Debate: Saul, Tinha um Chamado? Era Escolhido de Deus? Ou foi apenas ungido a Rei?

Sabemos que Saul foi o primeiro rei de Israel e lemos na bíblia que o profeta Samuel ungiu Saul a Rei.(I Sm 10:1)

Porém, existe um dito muito citado entre os pregadores e que você já deve ter ouvido falar, o que diz o seguinte: “Saul foi escolhido pelo povo e Davi foi escolhido por Deus”. 
Com esta frase tenta-se justificar porque o reinado de Saul não durou enquanto o de Davi permanece até hoje (Jesus Cristo).







  • Agora, existe a possibilidade de alguém não ser escolhido por Deus e ainda ser ungido por um profeta para alguma coisa?
  • E se Saul foi escolhido por Deus, é possível um escolhido de Deus falhar em seu ministério sendo que é Deus que capacita?
  • Se Saul não foi escolhido por Deus, como pode receber o Espírito do Senhor e profetizar?
O objetivo aqui, é entender o que aconteceu na vida espiritual de Saul! Ele foi chamado por Deus ou não? Foi escolhido ou apenas ungido?
Você pregador, estudioso e amante da palavra, pesquise e deixe sua opinião a respeito.
 
Após algum tempo deixarei também a minha opinião. Sei que vamos aprender muito uns com os outros. Deus abençoe!

51 respostas para “Debate: Saul, Tinha um Chamado? Era Escolhido de Deus? Ou foi apenas ungido a Rei?”

  1. Avatar de jhonathan
    jhonathan

    amado creio q deus chamou saul sim, porq deus tinha revelado a samuel 1 dia antes q se encontrria com o homem a qual leia em 1 samuel cp9 vr 16 saul seria ungido para livrar israel das mao dos filisteus. saul so voi reseidato porv deus apos nao obedeser mas a vontade de deus oq eu penso sobre isso amem fica na graça .

    1. Avatar de Ítalo
      Ítalo

      Deus saberia que Saul o rejeitaria ?Claro que sim.entao Desta forma você estará atribuindo falha a Deus.

      1. Avatar de Walter
        Walter

        Claro que não! Deus não falha. Jesus passou 40 dias no monte e escolheu judas para ser seu discípulo.

  2. Avatar de Manassés Moraes de Lira
    Manassés Moraes de Lira

    A paz Jhonathan.

    Interessante sua opinião. Mas porque muitos ministros, e até famosos pregadores, costumam dizer que Saul foi escolhido pelo povo?

    Desculpe,, só quero complicar o assunto mesmo. Esperando mais alguém opinar..

    Abraço.

    1. Avatar de ROSELI DO CARMO MACHADO RIBEIRO
      ROSELI DO CARMO MACHADO RIBEIRO

      é simples e fácil de se entender Deus escolheu sim Saul mas não com os critérios que Deus se utiliza quando escolhe alguém Deus deu uma lição no povo e até no profeta Samuel ou seja já que o povo estava olhando e querendo ser igual as outras nações Deus pega alguém sim que era esforçado que era trabalhador e humilde mas sobre tudo alguém que Deus saberia que seria aceito pelo povo em sua beleza e estatura quando Deus escolhe em seus critérios esses valores de beleza exterior e estatura não são requeridos veja o exemplo de Davi Deus pediu pra consagrar com o óleo pois isso teria que ser feito com os Reis e profetas e sacerdotes Deus é claro foi justo colocou seu Espirito sobre ele e lhe fez promessas mas Deus o tempo todo sabia que Saul não iria dar certo ai Deus levantou alguém chamado Davi que tinha problemas as vezes fazia coisas horrendas pecava mas tinha um coração nobre e humilde para reconhecer seus erros e se arrepender ou seja quando Deus escolhe ele não erra nas escolhas

      1. Avatar de Emanuel geraldo
        Emanuel geraldo

        Amém irmã Roseli, DEUS a abençoe ricamente pela a sabedoria da irmã, concordo plenamente, é exatamente o que penso, Glória ao nosso DEUS o que o povo queria era beleza e glamour, enquanto Davi não tinha formosura mas era puro de coração.

      2. Avatar de Marco Antonio
        Marco Antonio

        Como Deus investi em uma pessoas sabendo que não iria dar certo como Saul? se for analisar Deus esta cobrando de Saul o que ele fez depois de um tempo de sua unção”a vontade do povo!

        1. Avatar de Adilson soares
          Adilson soares

          Provérbio 16;33 a sorte se lança no regaço ,mas do senhor procede toda a sua disposição …….na minha visão entre todo q estava entre Saul ele era o mas alto e por isso a sorte foi lançada sobre ele

        2. Avatar de Sinval amaro
          Sinval amaro

          Ele escolhe, entretanto não intervém na história. Respeitando como demonstração de amor as nossas escolhas.

      3. Avatar de josefa porto da silva teixeira
        josefa porto da silva teixeira

        A paz do Senhor a todos !!!!
        concordo plenamente,com a irmã, pois Deus não precisa de super homens ou mulher maravilhas e sim alguém que reconheça as suas fragilidades e fraquezas e sejam totalmente dependente de Deus.
        a oraçao e a obdiência fez de davi um fiel adorador por exelência não apenas um titulo de rei,jp

    2. Avatar de josadaque
      josadaque

      Na minha opinião eles dizem que foi o povo que escolheu Saul pelo fato do mesmo ter as características que povo queriam.

    3. Avatar de Jocelio Santos
      Jocelio Santos

      Muitos serão chamados, poucos são os escolhidos, faltou obediência na vida de Saul a obediência antecede o sacrifício, não adianta eu sacrificar sem obedecer a palavras do Senhor, conclusão Obediência mais sacrifício é igual a honra ! Davi tinha essa unção pecou muito mais que Saul mas tinha fé no Senhor e obediência a sua palavra.

      1. Avatar de edson Gonzaga
        edson Gonzaga

        Paz e a graca amados! Olha eu vejo em Saul uma certa falta de compromisso com nosso Pai, pois ele estava sempre procurando o profeta para falar com Deus sobre algo que te chamava a atencao!enquanto Davi, tambem ouvia o profeta; mas tambem se prostrava em adoraçao e buscava a face do Senhor!Entre na discussão…

  3. Avatar de marcela
    marcela

    irmão a paz acho bem interessante esses assuntos, porém acho que o mais proveitosos seria se vc colocasse o estudo e nao perguntas para “COMPLICAR”, amado já está tudo muito complicado, precisamos é de esclarecimentos dos verdadeiros homens de Deus. fica na paz.

    1. Avatar de PR edson
      PR edson

      Paz Amados Deus disse a Samuel PRA ungir Saul a capitao o povo estava semi um representante no campo de batalha o povo nao queria is filhos de Samuel porque nao andava diante do senhor Como Samuel .imagine vc tem uma igreja um ministerio abencoado pot Deus e agora o povo nao quer tua familia dando continuidade a Obra do senhor pelos teus filhos e disem queremos outro Samuel vc andou sempre com Deus MAs teus filhos nao queremos um lider Samuel FICA bravo .MA’s Deus sabe de tudo o povo nao rejeito a Deus so nao queria a os filhos de Samuel.Deus sabe de tudo e sabe que Como rei Saul nao daria certo.veja que a biblia Nos diz que Saul era aulto forte e bonito era tudo o que o povo queria.as escolhas de Deus causam confusao ate mesmo aqueles que andam com Deus veja que Deus rejeito Saul MA’s Samuel nao e quando Deus Manda Samuel IR casa de Jesse aparece outro Saul um does filhos de Jesse e Samuel MA’s uma vez se engana porque o rei que Deus separo era muito jovem MA’s dava a Vida pelas ovelhas Saul oprimia vc acha mesmo que Deus iris erar em suas escolhas um reinado Tao rapido Como o de Saul .nao se engane ouca o que Deus falo ten muitas pessoas que Deus diz separa ele PRA obreiro MA’s pela belesa pelo dinheiro e condagrado a pastor Deus nao era o profeta sim porque e homem ainda MA’s com a familia envolvida pelo meio paz

      1. Avatar de missionario matheus
        missionario matheus

        nossa ta igual ai igreja do meu falecido bisavo porem coisas que o povo fez na epoca diz expulsar meu pai e sua vo minha bisa ne para fora então a igreja hoj esta com ninguem alguem estilo sau e hoje Deus nos levantou para ir a igreja pois ele irar nos levantar no momento certo Deus tem nos revelado tanta coisa errada sabe

    2. Avatar de edson gonzaga
      edson gonzaga

      O que vejo concernente a esse bate papo, e a nao resposta de mao beijada, mas um incentivo para termos a nossa propria experiencia com a palavra!
      É a minha visao em experiencia!Entre na discussão…

  4. Avatar de shimshon ben youssef torre
    shimshon ben youssef torre

    Amigo chaver Obviamente o eterno escolheu a Shaul pois o seu nome significa Pedido a D”us . ou seja O Eterno dentre tantos homens nas tribos de Israel Ele direcionou o profeta e juiz shimuel e deu diretrizes sobre o homem que deveria reinar sobre israel o Eterno escolheu um homem segundo o coraçao do povo ou seja imagina se fosse um homem franzino , baixinho ou gordinho , provavelmente o povo falaria que D’us estava pirraçando eles.. pois afinal os reis eran formosos elegantes .. entao o Eterno escolheu aquele que estava no coraçao do povo .. tinha quer ser alguen bonito , elegante , forte ….etc obrigado por dar esta oportunidade ;;;

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      A paz do Senhor meu querido.

      Seja bem vindo ao nosso website.
      Obrigado por seu comentário aqui amado.

    2. Avatar de Lisandro Rosa
      Lisandro Rosa

      Exatamente o nosso grande Deus sempre querendo nos agradar e o povo sempre desagradando o nosso Deus.

  5. Avatar de Wilson
    Wilson

    Saul foi chamado para ser capitão, e, como tal prosperou, jamais tendo perdido uma batalha. Porém não tinha o chamado de rei.

  6. Avatar de Arautos de Cristo
    Arautos de Cristo

    Meus amados foi o próprio Deus quem escolheu a Saul, vamos aos fatos:
    1º Deus disse, ou seja falou aos ouvidos de Samuel o texto diz: revelara a Samuel 9,v15
    2º Deus enviou Saul a Samuel e ungirás 9,v16
    3º Deus aponta, indica, escolhe 9,v17
    4º te farei ouvir a palavra de Deus. 9,v27
    5º Porventura te não tem ungido o SENHOR 10,v1
    6º ação do Espirito de Deus na vida de Saul 10v6
    7º Deus se entristeceu por ter colocado Saul como rei 15,v11

    Os fatos e as narrativa bíblicas comprova passo a passo a escolha do Senhor na vida de Saul.
    Eu, não posso desqualificar, a veracidade das escritura, pelo simples fato de Saul posteriormente ter sido rejeitado por Deus.

    Pois a escolha de Deus em indicar o Saul como rei, não o fragiliza, nas suas escolhas, pelo motivo de Saul ter contrariado a vontade de Deus

    1. Avatar de MARCOS
      MARCOS

      MEUS AMADOS A PAZ A TODOS,BOM SE PRESTARMOS BASTANTE ATENÇÃO VEJAMOS QUE SAUL FOI ESCOLHIDO POR DEUS COMO FOI COMENTADO PELO ARAUTOS DE CRISTO, QUE EM MOMENTO ALGUM FALA QUE SAUL FOI ESCOLHIDO PELO POVO,TEVE ALGUMAS COMPARAÇÕES COM REI DAVI QUE O NREI DAVI PECAVA MUITO,SIM PECAVA,XPORQUE ELE ERA SER HUMANO PECADOR, MAS PORÉM OBEDIENTE A DEUS,ELE PECAVA, E SE HUMILHAVA, RECONHECIA SEUS PECADOS, E LHE RECONHECIA COMO PECADOR,SAUL NÃO SÓ PECOU,MAS DESOBEDEÇEU UMA ORDENAÇA DE DEUS,ELE CONTRARIOU UMA ORDEM DO TODO PODEROSO SENHOR DEUS,QUE MANDOU FAZER DE UMA FORMA E ELE FEZ DE OUTRA;ASSIM TAMBÉM FOI COM SANSÃO DEUS ESCOLHEU ELE AINDA NO VENTRE DA MÃE,POR DESOBEDEÇER A ORDENAÇA,QUE DEUS TINHA FEITO PARA COM ELE.
      SAUL TINHA UM CHAMADO,FOI ESCOLHIDO POR DEUS,E UNGIDO A REI,NÃO QUER DIZER QUE VC TEM UM CHAMADO QUE PODE DESOBEDEÇER A DEUS,FOI ESCOLHIDO FAZ OQ BEM DA NA TELHA, NÃO!TEM QUE SEGUIR OS MANDAMENTOS, TEM QUE DAR OUVIDOS A VOZ DE DEUS,SEJA REI OU NÃO!TEM QUE OBEDEÇER A DEUS SE NÃO DA TUDO ERRADO.

  7. Avatar de Marta regina
    Marta regina

    De acordo com o texto Deus nāo chamou Saul para ser rei e sim capităo, pios Deus năo desejava fazet tal coisa. O povo foi quem declarou Saul como rei e como Deus năo interfere nas nossas escolhas mesmo sabendo que nāo sabemos escolher ,se o povo tivesse obedecido as orientaçāo de Deus a história de Saul seria diferente. Quantas sāo as vezes que Deus nos manda fazer de um jeito e fazemos diferente. Paz do Senhor Jesus.

    1. Avatar de Genuino Alves
      Genuino Alves

      Desculpe, mas a bíblia é bem clara sobre isto, o povo escolheu o modo de governo (monarquia), mas quem escolheu o rei foi Deus, os erros de Saul não invalida em nada a sabedoria de DEUS.
      O homem tem a livre escolha e Saul não fez o que o SENHOR lhe mandara.

      1. Avatar de Eder Soares
        Eder Soares

        Prezados, esta muito claro que foi Deus que escolheu a Saul, tanto é que que disse que após a unção, ele não seria mais o mesmo, o fato dele ter se desviado do temor de Deus, é o que acontece com ser humano que é seduzido pelo pecado, ganância e soberba. Nunca esqueçam que Deus respeita o livre arbítrio. Então quer dizer que quem escolheu Judas como discípulo foi o diabo? Fiquem na Benção!

        1. Avatar de Thamila
          Thamila

          Tbm acredito assim forte seu entendimento!

  8. Avatar de Davi Costa
    Davi Costa

    Bom, Saul foi escolhido por Deus, pois jamais o profeta Samuel ungiria alguém pela vontade do povo, muito menos Deus mandaria ungir alguém sem que Ele mesmo colocasse. Deus investe em nós, seres humanos, e somos nós mesmos que mostramos a Deus se valorizamos ou não este investimento.

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      Sabias palavras DAvi =)

  9. Avatar de Pedro Luzolo
    Pedro Luzolo

    Se perguntei, é para receber a resporta e nada mais de prencier outras coisas. Assim é tão complicado. Mas as vezes também não sabes.

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      A paz

      perguntou o quê ?
      Aonde e quando ?
      Seja claro.

  10. Avatar de Ailton Ramos
    Ailton Ramos

    Paz para todos, irmãos acho sim muito proveitoso o estudo da palavra em todos os seus aspectos, incluindo os debates com perguntas, respostas e por que não os confrontos, aprendemos muito com isso. As perguntas do Pregador Manasses, como ele disse são feitas para confundir, isso é bom pois nos leva a estudar e pesquisar mais sobre o assunto, até por que muitos gostam de ouvir dos outros ao invés de ler e estudar mais a Bíblia, vejo isso como um incentívo, a leitura.
    Enquanto a questão de Saul ter sido escolhido ou não por Deus, gostaria de compartilhar o que entendi segundo as escrituras, no entanto é importante as opiniões de todos e é de grande relevância o entendimento de fato do que a Palavra de Deus está nos dizendo. Sabendo que em poucas linhas não dá para entender tudo pois, o assunto carece de mais tempo e estudo para uma completa compreensão dos textos nas suas totalidades, ou seja sem versículos isolados ou fragmentados. O que entendi nas leituras de 1 SAMUEL, foi que Saul não era o escolhido por Deus, (1Sm 8:1-2) na sucessão de Samuel os instítuidos sobre toda Israel, foram os seus dois filhos Joel e Abias. querendo se igualar as demais nações que escolhiam seus próprios Reis, os anciãos pediram um Rei, devido não aprovarem os comportamentos dos filhos de Samuel, isso deixou Samuel indignado. (1Sm 8:7-8) após orar ao Senhor, Samuel tem resposta de Deus que disse; ” pois não rejeitaram a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre eles”, se fosse uma escolha do próprio Deus ele mesmo iria dizer isso? penso que não, em seguida Deus manda Samuel protestar e dizer o que aconteceria ao povo por causa do seu pedido por um rei (1Sm 8:11-18) nesse texto vemos uma maldição sobre o povo de Israel, eu pergunto o nosso Deus iria fazer uma escolha e depois amaldiçoar seu povo por uma coisa que Ele mesmo escolheu? noverso 19 do capitulo 8, mesmo depois de Samuel comunicar ao povo o que Deus mandou falar, eles ainda assim não quiseram ouvir e insistiram em pedir um rei. No verso 8:16, Deus manda Samuel ungir Saul príncipe, pois o clamor do povo chegou a Ele, e diz no 17 este é o homem que te falei, este dominará sobre meu povo ( deveria dizer reinará sobre meu povo), como fez no caso de Davi que desde o primeiro momento foi chamado de Rei. No 10:1 Samuel novamente fala ” não te ungiu o Senhor por príncipe” . Em algumas versões, por exemplo a Thompson o titulo em (1Sm 10:17) diz; “O POVO ESCOLHE SAUL PARA SEU REI”. Na sequência, Samuel convoca o povo 1Sm 10:18-24, Aqui Deus lembra a seu povo tudo que fez por eles na terra do Egito, e volta a frisar “Mas vós rejeitastes a vosso Deus e dissestes: Põe um rei sobre nós”. No verso 8:20 fala que foi lançado sorte sobre todas as tribos de Israel, caindo a sorte sobre a tribo de Benjamim, poderia ter sido qualquer tribo, no 1Sm 12:13 diz Samuel ” aqui está o rei que escolheste e pediste” . quando Saul foi aclamado rei pelo povo, recebeu a unção e reinou, foi o primeiro rei de Israel, foi permitido por Deus segundo a vontade do povo e por isso saindo do governo Teocrático e se equiparando as demais nações, o povo de Deus vieram a sofrer as consequências de suas escolhas. A partir disso entendo quando a Bíblia diz acerca de Jesus que da raiz de Davi será tirado um varão, que governaria para sempre, Davi que de fato foi Rei chamado e escolhido pelo próprio Deus dentro de todas as legalidades espírituais, da fidelidade de Deus para com todos. espero respostas que possam ajudar na edificação ou despertamento de fatos que possam acrescentar e contribuir no conhecimento da palavra de Deus na sua pura e simples essência. Paz de Jesus!

    1. Avatar de Vanderlei Siqueira
      Vanderlei Siqueira

      Boa esta palavra varão, concordo plenamente !

      1. Avatar de Kika
        Kika

        Sabias palavras ,..interessante o tema abordado ,.adorei ler essas sabias palavras

        1. Avatar de Luiz Telles Cadilhe Da Costa
          Luiz Telles Cadilhe Da Costa

          Foi escolhido por Deus a pedido do povo , se o mesmo não falhasse e desobedecesse com certeza continuaria o seu reinado quanto aos projetos de Deus em relação a Davi se acaso isso viesse acontecer , quem somos nós para sabermos?

    2. Avatar de Ademir L. Vieira
      Ademir L. Vieira

      Ademir
      Sabias palavras do irmão Ailton ramos, só gostaria de salientar alguns fatos em seu comentário.
      1º – DEUS conhecia o sistema de governo empregado pelos povos da terra, que em toda a historia da monarquia, onde o governo era centralizado em um rei, isso trazia duras consequências sobre o povo governado por ele (ver a historia dos reis na Bíblia), isso não era tido por maldição, DEUS queria mostrar as consequências que teria o povo de Israel por querer ser julgado por um homem, posto como rei sobre o povo;
      2º – E sobre a palavra usada na unção de Saul ser “principe”, note que é a mesma palavra usada para Davi, em 1Sm 13.14, quando Samuel declara a Saul que seu reino não subsistirá, porque o Senhor já havia escolhido outro homem, que seria ungido princípe em seu lugar.

  11. Avatar de antoniocarloscamposferreira
    antoniocarloscamposferreira

    paz na minha humilde opinião? o povo pediu DEUS escolheu e de; 1 sm-9-16-17 e sm 10-24?

  12. Avatar de antoniocarloscamposferreira
    antoniocarloscamposferreira

    gostei da pergunta.

  13. Avatar de Sebastião
    Sebastião

    Deus fala a Samuel que o povo não rejeitou ele ,é sim o próprio Deus .Deus não escolheu Saul o próprio povo o escolheu pois queriam viver da mesma maneira q o mundo ,Deus só deu uma lição no povo pois homem nenhum governa como Deus. Cuidado com o q vc pede a Deus.

  14. Avatar de claudio
    claudio

    Deus em momento algum chamou Saul, Saul foi a escolha do povo pela aparência e na pressa de ter um rei, tanto que seu reinado não foi de sucesso. Agora o fato dele profetizar, isso é indiferente, pois Deus quando quer falar com alguém ele usa qualquer pessoa e até mesmo de qualquer credo, porque ele é Deus e Ele quem decide a cada detalhe da vida de como fazer caso ele queira decidir. Caso contrário Ele deu ao homem a sabedoria e a inteligência para decidir suas escolhas.

  15. Avatar de pastorvalterfelix@hotmail.com
    pastorvalterfelix@hotmail.com

    os textos me leva a crê que DEUS ele permitiu a vontade de povo. e ungiu um homem de reputação de boa familia. para ser principe sobre israel só que a responsabilidade e os atos ou consequencia seria de inteira responsabilidade daqueles povo.

  16. Avatar de Isabel Abreu
    Isabel Abreu

    1º Samuel 15,35.”O senhor se arrependeu de ter ungido a Saul como Rei” Deus sentiu o pesar de Samuel. Deus Ele sonda nossos corações, A Biblia é bem clara quando diz que foi Deus,quem escolheu a Saul.Ele da nos a oportunidade de nos redimir fazer o que é reto. Assim como Davi fazia.O problema foi que o ego,a soberba entrou no coração de Saul através da exaltação do povo.Neste momento devemos esta em Efésios,6 devemos vestir as armaduras de Deus,ninguém esta livre de cair. Pelo que me parece o povo queria um rei,Mas esse rei não esperava que fosse a Saul.1º Samuel 10,24….vede já quem o Senhor escolheu? Pois em todo povo não ha alguém semelhante a ele….o Povo jubilou! Viva o rei! ..27 diz que a escolha não agradou a todos,os filhos de Belial zombaram dizendo: É este que ha de nos livrar? E o desprezaram.Deus tem seu modo de trabalhar,acredito que ele estava dando uma lição ao povo. 1º Samuel 13,14…..porquanto não guardaste o que o senhor te ordenou. 1º samuel 16.14….. “O Espirito do Senhor se afastou de Saul” Acredto fielmente que Deus tem suas formas de nos da uma lição,de mostrar quem nem sempre o que pedimos será para nossa felicidade.A nossos olhos tudo pode ser bom,e bonito mas para Deus não é bem assim.Temos grandes exemplos caim e Abel, Esau e Jacó e outros..Deus Abençoe a todos!!

  17. Avatar de Dino
    Dino

    A paz do senhor , aqui escreve Dino, a partir da África….estou certo que Deus eacolheu O rei Saul sim, Quando Deus Quis levantar um Rei em Israel achou graca e humildade em saul, a principio saul Quis negar a consagracao a Rei argumentando que não era digno pos era da tribo de Benjamim, a mais pequena de Isarel…mas Deus achou graca nele e foi consagrado pelo profeta saumuel..mas infelizmente, durante o seu reinado perde submissão a Deus…e Deus tira a uncao nele….e o destitui do cargo de Rei…saul apenas teve uma Queda, mas foi eleito por Deus sem sombra de dúvidas..

  18. Avatar de Nvuala Paulo
    Nvuala Paulo

    Apaz de Cristo irmãos

  19. Avatar de damiaoalmeida
    damiaoalmeida

    graça e paz meus irmãos,
    eu acho que foi a vontade permissiva de Deus e não a diretiva, o povo queria um rei e ele atendeu o pedido do povo…obrigado a todos

  20. Avatar de Jeca
    Jeca

    Irmãos, vamos olhar todo o contexto e não apenas essa história.

    No seu leito de morte, Jacó profetizou que o rei viria da tribo de Judá (que era Davi) e não de Benjamim (a que pertencia Saul) ao afirmar: “O cetro não arredará de Judá”. (Gn 49:10). Porém, o povo pressionou o profeta a lhes dar um rei, e este levantou Saul (pela vontade de Deus). Notem que o povo de Israel ficou 40 anos sofrendo no deserto pelo medo de entrar na Terra prometida, e da mesma forma, 40 anos antes de Davi (da tribo de Judá) ser levantado rei, Saul foi levantado.

    O que mostra que Deus tem o seu tempo para agir, e a sua vontade é boa, perfeita e agradável, mas se o povo quer a fruta antes de estar madura e boa para se comer, ele a dá, porém, haverá consequências sérias, como o próprio Deus disse ao povo pelo profeta em 1 Samuel 8: 18 – “Naquele dia, clamareis por causa do vosso rei, que VOCÊS escolheram, mas o Senhor não vos ouvirá neste dia” – eu creio que Deus estava alertando que o povo iria se arrepender não apenas por ter que ser submissos ao rei, mas ao fato de que todas as decisões inclusive as erradas iriam trazer consequências sérias sobre toda a nação; o nome de Saul nem havia sido citado ainda na história e Deus já havia dito que iriam se arrepender um dia (embora a mensagem não tenha sido específica a Saul, mas sim de forma geral). Benny Hinn afirma que Saul foi ungido com uma taça, que no sentido tradicional hebraico fala de julgamento. Deus estava julgando o povo por tomarem decisões precipitadas. Nós cristãos sabemos que, DESOBEDIÊNCIA atrai MALDIÇÃO. Assim como tomar decisões sem o consentimento do Espírito de Deus.

    Deus tem o seu tempo e ele inúmeras vezes, seja nos salmos, ou em Provérbios, ou nas cartas e no próprio Evangelho fala de esperar no tempo de dele. Ele sabe quando devemos colher ou plantar algo A ele pertence o conhecimento pleno sobre o tempo. Benny Hinn diz que a frase de Cristo: “Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos” significa que Muitos são chamados para serem filhos, mas poucos são chamados para serem Ministros. De acordo com ele e a profecia de Jacó em seu leito de morte: Deus tinha tudo planejado e ele cumpriu, mas antes, pela sua imprudência, o povo teve que pagar um preço.

    Ou seja, observando todo o contexto. Tenho convicção que Saul não foi escolhido. Deus o LEVANTOU mas não o ESCOLHEU.

    Espero ter ajudado com esta nova perspectiva. Obrigado pela oportunidade, é um assunto muito bom a ser debatido.
    Deus seja louvado

  21. Avatar de Odirley
    Odirley

    Pra mim lendo o texto
    Saul foi ungido para ser chefe da guarda de Israel por Deus e não rei de Israel
    O povo o elegeu rei
    Mas o profeta tbm se enganou

  22. Avatar de Daniel Ferreira
    Daniel Ferreira

    Saul não foi escolhido por Deus , apenas ungido , ou seja Deus permitir mesmo assim que ele reine sobre Israel , eu sei que na palavra diz “Arrependo-me de haver posto a Saul como rei” 15-11. Porém e como se Deus tivesse dizendo , agr acho que meu povo entendeu que é do meu jeito é não do jeito deles , então agr eu me arrenpendo de haver posto Saul no trono , então vou prover um rei e substituir saul . Digo que o povo entendeu pq saul não teve seu reinado bem sucedido foi um rei que contrário à vontade de Deus

  23. Avatar de Medina
    Medina

    O chamado de Saúl, está diretamente ligado ao regime político de sua época… A pedido do povo, haveria uma grande mudança, tiraria um regime estabelecido por Deus, a teocracia e rege o governo humano, a monarquia. Davi foi o sucessor de Saul, homem, Salomão foi o sucessor de Davi, homem, e Saúl, quem estava substituindo?

    Teo= = Deus
    Cracia = Governo
    Ou seja, Saúl foi o exemplo que Deus usou para provar que o Eterno, é insubstituível.

  24. Avatar de Ilce Taboada Cacilhas
    Ilce Taboada Cacilhas

    Concordo com a Palavra de Deus e com aqueles que disseram que o povo quem escolheu Saul, mas como nada é feito sem a Sua permissão, foi a vontade permissiva de Deus. O povo que quis constituir Saul rei, com certeza esqueceu-se de orar por ele.

  25. Avatar de afonso
    afonso

    acho que essa forma que colocar as pessoas é de muito mal gosto. quer dizer que quem não quer receber notificações é ateu?
    lamentável isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies