Como Prender a Atenção da Igreja Durante a Pregação

Como Prender a Atenção da Igreja Durante a Pregação

Para prender a atenção da igreja durante a sua pregação você deve utilizar alguns métodos que vamos abordar no estudo de hoje.

Pregar a palavra de Deus hoje em dia esta ficando cada vez mais difícil. Parece que os irmãos que curtem uma boa palavra estão sendo arrebatados enquanto que aqueles que dão maior valor e prioridade para o louvor se multiplicam.

Não criticando você que gosta mais de louvor do que de pregação, mas nós pregadores ficamos desconsolados ao subir em um púlpito onde o povo já ouviu os louvores que queriam e não prestam atenção na palavra.

Antigamente, ninguém andava pela igreja na hora da palavra, hoje em dia virou costume! O povo fica o tempo todo no banco, mas quando é a vez da pregação, eles vão ao wc, ao bebedouro, as mães pegam seus bebês de colo e levam lá pra fora. Quando muito deixam as crianças correndo pela igreja tirando a atenção da igreja e do pregador… Enfim!

Como um pregador nos dias de hoje pode conquistar a atenção da igreja logo em suas primeiras palavras e garantir que eles escutem sua mensagem até o final sem dormir ou cochilar?

Criar um Relacionamento! Pontos em Comum

É necessário criar um ponto de contato com a igreja de forma a chamar sua atenção para si. Como pregador você precisa se ligar com a igreja e fazê-los considerar você como sendo o próprio pastor deles.

Para isso, é necessário que eles tenham motivos para respeitá-lo e ouvir sua mensagem. Logo, a melhor forma de fazer é criando um ponto em comum com os irmãos.

Esse ponto em comum deve ser algo que você e eles tem, de forma que pareça que já se conhecem há anos. Quanto mais pontos em comum você conseguir citar, mais irá aproximar a igreja de você.

Um exemplo;

“A paz do Senhor meus amados irmãos. Eu estava ajudando minha querida esposa á limpar a casa quando Deus começou a falar comigo e me revelar a mensagem desta noite!”.

Um comentário desses, mostra humanidade e faz de você uma pessoa comum igual aos demais irmãos da igreja que também tem suas obrigações em casa.

E nesse caso, as irmãs vão te dar atenção por que toda mulher gosta de um marido dedicado, logo elas vão te ouvir tim-tim por tim-tim justamente para depois cobrar dos próprios maridos em casa pra que sejam iguais á você.

É claro que o exemplo acima deve relatar a verdade e não pode ser uma história inventada apenas para criar esse ponto em comum com a igreja.

Contar um Fato bem Humorado!

Não é contar uma piada, mas um fato bem humorado! Isso é, soltar uma frase bem humorada. Pois uma piada tem a obrigação de fazer o povo rir e se não fizer, você perde a moral.

Já um fato bem humorado não necessita isso. Se ninguém rir, tudo bem, essa nunca foi a intenção, certo? Mas na maioria dos casos funciona muito bem. veja um exemplo que eu mesmo uso e sempre funciona;

“Meus irmãos eu fiquei sabendo que tenho até meia noite… Eu sei, eu sei! É pouco tempo, mas vou fazer o possível para entregar o microfone antes!”

Não é uma piada, mas o povo sempre abre o sorriso. Contar um fato bem humorado é a forma de chamar atenção que eu mais gosto de fazer.

Você pode criar suas próprias frases bem humoradas para utilizar como recurso no início das suas mensagens.

O que você achou do estudo de hoje? Quais técnicas você usa para chamar a atenção da igreja durante suas mensagens? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião comigo.

Clique aqui e compartilhe nosso estudo no Facebook. 

Para fazer download desse estudo em PDF e Imprimir. Click Aqui.

Um abraço, fique na paz do Senhor Jesus.

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

63 Comentários

    • Erlan Barbosa

      O Senhor pede para você analisar esses textos e concluir de acordo como está escrito nos mesmo.1 João 2:4 , 1 João 3:4 , Apocalipse 12:14 e Isaías 66:22-23. O Senhor te abençoe. Amém

      View Comment
  1. Graciene

    Ola pregador Manassés .A paz do SENHOR JESUS! Amado eu queria muito imprimir esses seus estudos pois me ajuda demais.A sua sabedoria é DE DEUS não tenha duvida. Parabéns!

    View Comment
  2. Graciene de Lourdes

    Ajuda muito cada estudo aprendemos algo diferente!que DEUS A cada dia o use como canal de benção na vida do povo DE DEUS! que DEUS lhe abençoe poderosamente!

    View Comment
  3. fernando

    E interessante os pontos comuns, mais tem ser verdades, não podemos dizer uma mentira no púlpito para assegurar a atenção da igreja, certamente aquele que e necessitado ouvirá, as vezes a mensagem não e pra todos, existem irmãos que não estão preparados pra ouvi-la, estão insensíveis a voz do Senhor.infelizmente este e um fato que ocorre em várias igrejas “Quem tem ouvidos ouçam que o Espirito diz as igrejas” só o Espirito Santo fará ouvi-la e entender os propósitos de Deus

    View Comment
  4. isaias rodrigues

    A PAZ DO SENHOR IRMAO MANASSES DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA E MUITO BOM QUANDO ENCONTRAMOS UMA FERRAMENTA QUE NOS AJUDA A PREGAR O EVANGELHO LI COISAS AQUI QUE ACONTECE COMIGO COMO SUBIR O TOM NO MOMENTO ERRADO NAO DAR O TEMPO PARA IGREJA ADORAR DAR GLORIAS OBRIGADO ESTAREI ACOMPANHANDO SEMPRE!

    View Comment
  5. ronivon

    a paz do senhor abnegado servo do senhorr!!! e de muita serventia seus estudos. Deus abençoe

    View Comment
  6. Eugenio Fernando

    Paz do Senhor. Deus seja Louvado. Uma das coisas e orar com o povo e fazer eles participantes

    View Comment
  7. Jonas silva

    Bastante edificante e nos ensina bastante.
    Deus abençoe sua vida

    View Comment
  8. valter

    Obrigadao Pregoeiro Manasses, tu nao sabes o quanto Deus tem falado comigo usando a tua disponibilidade. Deus te abencoe.

    View Comment
  9. CLAUDIA

    Estou gostando muito do seus estudos. Que
    Deus continue abençoando o seu ministério.

    View Comment
  10. João Paulo

    Paz do senhor meu irmão. Quero aqui agradecer por suas dicas, tem me ajudado muito. Que Deus continue te abençoando.

    View Comment
  11. Eduardo Macario

    Olä querido irmão Manassés, quero agradecer por powder participar desse grupo de estudo, amo ao Senhor Jesus e a sua palavra, Deus abençoe sua vida e o seu ministério. paz!!!

    View Comment
  12. Vera Lúcia

    A paz do Senhor pastor Manassés, estou começando a pregar o evangelho. Ontem estava fazendo uma pesquisa de esboço para pregar e o encontrei. Que benção aprendi muito com as dicas.Vou continuar nesse aprendizado.Deus continue lhe abençoando e iluminando seus caminhos.

    View Comment
  13. Marcos lucio dos santos

    Desejo receber esborços de pregações, tambem desejo fazer o baicharelado em teologia.me mande por email esborços…mensagens,estudos,etc.
    Obrigado.

    View Comment
  14. Silvino

    Obrigado irmão pelas dicas, mas costumo também chamar a atenção de todos com fatos humorados perguntas do dia a dia etc. Deus te abençoe.

    View Comment
  15. Otaviano

    Obrigado seus estudos tem sido de grande ajuda deus te abençoe podersamente

    View Comment
  16. EVA MARIA

    Obrigado,seus estudos tem me ajudado muito.Seria possivel imprimir esses artigos?
    Fique na paz do Senhor.

    View Comment
  17. Alessandro Sidney Moreira Aguilar

    A paz do Senhor Varão Valoroso, fico maravilhado em ver você instruindo de maneira eficaz, continue assim, usando esse maravilhoso chamado que Deus lhe confiou.

    View Comment
  18. Alex costa gomes

    paz do senhor irmão tenho dificuldade para pregar tenho basta te informação mas não consigo por em ordem por isso tenho dificuldades

    View Comment
  19. Danielle

    Muito bom pregador, sem dúvida foi essencial para mim que estou iniciando. Meu muito obrigado e fique na paz do senhor.

    View Comment
  20. Alessandro

    Muito bom seu estudos irmão que Deus te abençoe obrigado pela atenção

    View Comment
  21. joel

    Estou muito feliz com a sua ajuda ermão manasses, Deus abençõe sempre, hora por mim ermão pois tenho um chamado.

    View Comment
  22. Luiz carlos

    a paz do Sr Jesus esteja contigo amado sou diácono na minha igreja mas quando estou em casa ou no trabalho consigo elaborar uma pregação de horas mas quando chego no púlpito falo muito pouco fico travado me falta as palavras será que naõ tenho o dom da pregação queria muito ser um pregador

    View Comment
    • Daniel de jesus vieira

      A humildade é o principio de tudo.Aos poucos vc acostuma com tudo

      View Comment
    • Carlos ortega

      meu querido ore mt Deus vai usar poderosamente nas suas mãos.
      não de conheço mais vc é vaso escolhido de Deus, não de conheço mais sentir por Deus de passar isto pra receba em nome de Jesus.
      Pr. Carlos Ortega

      View Comment
  23. Ramon Leite

    Pregador,

    Qual a melhor forma,ou quais as melhores formas de terminar uma mensagem?

    View Comment
  24. wanderlei

    parab[ens pegador Manasses me ajudou muito obrigado fique na paz

    View Comment
  25. Daniel de jesus vieira

    Eu concordo com você.Eu sou pregador do evangelho.O publico alvo hoje é o louvor,pra pregador tirar um gloria a Deus,até mesmo um sorriso dos irmãos,é muito complicado.E quando a palavra é exortação,agente se torna inimigo do povo.Concordo com você sobre criar estrategias para ganhar a atenção do publico.Porém!não consigo dizer que Deus me revelou a palavra,em algum lugar,ou de alguma forma,se isso não for verdade.Eu acho que os grandes pregadores de hoje,tem ganhado o povo com esse tipo de coisa,e perdido contato com Deus.Hoje inventar testemunho,chorar a força,tudo é valido.Mais gostei.

    View Comment
  26. Pingback: Principais Nomes de Deus e os Significados

  27. Elias

    Paz do Senhor, irmão!
    Muito bons seus estudos, acompanho sempre que consigo.
    Não sou pregador de horas e horas ao púlpito, mas vez ou outra os dirigentes escalam os diáconos para ministrar a Palavra. E confesso que seus estudos estão me ajudando muito.

    Sobre relatar fatos pra criar pontos em comum com a igreja, assim como o primeiro exemplo, deve relatar a verdade. Acredito que por mais simples que seja a iniciação de uma pregação, deve-se relatar a verdade. Então, não é aconselhável dizer que ‘fiquei sabendo que tenho até a meia-noite’.
    Sei que o irmão, com toda sabedoria que Deus lhe deu, saberá discernir esse assunto, que é bem simples.

    Deus abençoe!

    Elias

    View Comment
    • A paz do Senhor querido.

      Você esta levando tudo ao pé da letra. E agir dessa forma pode matar espiritualmente em determinadas situações.
      Pois se for assim, então Jesus também mentia quando contava suas parábolas.
      Pois sabemos que nem todas as parábolas aconteceram de verdade, mas eram histórias criadas para ilustrar um ensinamento prático.
      Não tem problema eu usar essa expressão, já que não vai prejudicar ninguém e é de momento, não dura 1 minuto e não tem relevância, serve apenas para chamar atenção mesmo.

      Pessoas que levam tudo ao pé da letra, por exemplo, costumam dizer que não podemos usar a frase: “”Eu adoro suco de laranja””
      Eles vão dizer que só devemos adorar a Deus, e que no máximo você gosta de suco de laranja. Percebe como isso é ridículo?
      É claro que podemos usar essa expressão, pois NÃO estamos falando de se prostar a laranja, mas de consumir… Porém os que levam tudo tudo ao pé da letra não conseguem entender isso.

      E é por isso, que você não entendeu a expressão que usei conforme a situação e talvez com toda essa explicação ainda assim não entenda nada.

      Mas vamos pro céu do mesmo jeito.
      Deus te abençoe querido.

      View Comment
      • Elias

        A Paz do Senhor, irmão!

        Por favor, não se sinta ofendido. Entendi sim, pois logo em seguida que enviei meu comentário, senti que foi desnecessário, que existem muitas outras coisas que devemos nos atentar do que nos apegar a uma simples expressão. Peço desculpas por isso.

        Deus abençoe grandemente você, sua família e seu ministério!

        View Comment
  28. Antônio Marcos

    Paz do Senhor!
    Gostei muito dos estudos,continue nessa força!

    View Comment
  29. Gamas Oliveira de Sousa

    Olá !
    A paz do Senhor Jesus Cristo !
    Gostei !
    Prego sempre olhando dentro dos olhos dos presentes: Olho pra direita , esquerda, pras lateiras: Enfim, eles entendem que estou olhando pra eles.
    Prego também : Fazendo perguntas e ao mesmo tempo respondo.
    Fique na paz Do Senhor Jesus cristo !
    Pastor : Gamas Oliveira de Sousa

    View Comment
  30. fernando

    Amém irmão! seus estudos estão sendo benção na minha vida! aproveitando queria saber como fazer para memorizar os versículos da biblia, tenho muita dificuldade para memorizar e isso me atrapalha muito na hora da pregação.

    View Comment
  31. lohanna Rebecca

    Apaz do senhor Jesus ..
    Pastor muito obrigado por cada aula sua . que Deus abençoe sua. Vida grandemente cada dia mais ..

    View Comment
  32. Marys Marques

    Shalom pregador Manassés. Quero dizer que sou muito abençoada com as Palavras que Deus coloca em seu coração para transmitir a nós. São palavras que vão de encontro ao nosso coração, que nos conforte, exorta, consola, cura e liberta. Enfim, deixo aqui meus agradecimentos por fazer parte desse ministerio lindo, mesmo sendo apenas uma leitora…
    Marys Marques

    View Comment
  33. margarete

    olá ! PAstor tenho aprendido muito com suas dicas. E o estudo de hoje foi otimo

    View Comment
  34. HENRIQUE KEPPEN FILHO

    Eu gostaria como a Graciane pediu, de imprimir o estudo deste nobre pregador Manessés. Por favor meu grande professor Manessés nós permita que tenhamos estes estudos fisicamente em nossos arquivos de estudo. Obrigado.

    View Comment
  35. ludovina armando

    ola pregador manassés!A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO.
    -muito obrigada pelos ensinamentos,estou aprendendo muito….que Deus continue te abençoando!

    View Comment
  36. Irmão Zacarias

    A Paz do Senhor Pregador Manasses, eu te conheci a pouco tempo, quer dizer sobre da sua existencia nao conhecer no verdadeiro sentido da Palavra, uma vez que eu sou Moçambicano no continente Africano, entao nao o conheço pessoalmente, mas tenho aprendido muito com as suas lições, eu estou no inicio da minha carreira como pregador, so para teres um Ideia, eu vivia na Capital da minha provincia e na minha Igreja eu era um Membro simples, porem no inicio desse ano eu consegui um emprego no Distrito ou como voces dizem no Brasil, no interior, e quando eu procurei a minha Igreja aqui o pastor local tem confiado a mim a responsabilidade de pregar na maioria dos cultos de Domingo,

    View Comment
  37. Lúcia Sylva

    A paz do Senhor pastor Manassés, é muito maravilhoso o dom de ensinar, parabéns que Deus continue lhes abençoando de maneira poderosa como vejo que tem feito até agora e creio assim como existe Deus nos céus ele continuará derramando da unção dele sobre ti, louvo ao senhor Jesus pela misericórdia dele sobre nossas vidas, como fala a palavra do Senhor essa é a causa de não sermos consumidos pela sua ira. Louvo também ao Senhor Jesus por está em uma congregação que os irmãos gostam de ouvir a palavra do Senhor, sei que não é muito fácil, mas creio que Deus está no controle, no penúltimo culto de senhoras fui ministrar sobre Gêneses 22 e ao terminar a leitura do texto ao qual ia fazer menção na pregação, para criar um ponto de relacionamento perguntei para a igreja se tinha alguém ali não evangélico ou se todos já eram cristãos, porque a palavra que iria naquela ocasião ministrar era assunto de intimidade.. rsrsrs logo isso todos se voltaram para mim… rsrs… Achei bem interessante o retorno da igreja e continuei… sim.. vou falar de um homem que conquistou com sua vida o titulo de ” pai da fé”, e ele estabeleceu com seu heroi um relacionamento de intimidade… rsrs foi lindo, foi muita graça e poder do céu..para honra e gloria do nome de Jesus. a igreja todo chorou com a mensagem e olha que é um texto muito usado para se pregar. Pastor passei 16 anos sem pregar, apenas orava pelas pessoas quando era chamada, minha historia é longa e já falei ,muito, mas louvo a Deus ele me trazer de volta para esse ministério que comecei aos 14 anos e fui até os 32 e volto agora aos 47,48 fiz dia 16 de outubro. os irmãos que não entenderam meu sorriso é de alegria, pq Deus não tem prazo de validade e o cumprimento das suas promessas em nossas vidas é no tempo dele. Gloria a Deus, Aleluias, Amém. Oreis por nós em nome de Jesus.

    View Comment
    • Lúcia Sylva

      Para quem vai ler esse comentário quero dizer que não sou pregadora, sou apenas adoradora, daquelas que levam pela misericórdia do Senhor Jesus a mensagens a círculos de oração a culto de senhoras, daquelas que desce o quanto consegue na presença de papai do céu e busca o conhecimento na palavra, para que ele venha derramar de sua graça e unção na hora de entregar a mensagem. Por isso que te achei Pastor Manassés e te acompanho. É minha necessidade e sede de aprender de Deus. Que o Senhor venha derramar da sua graça sobre todos nós e nos encher do seu poder. Amém.

      View Comment
  38. Érico Antônio Rodrigues Silva

    A paz gloriosa do senhor Jesus Cristo irmão muito bem dito mais minha esposa peguntou e se vc a pregadora qual a dica muito bom teus estudos

    View Comment
  39. Muito bom, gostei muito do seu blog e de como Deus te usa, continue firme, o seu trabalho tem ajudado a muitos.
    Deus o abençoe em tudo.

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *