Estudo Bíblico – O Chamado de Mateus

A paz do Senhor meus amados irmãos em Cristo. Hoje voltamos a falar de um dos meus assuntos favoritos, que é o chamado de Deus! E para quem pensava que o chamado do apóstolo Mateus, cujo nome significa: Presente de Deus, ou dom de Deus; era o mais simples e sem graça de todos, estão enganados! Pois vou mostrar pela bíblia que o chamado de Mateus, no capítulo 9 e verso 9 do mesmo livro que leva seu nome, tem sim uma história incrível por trás.

Esse artigo lhe servirá como subsídio para pregar a palavra de Deus, e também de servirá um pouco como estudo bíblico sobre Mateus, já que não achamos muita coisa sobre esse discípulo na bíblia, precisamos nos atentar para os detalhes. A passagem principal sobre ele é:

O Chamado de Mateus – Sua Devoção e Humildade

Veja a passagem principal desse personagem:

E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
Mateus 9:9

Aqui é o próprio Mateus escrevendo sobre si mesmo. Onde nós vemos a humildade dele em não mencionar que deixou tudo para seguir a Jesus, mas dizer que apenas se levantou. Ao mesmo tempo, percebemos sua devoção a Cristo, porque ele também não menciona que seu antigo nome era Levi, ou seja, ele realmente adotou o novo nome e junto a nova vida com Cristo. Mas vejamos essa mesma passagem na visão de Pedro.

E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.
Marcos 2:14

Pedro foi quem ditou ou narrou ou simplesmente contou as histórias dos milagres de Jesus para Marcos que escreveu o evangelho de Marcos. E nessa narrativa, ele menciona o antigo nome de Mateus. É provável que tenha feito isso, simplesmente por estar acostumado a chamá-lo pelo antigo nome. E Lucas vai nos dar uma informação mais valiosa sobre esse episódio.

E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me.
E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu.
Lucas 5:27,28

Agora, Lucas faz questão em dizer que Mateus deixando tudo, levantou-se e seguiu a Cristo. Nos 3 casos, percebemos que Jesus é quem olha para Mateus. Ou seja, o bom mestre estava passando e quando ele viu a Mateus, provavelmente apontou a mão para ele e disse, apenas uma palavra; Segue-me.

Ou essa palavra saiu da boca de Jesus com muita unção e outras coisas mais para convencer qualquer homem a obedecer sem questionar e sem hesitar, ou então havia um motivo forte para Mateus simplesmente se levantar, dar tchau aos amigos e seguir a Cristo.

Pense comigo; E se Mateus já conhecia Jesus? Pois sabemos que a fama de Jesus corria muito rápido. Isso explicaria porque ele se levantou imediatamente para seguir o mestre, isso explicaria porque Jesus não precisou se apresentar e então, entenderíamos que Mateus já estava inclinado a seguir Jesus, só precisou de um pequeno incentivo. Se ele já pensava em seguir o mestre por conta própria, sem ser chamado, imagine agora que foi chamado?

Por outro lado, parece que Jesus sabia exatamente quem era Mateus, como estava seu coração e quão grande era sua devoção. Ele se levantou, sem questionar, sem hesitar, deixou tudo, o que significa que pediu demissão no trabalho provavelmente, para agora ser um seguidor de Cristo.

– Demissão Manassés? Agora você forçou hein… Bom, eu apenas penso que ele não poderia seguir Jesus dia e noite, pra cima e para baixo se estivesse preso ao trabalho, certo? Talvez por isso, ele não foi atrás de jesus por si mesmo, pois tinha um compromisso que lhe impedia, o seu emprego. Então vem Jesus e lhe dá a certeza que ele precisava pra seguir o fogo do chamado, que creio já ardia em seu coração.

O Culto de Ação de Graças na Casa de Mateus

A bíblia diz que após ser chamado por Jesus, o nosso irmão Mateus realizou um evento para recepcionar o seu novo amigo, Jesus de Nazaré. Ele deu um grande jantar em sua casa e teve Jesus como anfitrião.

E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa.
Lucas 5:29 

Lucas esta dizendo que aquele banquete era para Jesus. O seu novo mestre e amigo querido. Os outros evangelhos confirmam isso.

E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido.
Marcos 2:15

A narrativa de ambos os evangelhos apontam para o episódio onde os escribas e fariseus questionaram os demais discípulos de Jesus por Ele sentar a mesa com publicanos e percadores. Mas podemos perceber claramente a atitude de Mateus ao ser chamado pelo Mestre e lhe oferecer um grande banquete. Será que Mateus queria que seus amigos de trabalho, conhecessem e ouvissem também a palavra de Jesus?

O próprio Mateus pela sua humildade não deixa transparecer, na narrativa do texto, o grande baquete que ele fez para receber Jesus em sua casa.

E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.
Mateus 9:10

A felicidade de Mateus foi muito grande. Parecia que ele estava realizando um sonho. Parecia que ele estava recebendo muito mais do que pediu a Deus nessa vida. Pois quando é que alguém resolve, de ultima hora, dar um jantar e convidar todos os seus amigos para comemorar alguma coisa? Só pode ser na realização de um sonho muito, mas muito grande mesmo!

Se o jantar foi feito de ultima hora, logo era muito importante aquela comemoração; pelo menos era importante para Mateus. E fica a pergunta, o que Mateus estava comemorando? Ora, ele estava feliz da vida e comemorando o fato de ter sido chamado por Cristo, apenas isto. É engraçado comemorar tal coisa, pois a história diz que o apóstolo Mateus sofreu mártir no final do seu ministério. E tudo porque um dia ele aceitou seguir a Cristo, e ainda fez uma comemoração! Quando você descobriu que foi chamado por Deus, você pensou em comemorar? Pois Mateus tinha acabado de ser chamado e já estava evangelizando os amigos que iguais a ele, eram publicanos e pecadores.

Sim, Mateus Já conhecia Jesus Antes de Ser Chamado

A história nos indica o lugar onde Mateus morava e provavelmente era a mesma cidade onde ele nasceu, cresceu e viveu até ser chamado por Jesus Cristo, nosso amado mestre, que o levou a viajar para muitos lugares. E conforme a bíblia, a cidade onde Mateus morava era Cafarnaum. Veja o capítulo 9 do livro de Mateus, o foco é falar das maravilhas que Jesus fazia, mas ele deixa discretamente escapar onde Jesus estava.

E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama.
Mateus 9:1

Ele começa o capítulo dizendo que Jesus chegou em sua própria cidade. E Mateus não esta falando de Nazaré, mas de Cafarnaum. Pois Jesus também morava em Cafarnaum. Veja:

E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali;
Mateus 4:13

O capítulo 4 do livro de Mateus mostra a preparação de Jesus para iniciar o seu ministério aqui na Terra. Ele primeiro é batizado por João Batista. Depois ele sobe ao monte da tentação, para se preparar com jejum e oração, além de ser tentado. Depois ele resolve mudar de casa, ele sai de Nazaré, que é a cidade onde ele cresceu, a mesma cidade onde mora sua mãe Maria, ou seja, ele sai da casa da mamãe e vai morar em Cafarnaum. Mesma cidade de Mateus.

Então quando ele diz no verso 1 do capítulo 9 que “”…. chegou a sua cidade….”” Esta dizendo que Jesus chegou a Cafarnaum. Chegando lá curou um paralítico antes de encontrar com Mateus. E esse mesmo paralítico, que foi trazido até Jesus pelo telhado, esta registrado também em Marcos capítulo 2, e conforme a narrativa de Marcos, esse milagre aconteceu na casa de Jesus.

E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.
Marcos 2:1

No mesmo capítulo, alguns versículos depois Jesus encontra Mateus como já mencionamos aqui. Agora voltando a Mateus capítulo 9; Veja que Mateus esta na mesma cidade, repare apenas a primeira frase em negrito do verso 9:

E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
Mateus 9:9

Então Jesus estava em sua casa, curou um paralítico, e depois saindo passou pela alfândega ou coletoria e viu a Mateus sentado cobrando impostos; estendeu a mão na direção dele e disse: Segue-me. Mas agora, que já sabemos que uma das primeiras coisas que Jesus fez, antes de iniciar o seu ministério foi se mudar para Cafarnaum, vejamos a opinião dele sobre a cidade. Preste atenção nas frases em negrito.

Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:
Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.
Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.
E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.
Mateus 11:20-23

Percebeu que Cafarnaum é uma das cidades onde Jesus operou a maior parte dos seus milagres? E que agora ele esta irritado e condenando a cidade por não haver se arrependido? Quem sabe quantos milagres ele operou em Cafarnaum? Não sabemos; mas temos certeza que foram muitos, pois a bíblia diz que foi a maior parte dos seus milagres realizados nessas cidades, entre elas, Cafarnaum.

Cafarnaum é uma cidade pequena e a bíblia diz que ao chegar naquela cidade, Jesus logo começou a pregar. Veja:

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 4:17

E pra uma cidade pequena, onde as notícias correm, certamente Mateus já havia ouvido falar de Jesus, seus milagres, seus discursos e seus ensinamentos. O próprio Cristo esta amaldiçoando a cidade por ela não ter se convertido após tantos milagres realizados, mas Mateus certamente era diferente. Caso contrário, Jesus nunca o teria chamado ao passar por ele na coletoria.

E se ele ouviu mesmo falar de Jesus, se ele já conhecia os milagres que ele fazia, logo a semente da fé já estava plantada no seu coração. Por isso, prontamente ele se levantou, e deixando tudo, o seguiu. Você já ouviu o mestre dizendo pra ti: Segue-me?

Gostou desse estudo? Gostaria de baixar uma cópia pra você? Click no botão acima e faça o download Gratuito.

12 respostas para “Estudo Bíblico – O Chamado de Mateus”

  1. Avatar de Jorge oliveira
    Jorge oliveira

    Boa noite meu querido e amado irmat cristo Jesus, qui palavra maravilhosa , que o Senhor vosso Deus continue abençoando a vossa vida.

    1. Avatar de Jorge oliveira
      Jorge oliveira

      (Irmão em cristo Jesus)

      1. Avatar de Edilson Santos de Oliveira
        Edilson Santos de Oliveira

        A paz do SENHOR JESUS ! Gostei muito, é um estudo que mim edificou muito.

    2. Avatar de Ev mario
      Ev mario

      Deus abençoe meu Irmão este estudo muito importante pro nosso crescimento espiritual e aprendizado

  2. Avatar de Hudson
    Hudson

    Adorei, mas espero baixar esses ensinamentos em direto em pdf.

  3. A Pecadora que Ungiu os Pés do Senhor Jesus – Pregador Manassés

    […] eles que Jesus falou: “…São como sepulcros caiados…”. O capítulo 23 de Mateus nos traz um discurso completo de julgamentos e exortações sobre a má conduta dos fariseus. […]

  4. Mateus 11:28 Vinde a Mim Todos que Estão Cansados e Oprimidos – Pregador Manassés

    […] trás dessa palavra, e entender o que Deus tem para nós aqui. Eu já dei uma pauta aqui sobre o chamado de Mateus, que você pode passar por lá para […]

  5. Avatar de wellington pacheco dantas
    wellington pacheco dantas

    Graça e paz meu amado…
    muito rico conhecimento e muito gratificante a mensagem compartilhada pelo irmão!
    Glorifico a Deus por vossa vida! continuem sempre a nos ajudar com mensagem que levam ao conhecimento mais profundo do nosso Deus !
    obrigado !

  6. Avatar de Maria Aparecida neres oliveira
    Maria Aparecida neres oliveira

    Li e reli esse estudo ;aprendi algo que eu não sabia ; muito obrigado pregador Manassés que Deus abençoe seu ministério e sua família.

  7. Avatar de Michael
    Michael

    E forte o gloria

  8. Avatar de vera sandra
    vera sandra

    A paz do Senhor Jesus Cristo, palavra maravilhosa em que aprendi mais da parte de Deus, O Senhor é contigo Deus continue abençoando seu ministério , seu lar tudo o que vier em suas mãos para fazer.

    1. Avatar de Marcos Pereira da Silva
      Marcos Pereira da Silva

      Paz do senhor muitos bons mensagem edifica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies