José, O Pai Terreno de Jesus – Um Homem de Caráter

José, o pai terreno de Jesus. Graça e paz a todos, esta semana teremos uma lição maravilhosa, vamos estar tratando do caráter humilde de um homem que também foi escolhido por Deus, para dar apoio proteção à aquela que seria mãe do salvador, vamos aprender tudo o que a bíblia nos revela  a respeito de José de Nazaré, esposo de Maria mãe de Jesus.

José, O Pai Terreno de Jesus - Um Homem de Caráter

José, O Pai Terreno de Jesus – Um Homem de Caráter

I – José, o pai de Jesus

1. Quem era José?

Pouco sabemos a respeito de José, mas assim como sua esposa ele deveria ser simples, Talvez mais conhecido do ela, devido sua profissão de carpinteiro, mas seu caráter humilde e justo não passaram desapercebidos, José passou a participar do plano da salvação de Deus, ele contribuiu para o cumprimento das profecias, que indicavam que o salvador nasceria da descendência de Davi.

2. Pai adotivo de Jesus

José era o pai adotivo de Jesus, O senhor Jesus não foi gerado pela ação do homem e sim a ação do espirito santo de Deus: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te
cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho
de Deus.”

Mas perante a lei Judaica José era pai legitimo de Jesus e ele era da descendência de Davi como previsto pelas profecias, assim ele garantiu que que o salvador nascesse na descendência do rei  Davi e na tribo de Judá.

3. José, um sonhador obediente

Quando soube da noticia de que sua noiva estava grávida ele pensou de imediato em deixa-la em secreto, para que ela não fosse infamada. Mas a ação de Deus que tudo provê, revelou a José através de um sonho, deixando-o mais tranquilizado a respeito da gravidez inesperada.

Nosso Deus é sempre provedor e nunca nos deixa só, mesmo nesses momentos difíceis que queremos fugir, Deus nos mostra uma saída.

II – O caráter exemplar de José

1. Um homem obediente

A palavra de Deus que diz: “E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher, e não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe o nome de JESUS”(Mt 1.24).

José soube discernir, que aquele sonho tinha sido de Deus e logo obedeceu sem questionar, recebeu Maria, como sua mulher e juntamente com ela compartilhou sua experiencia com Deus. Quantos Homens tem desobedecido por falta de discernimento, devemos ter, mente e coração abertos, para discernimos o que vem de Deus.

2. Um homem temperante

Durante o período de noivado José, nunca teve relações com sua noiva, aina porque seria um grande infame contra Maria sua amada, mesmo depois do casamento continuou sem toca-lá, mostrando sua conduta de honra e obediência. Devemos seguir o exemplo de José e  manter-se nessa condição de obediência a Deus.

III – A NOBRE MISSÃO DE JOSÉ

1. Assegurar a ascendência real de Jesus

Jesus foi incluído na família de José e Maria, dessa maneira ele garantiu a confirmação de Jesus na descendência de Davi, pela tribo de Judá, como tinha sido previsto nas profecias. Importante entender que quando o senhor quer ele move o tempo as pessoas e as condições para realizar sua vontade, e nada impede o trabalhar de Deus

2. Proteger Jesus em seus primeiros anos

a) No nascimento de Jesus. Podemos perceber o quanto Jesus foi amado pelo seu pai, que não era pai biológico mas sim adotivo. José protegeu Jesus no nascimento: Quando José foi para Belém alistar-se por ser da casa de Davi, e chegou os dias de Maria dar a luz ao menino,Como disse a palavra de Deus:

“E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.”(Lc 2.4-7)

Ele quem estava presente o tempo todo ajudando no processo do parto, envolveu o menino na manjedoura, amparou o bebê e cortou o cordão umbilical e todos os procedimentos que são necessários no nascimento de uma criança.

b) Nas cerimônias exigidas pela Lei. No oitavo dia de nascido, na circuncisão de Jesus, na apresentação no templo, quando chegou a hora de dar o nome, ele deu o mesmo nome revelado pelo anjo antes mesmo do nascimento, eles levavam a criança ao templo segundo a lei de Moisés, esses eventos importante José estava ao lado de jesus, fazendo o papel de um pai amoroso.

c) Na fuga para o Egito. José foi obediente ao ponto de se mudar fazendo uma viagem longa e perigosa, obedecendo as ordens de Deus e por segurança de sua mulher e seu filho, isso nos mostra que ele tinha intimidade com deus e Deus falava com ele.

3. O zelo pela formação espiritual de Jesus

Eles cumpriram tudo o que foi dito nas escrituras a respeito dos ensinamentos que devemos  dar aos nossos filhos, criaram Jesus dentro da lei, em obediência às tradições, fizeram tudo, para que Jesus crescesse uma criança saudável dentro dos estatutos do senhor, como diz: (Dt 11.18-21).

CONCLUSÃO

José foi escolhido por Deus, para cuidar da proteção tanto de Maria sua esposa como de Jesus seu filho adotivo, ele desempenhou um papel muito importante, protegendo o salvador desde o nascimento. Apesar do papel importante que ele teve:

No parto, na criação, na educação, na proteção; nunca devemos render-lhe Honras e adoração, porque só a Deus devemos adorar.” Contudo Jesus lhe afirmou: “Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto” (Lc 4:8 ).

Veja todas as lições aqui

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Silvania Soares

Graça e paz a todos! Meu nome é Silvania Soares, sou cristã há mais de trinta anos, congrego na Assembleia de Deus, tenho ministério de ensino e sou Bacharel em Teologia. Amo ensinar a palavra de Deus e formar novos pregadores. Comecei como aluna no clube de pregadores, onde, graças a Deus e ao conhecimento aquirido no clube, trabalho corrigindo as lições e efetuando os comentários bíblicos e também postando estudos.

Website:

2 Comentários

  1. Aurich

    Muita paz do Senhor pregador Manasses! Muito obrigado pelo ensino.
    Que Deus continue te usando e te abeAurnçoado em tudo!

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *