O Único Deus Verdadeiro e a Criação

Graça e paz a todos. Na maravilhosa lição desta semana, estudaremos sobre O Único Deus Verdadeiro e a Criação, vamos compreender sobre a vasta doutrina de Deus. O panorama desta lição é a unicidade de Deus, a crença na existência de apenas um só Deus, visto pelo lado Judaico-Cristão.

Desejamos transparecer o abismo que há entre o criacionismo e o evolucionismo, e ressaltar que na palavra de Deus não tem lugar para a teoria da evolução em nenhuma das suas versões.

I – O ÚNICO DEUS VERDADEIRO

1. O Shemá

Em Hebraico significa ouça Israel, são as duas primeiras palavras da torá que estabelece a profissão de fé no centro do monoteísmo Judaico. Esta palavra significa: “Ouve Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6:4).

Em Mt 12:29 (Tradução brasileira) o significado teólogico é importante por que a mensagem não se limita apenas ao monoteísmo, mas nos trás duas ideias, que nos levam a crer em um único Deus verdadeiro, e são elas:

a) A Ideia de Existir um Só Deus

b) A Ideia de Deus Ser um Só

2. O Monoteísmo

a) É a Doutrina Religiosa

Esta doutrina defende a existência de um único Deus verdadeiro, para culto ou adoração. As principais religiões monoteístas do mundo são: o Judaísmo (Dt 6:4), o Cristianismo (Mc 12:29), e o Islamismo.

b) Diferenças Bem Acentuadas

O monoteísmo islâmico não é biblico. O deus Alá que os muçulmanos adoram não é o mesmo Deus Javé da Bíblia,ele é o único Deus Verdadeiro e que nós adoramos. Alá era um dos deuses da era Meca pré-islâmica, de onde veio Maomé, que o adotou como o deus de sua religião.

Apesar dos teólogos muçulmanos se esforçarem para fazer com que o povo creia que Alá é uma forma alternativa de se pronunciar Javé, o Deus criador de Israel, temos provas históricas e arqueológicas de que Alá não veio dos cristaõs, nem dos patriarcas e nem dos profetas, que adoram o único Deus verdadeiro.

3. O Monoteísmo Judaico-Cristão

Jesus não somente autênticou o monoteísmo judaico do Antigo Testamento, como afirmou que o Deus de Israel Javé, citado em (Dt 6:4-6) é o mesmo Deus que ele revelou à humanidade (Jo1:18) e (Mc 12:29-30),

Assim o Deus de Israel é o Único Deus Verdadeiro, que criou o mundo e tudo o que nele há, é o Deus dos cristãos, é o Deus que adoramos.

II – Criação X Evolução

1. O modelo Criacionista

É a teoria que explica a criação do universo, como sendo um ato intencional de Deus. A maneira com que o mundo enxerga a teoria da criação do universo é vista com desconfiança, pela comunidade cientifica incrédula que considera um argumento exclusivamente religioso.

a) A explicação Religiosa

A explicação religiosa, tem por base a fé (Hb 11:3), ao mesmo tempo, a explicação cientifica, se firma na evidência empírica. (empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos.)

b) Descobertas ao longo dos Séculos

Dizem, que causas inteligentes empiricamente exploradas são fundamentais para explicar as sustentações biológicas ricas em informações, e a obscuridade da natureza. Esse pensamento é conhecido como design Inteligente.

c) Criacionismo e Desing Inteligente

Eles podem estar associados, mas não são as mesmas coisas. O argumento e o método dos dois não são iguais, pois nem todo criacionista concorda com a teoria do design inteligente e vice e versa. O design Inteligente sugere que o mundo foi criado, mas não tem como provar em laboratórios que Deus o criou.

2. Método Evolucionista

Apesar de sua aparência cientifica, este método nunca conseguiu se sustentar cientificamente. A sua base abraça a proposta de Darwini, que se destaca como principal mecanismo evolutivo. A teoria criada pelo Charles Darwini, a qual afirma que os seres vivos evoluem de acordo com a necessidade de adaptação à natureza.

Não podemos considerar o que diz a teoria de Darwin, em relação ao processo da evolução, caso isto aconteça a palavra de Deus não será mais competente e o caráter do nosso criador questionado.

III – A Criação

1. A Criação do Universo

Deus criou o universo do nada, é o que está escrito na sua palavra, essa teoria é chamada judaico-cristã (creatio ex nihilo). No relato do primeiro capítulo de gênesis, observando o contexto podemos facilmente entender que Deus criou os céus e a terra. (Gn1:1) ” No principio criou Deus os céus e a terra.

Deus trouxe o universo a sua realidade existencial de maneira repentina de imediato pela sua vontade e soberania.

2. A Narrativa da Criação em Gênesis

No primeiro dia Deus trouxe a existência a luz (Gn1:3). No segundo, Deus criou a expansão ou firmamento. (vv. 6-8). No terceiro dia disse Deus: “Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca” (v.9). A essa porção seca Deus chamou terra e ao ajuntamento das aguas, mares (v.10). Ainda no terceiro dia, surgiram os continentes com seus relevos e a vegetação (vv.9-13). Os corpos celestes: o sol, a lua e as estrelas aparecem no quarto dia (vv.14-19). As aves e os animais marinhos surgem no quinto dia (vv.20-23).

3. A Criação do ser Humano

A raça humana teve seu nascimento, ou seja sua origem em Deus, através de Adão. No sexto dia criou Deus o ser humano, o homem recebeu de Deus a responsabilidade de gerenciar a terra e tudo o que nela havia. que grande e maravilhosa missão tinha o homem.

O homem não era simplesmente um animal com raciocínio mais elevado, e sim, um ser espiritual, feito a imagem e semelhança de Deus. Na criação Deus usa esta frase: “Façamos o homem” (Gn1:26), que quer dizer, “Vamos fazer o ser humano”, no Hebraico o termo homem é adam, que significa “gênero humano”.

Este ser humano recebeu direto de Deus o sopro em suas narinas. (Gn2:7). A bíblia também revela que Deus o fez um pouco menor do que os anjos. (Sl 8:5).

Conclusão

Nossa crença, não deve estar baseada em nada além do que sabemos e cremos, não em um Deus que gostaríamos que fosse, mas sim em um Deus único e verdadeiro, como ele é: criador, provedor, misericordioso. Os ensinos errados a respeito da pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo. Nos traz muitos desafios a respeito da criação. Precisamos estar preparados para combater a indiferença religiosa.

Veja todas as lições bíblicas aqui 

CLIQUE QUI PARA BAIXAR ESSE ESTUDO EM PDF GRATUITAMENTE

Uma resposta para “O Único Deus Verdadeiro e a Criação”

  1. Avatar de Edmilson v.
    Edmilson v.

    Bom achei essas explicações interessante porém sobre o que foi falado que Jesus só partiu um pão e hj tem que ser igual não concordo pq quando Jesus partiu o pão foi só pra ele e mais doze mais hh numa igreja com cem duzento …. O pão tem que ser bastante enorme?????

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies