Dicas para Pregar a Palavra de Deus com Eficiência

Dicas para Pregar a Palavra de Deus

Quando se fala em pregar a palavra de Deus muitos querem ser cuidadosos ao extremo e expor a palavra de Deus da melhor maneira possível. Já temos hoje em dia muitos livros falando sobre o assunto.

Livros como: Aprenda a pregar, Como preparar mensagens, Pregando com a alma, Erros que os pregadores devem evitar, Como preparar um esboço, Pregar a palavra sem segredos e etc Já falam muito sobre o tema.

Eu mesmo, sempre me preocupei com a forma de expor um sermão e não poderia deixar de falar sobre o Assunto. Por isso aqui vão algumas dicas para você que é ou será um pregador, vale lembrar que não vou parar por aqui:

  • Seja claro e evite usar palavras difíceis. O povo precisa entender o que você esta dizendo! Pregar não é demonstrar o quanto você sabe mas transmitir para as pessoas o que Deus te revelou! Nem que você tenha que fazer mímica;
  • Leia livros em voz alta. Ler livros em voz alta aperfeiçoa a sua dicção e acelera seu pensamento;
  • Orar e ler a bíblia é fundamental. Mas não se esgote! Tirar uma soneca poucas horas antes de ministrar é bom para limpar a mente e relaxar os nervos;
  • Fazer alguns gestos reforça as palavras. Mas cuidado com exageros, pois sua mão e seu corpo podem chamar mais atenção do que a própria mensagem;
  • Ao iniciar a mensagem. Se os irmãos estiverem distraídos, fale diretamente com eles, cite o nome de alguém, isso trará a atenção deles de volta a você;
  • Ao iniciar a mensagem. Se os irmãos estiverem conversando, chame a atenção deles, fale da importância que tem em respeitar a palavra de Deus! Como pregador você tem todo direito de “puxar a orelha” deles e isso não é doutrina mas educação;

  • Decore a ordem do seu esboço! Aquele papelzinho em cima da bíblia traz muitas desvantagens; o ventilador pode soprá-lo, você fica sem locomoção pois não pode se afastar dele, as pessoas ficam contando quantas vezes você olha para baixo e etc;
  • Evite usar frases de pregadores famosos. Parece absurdo mas ao usar apenas uma frase de um pregador famoso já é o suficiente para o povo dizer que você copiou a mensagem dele. Por isso não use e seja original.
  • Não canse a igreja. quando se esta pregando, podemos perceber se os irmãos estão dizendo continue ou pare! Quando demonstram que estão gostando você pode estender alguns minutos mas se estiverem com cara de vômito não adianta continuar.. Mesmo que a palavra seja muito boa, eles não estão engolindo!
  • Pregue contra o pecado. Mas não contra o pecado que alguém acabou de cometer, nunca cite alguém como exemplo e não seja hipócrita! Alguns pastores tem a cara de pau de pregar contra a fornicação quando toda a igreja já sabe que o fulano e a ciclana caíram em fornicação. A palavra nunca vai revelar o que todo mundo já sabe.
  • Evite falar de você. Não tem coisa pior do que o “pregador de si mesmo”. A igreja esta esperando uma palavra da parte de Deus, pois você foi anunciado como ‘Pregador’ e essa palavra diz alguma coisa, anuncie a palavra e se for oportuno conte seu testemunho para enriquecer a mensagem.
  • Na leitura da bíblia todos na igreja devem estar em pé. Se por em pé é uma reverência á palavra de Deus e não ao pregador. Sempre peça aos irmãos para se levantarem quando na leitura da palavra.
  • Tenha base bíblica para tudo. Mesmo que o pecado ou a falta de ética sejam o alvo de suas críticas você não poderá criticá-los sem base bíblica. Falar por falar é não respeitar a palavra de Deus e mostra que você não recebeu revelação nenhuma e a mensagem esta girando em torno dos seus princípios e não em torno da vontade do Todo Poderoso.
  • Nunca pregue com base em um livro. A bíblia deve ser sempre sua referência. Ao fugir dela sua mensagem perde autoridade.
  • Cite alguns versículos e dê a referência. Mas não exagere, citar versículos enriquece muito a mensagem e demonstra que você se dedica ao chamado mas não encha a mensagem de versículos pois hoje em dia já existe a bíblia em mp3.
  • GRIITAAR não faz parte do sermão. Converse com a igreja e aumente o tom de voz apenas quando desejar colocar algumas frases em negrito e não para alcançar as almas do outro lado da rua.

Estão ai.
Se você deseja acrescentar algo, comente! O importante é que você suba na tribuna e dê o seu melhor. Veja mais dicas nesse artigo:

Compartilhe essa mensagem no Facebook e ajude a edificar a vida dos seus amigos pregadores também!

Gostou dessas dicas? Faça o download em PDF Clicando Aqui.

37 respostas para “Dicas para Pregar a Palavra de Deus com Eficiência”

  1. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    para ser um pregador é preciso receber o dom da palavra.ensina o sabio e ele se tornara mais sabio diz a palavra.

  2. Avatar de Pregador Manassés
    Pregador Manassés

    sim varão é vdd
    Essas são algumas dicas para aqueles que já tem o chamado para ministrar.
    Agora uma pergunta, só para refletirmos um pouco.
    Me diz aonde a bíblia fala sobre o DOM DA PALAVRA ?

    Forte abraço, Deus abencoe!

    1. Avatar de Irmao Nelson
      Irmao Nelson

      A Paz Do Senhor Jesus Para Todos. Não me leve a mal não, viu Pregador Manassés. Responder a um comentário com perguntas do tipo: “Onde tá isso ou aquilo na bíblia.” Demonstra querer esbanjar que sabe mais, que tem mais conhecimento e mais ainda demonstra competitividade. Pra mim o anônimo apenas acrescentou diante das suas dicas o que é realmente verdadeiro na Palavra do Senhor. E quanto ao saber ou não saber, quando voce diz: “- Me diz aonde…” O certo é “onde” e não “aonde”. Então meu irmão: Respeito é bom e Jesus gosta. Quanto ao DOM DA PALAVRA… >>> VOZ DO ESPPÍRITO >>> Assim diz o Senhor na Sua Palavra: 1Coríntios 12: 17 e 18.

      1. Avatar de PR Ailton silva
        PR Ailton silva

        A paz do Sr irmão Nelson os dons espirituais se divide em três classes 1 dons do saber (palavra de sabedoria dom da ciência e discernimento de espírito 2 classe dons de curar fé curas e maravilhas
        todos estes 6 vc pode ter sem batismo com Es 3 classe dons de elocucoes verbais que e falar em línguas interpretar língua e profecia p este precisa do batismo com Es na primeira classe quando temos palavra de sabedoria e Deus usando vc encima daquilo q vc aprende na bíblia não eo dom da palavra e Deus te usar em cima do teu conhecimento ele te dá sabedoria p usar te dentro das limitações bíblicas e teológicas q vc tem se não estudar for um preguiçoso espiritual nunca terá argumento nem profundidade p ser um pregador e vida de oração estudo da palavra e dependência de Deus não julgue o pregador q só está nos ajudando

  3. Avatar de afonsolourenco
    afonsolourenco

    a biblia diz fazei tudo com ordem e decencia o que passar diso ai é pura hipócrisia .

  4. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    é verdade tem que ser tudo com ordem e decência!!! deus abençoe

    1. Avatar de Adverci
      Adverci

      Como diz a palavra de Deus: “Tudo posso naquele que me fortalece”
      Então: O Senhor é que me guia e me dá a direção

      1. Avatar de PR Ailton silva
        PR Ailton silva

        Filipenses 4:11-13 (JFA) Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
        Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
        Posso todas as coisas, naquele que me fortalece.paulo estava falando de seu sofrimento q ele passava tudo isso porque o Sr o fortalecia a passar lê o contexto irmão

  5. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    obrigado deus te abençoe,pois são dicas valiosas para quem está começando.

  6. Avatar de Pregador Manassés
    Pregador Manassés

    Fico feliz em ajudar aos irmãos. Logo trarei mais dicas e orientações que são importantes para nós pregadores da palavra de Deus.

  7. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    gostaria de logo,logo ser uma grande pregadora da palavre de Deus

  8. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    tenho muita vontade de pregar até faço isso as vezes no pulpito as vezes mas com muita dificuldade
    Beto

  9. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    A paz do senhor meu amado estou a quatro ano servindo ao senhor nunca pregei mas hoje tenho vontade de pregar a palavra de deus essas dicas vão me ajudar um bucado que deus te abençoe.

  10. Avatar de Manassés Moraes de Lira
    Manassés Moraes de Lira

    A paz amados,

    Obrigado pelas visitas e comentários.

    Desejo que todos se tornem excelentes pregadores em nome de Jesus.
    O reino de Deus agradece.

  11. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    o mais inportante nestas citezes e buscar a revelacao da palavra ,que senpre sera nova sem precisar copiar de ninguem

  12. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    paz irmao abencoado!!ESSAS DICAS IRAO ME AJUDAR MTO!!POIS TENHO CHAMADO DE PROFETA E SEI Q NO TMPO DE DEUS IREI PREGAR!!!

  13. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    A paz do Sr. Jesus p/ todos, eu aprendi muito com essas dicas quero agradecer desde já ao pregador Manassés, creio como eu muitos estão tirando as dúvidase aprendendo amis. sobre ser um pregador do evengelho com conhecimento e base na palavra de Deus. estou iniciando agora, fui convidadda p/ pregar mais me sinto incapaz diante de tantas pessoas experiete e usada por Deus. tentei fugir mais quando Deus quer fazer e do jeito dele. estava pedindo sabedoria aDeus quando lembrei de pesquisar na net. foi quando o q eu queria saber achei. agora vou buscar mais aprender na palavra. e fazer segundo a vontade dele. grata. q o Sr. Deus possa abençoa-lo grandiosamnete.

  14. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    A PAZ QUERIDOS IRMAOS AS DICAS VAO ME AJUDAR POIS PRETENDO PREGAR A PALAVRA DE DEUS MESMO QUE SEJA PARA MEUS VIZINHOS .. O QUE NAO POSSO E CHEGAR AO REINO DE DEUS COM AS MAOS VAZIAS PORQUE SAO SEI PREGAR . QUE DEUS ABENÇOE A TODOS .

  15. Avatar de João Vitor
    João Vitor

    boas dicas !! tenho 24 anos de idade e assumi a juventude da minha igreja cujo o nome batizamos de JUST (Juventude Santa e Transformada). venho procurando melhorar a pregação a ministração do louvor e achei esse site… valeu pelas dicas! Deus te abençoe

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      Olá João. a paz do Senhor!

      és sempre bem vindo. É um nome bem criativo. Que Deus abençoe grandemente sua mocidade e que esse grupo JUST cresça em número e em qualidade.
      Abração!

  16. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A Paz do Senhor Jesus Varão abençoado, estou começando agora e me preparando para pregar a palavra de Deus, e sua mensagem me ajudou muito. Que possamos estar pregando a palavra de Deus em todo o tempo oportuno, para que o Reino de Deus seja manifesto no nosso meio e que seu evangelho seja pregado a toda criatura nos ensinando a cumprir o Ide de Jesus. Que o Senhor Jesus continue abençoando grandemente o seu ministério. Abraço

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      A paz do Senhor Rodrigo.

      Obrigado pelo comentário e participação!
      Que Deus o capacite cada dia mais para pregar a palavra do Senhor.

      Grande e forte abraço! Deus o abençoe.

  17. Avatar de claudinei rodrigues da silva
    claudinei rodrigues da silva

    A paz do senhor varão valoroso, e saiba que o senhor é contigo. É isto aí, a dica é de grande valia. Gosto sempre de meditar em provérbio 2 pois nos dá o sentido de intensidade na busca. Sabe Manasses, não consigo anunciar o evangelho com sermões e mesmo os fazendo tenho que no final joga-los fora. Tenho lido todas as dicas que vc tem nos fornecido e estou aprendendo muito. Continue neste proposito e deixo o texto de 1co 15:58 p sua pessoa. Até e que a graça de Deus permaneça na sua vida.

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      Amém vaso!
      Muito obrigado, Deus é fiel!

  18. Avatar de thais
    thais

    Obrigada, por te me ajudado que Deus continue derramando suas bençaos sem medida sobre sua vida…..

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      Amém!
      Obrigado pela visita

  19. Avatar de Gissele
    Gissele

    A paz do Senhor Jesus, seus estudos estão me ajudando bastante, sao maravilhas de Deus pra minha vida . Obrigada fica na paz do nosso Senhor Jesus Cristo

  20. Avatar de Fátima.
    Fátima.

    Gosto muito destas sabias orientações que Deus abençoe. Como e ser usado pelos dons, obrigada.

  21. Avatar de EDSON
    EDSON

    Muita boa a orientação.Que Deus continue te abençoando e honrando seu ministério.

  22. Bastidores da pregação: Como se desenvolve a mensagem – Pregador Manassés

    […] publicamos aqui algumas dicas para pregar a palavra de Deus com eficiência! É um assunto que se faz necessário já que os nossos visitantes, são na sua maioria jovens que […]

  23. Avatar de Trindade
    Trindade

    cade a gratuidade de copiar as mensagens para complemento de estudos irmão…

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      a paz irmão.

      já coloquei um link ao final do artigo para você fazer o download.

      Deus te abençoe.

      1. Avatar de Martins Queta
        Martins Queta

        Pregador Manassés muito obrigado que Deus abençoe e tenho encontrado, muitas dificuldades ao pregar mas sinto o ardente chamado para pregar o qui farei?

  24. Avatar de Vinícius
    Vinícius

    Muito interessante! Nos tempos de hoje os pastores realmente precisam se reinventar para atrair novos fiéis para nossa igreja..

  25. Avatar de Martins
    Martins

    Eu agradeço a Deus por encontrar este site pois desejo pregar a palavra e cada vés que eu medito na palavra o meu coração arde ao chamado de Deus pregador muito obrigado o qui farei para pregar melhor?

  26. Avatar de Martins Queta
    Martins Queta

    A Paz Do Senhor Pregador Manassés, Servo Deus para dizer que sempre que medito na palavra de Deus, o meu coração, arde pelo chamado da pregação e já venho pregando a menos tempo e agora como melhorar, o meu ministério?

  27. Avatar de Jéssica
    Jéssica

    Ótimo !
    Amei.

    Mto proveitoso as Dica, Deus abençoe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies