Jesus Cristo, o Modelo Supremo de Caráter

Graça e paz a todos! Esta semana teremos a última lição deste trimestre, estudaremos sobre o caráter do homem mais importante de todos os tempos – Jesus Criso, o modelo supremo de caráter que é quase impossível descrever em palavras.

É a respeito desta personalidade, moldada ao longo dos anos, que Jesus desenvolveu um caráter perfeito que refletiu a sua natureza divina, e é sobre  este caráter que vamos estudar nesta Lição da Escola Dominical.Jesus Cristo, o Modelo Supremo de Caráter

I – JESUS DE NAZARÉ, O FILHO DO HOMEM

1- Sua Origem Humana

“E o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1:14). Jesus nasceu como homem,  sentiu tristeza, fome, e todas as necessidades fisiológicas que temos, mas não pecou. Paulo diz: “Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, afim de recebermos a adoção de filhos(Gl 4:4,5)

2- Sua Entrada no Mundo

Antes mesmo do seu nascimento, foi anunciado a uma virgem pelo anjo Gabriel que ela seria mãe do salvador. Ao nascer, Jesus se fez verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus, Jesus Cristo mesmo com o careter supremo, andou como homem, sentindo todas as fraquezas humanas como fome, frio e sede, mas ele não pecou. Em nenhum momento Jesus cometeu pecado.

3- Seu Desenvolvimento Humano e Espiritual

“E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre
ele.
Ora, todos os anos, iam seus pais a Jerusalém, à Festa da Páscoa (Lc 2.40,41).” O caráter de Jesus é modelo para todos os homens em todos os tempos. Desde a sua infância, ele seguiu todas as tradições judaicas e trabalhando com seu pai, exerceu a profissão de carpinteiro enquanto aguardava o momento certo para iniciar seu ministério.

II – SEU MINISTÉRIO E CARÁTER SUPREMO

1. Jesus Cristo, o Modelo Supremo

Durante seu ministério, Jesus Cristo demostrou partes do seu caráter, tanto divino como humano, e essas demostração ensinam e influenciam as pessoas que creem e o aceitam como seu único Salvador. Essas demostrações marcantes de caráter, demostram facilmente sua natureza divina.

a) Humildade e mansidão

Por diversas vezes o salvador demostra Mansidão e humildade. Seguiu ao rio Jordão para ser batizado por João Batista (Mt 3:13-15), convidou os cansados e oprimidos para que viessem a ele (Mt 11:28-31), lavou os pés dos discípulos (Jo 13:3-5), humilhou-se com cordeiro mudo até a morte, e morte de cruz (Fp 2:6-8).

É esse caráter humilde e manso que devemos ter em nossas vidas, em todas as situações e em todos os tempos. Principalmente para aqueles que falam, pregam e seguem a Jesus.

b) Misericórdia e Compaixão

Jesus se compadeceu de multidões: enfermos (Mt 9.36), doentes (Mt 14.14) e famintos (Mt 15.32). Ele se compadecia verdadeiramente, e devemos seguir este exemplo tendo compaixão uns dos outros, ajudando não só com palavras, mas com atitudes. Se dividíssemos o pão, não teríamos tantos necessitados nas igrejas.

Eu louvo a Deus pelas igrejas e pelas vidas dos irmãos, que tem e mantêm um grupo social com honestidade, para realmente ajudar os necessitados, imitando o própio Jesus Cristo, o Modelo supremo.

c) Espírito pacificador

A palavra de Deus diz: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e
apresenta a tua oferta.,”(Mt 5:23).

Jesus sabia muito bem o quanto a natureza humana era propícia a desavenças. Por isso, deixou este versículo para que em poucas palavras, muito se pudesse dizer. Amar nossos irmãos e reconciliarmos com eles sempre que possível, são atitudes que devem ser exercitadas diariamente.

2. Na Prática, Ele Demonstrou o seu Imenso Amor pelos Pecadores

Jesus Cristo, o modelo supremo de carater

Todo o caráter de Jesus foi demostrado na prática. Enquanto os fariseus queriam apedrejar uma mulher adultera, ele à perdoou dizendo: vai e não peques mais.

Ensinou que devemos permanecer no seu amor, declarou a um doutor da lei que o maior mandamento é amar a Deus acima de tudo e o segundo seria amar ao seu próximo como a si mesmo.

Podemos entender facilmente a necessidade de amar ao nosso irmão, ao nosso parente, aos nossos amigos e vizinhos, porque todo o fundamento da palavra de Deus consiste em amar. Porque Deus é amor.

3. Seu Caráter é Referência para a Igreja

Jesus disse: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13:15). Em seu corpo perfeito, a igreja de Cristo não tem defeito. “A igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.27).

No aspecto humano, temos falhas e erros; mas devemos nos aproximar ao máximo do caráter de Jesus Cristo o modelo supremo de humildade, amor e compreensão. Nos suportando mais, perdoando mais, e acima de tudo, nos amando mais.

   III – A MORTE, RESSURREIÇÃO E VOLTA DE CRISTO

  1. A Morte de Cristo, Exemplo Supremo de Amor

A morte de Cristo revela o auge de seu amor. Ele nos amou quando nós ainda éramos pecadores. Entregou-se a morte, e morte de cruz, onde esvasiou-se de si mesmo em prol da humanidade, para que pudéssemos nos relacionar com Deus e ter a salvação mediante a fé .

 2. A Ressurreição de Jesus e a sua Vinda em Glória

Depois de ter entregue a si mesmo pelos nossos pecados, para garantir a nossa salvação mediante o sacrificio na cruz, Jesus retoma toda a glória e grandeza  após sua ressureição, vencendo todas as forças do mal que estavam distanciando o homem de Deus e impedindo o maligno que dominar este mundo, por meio da queda do homem “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” (1 Co 15.19-26).

Se nós não tivermos esperança para o futuro, os incrédulos podem nos considerar tolos por estarmos sofrendo por nada. Mas o sofrimento daqueles que verdadeiramente amam a Cristo, e todas as perseguições que enfrentam, nunca serão vãos, porque cremos que um dia estaremos no céu com nosso salvador.

CONCLUSÃO

Jesus Cristo, o modelo supremo de careter é o personagem de maior índole na historia. É impossivel descreve-lo, não por falta de informações ao seu respeito, mas pela sua grandeza espiritual e seu caráter inigualável. Ele é chamado de filho do homem, e tem este titulo a seu próprio critério, portanto, os escritores dos evangelhos usam essa expressão 69 vezes, e esse termo tem dois possíveis resultados:

Primeiro, nos indica que ele seria um membro da humanidade e sendo assim, cada um de nós é um filho do homem. Segundo, essa expressão é usada fazendo referência a personagem profetizada em Daniel. Essa personagem surge no fim dos tempos como uma intervenção para trazer a justiça de Deus a este mundo.

Veja Todas as Lições Aqui

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies