Método e Plano de Leitura da Bíblia para Iniciantes

A paz do Senhor amados irmãos. Hoje vamos conhecer um método e um plano de leitura da bíblia para iniciantes. A bíblia é o livro mais vendido no mundo, porém esta longe de ser o mais lido. Mas os poucos que desejam aprender a ler a bíblia, necessitam de uma ajuda para tal. Pois a leitura bíblica pode lhe desanimar após ler muito e não entender nada.

Por isso, conhecer métodos de leitura bíblica é fundamental para obter melhor compreensão das sagradas letras. Principalmente se você deseja pregar a palavra de Deus, irá necessitar desse conhecimento. Aqui nós vamos falar da leitura da bíblia evangélica. De uma forma que seja fácil pra quem esta iniciando agora. Muita gente quer começar a fazer a leitura da bíblia em ordem cronológica, mas esta não é a forma mais recomendada para iniciantes e sim para quem já conhece bem as escrituras.

metodo e plano de peitura da biblia para iniciantes

Método de Leitura da Bíblia para Iniciantes

Primeiro, vamos conhecer um método simples que muitos já utilizaram e vários professores e teólogos recomendam para quem esta começando a ler a bíblia agora e precisa pegar um ritmo. Não podemos partir para um plano de leitura, sem antes ter o costume de ler a bíblia todo dia, e esse método vai te ajudar a se acostumar com a leitura diária.

Por acaso já aconteceu com você de sempre que você se dispõe a fazer diariamente ou semanalmente a leitura da biblia sagrada, você acaba parando no meio do caminho e quebra sua rotina acabando por parar completamente de ler a bíblia?

Pois é, esse método vai te ajudar a conseguir pegar a prática da leitura bíblica; muitos irmãos ao utilizar esse método de leitura da biblia, conseguiram se acostumar a ler a bíblia todo dia sem parar e sem se cansar! O método é simples;

Comece com o livro de provérbios e estabeleça uma meta de ler o livro todo em 1 mês. Como esse livro possui 31 capítulos, você deve ler um capítulo por dia! O livro de provérbios contêm apenas conselhos e não traz nenhuma história complexa ou de difícil interpretação e por isso, sua compreensão é muito mais fácil e suave.

Tenha o objetivo de ler esse livro em 1 mês, lendo um capítulo por dia e assim você vai ficar acostumado a ler a bíblia todo dia! Os capítulos de provérbios são pequenos e não cansam. Lendo um por dia, você vai criar o hábito da leitura bíblica e isso servirá para exercitar os seus músculos mentais e espirituais para ler sempre a palavra do Senhor.

Se você é uma pessoa auditiva e aprende muito mais quando escuta ou se por acaso tem problema na vista e não pode forçar muito, não deixe de conhecer a bíblia por causa disso. Pois você pode optar por ouvir a leitura da biblia, hoje em dia existem os áudios bíblicos em mp3.

Se acaso você teve uma infância e adolescência complicada e por isso não terminou os estudos, fique tranquilo, ainda tem solução nesse caso. Ao longo do meu ministério conheci muitos irmãos que não terminaram os estudos e a leitura deles é fraca e eles tem dificuldade em entender muitas coisas… Para esses casos eu recomendo a  leitura da biblia para crianças!

Ei, calma! Não estou te chamando de criança e nem nada do tipo. Estou apenas afirmando para o caso de estudos incompletos você pode se aproveitar de bíblias infantis que possuem uma linguagem muito mais simples e de fácil compreensão. Pesquise no Google a respeito, leitura da bíblia para crianças ou bíblia em mp3 para crianças. A palavra de Deus terá o mesmo efeito na sua vida e você entenderá completa e perfeitamente as sagradas letras.

plano de leitura da biblia para iniciantes

Plano de Leitura da Bíblia para Iniciantes

Se você é um leitor iniciante da palavra de Deus, peço que por enquanto fique longe de querer ler a bíblia no original grego, hebraico e aramaico, porque isso só vai complicar seu aprendizado e atrasar sua compreensão. Deixe isso para quando você tiver uma excelente compreensão das escrituras; pois se esta iniciando fique com a boa e fácil leitura da biblia em português!

No tópico anterior, eu te mostrei um método simples pra se acostumar a ler a bíblia todo dia. Agora, vou te mostrar alguns planos de leitura da bíblia. Existem muitas formas de ler a bíblia, como por exemplo os planos mencionados abaixo:

  • Opção 01: Plano de leitura da bíblia por livro.
  • Opção 02: Plano de leitura da bíblia em 3 meses.
  • Opção 03: Plano de leitura da bíblia sagrada em 1 ano.
  • Opção 04: Livro do Método Aprenda a Bíblia

O plano de leitura por livro, é simples. Você deve começar lendo 1 livro por vez, não existe prazo pra terminar, sua leitura deve ser sem pressa e pausada para compreender bem o que esta lendo. E você não precisa começar pelo livro de Gênesis; Na verdade, todo mundo que começa a ler a bíblia toda pelo livro de Gênesis, não consegue terminar. Eu diria que apenas 1% consegue os outros 99% se cansam antes mesmo de terminar o livro de gênesis.

Por onde Começar a Leitura da Bíblia?

Quando eu apliquei esse plano de leitura por livro, eu comecei pelo novo testamento e não foi com o livro de Mateus, mas sim com as cartas mais curtas do livro. Pelo que me lembro a sequência inicial foi mais ou menos  essa:

  1. Carta de Judas
  2. Carta de Tiago
  3. Carta de 1 João
  4. Carta de 2 João
  5. Carta de 3 João
  6. Carta aos Efésios
  7. Carta aos Gálatas
  8. ………..

Enfim, eu acho que você entendeu a ideia. Eu comecei com os livros menores, onde a leitura seria breve e eu poderia terminar o livro rapidamente. O fato de poder riscar vários livros da minha lista em poucos dias me deu muito mais força, energia e empolgação pra terminar os próximos. Seguindo esse método eu li o novo testamento inteiro em 2 semanas.

Isso pode parecer rápido pra você, mas deixa eu te contar um segredo, quando você pega um ritmo a tendência é gostar da leitura e encarar isso como desafio e toda vez que você pega sua bíblia você entrará em uma aventura particular. Claro que o antigo testamento demorou muito mais pra terminar. Ele contem livros gigantescos como Salmos por exemplo. Mas você poderá começar sua leitura do antigo testamento pelos profetas menores.

Se o a sua leitura tem por objetivo estudar a bíblia mais a fundo, você deve ler 3 vezes cada passagem bíblica.

Leia a primeira vez para se familiarizar com a passagem. Uma leitura simples sem muita reflexão ou pausas.
Leia a segunda vez para decifrar as palavras que você não entende. Anote todas as palavras difíceis e use um dicionário para conhecê-las.
Leia a terceira vez para pesquisar os costumes da época. Pesquise na internet ou use um dicionário bíblico, comentário bíblico e até enciclopédia bíblica.

Nessa terceira leitura pesquisando sobre os costumes da época, você terá a total compreensão do texto bíblico. Nessa hora você saberá exatamente o que palavra significa e agora entenderá os por quês disso ou daquilo.

Como por exemplo; em Marcos capítulo 2, a bíblia fala que chegaram 4 amigos levando um paralítico em uma cama e como a casa estava cheia, subiram pelo telhado. Você já se perguntou como eles conseguiram subir no telhado? Como magicamente acharam uma escada ou simplesmente jogaram o paralítico lá pra cima? Se você pesquisar sobre os costumes, vai descobrir que todas as casas daquela época tinham uma escada do lado de fora que levava ao telhado, porque eles usavam o telhado para diversas atividades como reuniões em família, quarto de hóspede, lugar de oração e até pra dormir em dias muito quentes.

Acabamos por aqui…

Eu espero que esse pequeno artigo tenha te ajudado a estudar mais e melhor a palavra de Deus. Porém, se você quiser continuar aprendendo sobre como esse assunto, conheça o método Aprenda a Bíblia do Gabriel Hernandes. Click Aqui.

21 respostas para “Método e Plano de Leitura da Bíblia para Iniciantes”

  1. Avatar de Nelio César lima
    Nelio César lima

    A paz do senhor irmão quero te agradecer . Tem sido de grande ajuda as suas dicas .que Deus continue te abençoando sempre

  2. Avatar de wanderlei
    wanderlei

    A paz irmão,aprendi e aprendo cada dia mais com os seus estudos,porem existe um estudo que me chama a atenção,e a passagem de Simão o Cirineu,por que Simão foi “CONSTRANGIDO” sendo que o SALVADOR não precisaria de alguém para carregar a sua cruz.existem vários estudos mas não são estudos que nos dão enfase a respeito. gostaria que voce se puder é claro me explicasse um pouco melhor essa passagem Marcos 15..21

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      Isso é bem simples vaso.

      Simão foi obrigado a ajudar Jesus, e sim, Jesus estava indo muito devagar, caiu no chão e não conseguiu se levantar. A cruz pesava 50 kilos e Jesus estava debilitado, 1 noite e 1 dia sem comer, havia sido espancado e flagelado. Simão não queria se comprometer e ter em suas mãos o sangue de um inocente, por isso obrigaram ele a ajudar Jesus.

      Deus lhe abençoe.

      1. Avatar de Viviane
        Viviane

        Dicas importantíssima mesmo. Eita Gloria, dessa vez eu começo e termino a ler a Bíblia.
        Jesus, qtas vezes eu tentava e desistia. Realmente só começava por Gênesis, mas acontecia exatamente aquilo q o senhor explicou aqui no seu site.
        Mas amém, estou muito empolgada e começarei agora a leitura da palavra, em nome de Jesus.
        Que Deus possa abençoar a todos!

  3. Avatar de NIL GALINDO
    NIL GALINDO

    Oi pastor abençoado a graça e a paz do SENHOR JESUS, quero lhe agradecer, pelas maravilhas que o senhor tem me mandado via email, tenho aprendido muito desde o dia que assisti suas dicas e pregações no youtube, que nosso DEUS continue derramando muitas bênçãos em sua vida e em seu ministério lhe capacitando cada vez mais para divulgar tão bem a palavra de DEUS e que a unção do SENHOR seja sempre em sua vida. DEUS LHE ABENÇOE SEMPRE.

  4. Como Estudar a Bíblia e Ler em 1 Ano – Pregador Manassés

    […] de você sair copiando e imprimindo modelos de plano de leitura da bíblia, é necessário observar que não adianta ler sem compreender o que se esta lendo. Por isso, vou te […]

  5. Avatar de vera lucia correa
    vera lucia correa

    que benção amei as dicas

  6. Avatar de Renata batista
    Renata batista

    Pregador manasses. Eu sonho em pregar a palavra de Deus. Mas costumo tremer ate qndo vou louvar com as jovens..eu tenho um erro muito grande que é orar pouco. Vc poderia me ajudar ? Quero ser amiga de Deus… O problema aos meus olhos é que fui nomeada a ficar com as crianças no culto infantil… Isso esta me fazendo perder o culto e as pregaçoes… Sinto muita falta. ..por favor me responda…

  7. Avatar de Vilmara
    Vilmara

    Boa noite! Pastor gostaria muito de ler a Bíblia e eu sempre vomecei a ler por Gênesis e nunca consegui terminar você poderia me dar uma dica por onde devo começar para que eu possa ler ela toda e entender?

    Desde já agradeço
    Vilmara

  8. Avatar de mara lima
    mara lima

    obrigado pastor pela dica sei que fara muito bem a todos que buscarem.

  9. Avatar de jose costa da silva
    jose costa da silva

    Estou lendo a biblia pela segunda vez,nao encontrei aonde Jesus diz ser Deus,por favor me mostre qual livro e capitulo,perdoa me minha ignorancia

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      Essa pergunta não é de ignorante.
      Normalmente, adeptos de seitas que não acreditam em Jesus como filho de Deus, nem na trindade, fazem essa pergunta para contender. Normalmente eles usam de hipocrisia já tendo uma opinião formada e vindo fazer perguntas como se não tivessem, bando de hereges hipócritas que não se preocupam com salvação de almas, mas só querem contender e mostrar sua vã sabedoria.
      Se for esse o caso, não perca seu tempo, pois seus comentários com heresias serão apagados.

      Mas se for mesmo uma pergunta inocente, peço que analise a palavra e comente com seu pastor.
      Ev. João 10:30 // Ev. João 8:38 // Ev. João 16:28 // Atos 7:56 // Colossenses 3:24 // 1 Tm 1:1 // 1 João 4:15 // Ev. João 14:8-9

      Deus te abençoe.

  10. Avatar de FRANZÉ ARAÚJO
    FRANZÉ ARAÚJO

    Prezadio irmão (os) que idealizaram este site , leia a frase que segue e midite nos versículos abaixo,
    “De graças recebestes de graças dai” .
    MT.10:8
    AT.8:18-20
    1.CO..4:12 ; 9:18

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      Desculpe amado,
      mas você pagou alguma coisa pra ler nossos estudos bíblicos, mensagens, esboços, pregações, assistir nossos vídeos ???
      Certamente que não. É tudo gratuito.

      Agora, pergunta se o site é gratuito? NÃO.
      Pergunta se os vídeos são gratuitos? NÃO.
      Nem as mensagens e esboços que postamos aqui, pra você vir colocar comentários ignorantes como esse, NÃO SÃO gratuitos.
      Por todos eles paguei e pago um preço em tempo e dinheiro para manter o site.

      Então, ou você ajuda ou apenas aprecia o trabalho.
      Mas não abra a boca pra falar tolices.

    2. Avatar de Vinicius Souza Ribeiro
      Vinicius Souza Ribeiro

      iginorante vai se converter Rapaz um site Abençoado Desse vc Vem falar Tolice faça o Seu Gratis pq vc não sabe o Preço que esse Homem paga para está postando coisas para vc aprender e ai tu vem Criticar me quieta viu

  11. Avatar de Deborah
    Deborah

    Excelente artigo.

  12. Avatar de Ivanilda Monteiro
    Ivanilda Monteiro

    Estou começando. E tenho fé que vai ser bênção. Tenho sede e fome da Palavra de Deus. Amém. Deus abençoe. Acredito que irá me ajudar muito. Ficam na paz do Senhor. Amém!!!

  13. Avatar de Ivanilda Monteiro
    Ivanilda Monteiro

    Estou começando. E tenho fé que vai ser bênção. Tenho sede e fome da Palavra de Deus. Amém. Deus abençoe. Acredito que irá me ajudar muito. Ficam na paz do Senhor. Amém!!!
    Comunidade evangélica Deus vivo cambe Paraná, novo bandeirantes

  14. Avatar de alexandra de sousa nascimento
    alexandra de sousa nascimento

    Graça e paz!

    Uma sacada muito boa essa de ler os livros menores primeiro,realmente nos ajuda a pegar mais gosto pela leitura;Comecei por gênesis e ainda estou no êxodo,mais tô degustando e aprendendo revendo em cada capitulo a riqueza de detalhes que o nosso Deus tem.

  15. Avatar de lucelia
    lucelia

    Parabéns pelo artigo! Foi bem esclarecedor! agora tenho certeza que ja tenho o principio para iniciar minha leitura! já tentei começar outras vezes mas me sinto perdida! Como se lendo ao vento! Deus abençoe!

  16. Avatar de Carol
    Carol

    Eu sou muito grata ao seu blog,porque estou exatamente assim não consigo ler a Bíblia toda sempre paro e vc da umas dicas muito boasDeus abençoe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies