Escola bíblica dominical Lição 4 – 26/4/2017 Isaque, um Caráter Pacífico

A paz do Senhor amados, hoje a Lição Escola Bíblica Dominical é: Isaque, um Caráter Pacífico. Sabemos que no livro de gênesis fala-se Bastante  sobre Isaque, um caráter pacífico, em várias outras partes da bíblia temos citações e referências a este personagem peculiar do antigo testamento.

Este estudo traz quem traz para a gente é , nossa comentarista  irmã Silvânia, que contribui com as atividades dos nossos alunos no Clube de Pregadores, e humildemente compartilha conosco este subsídio.

E apenas lembrando, nossa lição possui o link para download em PDF desse estudo, caso queira imprimir na íntegra.

Caso queira ver mais sobre escola dominical  Clique Aqui

Escola bíblica dominical Lição 4 – 26/4/2017 Isaque, um Caráter Pacífico Texto Áureo: Gen. 17:19

Isaque, um Caráter Pacífico

Verdade Prática: Isaque, segundo filho de Abraão, deixou um exemplo de humildade e submissão a Deus e a seus pais.

Introdução:

Graça e paz a todos, estamos dando início a mais uma lição da escola bíblica dominical; a lição 4, fala sobre o caráter do cristão, bem sabemos que boas pessoas têm bom caráter e boas atitudes, e podemos conhecer o cristão por suas boas obras e atitudes. Isaque foi um grande exemplo de um caráter pacifico,  ele era obediente a Deus, a seus pais, era justo e andava em bons caminhos.

I – ISAQUE, O FILHO DA PROMESSA

Promessa de Deus a Abrão.

Quando Deus chamou Abrão para sair da casa de seus pais, sair de perto da sua família, Deus fez grandes promessas a ele e dentre essas promessas estava a de ser uma grande nação, mas como um homem pode se tornar uma grande nação estando ele já com 75 anos? (Gn 12:2) Abrão já era velho, cansado, e nunca havia tido filho algum.

Deus havia prometido algo impossível aos olhos humanos. Temos visto e testemunhado que Deus tem feito coisas tremendas e impossíveis aos olhos humanos desde a concepção de uma estéril a ressurreição de pessoas; para aquele que crer no Deus do impossível não é difícil identificar a obra provedora de Deus.

Isaque nasceu de uma promessa linda de Deus, em um ambiente Cristão, e teve o seu nome dado pelo o próprio Deus, Isaque teve tudo para ter o seu caráter moldado e forjado. Para falar deste futuro patriarca, temos nove capítulos do livro de Genesis, separados exclusivamente para contarmos a sua história.

Seu nascimento, um verdadeiro milagre.

Quando chega o momento do cumprimento da promessa, que o senhor avisa a Abrão que ele seria pai, Abrão já estava com quase 100 anos e Saraí sua mulher com quase 90, (Gn 17.17) a reação dele foi compreensiva, ele já não tinha nenhuma esperança e acabou rindo, mesmo que discretamente, mas riu e o senhor colocou o nome do menino de Isaque que significa “riso” ou “aquele que ri”.

Abrão esperou cerca de 25 anos para que esta promessa fosse cumprida, como Abrão devemos acreditar e confiar nas promessas do senhor, lembrando que ele não muda e nunca vai nos decepcionar, se você tem promessa de Deus, espere com paciência o tempo do senhor, porque este é o tempo aceitável, o tempo certo.

II – UM HOMEM ABENÇOADO POR DEUS

A prosperidade espiritual.

Isaque orou durante vinte anos pela sua esposa, como Abraão teve paciência de esperar no senhor e foi grandemente abençoado, casou foi com uma mulher que como a sua mãe era estéril o que era um grande problema na época porque no código de Hamurabi, a esterilidade era uma razão para o divórcio, e uma mulher divorciada por esta razão nunca mais casaria de novo, mas uma vez a razão de Rebeca ter gerado dois filhos foi atribuída ao senhor, Isaque foi prospero, numa cidade chamado Gerar nas terras dos Filisteus.

A bênção divina é passada de pai para filho.

Isaque , um Caráter Pacífico, recebeu benção da parte de Deus não por ser filho de Abraão, mas por ter um caráter que agradava ao senhor, um caráter integro que procurava agradar a Deus em tudo.

A prosperidade material.

Prosperidade material é apenas um complemento que Deus dos aqueles que o servem com fidelidade, Isaque não foi diferente ele também prosperou tanto de forma material como espiritual, Da mesma maneira que Abraão foi prospero e abençoado Isaque também foi; algumas versões bíblicas afirmam que Isaque tornou-se riquíssimo (NVI), ou mui grande (ARC).

III – LIÇÕES DO CARÁTER DE ISAQUE

Um homem esforçado e trabalhador.

Sabemos pouco de Isaque quando criança, ele já aparece um homem forte e prospero, a ponto de causar inveja, sim ele causou inveja nos filisteus, é assim que Deus faz com aqueles cujo o caráter é de integridade, aqueles que o servem com fidelidade e obediência. Jesus foi condenado à morte por inveja, a bíblia tem vários versículos que falam sobre a inveja entre eles: (Eclesiastes 4: 4)

 “Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também, isto é, vaidade e aflição de espírito.”  A inveja além de ser a falta de capacidade causa uma ferida imensa na alma.

Isaque, um Caráter Pacífico

Isaque foi mandado embora de onde prosperava, não é fácil passar por esta situação, como você se sentiria se tivesse que sair do lugar onde estava prosperando? Mas ele saiu e foi habitar no vale de Gerar

Um caráter resiliente.

Passar por uma situação difícil, voltar a fazer o que já fazia antes sem perder o foco, isso foi exatamente o que Isaque fez, continuou a cavar poços sem se alterar com os seus inimigos, por quê?

Isaque, um Caráter Pacífico, sempre longânimo, ele cavou um poço que colocou seu nome de poço do alargamento e fez um juramento com Abimeleque rei de Gerar que seriam amistosos, ou seja amigo, diante de verdadeira amizade, longanimidade, o senhor apareceu-lhe naquela mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo” (Gn 26.24).

O senhor ama aqueles que o servem com fidelidade, vale a pena esperar com paciência nas promessas de Deus.

Obediência e submissão.

Certamente marcam o caráter de Isaque, ele foi obediente a seu pai e a sua mãe, ele aceitou ser amarrado por seu pai e ser oferecido em holocausto ao senhor (Gn 22.2) foi paciente e logânimo quando estavam tirando ele do lugar em que prosperava, aceitou a mudança sem perder o foco do trabalho.

CONCLUSÃO

Isaque, um Caráter Pacífico, que nos foi revelado e não é à toa que ele está entre os patriarcas mais citado tanto no Antigo como no Novo Testamento, que possamos aprender com este servo do Deus vivo e desenvolver em nós mesmo um caráter unicamente cristão, que possamos ser imitadores de cristo como Isaque um tipo de cristo oferecido pelo pecado de muitos, Deus proveu um cordeiro para si e aceitou a atitude de Abraão como uma atitude de quem tem fé.

Autora: Silvania Soares

Quer saber mais sobre a CPAD? Clique aqui

Faça download desse subsidio teórico Clicando Aqui

Uma resposta para “Escola bíblica dominical Lição 4 – 26/4/2017 Isaque, um Caráter Pacífico”

  1. Escola bíblica Dominical-Jacó, um exemplo de um caráter restaurado – Pregador Manassés – Pregando a Palavra de Deus com Sabedoria

    […] Jacó como o terceiro patriarca de Israel pela simples benção de Isaque, não que a benção de Isaque não tivesse valor algum, muito pelo contrário, a benção que o pai dava ao seu filho […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies