Evangelho do Dia: Posso Todas as Coisas em Cristo que me Fortalece

Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
 Filipenses 4:10-13

Muitos confundem esse versículo de número 13. Onde o Apóstolo Paulo declara: Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Quando olhamos para esse versículo, logo pensamos em bençãos, conquistas e vitórias, bens materiais como casa, carro, promoção, novo emprego, casamento e afins. Tudo isso passa em nossa mente quando lemos esse versículo. Mas a verdade é que esse versículo, essa pequena declaração de Paulo não tem nada a ver com bençãos materiais e muito menos bençãos espirituais.

Nós aprendemos a interpretar de forma totalmente errada a expressão do Apóstolo ao dizer: Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. E por isso, hoje eu venho como um simples pregador da palavra de Deus, que sou, para esclarecer esse versículo aos meus amados irmãos e esperar que a partir de hoje possamos utilizar essa passagem da forma correta em nossas vidas.

tudo-posso-naquele-que-me-fortalece

Para entender o real significado dessa passagem, vejamos o que Paulo diz anteriormente:

Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.

Ele declara estar feliz por saber que através dessa carta os irmãos da cidade de Filipos, irão lembrar de Paulo mais uma vez e isso lhe deixa muito feliz. Não que eles não tivessem lembrado antes, mas agora lembrarão por influência dele e o apóstolo faz questão de citar que fica feliz somente com o fato de ser lembrado. E em seguida ele declara:

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.

Paulo esta fazendo referência as ajudas que os Filipenses já haviam feito em seu ministério, na verdade, a igreja de Filipos sempre contribuiu com o ministério de Paulo conforme

E por isso é importante deixar claro que ele (o apóstolo), não esta visando bens ou qualquer ajuda financeira. Mas sim a doce lembrança; Como por exemplo, quando Paulo esteve na cidade de Filipos ele foi preso junto com o irmão Silas e através dessa prisão o carcereiro junto a toda sua família se converterão ao Senhor Jesus. A partir daí, certamente acontecerão muitos momentos de comunhão entre Paulo e os demais irmãos em Filipos, além do carcereiro, uma mulher chamada Lídia também já havia se convertido. E lembrar esses momentos de comunhão com os irmãos é o motivo da alegria do apóstolo Paulo.

E para sustentar e fortalecer seu argumento ele declara cheio de orgulho:

 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.

Que coisa linda de se ouvir de um Cristão. Imagina seu filho dizendo que já sabe como viver sem dinheiro e também sabe viver com dinheiro? Certamente você como Pai, ficaria muito orgulhoso pelo amadurecimento do seu filho. Imagina Deus lá no céu?

Paulo esta dizendo que esta preparado para passar fome se for o caso, ou padecer necessidades se for o caso; ele esta instruído e sua sobrevivência esta garantida com ou sem fartura. E é justamente por esse motivo que Paulo chega a fazer a famosa declaração que todos nós já conhecemos. Para concluir seu raciocínio ele diz:

 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Sendo assim, Paulo esta falando de resistência e não de bençãos. Quando ele diz que “posso todas as coisas” esta se referindo a suportar todas as coisas, esta querendo dizer que ele é forte e aguenta tudo porque Jesus Cristo lhe fortalece.

Ele NÃO esta se referindo a:

  • Poder GANHAR todas as coisas
  • Poder VENCER todas as coisas
  • Poder TER todas as coisas

Mas Paulo esta SIM dizendo:

  • Em Cristo eu SUPORTO tudo
  • Em Cristo eu AGUENTO todas as coisas
  • Em Cristo eu RESISTO a qualquer tempestade

Que eu e você possamos ser como o apóstolo Paulo. Ter em Deus forças para suportar qualquer prova, qualquer luta, enfrentar qualquer tempestade e sobreviver a toda e qualquer crise que vier sobre nós. Única e simplesmente porque o Senhor Jesus Cristo é quem nos fortalece. Amém.

Deus abençoe sua vida, sua família e seu ministério em nome de Jesus.

Como Pregar a Palavra de Deus? Assine e Baixe o Guia em PDF

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

10 Comentários

  1. MUITO BOM ESTUDO, JÁ TOMEI NOTA E COM CERTEZA NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE QUE TIVER ESTAREI PASSANDO ESSE ENSINAMENTO, MUITOS IRMÃOS INFELIZMENTE, POR FALTA DE CONHECIMENTO DISTORCEM ESSE VERSÍCULO FILIPENSES 4 : 13.

    OBRIGADO, E QUE DEUS, CONTINUE TE ABENÇOANDO, PARA QUE TU NOS ABENÇOE COM CADA VEZ MAIS, COM ENSINAMENTOS IMPORTANTES PARA NOSSO CRESCIMENTO ESPIRITUAL E MINISTERIAL. UM ABRAÇO, E AMÉM POR ISSO.

    View Comment
  2. JDonizete

    Muito boa explanação. Infelizmente hoje o Evangelho está voltado muito para o material, esquecendo o espiritual. As pessoas não querem negar-se a si mesmas para seguirem o mestre Jesus. Deus continue te abençoando e te usando para levar a palavra de Deus aos quatro cantos do mundo. Donizete

    View Comment
  3. esdrasdelimaalmeida

    sinto o fogo da palava ardendo no meu coraçao sou carente em aprender a pregar a palava DEUS orr esse motivo fasso parte desse querido irmao em cristo jesus para que o nome do senhor jesus seja glorifica atraves da minha vida tudo estou compartilhando e novo Deus ABENCOE TODOS EM NOME DO SENHOR JESUS

    View Comment
  4. Carlos Roberto de Morais

    ola manasses graça e paz
    estou com um problema eu não estou conseguindo abrir o seu e-mail de videos aulas
    gostaria que você me ajude
    desde já muito obrigado
    e que Deus abençoe a sua vida a sua família e o seu ministerio

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *