O Chamado de João Batista 3 Fases da Chamada Divina

O Chamado de João Batista – 3 Fases da Chamada Divina

Se tem um personagem bíblico do qual muitos gostariam de ter maiores referências e citações, com certeza é o ultimo dos profetas, ou o maior dos profetas como mencionou nosso Cristo.

João Batista foi um pregador eloquente e das margens do Jordão se podia ouvir a sua voz por cima de uma multidão dá qual não sabemos o número, pois somente os novos convertidos, quero dizer, os que iam se batizar já somavam cinco mil todo dia.

A cada ministração uma explosão de arrependimento nos corações, a cada palavra um arrepio na espinha dos ouvintes. Esse sem dúvida foi um grande homem usado por Deus.

  • Mas qual era o segredo de João Batista?
  • O que ele tinha de diferente?
  • O que levou ele a se tornar um pregador famoso?
  • Afinal, porque as pessoas davam ouvidos á um “mendigo” que vivia á gritar nas margens de um rio?
  • E quais os seus feitos para que as pessoas considerassem ele como profeta?
  • E o que levou o povo á aceitar a dura pregação de João Batista?

Nessa mensagem, quero compartilhar com você a revelação da palavra do Senhor dada ao meu coração. Vamos entender o agir de Deus na vida de João Batista e como se desenvolveu o chamado divino no decorrer da sua história, mesmo tendo poucas referências bíblicas, com algum conjecturo e lógica bíblica podemos extrair o suficiente para edificar nossas vidas e tenho certeza que sua alma será edificada com essa palavra, pois entenderá melhor o seu próprio chamado.

Leia também –> Como eu sei que fui chamado por Deus?

Onde Começa a Chamada Divina

A chamada divina de João Batista começa igual á todas as outras, igual á sua chamada começou… Na eternidade! Sim, partindo da linha de pensamento de que Deus já tem o futuro de todas as coisas definido, logo entendemos que desde a eternidade, ou seja, muito antes da existência de qualquer coisa, o Senhor já havia sonhado em fazer de joão Batista um profeta.

Assim também Deus já havia planejado fazer de você o que você é hoje e o seu futuro já esta detalhado nos sonhos de Deus.

João Batista já nasceu predestinado á ser profeta, e isso foi confirmado pelo anjo do Senhor que anunciou o seu nascimento. Quando ele nasceu, o seu pai lhe confirmou o seu chamado quando disse: “Será chamado profeta do altíssimo”.

Pois tudo o que Deus faz lá em cima, é confirmado aqui em baixo, por isso que um dia ele usou aquele profeta para lhe fazer aquela promessa, pois esta  promessa vem confirmar o plano de Deus na sua vida, que já foi traçado desde a eternidade.

Qual o propósito do Chamado de João Batista

Todo chamado tem um propósito, ou seja, um motivo para acontecer. Deus não levanta homem nenhum sem um motivo específico para ele. Todo os planos de Deus tem lógica e razão, pois tudo o que Ele faz é para cumprir sua vontade.

Por isso o Espírito Santo na vida de Paulo escreveu “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam á Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

João Batista fora levantado para preparar os corações á receber o Senhor Jesus Cristo. O povo vivia uma época de angústia e tristeza, onde as histórias de milagres haviam ficado nos livros antigos e Deus já não falava com ninguém há muitos anos.

Por isso, se fez necessário uma preparação para diminuir o trabalho de Jesus quando chegasse. O coração do povo estava fechado, ferido, sem fé e desamparado. Mas então aparece João Batista para arar essa terra e deixá-la pronta á receber a boa semente que é o Messias.

A missão de João Batista é justamente levar o povo até os pés do Senhor Jesus já sabendo que precisam Dele. Podemos listar os objetivos dessa missão:

  • Pregar a palavra – Mostrando que Deus agora esta se levantando uma vez mais para falar e agir pelo seu povo.
  • Anunciar a chegada de Jesus Cristo – Reacendendo a chama da esperança que havia se apagado. Deixando todos na expectativa de que dias melhores virão.
  • Conscientizar á todos de são pecadores e precisam de Cristo – Para assim quando Jesus chegar, o povo já estará inclinado á se lançar aos seus pés declarando á Ele sua devoção.

Leia também –> Dicas para pregar a palavra de Deus com eficiência

João Batista não falhou em nada nessa missão, mas concluiu o seu dever dando início á um tempo de milagres que foram feitos pelo Senhor. E esse tempo perdura até os dias de hoje!

Medite na missão de João Batista e entenda que é a nossa missão nos dias de hoje. Devemos preparar o coração das almas para receberem o Senhor Jesus. 

As 3 Fases do Chamado de João Batista

O chamado de João Batista se divide em três fases conforme a unção de Deus se desenvolve em seu ministério. A bíblia diz que João já viria á esse mundo cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe. Também diz que João viveu nos desertos até o dia de mostrar-se ao povo de Israel.

Mas de volta ao ventre de Isabel, onde esta agora o bebê João Batista muito próximo do dia de nascer e já esta cheio do Espírito Santo do Senhor. Isso me incomoda ao ponto de perguntar á Deus se por acaso nós os que somos chamados por Deus nos dias de hoje, será que também nascemos cheios do Espirito Santo desde o ventre?

Para responder essa pergunta o Senhor me levou á Jer 1:5 onde Ele diz que desde o ventre já tinha santificado Jeremias para ser profeta. Isso me leva á entender que Jeremias também já estava cheio do Espírito Santo do Senhor desde o ventre.

Ainda não fiquei convencido e Deus me levou á meditar na vida de Moisés quando jogado no rio. Quem guardou a vida dele durante o percurso? E todos no Egito sabiam que a criança veio dos Hebreus e porque não o mataram?

Obviamente havia uma proteção divina sobre a vida de Moisés desde que era um bebê, o que nos leva a entender que o Espírito de Deus estava sobre ele, pois a bíblia diz: Quem é de Deus o maligno NÃO TOCA!

A Primeira Fase – Descobrindo o Chamado!

Na primeira fase João Batista vai descobrir que o Senhor o chamou para uma missão especial. Desde pequeno ele começa a entender que Deus tem algo grande á realizar através da sua vida.

Essa fase é quando você percebe que é diferente de todos os seus amigos. É a fase onde todos te deixam de lado e te tratam como se você fosse esquisito. E ao mesmo tempo você percebe que realmente tem algo de diferente em você.

Primeiro que seus interesses não são comuns. Você sonha com coisas que ninguém sonha e quer fazer coisas que ninguém quer fazer. Isso é o efeito do chamado de Deus na sua vida.

A Segunda Fase – O sonho á flor da pele

Na segunda fase do chamado de Deus na vida dele. João Batista agora já sabe que realmente foi chamado por Deus e não tem dúvida nenhuma sobre isto. E agora ele procura seguir esse chamado para ver o que Deus há de fazer.

Se você esta vivendo essa fase agora, geralmente é aqui que o Senhor começa usar profetas para falar contigo e lhe fazer promessas dizendo o quanto Ele pretende te usar e até onde Ele vai te levar debaixo da unção do Espírito.

Essa fase foi o que levou João Batista a tomar uma decisão que ninguém concordou (imagino). Ele decidiu viajar para o deserto e ficar por lá até que Deus falasse com ele.

Provavelmente sua mãe ficou preocupada com a alimentação e saúde do seu filho. Já que no deserto não tem nada. Imagino que ninguém quis que ele fosse para o deserto, mas ele já estava bem certo do que iria fazer.

João Batista decidiu provar que Deus era realmente na vida dele e foi para o deserto, viver na dependência de Deus, viver pela fé e aprender a esperar a providência do céu.

É nessa fase que ele começa a rolar pela areia quente do deserto e começa a clamar desesperadamente ao Senhor. E sabe o que ele clamava? Ele dizia, mais ou menos assim:

“Deus, usa-me! Deus toma minha vida, estou pronto para te servir! Vem Senhor e cumpre em mim as tuas promessas, pois á ti me entrego totalmente!”

Era mais ou menos isto que João Batista cobrava do seu Deus. Ele queria ser usado pelo Espírito Santo e ver se cumprir a promessa do Senhor na sua vida. Sabemos que Deus falava com ele no seu coração e por isso (imagino) que o Senhor tinha se revelado á ele em algum momento falando no seu coração e fazendo promessas.

O pergaminho do profeta Isaías devia ser o livro favorito de João Batista. Já que o profeta messiânico teve um ministério comum ao que Deus queria fazer na vida de João Batista. Ambos foram chamados para anunciar a chegada do Messias.

A Terceira Fase – Vivendo a Promessa

A terceira fase do seu chamado começa quando Deus finalmente fala com ele e lhe autoriza á descer até o rio Jordão para pregar o seu primeiro sermão, o qual ele provavelmente ensaiou várias vezes no deserto, quinem você quando canta no chuveiro e prega em frente ao espelho.

Sabe como se deu essa autorização de Deus? João pegou o pergaminho do profeta Isaías e pediu a Deus uma palavra, fechou os olhos e abriu o rolo de livro em qualquer lugar.

Sabe em que versículo caiu?
Foi na passagem Is 40:3 onde diz assim:

“Voz do que clama no Deserto, endireitai o caminho do Senhor…”

Imediatamente João Batista entendeu que era Deus falando com ele e saiu ás margens do Jordão cheio de alegria porque finalmente começou o seu ministério onde ele seria muito usado nas mãos do Senhor.

E você? Também tem um chamado da parte de Deus? Em que fase você esta? 

Compartilhe essa mensagem nas redes sociais com seus amigos e ajude nosso blog á crescer.

11 respostas para “O Chamado de João Batista 3 Fases da Chamada Divina”

  1. O Chamado de Jesus Cristo! | Pregador ManassésPregador Manassés |

    […] Leia também >> O chamado de João Batista […]

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    A paz do senhor! Muito boa essa pregação, que Deus continue te usando a cada dia mais e mais.

  3. Avatar de silva
    silva

    Amém…
    Deus te abençoe…
    E continue te usando..

  4. Avatar de antonio
    antonio

    a paz do senhor gostei muito do estudo que deus continua t abençoado ..

  5. Avatar de passinho murilo
    passinho murilo

    que DEUS te use a cada dia mais,em nome de JESUS.

  6. Avatar de Leo
    Leo

    Me preparando, já passei pela escola do deserto e agora me preparo esperando o dia que o senhor me chamar.

  7. Avatar de Mefibossete
    Mefibossete

    Muita conjecturação. Mas tem partes que, á luz da Palavra, são bem esclarecedoras.

  8. Avatar de AGNALDO ANTÔNIO FREITAS
    AGNALDO ANTÔNIO FREITAS

    Sou estudante de teologia.achei a resposta muito vaga à respeito do chamado principalmente nos dias atuais, se puder melhorar a resposta agradecer muito
    Obrigado Deus lhe abençôoe

  9. Avatar de Jaciara
    Jaciara

    A paz!
    Muito bom esse estudo, me ajudou muito. Estou vivendo a segunda fase. Creio que assim, como João, fuí chamada para proclamar o reino de Deus!!!

  10. Avatar de Amelia Costa
    Amelia Costa

    Amo suas pregações sr. pregador Manasses, que Deus continue te usando e te iluminando para transmitir tanta beleza da Palavra de Deus. Em Nome de Nosso Senhor Jesus.

  11. Avatar de Juliana Hengler
    Juliana Hengler

    A paz do senhor Jesus, que palavra abençoada, tenho fé que Deus te usou em cada palavra, a leitura foi muito cativante, que Deus continue te usando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies