Erros e Defeito dos Cristãos Pentecostais e dos Cristãos Intelectuais

Hoje em dia os pentecostais estão ficando muito esquisitos e caindo em ruína pela ignorância. Não de modo geral, mas em grande parte pelas igrejas que são pentecostais e não tem o principal que é o estudo da palavra de Deus. Tenho pregado, tenho frequentado, tenho pesquisado e tenho visto a divisão no meio do povo de Deus.

Por outro lado os intelectuais que estudam a bíblia, estão cometendo um erro gravíssimo no que diz respeito a santidade, reverência, testemunho e intimidade com Deus. Ao mesmo tempo, os pentecostais não gostam dos intelectuais e vice versa, quando Jesus nos ensinou a amar os inimigos e quanto mais os irmãos.

O povo de Deus esta dividido entre intelectuais e pentecostais, onde ambos são o inverso um do outro, quando na verdade, nós os cristãos, servos de Deus precisamos ser os dois. Precisamos ser intelectuais na palavra de Deus e pentecostais em nosso espírito ao mesmo tempo. Precisamos crescer em virtude (caráter) e no conhecimento bíblico. Mas atualmente esses grupos tem se dividido e da pior forma possível.

Os Intelectuais

cristaos intelectuaisOs intelectuais entendem muito de bíblia, mas são os mesmos que não glorificam a Deus quando pregamos. Eles falam de Deus com maestria, sabem todos os nomes de Deus e toda a interpretação bíblica esta com eles, mas quando pregamos que Jesus é bom, ao invés deles gritarem glória a Deus, param pra anotar o que foi falado.

Eles entendem muito de sã doutrina, sabem o que é lícito e o que não é. Eles se seguram pra não pecar, eles não bebem e nem fumam, mas também não oram e não jejuam. Eles não falam palavrão no trabalho e nem na escola, mas também não pregam a palavra para as pessoas ao seu redor.

Por muito entender do que pode e do que não pode, acabam por extrapolar um pouco na sua maneira de vestir, falar e andar. E isso deixa-os camuflados de tal forma, que o único jeito de saber se são crentes é perguntando pra eles. Porque o testemunho passa longe. E como eles não oram e não jejuam, não podem sentir ou ouvir o Espírito Santo chorando e se entristecendo com o comportamento deles; logo pensam que esta tudo bem.

Um bom culto para eles é quando alguém prega uma palavra ou ensinamento, que seja além da bíblia. Tem que envolver a filosofia, a biologia, a astrologia e a psicologia e ser cheio de frases que lhes farão pensar e raciocinar sobre muitas coisas durante dias. E na concepção deles, isso foi uma palavra bem pregada que marcou a vida deles.

Eles evitam o pecado ao máximo que podem, porque não tem forças pra vencê-lo. Adoram pegar carona em passagens como Mateus capítulo 4 para dizer que Jesus venceu satanás somente pela citação da bíblia, ou seja, somente pela palavra; mas se esquecem de um fato, que Jesus fez isso depois de jejuar 40 dias e 40 noites.

Eles fazem muitas campanhas do tipo; portas abertas, o ano da virada, restituição e etc. Mas fogem de campanhas de libertação por exemplo, pra não correr o risco de ter que expulsar um demônio. Eles são criativos para muitos trabalhos, como palestras pra casais, jovens e passeios em geral. Mas dificilmente fazem retiros espirituais e passam longe da oração no monte.

Pelo muito saber eles crescem e prosperam materialmente, uma igreja de intelectuais tem sempre muitos e melhores carros do ano estacionados do lado de fora. Mas os cultos são extremamente silenciosos e foi Jesus quem disse: Se este povo se calar, até as pedras clamarão.

Pela prosperidade material vem a disponibilidade, eles alcançam um nível onde trabalham apenas de segunda a sexta. Mas nunca tiram um fim de semana inteiro pra Deus, estão sempre cheios de compromissos com os negócios, festas com a família e etc etc.

Eles entendem muito de tecnologia, mas só ganham almas no boca a boca, fazendo um trabalho de formiguinha e as almas são selecionadas a dedo, eles não conseguem e talvez não querem, ganhar almas que estão em um nível mais baixo do que o deles, materialmente falando. Poderiam usar a tecnologia pra atingir muitas pessoas, mas estão ocupados demais usando a tecnologia para seus próprios desejos. Os templos de suas igrejas são grandes e belos, mas repare que nunca estão cheios, em todos os cultos sempre tem espaço sobrando lá dentro. Já é normal ter cadeiras vazias mesmo em grandes congressos.

Os Pentecostais

pentecostaisEntre os pentecostais somente os líderes oram e jejuam, mas não estudam a palavra e não ensinam os membros a orar e a jejuar, eles adoram cantar, gritar, chorar, se emocionar, mas passam longe do estudo bíblico. Os líderes buscam muito o poder, a revelação e ao invés de ensinar os membros a buscar também, acabam por ficar sustentando eles com suas filas de oração e revelação no final do culto.

Os membros dizem: Louvado seja Deus! E também colocam nomes bíblicos em seus filhos mas não sabem os significados e não fazem ideia do que é realmente adorar a Deus. E vivem atrás de profetas e profecias e ao mesmo tempo os profetas pentecostais ao invés de orientar os irmãos a buscar a verdadeira profecia que é a palavra de Deus; muito pelo contrário, passam a gostar de serem procurados e se dedicam a sempre ter uma revelação para entregar a quem pedir.

Limitam a adoração somente ao ato de louvar, gritar, pular e rodar. Eles citam sempre os mesmos versículos pra tudo na vida, criam várias interpretações para o mesmo verso bíblico, para adaptá-lo á diversas áreas da vida, porque eles não conhecem outras passagens.

Fogem dos debates porque sabem que vão perder e ser envergonhados; preferem dizer que não é o tempo, que tem coisa que só Deus explica e certas coisas não se misturam e que não cabe aos crentes resolvê-las ou opinar sobre elas. Um bom culto para eles é quando gritam e rodam e saem pulando pelo meio da igreja e puxam pela mão outras pessoas para pular também.

Suas igrejas são simples, são eles que entram nas favelas, ganham muitas almas mas de cada 100 pessoas que se rendem, menos de 10 ficam firmes na igreja, porque não tem estudo bíblico para firmá-los. Eles se esforçam para ser fiéis no dizimo, mas dificilmente conseguem ser, porque não tem estrutura na palavra de Deus para ser fiel e por isso suas igrejas são pobres e levam décadas para crescer.

Pela falta de bíblia, eles comentem muitos erros, alguns absurdos e outros ridículos dentro da igreja e acabam por constranger e envergonhar o nome de Deus e a igreja de Jesus. Eles tomam decisões pelo sentimento, e por isso, podem ofender membros e obreiros e discordar de coisas que eles não entendem, simplesmente porque não estudam. O resultado é que muitos pentecostais vivem mudando de igreja e também por isso, muitas novas igrejas e ministérios são criados.

Eles amam profetizar, mas fazem isso tanto que acabam muitas das vezes se confundindo e entregando profecias que não são de Deus, principalmente o tipo de profecia sobre o relacionamento e a vida íntima dos membros. E o resultado são casamentos frustrados.

A falta de conhecimento também influência no costume, eles pregam um tipo de doutrina, mas os membros querem seguir outra doutrina; os membros querem seguir a doutrina que eles observam nas outras igrejas e na televisão e como são advertidos somente pelo que os líderes acham e não pela bíblia, encontram força pra continuar na rebeldia e fazer o que querem.

As pregações deles não fazem muito sentido, mas o importante é ser barulhenta! E o resultado é que servem muito mais para a criação de piadas por parte dos mundanos do que para salvar almas ou edificar a igreja. Eles confundem o poder de Deus, acham que se receberam uma profecia já não precisam vigiar. Acham que se pularam  e gritaram a noite toda na vigília, não precisam ficar até o final para ouvir a palavra.

Os seus membros se sentem satisfeitos por passar a noite toda pulando em uma vigília e pensam que por causa do muito pular e gritar, já estão cheios do Espírito de Deus. Eles são capazes de passar horas cantando louvores, mas não aguentam 30 minutos de palavra, ficam com sono na pregação e julgam ser desnecessário.

O que Você e Eu Devemos Fazer?

pregação para jovensSe você é pregador da palavra de Deus, ou profeta do altíssimo. Você precisa parar de encenar, você precisa parar de simular. O que nós devemos fazer é sermos profetas de verdade, pregadores de verdade! Sem medo e sem valor de compra.

Deus levanta profetas e pregadores, justamente para ir contra as coisas erradas no meio da igreja. Como Elias, como João Batista, não podemos aceitar o pecado e se sabemos o que é certo, não precisamos esperar Deus mandar denunciar, nós temos que denunciar simplesmente pelo fato de termos sido levantados por Deus pra isso, fomos chamados pra isso.

O que eu vejo hoje em dia, é que muitos profetas, pregadores e cantores que surgem em nossos dias, são apenas cópias de outros que já existiam! São apenas mais um pregador formado em teologia, mais um cantor da voz bonita e mais um profeta que faz as mesmas coisas e profetiza o mesmo que outros já fizeram.

Você pode admirar um pregador ou um profeta pra se espelhar nele, mas tenha na consciência que você não foi chamado pra ser igual, mas pra fazer a diferença. Então seja um profeta de verdade, crie coragem e comece a denunciar pecados por onde você passar. Comece a corrigir a você mesmo no espelho, comece a corrigir seus familiares, seus amigos e pregar falando a verdade bíblica doa a quem doer.

Você descobrirá porque todos os profetas da bíblia eram solitários…. Como Elias, Eliseu, Micaías, João Batista e vários outros. Simplesmente porque eles falavam a verdade e a verdade é difícil de ser ouvida, principalmente quando vem da boca de um profeta que não tem cargo, não é parente do pastor e não deve nada a ninguém!

Esse tipo de profeta, que não deve nada a ninguém, são os mais odiados, porque os líderes sabem que não tem como suborná-los ou acusá-los de nada, já que eles levam uma vida santa na presença de Deus. A unica forma de tentar pará-los e não dar oportunidade a eles. Se você é mesmo profeta, prepare-se pra ser deixado de banco, sem oportunidade, por muito tempo, mas prepare-se também para viver o sobrenatural de Deus.

Seja de pastor, seja de membro, seja de parente seu ou amigo de infância, você é profeta e não pode se calar. Vai pagar um preço pelo que tu falas, com certeza sim, mas se não esta preparado pra isso, então não devias ter aceito o chamado do Senhor. Não fomos chamados para covardia. Não recebemos espírito de timidez, mas de ousadia!

Essa é uma pequena mensagem, ou pregação para jovens, porque nós é que vamos mudar essa situação. Somos a geração que sabe o que é crescer no caráter e no conhecimento.

Compartilhe essa mensagem com seus irmãos. Tenho certeza que há aqui algumas verdades que eles precisam ouvir.

Deus abençoe sua vida, família e ministério em nome de Jesus.

3 respostas para “Erros e Defeito dos Cristãos Pentecostais e dos Cristãos Intelectuais”

  1. Avatar de joao dias araujo
    joao dias araujo

    concordo plenamente com sua argumentação, pensamos iguais.
    é muito triste vc ver a pessoa crescer na graça, mais morrer pela falta de conhecimento, de não ter uma fé fundamentada no conhecimento da palavra de DEUS.

  2. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    Boa noite. A Graça e paz do nosso senhor Jesus Cristo.
    Gosto muito dos seus vídeos e comentários.
    Mais em uns dos seus vídeos explicando o termo de 2 Pedro onde fala crescer na graça E no conhecimento onde é explicado que e conhecer a graça de Jesus ou seja os ensinamentos de Jesus.
    Já no texto acima ja deixou claro os dois termos graça e conhecimento com significado a distintos.
    O que seria correto?

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      A paz do Senhor Vinícius.

      Você tem razão querido, peço perdão por isso.
      Esse artigo é antigo. Houve uma época em que eu pensava assim.
      Por que venho do meio pentecostal, então tem muitas coisas que me ensinaram errado.
      Agora estou lutando a cada dia pra aprender tudo certo, e também ensinar tudo certo.

      Fico feliz por ver que você esta me acompanhando.
      Vou ratificar esse artigo.

      Deus te abençoe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies