaixo para fazer o download em PDF.

10 respostas para “Como Pregar a Palavra de Deus com Ousadia!”

  1. Avatar de júnior
    júnior

    Muito bom que Deus continuem le abençoado

  2. Avatar de edson
    edson

    muito bom o comentario sobre pregar com ousadia, depende muito de nossa fé.

  3. Avatar de Damiaõ
    Damiaõ

    muito maravilhosa esta palavra,precisamos que Deus nos de
    intendimento,conhecimento espiritual,para pregarmos a
    verdade.
    O senhor ti abençoe.

  4. Avatar de Juliana Mota
    Juliana Mota

    Paz. Do Senhor, Pastor. Quero tirar umas duvidas, como faço?

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      A paz do Senhor irmã, pergunte por aqui mesmo.

  5. Avatar de Shay
    Shay

    Gostei muito do seu blog pr. Manasses…
    O senhor reside em qual estado???
    Deus Abençoe…

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      Oi, a paz!
      Sou de São Paulo Capital
      🙂

  6. Avatar de pastor luiz
    pastor luiz

    pastor luiz
    excelentes atuações,gostei muito, tenho dificuldade de trabalhar com jovens .
    meus parabéns,que deus continui a lhe abençoar.

  7. Quem Ama Cumpre Plenamente a Lei Divina – EBD Lição 12 dia 19/03/2017 – Pregador Manassés

    […] de membros, mas o amor revelado em atitudes e palavras. Quem ama tem prazer em ouvir e obedecer a Palavra de Deus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. […] Quem não me ama não guarda as […]

  8. Lição da EBD – A santíssima Trindade: Um Só Deus em três Pessoas

    […] depois de lutas, e de terem combatido doutrinas e heresias contrárias a palavra de Deus, ficou claro que a doutrina da trindade é biblica desde o livro de Gênesis até […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies