O que é Hermenêutica – Definição Simples e Objetiva

O que é Hermenêutica? Resposta: Hermenêutica é a arte de interpretação das escrituras. Mas sabemos que isso não é tão simples assim. Afinal, essa é a pergunta que todo pregador já fez um dia, quando não sabia pregar a palavra de Deus.

E a internet já esta cheia de artigos sobre isso. Por isso, a minha intenção é explicar da forma mais simples e amigável possível, de maneira que qualquer pessoa possa entender de uma vez por todas, o que é hermenêutica. Independente do seu nível intelectual. Deixe-me contar uma experiência pessoal:

Quando era adolescente, cerca de 12 anos, e não entendia muito bem a bíblia e tinha dificuldade com livros eruditos. Eu li vários livros de pregação que tentavam explicar o que é hermenêutica. E eu pensava “ahhhh agora sim vou descobrir o que é isso…””” Mas sempre ficava frustrado com aquelas explicações profundas cheias de palavras difíceis, pois não entendia nada.

E isso atrasou muito meu aprendizado, pois só depois de grande, depois de muito estudo, depois de finalmente conseguir entender livros eruditos, é que sim, finalmente descobri o que é hermenêutica!! Mas se alguém tivesse me explicado antes, na minha juventude, com palavras fáceis, eu teria começado a praticar hermenêutica bem mais cedo!

Pois a hermenêutica se torna uma habilidade para o pregador, e quanto mais ele pratica, melhor fica na arte de interpretar as escrituras. Por isso, hoje, faço questão de explicar tudo da forma mais clara possível. Se você quer saber o que é hermenêutica na linguagem popular, sua pesquisa termina aqui.

o que é hermenêutica

O que é Hermenêutica? (Resposta Definitiva)

A hermenêutica é a ciência que estabelece os princípios, leis e métodos de interpretação. Em sua abrangência trata da teoria da interpretação de sinais, símbolos de uma cultura e leis.

Em uma linguagem popular, hermenêutica é uma ciência, uma matéria. Lembra da época da escola? Lembra que você tinha matérias pra estudar. Português, matemática, ciências, história, geografia… Lembra disso? Então, hermenêutica é a mesma coisa. Uma matéria. Uma ciência!

E o que aprendemos na matéria ou na aula de hermenêutica? Através dela conhecemos os princípios de interpretação de leis e escritos antigos e eruditos. E é por isso, que hermenêutica não é algo restrito ao estudo da bíblia. Políticos e advogados estudam hermenêutica na faculdade para analisar, entender e interpretar as leis de um país.

Qual a Origem da Hermenêutica?

A palavra HERMENÊUTICA é derivada do termo grego HERMENEUTIKE e o primeiro homem a empregá-la como termo técnico foi o filósofo Platão. Quando usamos hermenêutica para interpretar a bíblia, classificamos com o nome: Hermenêutica bíblica. Assim como os advogados usando para leis, classificam como: Hermenêutica jurídica.

Hermenêutica na Bíblia é a arte que estuda as escrituras, o que cada palavra, frase e capítulos significam. Existem muitos textos na Bíblia difíceis de compreender, por isso a hermenêutica faz-se essencial para as pessoas que não têm muito conhecimento das palavras e dos símbolos.

Olha o que diz Pedro:

“Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e decaiais da vossa firmeza.” (2 Pd 3.16,17)

Agora, veja um texto bíblico que deixa claro a necessidade da hermenêutica e seus princípios de interpretação.

E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
(Atos 8:30-34)

Fica claro que existe uma necessidade de explicar o texto para o Eunuco. Por exemplo; os intérpretes do primeiro século identificavam este servo sofredor de Isaías 53 como sendo o próprio povo de Israel.

Dividimos Hermenêutica bíblica em 2 partes

Hermenêutica Geral

Cuida do estudo das regras que regem o estudo do texto inteiro, incluindo elementos histórico e cultural, léxico e sintático, contextual e teológico, sendo aplicada a qualquer obra escrita. Eita, agora ficou profundo neh..!

Mas calma, pra facilitar isso, entenda que a hermenêutica geral trata de regras que podem ser aplicadas em toda a bíblia. Em qualquer livro ou capítulo, pois essas regras da hermenêutica geral consideram a história antiga e a cultura da época. Como também o idioma, o contexto e a teologia.

Hermenêutica Especial

Estuda as regras que se aplicam somente ás formas distintivas de literatura, como as parábolas, as alegorias, os tipos e as profecias.

Em resumo o que é Hermenêutica? Bom, apenas lembre sempre que, a hermenêutica dita as regras e estuda as regras a fim de mantê-las afiadas, e a exegese aplica as regras, coloca em prática. Assim sendo, a hermenêutica antecede a exegese. Ou seja, a hermenêutica vem antes da exegese.

“Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (II Tm. 3.16,17)

“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pd 1.20,21)

E então? Entendeu finalmente o que é hermenêutica? Espero que sim. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Se você deseja aprender a pregar a palavra de Deus, usando corretamente a hermenêutica e a exegese, elaborando esboços incríveis e tendo domínio dos 3 principais estilos de pregação, o sermão textual, temático e o expositivo. Entre para o Clube de Pregadores.

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *