O que Significa Crescer na Graça e no Conhecimento!

A paz do Senhor amados irmãos, leitores e assinantes do nosso canal. Hoje vamos quebrar um dos maiores erros de interpretação da bíblia sagrada. Claro, que por parte dos pentecostais; são eles que mais cometem esse erro grotesco. E pensar que eu sou um pentecostal também, meus irmãos me envergonham nessas horas.

Muitos pensam que sabe exatamente o que significa: Crescer na graça e no conhecimento! Mas eles não fazem a mínima ideia do real significado desse versículo. Aliás, muitos pensam que foi Jesus quem disse isso. Outro erro clássico! E ainda tem o fato de quê; quase todo cristão sabe que esse versículo existe, mas 90% (ou mais), dos que sabem que isso é um versículo, não fazem a mínima ideia de onde ele esta localizado na bíblia sagrada.

Se você é um pentecostal, igual eu, e pensa que crescer na graça significa falar em línguas, pular, gritar, entregar profecia, receber novos dons de Deus, ter muita unção do Espírito Santo na sua vida e etc… Então, se prepare, pois crescer na graça não tem nada a ver com ser cheio da unção de Deus, ou pular, ou falar em línguas ou…. você já entendeu!

O que significa Crescer na Graça?

A bíblia interpreta a si mesma. Ou seja, podemos encontrar provas e confirmações de um texto em outros textos. E quando a bíblia fala de graça no novo testamento, normalmente esta apontando para o ato, ou a iniciativa, ou até mesmo a atitude de Cristo ao se entregar por nós na cruz, mesmo que você e eu não pedimos e muito menos merecemos ser salvos.

Graça significa: Favor não merecido. É quando alguém paga suas contas, sendo que você nunca ajudou aquela pessoa e nem conhece ela. Quando alguém que você não conhece, simpatiza com você e resolve te ajudar, mesmo sabendo que você é um ladrão, assaltante, fora da lei e não merece ser ajudado.

Quando falamos da graça de Deus, estamos falando da sua atitude voluntária de entregar seu filho em nosso lugar. Quando falamos da graça de Cristo, estamos falando da sua renúncia ao céu, e sua entrega total por nossos pecados. Esse favor que Jesus fez por você, mesmo sem você merecer, isso é a graça de Deus!

Então quando a bíblia fala que devemos crescer na graça, certamente não esta se referindo a ser batizado no Espírito Santo, muito menos esta dizendo que devemos buscar unção de Deus e profetizar.

Crescer na graça é simplesmente se aproximar da cruz. Ficar em pé diante da cruz, olhando a Cristo despido, sangrando e sofrendo, sabendo que Ele é inocente, não cometeu nenhum pecado, mas foi pendurado na cruz por causa dos seus erros, da sua desobediência, dos seus vícios, da sua infidelidade e de toda sorte de pecados que você já cometeu. Somente por causa disso, Jesus subiu a cruz. Levou a sua culpa.

Quando você fica diante da cruz, você deseja se culpar, deseja se penalizar e se condenar, pois sabe que Jesus, um homem tão bom, perfeito e puro, não merece pagar pelos seus erros. Então você quer fazer justiça, mas não consegue. Pois estás perdoado, mesmo não querendo o perdão, mesmo querendo pagar pelos seus pecados, já não pode mais, porque Ele sofreu e morreu no seu lugar e você foi liberto da tortura, da culpa e de toda a dor.

Diante da cruz, você acaba por se comportar como um ladrão que foi liberto da prisão, mas esta brigando com os guardas querendo voltar lá pra dentro, sabendo que merece ficar na prisão, mas eles não permitem que você entre dizendo que sua sentença já foi cumprida por um inocente.

Então você conclui que a única coisa que resta fazer é ser grato a Ele e passar o resto de sua vida agradecendo a Jesus Cristo pela salvação que lhe foi dada, sem merecer, sabendo que sua gratidão não cobre nem 1% do que ele fez por ti. Isso é crescer na graça.

Crescer na graça é amar a Jesus a cada dia mais. Crescer na graça é ser cada vez mais grato a Deus pelo seu gesto de amor incondicional. Crescer na graça é dizer o que Pedro disse antes de morrer, quando foi crucificado, ele falou: – Não mereço morrer igual ao meu Mestre! Então viraram seu corpo e ele foi crucificado de cabeça pra baixo.

Quando cantamos o hino 1 da harpa Cristã, Chuva de Graça. Estamos simplesmente pedindo pra que essa graça, essa preciosa graça, venha chover sobre nossas vidas. Ter a graça de Deus é ter a certeza da salvação e ser eternamente grato por ela.

E onde esta o Versículo que diz: Crescei na Graça e no Conhecimento?

Se pensou que estava em um dos evangelhos, se enganou. Aqui esta ele, 2 Pe 3:18.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

O que Significa crescer no Conhecimento?

Da mesma forma que mutos pensam que crescer na graça é falar em línguas e profetizar cada vez mais… Ao mesmo tempo pensam que crescer no conhecimento é ser um teólogo. Ou estudar cada dia mais a bíblia. Eu espero que você entenda que não estou dizendo pra não buscar o Espírito Santo, muito menos pra deixar de profetizar ou estudar a bíblia. Quero apenas corrigir essa forma errada de interpretar esse versículo bíblico.

Vejamos o que o apóstolo Pedro esta dizendo realmente:

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
2 Pedro 3:18

Crescei na graça…
Fica a pergunta: Crescer na graça de quem?
Resposta: de Jesus Cristo.

Crescei no conhecimento…
Pergunta: Do quê ou de quem?
Resposta: Crescei no conhecimento de Jesus Cristo.

Então ambos os temas apontam pra Jesus Cristo. Tanto o tema GRAÇA quanto o tema CONHECIMENTO. Mas Jesus Cristo é outro tema muito abrangente, ou seja, muito grande. E é por isso que Pedro esta dizendo: “…. crescei na… de nosso Senhor e Salvador…”

Ele apresenta a Cristo com título de salvador. Logo fica fácil entender que Pedro esta dizendo que devemos crescer no conhecimento de Jesus Cristo, aquele que é nosso salvador. Ou seja, devemos procurar entender mais sobre a nossa salvação. Em resumo Pedro esta dizendo: Cresça em conhecimento, mas não qualquer conhecimento e sim; no conhecimento que diz respeito ao Salvador. Logo, devemos estudar tudo que esta relacionado com a nossa salvação.

Você pode estudar a bíblia toda. Mas estudar sobre a salvação é fundamental conforme Pedro, ou melhor, conforme a própria palavra de Deus.

A Graça conforme o Apóstolo Paulo

É o apóstolo Paulo que fala muito da graça de Deus. E é por causa dele que temos o costume de dar a benção apostólica ao final dos cultos. Veja como Paulo termina suas cartas:

ao único Deus sábio seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.
Romanos 16:27

A graça do Senhor Jesus seja convosco.
O meu amor seja com todos vós em Cristo Jesus.
1 Coríntios 16:23,24

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.
2 Coríntios 13:14

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém.
Gálatas 6:18

A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.
Efésios 6:24

A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.
Filipenses 4:23

Esta saudação é de próprio punho, de Paulo. Lembrai-vos das minhas cadeias. A graça seja convosco.
Colossenses 4:18

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.
1 Tessalonicenses 5:28

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós.
2 Tessalonicenses 3:18

a qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja convosco.
1 Timóteo 6:21

O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco.
2 Timóteo 4:22

Saúdam-te todos os que estão comigo. Saúda aqueles que nos amam na fé. A graça seja com todos vós.
Tito 3:15

A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.
Filemom 1:25

A graça seja com todos vós.
Hebreus 13:25

transformados pela graca24

Você percebeu que com exceção da carta aos Romanos, em todas as outras Paulo se despede abençoando os irmãos com a Graça do Senhor Jesus Cristo? É claro que a carta aos Hebreus, não temos certeza se foi Paulo quem escreveu, mas ela também termina com a graça. E mesmo na carta aos Romanos, Paulo esta despedindo com a graça no verso 24.

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém. Rm 16:24

Não há dúvidas de que essa GRAÇA é algo de muito valor e importância para nós. E isso se deve ao fato de ser justamente o dom de Deus que nos torna capaz de alcançar a salvação através de Jesus Cristo. Ou seja, Paulo esta sempre abençoando os irmãos com a graça, isto porque a salvação é fundamental.

Veja o que mais o apóstolo Paulo fala sobre a graça

  • A GRAÇA NOS JUSTIFICA!
    Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Romanos 3:24 
  • A GRAÇA NOS SALVA
    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8
  • A GRAÇA NOS FORTALECE
    Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
    2 Timóteo 2:1
  • NOSSO CHAMADO É PELA GRAÇA
    Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
    Gálatas 1:15
  • A GRAÇA É PRECIOSA
    E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão
    2 Coríntios 6:1
  • A GRAÇA É INFORMAÇÃO QUE PODE SER TRANSMITIDA
    Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da macedônia; 2 Coríntios 8:1
  • A GRAÇA REVELA A HUMILDADE DE CRISTO
    Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.
    2 Coríntios 8:9
  • A GRAÇA DEVE SER PRESERVADA PRA NÃO PERDER
    Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
    Gálatas 5:4
  • A GRAÇA É PONTO CHAVE DO EVANGELHO (A GRAÇA É O EVANGELHO)
    Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
    Gálatas1:6

A Graça e o Poder de Deus

Agora que já sabemos o que é a graça. Vamos ver a relação que ela tem com o poder de Deus. Para poder interpretar corretamente o versículo a seguir:

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9

Já falamos aqui sobre o que é o poder de Deus. Na seção de estudo bíblico aqui do blog, você vai encontrar vários estudos, inclusive um deles sobre 1 Coríntios 2. Onde mostro em detalhes que o poder de Deus se refere a Cruz de Cristo, ou seja, ao evangelho. Pra resumir aqui, segue os versículos que provam isso:

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16 (ESTA DIZENDO QUE O EVANGELHO É O PODER DE DEUS).

E também em….

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 1 Coríntios1:18 (ESTA DIZENDO QUE A PALAVRA DA CRUZ É O PODER DE DEUS).

Agora que sabemos o que é “graça” e o que significa “poder de Deus”. Podemos interpretar e compreender melhor o versículo em questão:

E disse-me: A minha graça (leia-se: salvação) te basta, porque o meu poder (leia-se: A cruz de Cristo) se aperfeiçoa na fraqueza (leia-se: pecado). De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9

Se for colocar uma legenda nesse versículo seria isso:

Poder de Deus ou de Cristo =  Palavra da Cruz.
Fraqueza = Pecado.
Graça = Salvação.

E quando Paulo diz que irá se gloriar nas suas fraquezas, não significa que ele vai começar a cometer mais pecados. Mas significa que ele já não se entristece por causa dos seus pecados, mas pelo contrário, agora ele se anima sabendo que a graça é mais forte e mais poderosa do que os seus pecados. Como diz também:

Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De maneira nenhuma. (Rm 6:1,2)
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; (Rm 5:20)

Veja o que Paulo esta dizendo aos Efésios:

Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.
Efésios 3:7
Ele foi feito ministro do evangelho, pela GRAÇA de Deus; essa mesma graça operou na vida dele conforme o PODER DE DEUS.

Finalizando…

Paulo não conseguia falar de outra coisa que não estivesse relacionada a cruz de Cristo. Talvez por isso, ele ganhou tantas almas, pois é justamente a cruz que nos salva, e é através dessa palavra que a graça de Deus nos alcança.

26 respostas para “O que Significa Crescer na Graça e no Conhecimento!”

  1. Avatar de EVA MARIA
    EVA MARIA

    AMO DEMAIS ESTAS MENSAGENS,QUE O SENHOR CONTINUE A LHE USAR COMO INSTRUMENTO PREGADOR MANASSES.DEUS O ABENÇÕE SEMPRE.

  2. Avatar de Elita
    Elita

    Que Deus continue te dando sabedoria divina para discernir a palavra Como remover que ser dita.

  3. 1 Reis 17 – A Farinha da Panela Não Vai Acabar e Nem o Azeite da Botija – Pregador Manassés

    […] jaz o maligno e o preço da farinha e do azeite esta subindo cada dia mais, porque falta a chuva da graça de Deus sobre a terra. Mas aqueles que guardam farinha e azeite serão […]

  4. Avatar de Luciano
    Luciano

    Deus continue renovando vc e toda família na Fé em Jesus cristo e deramando bênção sem medidas.

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Fiquei com uma dúvida sobre se a fraqueza de Paulo era o pecado ou de era fraqueza física devido ao espinho na carne, pois logo após pedir para q Deus tirasse a graça basta, e Paulo passa a dizer q sente prazer nas aflições.

  6. Avatar de antonia
    antonia

    oh meu irmão o conhecimento deve ser compartilhado com outras pessoas, eu ia compartilhar teu texto mas esta bloqueado, te pergunto por qual razão? se de graça recebeste do trono do altíssimo………………

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      a paz irmã.

      esta bloqueado pra copiar, mas pode compartilhar a vontade.
      tem botões de compartilhamento direto para as redes sociais.

      agora, se você quer copiar e postar em outro lugar como se fosse seu, aí já não é compartilhar é plagiar.

      O Google tem regras muito rígidas na internet para blogs, por isso bloqueamos o texto para outros sites não copiarem nosso artigo e re-publicar.. pois o google iria penalizar ambos os sites.

      Trabalhamos para que esse blog seja encontrado nas pesquisas do Google, e por isso precisamos respeitar as regras dele.

      Deus te abençoe.

  7. Avatar de Daysi Emilia Souza Marinho
    Daysi Emilia Souza Marinho

    Este versiculo 3:18 interpretava também como aprender conhecimento secular.Nao tem fundamento?????

  8. Avatar de bortges
    bortges

    O problema hoje em dia é que cada um quer saber mais que o outro, o irmão disse que alguem iria tomar uma surra de bíblia ( o que é isso?), mas passou o tempo todo colocando somente suas idéias e informando versículos isolados. nada haver.
    não existe nenhuma prova de que pedro não estava falando de GRAÇA: oração, buscar poder de Deus, discernimento espiritual. e CONHECIMENTO: buscar na palavra de Deus conhecimento e preparo para enfrentar os falsos mestres que queria introduzir heresias na congregação (os crentes de beréia estavam crescendo no conhecimento). enfim, as vezes me dá até preguiça de responder esses “cavalos paraguaios da bíblia”.
    Misericórdia Jesus!

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      A paz irmão.

      Tem razão, da preguiça responder pessoas como você.

      Olha o que eu disse, vê se presta atenção pra não falar besteira novamente!

      “”Então, se prepare pra levar uma surra de bíblia, pois crescer na graça não tem nada a ver com ser cheio da unção de Deus, ou pular, ou falar em línguas ou…. você já entendeu!””

      Entendeu isso? Estou defendendo a ideia de que crescer na graça não tem nada a ver com ser cheio da unção ou ficar pulando e gritando.

      Agora, quem assistiu o vídeo que esta nesse mesmo artigo, estou concluindo no vídeo que crescer na graça é manter a sua salvação. Ou seja, você ora, lê a bíblia e se mantem fiel a Deus. Isso é crescer na graça, passar a vida se aproximando de Cristo.

      Olha o que diz em Atos:
      E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
      Atos 2:43

      Com isto, fica claro que normalmente os apóstolos faziam sinais e não os cristãos comuns que haviam aceitado a Cristo. Ou seja, os apostolos estavam cheios da unção. E estou ensinando nesse artigo que crescer na graça não é ser cheio da unção. Caso contrário, somente os apóstolos cresceriam na graça! Porque não foram todos que Deus chamou para ser cheio e fazer sinais.

      Outro exemplo;

      Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
      Atos 6:3

      Se todos na igreja fossem cheios da unção do Espírito, não seria necessário escolher homens assim para serem diáconos, qualquer pessoa serviria. Mas como nem todos são cheios da unção, então a recomendação para escolher os diáconos era que eles deviam ser pessoas cheias da unção.

      Ou seja, crescer na graça não é ser cheio da unção, mas é manter sua salvação como bom servo de Jesus Cristo. Orar, jejuar, ler a bíblia e servir a Deus. Isso é crescer na graça, algo que esta ao alcance de todos. E não somente dos que foram chamados ao ministério.

      Pois se Pedro sabia que nem todos são chamados para serem cheios e fazer sinais e etc.. Porque ele diria aos irmãos para crescerem na graça? Não faz sentido.

      Sinceramente, não ficarei surpreso se você mudar de assunto e aparentar que não entendeu isso.

      Você falou de versículos isolados, mas você mesmo não citou nenhum… Então que base você tem ?? Sua opinião e seus palpites?
      Guarde-os pra você.

      1. Avatar de Leandro
        Leandro

        PREGADOR MANASSÉS… Ao servo do Senhor não convém contender, mas ser manso e humilde para com todos, é o que a Bíblia diz… Ao responder a estes comentários, seria bom ser educado, ético e humilde. O servo do Senhor não pode ser tão arrogante assim como você!

  9. Vivendo de Forma Moderada – EBD Lição 11 dia 12/03/2017 – Pregador Manassés

    […] e atitudes, procurando ser cheios do Espírito Santo diariamente (Ef 5.18). Fomos salvos pela graça divina e essa graça nos ensina a rejeitar as obras da carne e a vivermos de modo sóbrio, justo e […]

  10. Avatar de Salomão
    Salomão

    Gostei muito irmao Manassés ,me ajudou a entender um pouco mas sobre o que é realmente crescer na graça e no conhecimento ,continue assim meu irmão cumprindo e ensinando a palavra .Que Deus te abençoe

    1. Avatar de EMERSON LEME DA SILVA
      EMERSON LEME DA SILVA

      ÓTIMO ESTUDO BIBLICO, ME ENRIQUECE DA GRAÇA E DO CONHECIMENTO DE DEUS.
      DEUS SEJA LOUVADO

    2. Avatar de EMERSON LEME DA SILVA
      EMERSON LEME DA SILVA

      ÓTIMO ESTUDO BIBLICO, ME ENRIQUECE DA GRAÇA E DO CONHECIMENTO DE DEUS.
      DEUS SEJA LOUVADO

  11. Avatar de Leandro
    Leandro

    HERESIA… O estudo até que é bom, mas dizer que pode perder a salvação é uma heresia porque a salvação não depende de nada que o ser humano possa fazer, mas sim apenas no que Cristo fez na cruz, o que garante uma eterna salvação (como diz Hebreus) a todo aquele que o recebe como único Salvador. Para sustentar este argumento existem textos bíblicos DE SOBRA, e muitos deles ensinados pelo próprio Senhor Jesus.

    1. Avatar de Nélson de Castro
      Nélson de Castro

      Shalom Adhonai!
      Exatamente!
      O sacrifício do Senhor Jesus Cristo foi perfeito, único e suficiente.

  12. Avatar de Cleber
    Cleber

    Ola, gente , penso, que a graça, é sim poder, no sentido de disposição para servir, eu entendo isto também, vou dizer como penso, em ilustração, graça como um rio passando, rio da graça quem entra nele sente sua correnteza, pode resistir, ou deixar sua vontade própria e vir junto, num fluir da graça, este exerce ajuda direção, é um assunto difícil de derrolar mas tipo também como vento te leva, não sabendo para onde vai, penso graça como isto. Exemplo como consigo amar: Graça etc…

  13. Avatar de Cleber
    Cleber

    Ola! Penso sim, super resumido…
    Graça como um rio entro e vou a correnteza.

  14. Avatar de Cleber
    Cleber

    No antigo testamento também, só que o rio mais razo
    Rejeitado vida religiosa é não ir no fluir das águas do rio
    Debater este assunto é como duas pessoas olharem para uma criança no colo do pai e um dizer o que segura ela é a força do pai, outro discorda e diz não o que segura é o amor do pai. Digo isto que graça se vive mais do do que teorizo. Jesus expunha cada assunto complicado e ensinava de forma tão simples,

  15. Avatar de Santos
    Santos

    Na verdade não vi nada de mas e sim, muita arrogância, propaganda de si mesmo e achismo, quando se coloca e se sente mas sábio que os demais e principalmente quando fala, se prepare para levar uma surra de bíblia, MUITO ACHISMO E POUCO CONTEÚDO, o tom da fala é visível de pessoa arrogante e prepotente, demostra que você precisa ler melhor a bíblia e buscar de Deus humildade e também conhecimento para falar de conhecimento sem fala que nem soube responder a pergunta em forma de duvidas do irmão
    Bruno, logo a baixo.

    04/05/2016
    Fiquei com uma dúvida sobre se a fraqueza de Paulo era o pecado ou de era fraqueza física devido ao espinho na carne, pois logo após pedir para que Deus tirasse a graça basta, e Paulo passa a dizer que sente prazer nas aflições.
    Que a paz do Senhor seja com todos!

  16. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Seu ensino foi muito bom, porém, seja mais humilde meu irmão: “surra de Bíblia”. Essa expressão não é de quem aprende com Cristo!

  17. Avatar de Ana
    Ana

    Use acento agudo na palavra estÁ, por favoooor kkkkk eu fico lendo esta e é estranho

  18. Avatar de Nélson de Castro
    Nélson de Castro

    Shalom Adhonai!
    Desconsiderando as “expressões arrogantes”, muito boa explicação sobre a Graça. A Graça não é um tema, um assunto, uma ideia. A graça é o próprio Jesus, nosso salvador. Conhecer é manter contato, simples assim!

  19. Avatar de Toddy
    Toddy

    Pelo que vejo vc nem sabe o que é ser pentecostal, e usou o texto o atacar quem segue essa linha, lamentável

  20. Avatar de marcela
    marcela

    Obrigado.
    Por meio deste estudo, Deus abriu meu entendimento para alguns versículos.

    Deus seja contigo.
    Que Ele cresça cada dia mais em sua vida e você diminua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies