Crente Na Igreja Pode Usar Maquiagem, Jóias, Pintar Unhas e Afins? Estudo Bíblico Completo

Hoje em dia, tem muitos líderes ensinando sobre o uso de maquiagem, jóias, pintar unhas, usar calça na igreja, e em toda a internet vemos pessoas dizendo: Maquiagem não é pecado! Brinco não é pecado! Usar calça jeans não é pecado! E ainda restam alguns poucos que insistem em dizer que é pecado.

Porém, ambos estão cometendo um equívoco ao ensinar sem o cuidado de pensar nas consequências do que estão falando, ou seja, a forma como apresentam a questão precisa de mais profundidade bíblica, para não levar a igreja a viver em pecado, pensando que esta em santidade.

Não estou aqui para proibir o uso de maquiagem, jóias, pintar unhas, brincos, calça, cortar o cabelo ou pintar o cabelo e similares. Mas quero com muito carinho e dentro da bíblia, explicar para você como isso pode, aos poucos, se transformar em pecado, levar outros a pecar e ainda induzir crianças ao comportamento indecente.

E o objetivo é te ajudar a fazer o uso correto de maquiagem, jóias, pintar unhas, calças, corte de cabelo e penteados. Então, vamos por partes.

maquiagem, jóias, pintar unhas

Mais Links Úteis: Pregações Evangélicas – Pregações para Jovens – Meus Esboços – Estudo Bíblico

Crente Na Igreja Pode Usar Maquiagem, Jóias, Pintar Unhas e Afins?

Vamos ver nesse estudo, com detalhes, pelo menos 3 cuidados que devemos ter previamente antes de definir que usar maquiagem não é pecado. Pois essa frase possui um peso grande nos dias de hoje e pode conduzir nossas mulheres e filhas a uma vida de vaidade desviando do temor do Senhor.

E sabemos que muitas jovens e mulheres cristãs só querem uma explicação coerente sobre isso, pois tem a intuição de que isso não é pecado até certo ponto, e o problema é que ninguém explica de uma forma que seja suficientemente claro dentro da bíblia sagrada. Por isso, esse estudo é completo, para as mulheres piedosas que buscam a verdadeira santidade que agrada a Deus.

Estudo Bíblico sobre Usos e Costumes

Nessa primeira parte, os 3 cuidados que vamos abordar servem apenas de introdução para após entrar num estudo mais profundo sobre usos e costumes a luz da bíblia, de maneira que não somente falaremos da mulher, mas também dos homens.

Primeiro: Entenda o que a Bíblia diz sobre Aparência da Mulher Cristã

Os versículos que chegam mais perto desse tema, usos e costumes no que diz respeito as mulheres em suas vestes e aparência como um todo, trazendo para os dias de hoje é sobre maquiagem, jóias, pintar unhas, calça, brincos, batons, esmalte, corte de cabelo e afins; São de autoria de Paulo e de Pedro. Apóstolos do Senhor Jesus. Vejamos apenas o texto junto ao seu contexto em 1 Pedro:

Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
Considerando a vossa vida casta, em temor.
O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.
1 Pedro 3:1-6

Pedro Esta Falando de Mulheres Casadas… Mas o Ensino Moral Inclui as Solteiras!

No versículo 1, percebemos que Pedro esta falando com mulheres casadas, porém, isso não é pretexto para insinuar que a solteira tenha maior liberdade no que diz respeito a vaidade. Seria a mesma coisa que dizer que a solteira esta livre de seguir ensinos de conduta moral que a bíblia ensina, uma vez que Pedro fala do comportamento e não de algo exclusivo que só pode ser cumprido por quem é casado.

De maneira que qualquer mulher cristã, convertida, seja casada ou solteira, pode seguir isso: “”…no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.””

Pois dizer o contrário, seria o mesmo que pegar o ensino de Paulo, (quando diz que o bispo deve ser marido de uma só mulher 1Tm 3;2), e concluir que; “o solteiro ou aquele que não é bispo pode ter mais de uma mulher“. Simplesmente não faz sentido. Ensino moral é para todos, independente do estado civil.

De maneira que as casadas são exemplo para as solteiras, assim como as mães devem ser exemplo para as filhas. E o ensino que a casada recebe, ela mesma vai transmitir para as solteiras com seu exemplo e com palavras de sabedoria, como convêm a mulher virtuosa.

Pedro não Proibiu o Uso de Jóias, Penteados e Vestidos Caros! Mas…

Que não há nenhuma proibição do uso de enfeites nesse versículo, isso esta bem claro! De maneira que assim, muitos concluem que é totalmente permitido o uso de maquiagem, jóias, pintar unhas, bijuterias, vestidos caros, penteados extravagantes e tem até aqueles que dizem que não há problema nenhum a mulher usar um shortinho ou mini saia; chegando ao extremo do absurdo!

E quanto a proibição é verdade, concordo que Pedro não esta proibindo, pois o seu argumento é comum na bíblia sagrada, igualmente Jesus usou esse método de ensino quando fala de prioridades! Ele faz um contraste com outra coisa para mostrar o maior valor que tem a primeira. Por exemplo;

Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo. João 6:27

Jesus não esta proibindo o trabalho, pois a própria bíblia fala diversas vezes da importância do trabalho, condena o preguiçoso (Pv 6) e Paulo diz que quem não quiser trabalhar, que não coma também! 2Ts 3;10.

O que Jesus esta fazendo em Ev.Jo 6;27 é um contraste, usando algo que damos valor, que é o trabalho cotidiano, para ensinar mostrando outra coisa que tem ainda maior valor do que isto! A comida que permanece para a vida eterna.

De maneira que, a comida para a vida eterna possui maior valor do que a comida que perece, ou seja, não adianta trabalhar apenas pela comida que perece; A prioridade é a eterna!

Na Bíblia Pedro Esta Ensinando Prioridade no que Diz Respeito a maquiagem, jóias, pintar unhas e Afins

Usando o mesmo método de ensino que Jesus usou, o apóstolo Pedro esta fazendo um contraste. Usando algo que é comum as mulheres, (maquiagem, jóias, pintar unhas, enfeites, penteados, vestidos belos), para ensinar que existe outra coisa de maior valor ainda, que é a boa conduta!

Por isso ele diz: “O enfeite delas não seja o exterior…”

Isso nos leva a concluir que Pedro esta ensinando que ter ou não ter enfeite no lado externo não quer dizer nada e por isso deve ser desprezado diante daquilo que é mais importante!

Assim, vale mais uma mulher sem enfeites no lado externo mas que tem um espírito manso e quieto em testemunho da sua santidade, do que uma mulher enfeitada que chama atenção pelo que tem do lado de fora, ao invés de chamar atenção pelo que tem dentro!

Em outras palavras, é mais importante ser uma mulher convertida, de boa conduta, de boa fama e que agrada a Deus, do que ser uma mulher que usa maquiagem, brincos, jóias, vestidos caros e etc e não agrada ao Senhor com sua conduta. É uma questão de prioridade!

A conclusão disso é que as mulheres cristãs devem dar prioridade ao enfeite INTERIOR! Ou seja, se preocupar muito mais com santidade em obediência a palavra de Deus do que com jóias e maquiagens.

Eis o Grande X da Questão, sobre o uso de maquiagem, brincos, jóias e afins….

Porque Pedro usou o Exemplo de Jóias e Vestes pra dar esse Ensinamento?

É porque a mulher se preocupa diariamente com sua aparência! E Pedro esta ensinando que a santidade (vida casta, em temor, “veja verso 2“) é tão mais importante, que é com isso que ela deve se preocupar diariamente, antes de se preocupar com enfeites, jóias e vestidos!

De maneira que ele não proibiu o uso dessas coisas, mas advertiu que se você tem se preocupado mais com o lado externo do que o interno, esta fazendo errado! E isso não convêm as servas de Deus, que de fato são convertidas a Cristo! Lembra:

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas1 Coríntios 6:12 

Em outras palavras, se ao olhar pra você, é evidente que você se deixa dominar por maquiagem, jóias, pintar unhas e etc, então você não esta de acordo com aquilo que a bíblia ensina.

Testando seu Coração pra ver o Quanto você é Apegada ao uso de maquiagem, jóias, pintar unhas etc

Pergunte a si mesma: Eu posso abrir mão tranquilamente de maquiagem, jóias, pintar unhas e etc? Sem reclamar? Sem achar ruim?

Em uma situação extrema, digamos que você seja casada, e seu marido não tem muita instrução sobre essas coisas e ainda é extremamente ciumento, além de não servir a Cristo.

Seu coração continuaria quieto e manso caso seja proibido, por seu marido, o uso de maquiagem, jóias, pintar unhas? Você faria isso para ganhá-lo a Cristo somente com seu comportamento?

Faz muita ou pouca diferença pra você estar toda maquiada e enfeitada? conforme Pedro esta ensinando, isso não deveria fazer diferença nenhuma pra você.

Pedro Usou o Exemplo de Mulheres do Antigo Testamento. E Isso quer dizer…

No versículo 5, ele fala: “Assim também se adornavam antigamente, as santas mulheres que esperavam em Deus.”

Isso significa que podemos aprender com o exemplo de mulheres do antigo testamento. Tirando lições de suas vidas, seguindo seus exemplos de conduta, de santidade, de comportamento, piedade e fé.

Ele mostra claramente que as santas mulheres do antigo testamento são lembradas por sua conduta, temor, obediência e santidade! E é assim que devem ser as mulheres cristãs nos dias de hoje, ser lembrada por santidade e não por vaidade.

A pergunta é: Você é lembrada por seu comportamento ou por sua aparência? O que Pedro ensina é que a vida santa, casta em temor, deve ser muito mais evidente na mulher cristã do que o uso de jóias, brincos e maquiagens.

Eis o Motivo de Ter Cuidado ao usar esse Texto Bíblico pra falar de Maquiagem, Jóias, Pintar unhas e etc

E é por isso, que devemos tomar cuidado ao ensinar sobre esse tema, pois dizer simplesmente: “Pode usar maquiagem, não tem problema” É abrir uma porta para a vaidade sem se importar com o ensino bíblico sobre santidade e que é justamente isso que Pedro esta valorizando!

Ou seja, quem diz que pode usar maquiagem, esta cometendo um erro! E quem diz que não pode usar maquiagem, esta cometendo o mesmo erro! E qual é o erro que eles cometem ao resumir assim a bíblia? Cometem o erro de não ensinar sobre santidade, pois o uso de enfeites é só um exemplo que Pedro esta dando para destacar o que ele quer realmente ensinar! A vida casta, santa, o espírito quieto e manso!

Então, usar esse texto só pra ensinar que pode! Ou pra ensinar que não pode usar maquiagem, jóias, pintar unhas, calça, brincos e etc… É um equívoco! Pois o que o texto quer realmente ensinar não é sobre permissão de usar algo. Mas sim, a importância de uma vida em santidade, que é tão poderosa que pode ganhar o marido pra Jesus sem enfeites e sem precisar dizer nenhuma palavra.

03 Cuidados que Devemos Tomar ao Falar de maquiagem, jóias, pintar unhas e Afins na Igreja

Como vimos, o problema não é se ele proibiu ou se não proibiu! O problema é a interpretação e ensino de muitos líderes da atualidade que desprezam o ensino sobre santidade e exaltam a permissão da vaidade. Deixam de falar da importância de ter uma vida santa, enquanto só sabem repetir dizendo: Maquiagem não é pecado! Dando  maior valor justamente aquilo que Pedro desprezou no seu ensinamento.

Por isso, quero frisar aqui pelo menos, 3 cuidados que devemos ter ao ensinar sobre isso nas igrejas dos dias de hoje.

1º Cuidado! Com aqueles que só querem um Motivo pra Satisfazer sua Vaidade

Você aceitando isso ou não, é uma verdade! hoje em dia, tem muitas pessoas nas igrejas que não tem compromisso sério com Cristo. E que acabam apenas influenciando a igreja pra ser igual ao mundo, ao invés de serem influenciados a ser igual a igreja.

E o pastor ou líder que não tiver cuidado ao ensinar sobre maquiagem, jóias, pintar unhas, acaba dando razão para essas pessoas que não estão preocupados com santidade, não respeitam os valores cristãos e só querem um motivo para trazer seus costumes mundanos pra dentro das igrejas.

A pior coisa que Acabe fez em seu reinado foi se casar com Jesabel, pois ela trouxe pra dentro de Israel os seus deuses pagãos, Baal e Azera e ainda trouxe os profetas deles! Por isso, é extremamente condenável o jugo desigual no meio do povo de Deus, pois na maioria dos casos, só serve para mundanizar a igreja.

Então, cuidado com essas pessoas que estão no meio da igreja, que desprezam o ensino e a instrução, e só querem um motivo para satisfazer suas vaidades.

2º Cuidado! Com a Falta de Temor Generalizada nos dias Atuais

Ao mesmo tempo que existem aqueles que são jóio, e estão só pra bagunçar no meio da igreja. Tem aqueles que perderão o temor, ou que chegarão agora e não sabem o que é temor, pois isto esta em falta nos dias de hoje, de maneira que novos convertidos não vêem exemplo de temor em ninguém para que possam seguir.

Vamos a um exemplo prático pra deixar claro o que esta acontecendo.

Antigamente, quando um cristão vinha até o pastor perguntar se pode usar ou fazer alguma coisa! Ele não fazia, antes de ter certeza de se é pecado ou não! Por exemplo;

O cristão não sabe se é pecado assistir televisão. Então ele fica sem assistir, até conseguir perguntar ao pastor se é ou não é pecado. Porque ele prefere ficar sem assistir até ter certeza? Porque tem temor a Deus, então na dúvida, ele prefere não fazer, pois se por acaso for pecado, então ele sabe que não pecou! E se for permitido, não faz mal ter ficando sem ver Tv, pois isso não domina seu coração, ele só quer agradar a Deus.

Hoje em dia, os crentes vem perguntar se pode usar maquiagem, jóias, pintar unhas, já com maquiagem no rosto, unhas pintadas e jóias no corpo! Consegue perceber a falta de temor?

Hoje em dia, muitos fazem o que quer, sem se importar se é pecado ou não! E em sua consciência, dizem: Se for pecado, eu digo que não sabia, e peço perdão depois! Pronto.

Por isso, não se pode simplesmente chegar, ler um texto bíblico e dizer: É pecado! Como também não pode simplesmente chegar e dizer: Não é pecado! Pois assim, estaremos desprezando o mais importante, que é o ensino sobre santidade!

3º Cuidado! Com a Falta de Discernimento Espiritual para Decidir o que é Exagero e o que não é!

Na dúvida de muitos líderes e na ignorância daqueles que querem ser membro de igreja, mas não se deixam ser ensinados, eles dizem: Cada um decide por si mesmo se é pecado ou não! Ou ainda dizem: O importante é não exagerar! E assim, deixam a decisão para cada pessoa individualmente se esquecendo que muitos não tem discernimento suficiente para tomar essa decisão.

E o problema de dizer: Não é pecado, pode usar, só não pode exagerar! É justamente o fato: De que para uns aquilo que é exagero pode não ser para outros.

Assim, uma mulher que pintava o rosto inteiro no mundo, usava 2kilos de jóias, bijuterias, enfeites e adornos, agora vem pra igreja, e seguindo a regra do: Não pode exagerar! Ela pinta só metade do rosto, usa apenas 1 kilo de jóias e enfeites e pra ela esta ótimo! Não é exagero comparado com o que fazia no mundo, porém, para as demais irmãs na igreja, é sim um exagero!

E se ninguém souber dar um ensino correto dentro da bíblia, ninguém poderá falar nada, já que a pessoa sempre vai argumentar: No mundo eu usava bem mais do que isso, portanto, estou seguindo a regra do “não pode exagerar”.

E o problema disso, é que nossas jovens vão querer direitos iguais. Nossas crianças vão querer seguir o exemplo também. E dessa forma, a igreja vai ficando cada vez mais parecida com o mundo, quando isso não pode acontecer a luz da bíblia. Veja:

Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Malaquias 3:18

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15

Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o Senhor fez diferença entre os egípcios e os israelitas. Êxodo 11:7

E outro detalhe, a maquiagem em excesso, exalta a sensualidade da mulher, assim como as roupas apertadas. E a bíblia condena sensualidade e lascívia. Gl 5;19. Rm 1;27 1Pe 4;3

Concluindo sobre o uso de maquiagem, jóias, pintar unhas e etc.

A conclusão é que nossas mulheres devem ter como prioridade a santidade. E não se deixar dominar pelo desejo vaidoso! Pois se a santidade for sua prioridade, você terá discernimento para decidir sobre o uso de maquiagem, jóias, pintar unhas e afins.

Confesso a você, que nasci no berço evangélico, comecei a pregar desde os 9 anos de idade, e por isso era tido como bom partido na igreja, mas sempre me vi atraído pelas moças sem maquiagem do que pelas que usavam maquiagem. Não por preconceito, mas por saber que se ela não é apegada com maquiagens, tem grandes chances de ser muito apegada com Deus.

E todos os meus amigos que são homens de Deus, que valorizam a palavra do Senhor, também tem o mesmo pensamento. E hoje, a maioria de nós esta casado com mulheres virtuosas. E ainda acrescento, os jovens que viam as mulheres como objeto, sempre olhavam mais para as enfeitadas, dos tais eu sempre me afastei. E digo mais, que minha esposa, somente agora, depois de anos casada e aprendendo comigo a palavra do Senhor, decidiu usar um pouco de maquiagem, mas sempre me pergunta se esta exagerado ou não. Pois ela sabe que a amo, com ou sem o uso dessas coisas, isso foi provado nos primeiros anos de casado.

Porém, se você já esta apegada a essas coisas, então precisa começar abandonando todas elas, por alguns meses, para garantir que seu coração não esta preso a enfeites e adornos, como também para não se deixar dominar.

Isso servirá também para provar se o seu marido te aceita da forma como Deus te fez. E para as solteiras, isso servirá para alcançar em Deus um varão de respeito, que não dá importância para o exterior e sim para o interior. Pois a beleza exterior só vai atrair homens, na grande maioria mal intencionados.

Então, após ter a experiência de desapego total dessas coisas, você poderá voltar a usá-las e verá que elas já não representam valor para você. Preocupe-se com sua reputação, que deve ser feita pela beleza que vem de dentro e não pela que esta do lado de fora.

Que Deus te abençoe.

12 respostas para “Crente Na Igreja Pode Usar Maquiagem, Jóias, Pintar Unhas e Afins? Estudo Bíblico Completo”

  1. Avatar de Welington
    Welington

    Paz meu amado amo seus estudos você muito sábio mais em alguns lhe acho meio radical mais tudo bem como você mesmo diz está minha opinião fica com Deus e continue presença de Deus

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      A paz amado.

      Não vejo nada de radical aqui.
      Creio que esta bem claro no texto, que não é proibido usar essas coisas. Brincos, jóias, maquiagens e etc.

      Mas devemos tomar o cuidado de não deixar isso tomar o primeiro lugar em nosso coração. E é isso que precisamos entender bem. Nada pode tomar o primeiro lugar em nosso coração, nem coisas pequenas, nem grandes, nem hobbies, nem vaidades.

      Onde esta o radicalismo nisso?
      Talvez por causa dos muitos argumentos que dei no estudo, você tenha entendido mal.

      Agora, assim como devemos respeitar quem usa, também devemos respeitar muito mais quem não usa por opção e devoção pessoal a Deus.

      Que o Senhor nos abençoe.

      1. Avatar de Claudia pinheiro
        Claudia pinheiro

        Amei tudo que o irmão disse, MAs o irmão esqueceu de mencionar um versículo que pra mim responde a tudo, sede simples como a pomba, logo fica claro que a pomba é linda sem ter nada e é assim que o senhor nos quer sem alterações das coisas deste mundo excelente explicação.

    2. Avatar de Indyara
      Indyara

      Parabéns. Eu uso maquiagem discreta para não destoar e chamar atenção pela falta de zelo, pois se espera de uma mulher que se adornos, mas com equilíbrio, sem pretensões. O zelo de uma mulher pela aparência é bem visto mas que não seja tomada de um desejo sensual de seduzir, apenas de demonstrar cuidado com o templo do Espírito Santo. Nisso também está o amor a Deus que deseja um corpo limpo, não apenas no exterior mas também no interior.

    3. Avatar de Claudia
      Claudia

      Radical? Jesus falou quem é santo santifique se mais, sem a qual ninguém verá ao senhor, olha o que Jesabel fez para receber o profeta maquiou-se toda achando que a beleza dela iria atrai o profeta, maquiagem é a maior mentira que o diabo criou, depois que lava o rosto e ver quem realmente somos tudo muda , imagine vc numa festa ver uma mulher “linda” depois que ela tira toda aquela maquiagem tenho a certeza que vc não verá ela da mesma forma, então sede santo como o senhor é santo nós não somos deste mundo e temos que ser um povo diferente e não igual senão pra que nos convertemos? Não faz sentido se é pra usar tudo que o mundo usa! Seja maquiagem discreta ou esmalte clarinho vai tudo parar ao mesmo , então ou é crente ou não é.

  2. A Mulher Deve Ser Submissa ao Marido – Mas de Que Jeito?

    […] Estudo Sobre Joias e Maquiagem, o que a bíblia diz? […]

  3. Como Ser uma ESPOSA SÁBIA E VIRTUOSA nos dias de Hoje?

    […] Estudo Sobre Joias e Maquiagem, o que a bíblia diz? […]

  4. Avatar de Regiane
    Regiane

    Gosto de maquiagem,uso sim moderadamente,e não faço da maquiagem minha prioridade,não coloco minha aparência em primeiro mesmo porque quero que me aceite do jeito que sou e nem uso maquiagem em casa na verdade só quando vou sair e sinceramente mesmo gostando de maquiagem as vezes não tenho paciência aí uso só um BB crêem e mais nada ,acho que as que usam em ecesso deveriam ver esse vídeo e quem fala que é pecado também ,eu não gosto de roupas caras sou básica ao meu ver,pinto unha acho que três vezes no ano , bijuterias já gostei muito quando mais jovem hoje tenho 38 uso brinco e esqueço do resto raramente lembro que tenho outras coisas pra essa mais isso é pessoal meu ,mas acho errado igrejas ficarem falando que as mulheres que usam maquiagem e pintam unhas vão para o inferno eles falam que é vaidade ,mas o mesmo pastor que fala isso tá de aparelhos nos dentes , relógio isso não seria vaidade? Não vendemos deixar essas coisas sobressair em nossas vidas,não devemos fazer dessas coisas nossa prioridade ,mas também temos que nos cuidar né mas não colocando isso em primeiro lugar .

  5. Avatar de Antonio Alcino da Silva
    Antonio Alcino da Silva

    Bom dia, A Paz com todos! Pregador Manasses, a sua colocação sobre o assunto acaba, também, colocando medo nas pessoas. O que Pedro menciona, é sim não para a proibição, mas para que deem o principal valor às coisas que vêm de Deus e não às coisas que vêm do mundo. Quando Deus tirou a costela de Adão e dela fez a mulher, foi para completar a criação do mundo, dando ao homem a docilidade, meiguice, paz que ele necessitava, assim dando início à continuidade da raça humana. Sem dúvida a mulher, já por sua formação e espiritualidade, tem a condição de complementar a criação humana dada por Deus, e não necessitaria de nenhum adorno exterior para mostrar essa característica, porém ao se adornar devidamente, traz muito mais alegria à si própria e ao ambiente. A distorção maior, que creio, está nos olhos de quem a vê e não da própria mulher, tanto dos homens que também fazem parte da congregação com a cobiça presente em sua mente, bem como de outras mulheres que sentem inveja da que está com alguma forma diferente de vestimenta, cabelos, ou unhas, despertando assim o sentimento de julgamento, o que é mais ainda abominável aos olhos de Deus. Não julgueis para não serdes julgados. Eu e minha esposa congregamos na Assembléia de Deus, mas muitas vezes gostamos de ir à Deus é Amor, a qual fica mais próxima de nossa residência, mas a questão é a diferença gritante da forma que as mulheres se apresentam, inclusive com roupas e arrumação de cabelos de uma forma que parecem deixar evidente que são como sofredoras. Não é raro em qualquer lugar na rua quando uma dessa mulheres passam, que logo as pessoas dizem: “essa deve ser crente”. Em nenhum lugar das escrituras se menciona que a mulher deva se portar como uma sofredora, muito pelo contrário, ela tem a finalidade de florir e trazer alegria ao ambiente. A sua docilidade é algo que deve ser marcante em sua presença, seja na igreja, ou onde estiver. Não é a roupa ou a forma de se apresentar que faz o crente, mas sim o que guarda em seu coração. Como Cristo deixou bem claro: “O mal é que está guardado no coração e que é transformado em palavras e ações” Isto sim é que destrói o homem. Agradeço vossos comentários.

  6. Avatar de Luciane Martins Dantas
    Luciane Martins Dantas

    olá pastor…tenho orado a Deus e pedido a Ele que permita e que dê tudo certo…pois pretendo fazer uma cirurgia estética, pois sou uma pessoa complexada,me coloco pra baixo sempre, não me sinto bem comigo mesma em relação ao meu corpo após duas cesarianas não consigo me aceitar como fiquei e acabei de pagar por uma cirurgia que farei daqui a um mês.Seria vaidade de minha parte, ou pecado por querer me sentir bem e parar de me por pra baixo?
    lembrando que quero fazer para mim, pois meu esposo nunca reclamou…mais apoia minha decisão, farei por mim e não por ninguém…o que o senhor me diria sobre essa minha decisão?

  7. Avatar de Manoel
    Manoel

    Gostei muito da interpretação do texto bíblico

  8. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Coerente e prático e sincero em reverência ao Pai eterno que sabe oque é melhor para seus filhos amados.
    E respeitando as devidas proporções a luz da sabedoria do Pai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies