Maria, Irmã de Lázaro, uma Devoção Amorosa

Falar sobre Maria, irmã de Lázaro e narrar a história de Ev. João 11 quando Lázaro adoece e morre, ou ainda a história de Ev. joão 12 quando esta mesma Maria, Irmã de Lázaro, uma Devoção Amorosa , lava os pés do Senhor e enxuga com os cabelos, é sempre edificante! Uma vez que nunca vamos cansar de extrair lições valiosas sobre essas passagens.

Maria, Irmã de Lázaro, uma Devoção Amorosa

Sem mencionar que temos também a passagem onde vemos uma diferença enorme no comportamento e atitude de Maria que tinha uma devoção amorosa, em comparação ao comportamento e atitude de Marta. Essa é outra passagem que já conhecemos bem, porém, assim como as outras que falam de Maria, a irmã de Lázaro, é muito rica em lições para nossa vida nos dias de hoje.

Ela era uma mulher com devoção amorosa, esta quando recebeu Jesus na sua casa junto com sua irmã, ficou aos pés de Jesus ouvindo a palavra mesmo sendo recriminada por sua irmã ficou com a melhor parte , porque tinha uma devoção amorosa. Está parte é o tempo que passamos com Jesus, ouvindo a palavra, sentindo sua presença.

I – O EXEMPLO DE MARIA DE BETÂNIA

1. Maria “Escolheu a Boa Parte”.

Certa vez Jesus passando por uma cidade chamada Betânia, ficou hospedado na casa de Marta e Maria, apesar de ter outras opção Jesus ficou na casa de seu amigo Lázaro e suas duas irmãs , Para eles foi um grande privilégio e uma alegria imensa, ter a presença do senhor Jesus em sua casa.

2. Maria Deu Prioridade a Jesus.

Maria, Irmã de Lázaro, uma Devoção Amorosa que tinha por Jesus, como sua irmã, tinha afazeres domésticos para fazer, mas deu prioridade ao senhor Jesus, sentada aos seus pés do senhor ela ficou ouvindo a sua maravilhosa palavra.

“Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude” (10.40).

Apesar de Marta não ter entendido a preciosidade daquele momento, Maria tinha adquirido a melhor parte, como disse Jesus: E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas,
mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

3. Mais “Martas” do Que “Marias”.

 Infelizmente temos mais Martas do que Maria, a mulher tem desenvolvido um papel de destaque na sociedade, além de mãe, esposa; a mulher tem assumido grande desempenho, mo mercado de trabalho.

Ela se encontra distraída das coisas de Deus; muitas delas tem assumido vários cargos na igreja e sem sequer perceber acaba sem tempo para uma simples tarefa diária de ler a bíblia e alimentar-se da palavra.

Maria, irmã de Lázaro,uma Devoção Amorosa

II – MARIA, A MULHER QUE UNGIU O SENHOR

1. Maria Ungiu os Pés de Jesus.

 Foi Jesus seis dias antes da pascoa na casa do seu amigo Lázaro, aquele que tinha ressuscitado dos mortos, ele tina duas irmãs uma delas se destacou: Maria, Irmã de Lázaro, uma Devoção Amorosa

a) Um Convidado Ilustre

que vivia com suas duas irmã, e ali foi preparado uma ceia para receber o convidado ilustre (Jo 12.2),

b) A Distração de Marta

Marta como sempre preocupada com a hospitalidade  dos seus convidados especial, distraia-se novamente com os preparativos para a ceia da pascoa.

c) Uma Ceia Para Jesus.

Embora o texto não diga Marta provavelmente tenha sido a organizadora da refeição para o mestre Jesus, ele era uma mulher cuidadosa e hospitaleira com a refeição de Jesus e seus discípulos, ela servia enquanto seu irmão Lázaro provavelmente estava ao lado de Jesus estado à mesa.

d) Maria Ungiu a Cabeça de Jesus. 

Na mesma semana em que se daria a sua morte jesus saiu de Jerusalém para Betânia e profetizou sobre o que ia acontecer: “Bem sabeis que, daqui a dois dias, é a Páscoa, e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado” (Mt 26.2).

Dali dirigiu-se foi para Betânia onde lhe ofereceram um jantar, segundo a própria escritura, uma mulher ungiu a cabeça de Jesus com um unguento de grande valor; Essa mulher era Maria, podemos perceber essas informações observando o contexto .

3. Devemos Oferecer o Melhor a Jesus.

 Maria poderia ter oferecido algo de menos valor, mas tomou a decisão de dar o melhor de si, muitos dos que estravam naquela sala criticaram a sua atitude, mas Maria não deu ouvidos e continuou com sua atitude de adoradora que reserva o melhor para o senhor.

Mas Jesus aprovou o gesto de Maria e disse: “Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado, em todo o mundo, também será referido o que ela fez para memória sua” (Mt 26.13; Mc 14.9). E até hoje essa atitude solene de Maria é lembrada.

III – O CARÁTER HUMILDE DE MARIA

1. Maria, uma mulher humilde.

Podemos concluir que Maria, Irmã de Lázaro, uma Devoção Amorosa, era humilde e possuía uma devoção amorosa além de boas condições financeiras para uma mulher comum da época.

O perfume de Alabastro que ela derramou sobre Jesus era um unguento de grande valor comercial, um poco mais à frente ela sentou-se aos pés de Jesus e dedicou toda a sua atenção as palavras do mestre, com essas atitudes ela revela à prioridade que ela tem Jesus na sua vida.

2. Maria Não Revidou as Críticas da Irmã.

Apesar de ser chamada atenção na frente de todos ela silenciou, e não respondeu nada para para a sua irmã enquanto era duramente criticada, quantas de nós ficaríamos calada diante de duras criticas, como ficou Maria?

Quantas vezes somos duramente criticados por pessoas que não entendem a nossa conduta para com Jesus, mas a atitude de Maria que tinha uma Devoção Amorosa, foi a de ficar em silencio e deixar Jesus falar.

Quando deixamos Jesus falar com certeza ele vai defender sua conduta se ela estiver sendo a correta:” mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada (Lc 10.42).”

CONCLUSÃO:

Temos muitos exemplos a seguir com esta história de amor e dicação a palavra de Deus, que possamos estar atentos a lição de vida que esta atitude nos ensina, dar o nosso melhor para Jesus, silenciarmos na hora das criticas, e ouvir com atenção as palavras do senhor Jesus.Que esta lição fique em nosso coração e possamos ser mais Marias do que Martas.

Veja a lição anterior, onde falamos sobre Abgail. 

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Silvania Soares

Graça e paz a todos! Meu nome é Silvania Soares, sou cristã há mais de trinta anos, congrego na Assembleia de Deus, tenho ministério de ensino e sou Bacharel em Teologia. Amo ensinar a palavra de Deus e formar novos pregadores. Comecei como aluna no clube de pregadores, onde, graças a Deus e ao conhecimento aquirido no clube, trabalho corrigindo as lições e efetuando os comentários bíblicos e também postando estudos.

Website:

2 Comentários

  1. Regina

    Graça e paz, sou diaconisa na ass de Deus e ministro Ebd, os estudos do pastor manasses me tem ajudado muito, conteúdos ótimos, bem explicados, obrigada, regina

    View Comment
    • Silvania Soares

      Maravilha que Deus te abençoe no teu ministério.

      View Comment
Comentários não são permitidos.