A Necessidade do Novo Nascimento – Esboço da Lição

Novo nascimento! Essa lição traz conteúdo muito rico para comentar, que chega fica difícil organizar tudo que vamos ensinar. A Necessidade do Novo Nascimento é para todos nós, que toda a igreja possa se deliciar dessa lição. O esboço nosso não é para resumir a revista e sim trazer algo além da lição da revista, de maneira que possa complementar sua aula.

Aprenda a elaborar esboços, mensagens e estudos no Clube de Pregadores.

A Necessidade do Novo Nascimento

Introdução:  A conversa de Jesus com Nicodemos revela que mesmo ele crendo em Jesus, não esta salvo!

novo nascimento

TÓPICO 1 – Um Líder Religioso bem Intencionado

  1. Nicodemos = que vence com o povo! Estudiosos dizem: Foi um dos 3 homens mais ricos em Jerusalém, príncipe, principal do sinédrio Jo 7;50-51, feito por fariseus e saduceus que é o orgão que se preocupa em manter a paz religiosa diante dos Romanos, por isso eles acompanhavam e julgavam cada novo profeta ou falso profeta que surgisse, principalmente se dissessem ser o messias.
  2. Foi ter com Jesus de noite… Como ele era muito importante, imagina-se que teve medo do que os outros iriam pensar ao vÊ-lo se encontrando com Jesus, para ser ensinado ou para ensinar? Chamou Jesus de Rabi, que significa grande e largo conhecimento!
  3. Mestre vindo de Deus é uma referência ao Messias, profecias no At falam do Messias como Mestre (instrutor) Isaias 2;3. Sl 34;11
  4. Fariseus = os separados! Representavam o povo, tinham forte influência entre os judeus, esse grupo formava uma seita At 15;5. 26;5. Criadores da Sinagoga, responsáveis por exterminar a idolatria, mas foram engolidos por suas tradições e religiosidade, tornando-se hipócritas e inimigos de Cristo.

TÓPICO 2 – O Novo Nascimento

  1. Se não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus! O reino de Deus é a obra da criação totalmente restaurada sem pecado, como Deus a fez no princípio Gn 1;1. Um pedaço do reino foi perdido com a entrada do pecado no mundo, assim, Jesus veio resgatar o que se havia perdido e completar o reino de Deus. As curas eram sinais, porque passam a mensagem de restauração das coisas Mt 19;28! O cego? Volta a ver, o mudo, volta a falar. Jesus traz de volta o perdido para Deus! “Sinais que tu fazes” Jo 2;23
  2. Nascer da água e do espírito, não é: batismo na água e batismo no Espírito! Mas sim, regeneração. A bíblia fala que Deus regenera 1Pe 1;3. Fala que Jesus regenera 1Jo 2;29. E que o Espírito Santo regenera Tito 3;5. Conclui-se que a regeneração é feita somente por Deus. A citação da água, é como símbolo que limpa, lava, purifica, vivifica porque traz vida para um novo começo, nova vida! A bíblia é cheia de referências a água com tal atributo Ef 5;26. Ap 22;1. Ev.Jo 7;38. At 10;47.
  3. É importante deixar claro que o batismo nas águas não regenera a pessoa. Ex; Atos 8.9,13,18. Simão foi batizado, mas não estava ainda regenerado! 1Pe 3;21. A regeneração é feita por Deus.
  4. Regeneração: Somos gerados da semente incorruptível 1Pe 1;23. E nos leva a ter intimidade com Deus, novo relacionamento com o Senhor 1Jo 1;6-7.

TÓPICO 3 – Uma Necessidade

  1. Quem é nascido da carne é carne. A referência é ao pecado e não ao corpo, mas ao estado pecaminoso e depravado do homem. Jó 14;4. Logo, o corpo e a alma estão em pecado, de maneira que até a mente esta contaminada Rm 8;5. Logo, quem é nascido (regenerado) do Espírito Santo é homem espiritual, guiado pela vontade do Espírito.
  2. Jesus compara o novo nascimento com o vento! Assim como a Arca de Noé, Ev.Jo 1;13 não tinha velas e nem timão, não é da vontade do sangue! não foi dirigida por remos e nenhuma força motora, não é da vontade da carne! não foi dirigida por Noé, não é da vontade do homem! Mas foi conduzida pelo vento de Deus e repousou em um lugar seguro.

 

Mais Links Úteis: Pregações Evangélicas – Pregações para Jovens – Meus Esboços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies