Parábola do Filho Pródigo – Estudo e Significados

A paz do Senhor Jesus meus amados irmãos, hoje vamos falar sobre a parábola do filho pródigo. Essa é uma das mais famosas parábolas de Jesus, que até mesmo as pessoas que nunca leram a bíblia, já conhecem essa história, pois ela foi repetida em desenhos, novelas e vários filmes. Além de ser repetida em várias igrejas e na vida de muita gente, que vai embora e depois de quebrar a cara, acaba voltando aos pés do Senhor Jesus.

Existem milhares de formas de interpretar essa parábola, mas uma coisa com a qual devemos tomar cuidado é com a eixegese que é o oposto da exegese. A eixegese é quando o intérprete obriga o texto a dizer o que ele quer, é quando o texto é interpretado com preconceito ambição e presunção e o resultado disso é que o texto vai falar exatamente o que o seu intérprete mal caráter quer que ele fale. É como fazer do texto bíblico um escravo porta voz que só fala o que você manda ele falar.

E eu já cansei de ver vários pregadores pregando esse texto da parábola do filho pródigo sem exegese, mas usando e abusando da EIXEGESE! Principalmente para jogar indiretas a outrem. Que Deus tenha misericórdia desse povo que usa a palavra do Senhor de forma leviana. Porém, nesse estudo bíblico vamos conhecer exatamente do que se trata essa parábola.

A Parábola do Filho Pródigo

Eu sei que você já conhece o texto, talvez até já decorou. Mas eu gostaria que você lesse mais uma vez de forma calma e tranquila, para que você possa entender com facilidade tudo que vamos tratar sobre esse texto. Pois existem detalhes que revelam situações, ás quais você poderá não acreditar, caso não leia o texto atenciosa e tranquilamente.

a parábola do filho pródigo

E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
Mas ele se indignou, e não queria entrar.
E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;
Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;
Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.
Lucas 15:11-32

A parábola do filho pródigo é muito linda e inspiradora. É composta por apenas 3 personagens principais, sendo o pai e seus 2 filhos. Essa história acontece em um tempo onde a riqueza não era dinheiro, mas sim as terras, gados e rebanhos de animais. Quem tinha uma fazenda, era  considerado rico, pois as pessoas procuravam trabalho nas fazendas, para ganhar carne, leite e pão. E o fazendeiro pagava a carne e o leite com os próprios animais. E o pão era tirado da terra.

E em um ambiente desses, como um jovem poderia ficar tão ambicioso ao ponto de pedir sua parte nos bens e sair de casa para gastar ao seu bel prazer? Essa é uma pergunta para refletir. Mas antes é necessário entender porque Jesus contou essa parábola e para quem essa história foi dirigida. Afinal, ele teve um propósito único ao contar isso.

Porque Jesus Contou a História do Filho Pródigo?

 Antes desse texto sobre o filho pródigo acontecer, os escribas e fariseus queriam saber porque Jesus esta comendo com publicanos e pecadores. Começaram a murmurar e isso levou Jesus a se posicionar e começar a derramar conhecimento á respeito.

E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
Lucas 15:2

Eles murmuravam assim, e com razão. Pois Jesus estava sentado a mesa comendo com os publicanos. E afinal, quem são os publicanos? Ora, eles também são judeus. Mas cobram impostos do seu próprio povo, eles trabalham para Roma e cobram impostos, muitas vezes abusivos, para entregar ao governo romano. E além de ganharem muito dinheiro para fazer esse trabalho sujo, eles ainda conseguem fazer uma fortuna particular ás custas da miséria do seu próprio povo.

Por isso, os publicanos eram os traidores de Israel, traidores de seus irmãos, logo; publicanos e pecadores são farinha do mesmo saco. Então aparece Jesus, que ensina o que é certo, justo e bom, honesto e puro e se torna amigo dos publicanos? Como assim? Ele não é mestre? Afinal, Jesus esta preocupado em fazer o que é certo ou esta só querendo aumentar sua popularidade?

Você consegue entender a revolta dos fariseus? É como ver o seu pastor no meio dos traficantes batendo maior papo!! Então Jesus lhes conta várias parábolas para que eles entendam o que realmente esta acontecendo. A primeira parábola é a da ovelha perdida.

Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?
Lucas 15:4

Essa parábola foi por décadas mal interpretada pelos pregadores aqui no Brasil. Eu pelo menos, desde criança ouvi pregações incorretas sobre essa parábola. Primeiro, que Jesus esta fazendo uma pergunta retórica, que é o que ninguém faria. Quando ele diz: “”Que homem dentre vós…”” Esta dizendo que nenhum deles faria essa loucura.

Qual loucura? A loucura de trocar 99 por 1. Ele não deixou no curral as 99, leiam o texto corretamente pregadores, ele deixou no deserto onde fica o aprisco. As que estão no deserto estão em segurança, mas não por muito tempo! Ele abandonou as 99 ovelhas no deserto por causa de uma única ovelha. Entenda isso, ele não voltou a ficar com 100 ovelhas naquele momento, quanto mais tempo ele passava com aquela 1 ovelha, mais risco corria de perder as 99.

Jesus esta dizendo que os Fariseus não entendem porque ele come com publicanos, da mesma forma que não tem coragem de arriscar trocar 99 ovelhas por apenas 1 ovelha. Somente Deus faz isso. Somente Jesus troca 99 por 1 e ainda comemora. Calma, que você já vai entender a lógica de Deus.

É claro que podemos utilizar essa parábola de outro ponto de vista, para frisar o amor de Deus. Faça isso sempre. Porém, a princípio, Jesus queria mostrar isso, que as 99 ovelhas são os Fariseus e escribas, e a única ovelha que se perdeu são os publicanos e pecadores. Deus não quer 99 crentes fariseus hipócritas, ele prefere ficar com apenas 1 crente que se perdeu, mas esta arrependido e deseja voltar.

As 99 são tipo dos fariseus, porque quem tem 99 ovelhas é rico, e este é o perfil dos fariseus, são homens ricos que se vestem de linho fino e de purpura.

Sabemos que os fariseus entenderam muito bem essa parábola. E para reforçar ainda mais, Jesus resolve contar uma outra parábola. A segunda parábola que Jesus contou foi da dracma perdida. A necessidade de contar essa segunda parábola, provavelmente surgiu da conclusão da primeira. Pois após Jesus ter contado a parábola da ovelha perdida, os fariseus devem ter questionado que isso não faz sentido.

Ou seja, imagino eles olhando uns para os outros e dizendo: Não faz sentido correr o risco de trocar 99 ovelhas por 1. Ou seja, após achar a ovelha, se deve voltar rápido para as 99 e não ir pra casa cuidar de uma única ovelha e ainda fazer uma festa. Pois se perder as 99 será um grande prejuízo financeiro.

Essa questão do prejuízo financeiro, foi o que provavelmente poderia ter despertado a necessidade de contar outra parábola. Pois no caso da dracma perdida, a mulher faz o maior esforço para encontrar uma única dracma. Ela poderia substituir colocando outra dracma no lugar. Mas se você tem uma tiara de valor emocional marcada pelo tempo, inserir outra dracma no lugar vai ficar feio, vai dar diferença de cor. Então ela precisa encontrar a dracma perdida.

Com isso Jesus esta dizendo para eles que a questão não é financeira. Ou seja, ele não esta preocupado com números e sim qualidade. Pois a mulher move tudo dentro de casa para encontrar a dracma, apenas para colocá-la de novo na tiara. Sim, no caso ela provavelmente tinha uma tiara na cabeça, e nessa tiara tinha algumas dracmas para enfeitar (segundo costumes antigos). E quando ela perde uma dracma, faz o impossível para encontrar, pois não é questão financeira, é questão emocional. Ela não quer substituir a dracma perdida por uma nova, ela quer a dracma original, tem que ser a primeira que já veio com a tiara.

Com isso Jesus esta dizendo, eu vou fazer o possível e o impossível para recuperar a dracma, pois cada pessoa é original para Deus. Vou acender a lâmpada, vou varrer suas tradições, vou remover sua hipocrisia para achar a dracma que se perdeu. E isso, eles entenderam perfeitamente bem. Pois os fariseus também são mestres, estudados e etc. Eles muitas vezes se fazem de tolos, mas não são.

Essa segunda parábola, levanta outra questão. Então Deus não nos ama? Deus não ama os fariseus? O que nós fizemos de tão errado para sermos rejeitados por Deus dessa forma? Porque justamente nós, os fariseus, que somos tão devotos, estamos sendo rejeitados por Deus?

Diante disso, Jesus contou a parábola do filho pródigo, para explicar como e porquê os fariseus estão sendo rejeitados por Deus. Nessa parábola, do filho pródigo, os fariseus vão entender quem são eles no reino de Deus, onde eles estão errando e o que devem fazer para serem aceitos novamente. Ao passo que podem entender como Deus pensa e se comporta diante das principais questões espirituais que tratam da salvação do homem.

Significado da Parábola do Filho Pródigo

Tendo a exegese realizada perfeitamente acima, e sei que infelizmente não tive o cuidado de mencionar as fontes e as pesquisas para chegar nesse ponto, mas entreguei o conteúdo já mastigado para você (sorry), agora conseguimos entender o significado da parábola do filho pródigo, em detalhes. Pois já sabemos para quem essa história foi contada e com qual propósito.

==>> O pai esta representando Deus. Dono da fazenda, e Senhor de tudo, a quem os filhos e os trabalhadores devem prestar contas e satisfação.

==>> O filho mais novo representa os publicanos e pecadores. Eles são o filho mais novo, porque mais novo é mais inexperiente, falta-lhe conhecimento.

==>> O filho mais velho representa os fariseus, tendo já maturidade, conhecimento e mais instrução do que seu irmão mais novo.

==>> A fazenda onde eles moravam, possui dois significados. Ela é a casa do pai, terra prometida a Israel, onde devem levar uma vida servindo a Deus e seguindo seus mandamentos.

==>> Ainda a fazenda também simboliza os bens, recursos e benefícios que pertencem ao pai e ao filhos. Nesse caso a adoção de filhos, o culto, as promessas, a lei e as alianças. (Rm 9:4).

==>> A terra longínqua é o sistema do governo romano. Que não da nada pra ninguém, onde o filho pródigo vai padecer de fome espiritual, por não poder mais ouvir a palavra de Deus. Enquanto vai trabalhar para roma.

Quando o filho pródigo percebe o local ao seu redor logo ele decide voltar. E quando ele volta, seu pai lhe recebe e lhe abençoa com 3 coisas.

==>> A vestimenta, ou novas vestes fala de muitas coisas. Mas nesse caso, é o perdão e a restauração moral, ou seja, ele não será mais visto como traidor. Novas vestes falam também de novo nascimento.

==>> O anel no dedo, também tem significados múltiplos. Mas lembre-se que essa história foi direcionada aos fariseus para eles entenderem a aceitação dos publicanos. O anel é o símbolo da restauração da aliança com Deus e Israel. Ou seja, eles voltam a ser filhos de abraão e herdeiros da promessa. Intimidade. São da família de Deus.

==>> Sandálias. Em Israel ao entrar em casa geralmente eles tiram as sandálias e lavam os pés. Essa ordem de colocar sandálias nos pés é também um pedido para lavar os pés. Isso fala de novo caminho, apagando o passado. Como também, os escravos andavam descalços, por isso, para que o filho deixe de ser escravo imediatamente, o pai manda lhe trazer sandálias. Esta livre da escravidão.

Consegue perceber o porque Jesus recebe de volta os publicanos e pecadores? O filho mais velho não gostou de ver a festa que foi dada ao filho mais novo. Da mesma forma agora, os Fariseus não estão se agradando em ver Jesus sentando a mesa e comendo com os publicanos e pecadores.

“Nunca me deste um cabrito para me alegrar com meus amigos”. É verdade, Jesus nunca deu uma festa para os Fariseus. Mas esta dizendo: Todas as minhas coisas são tuas. Não percebes? Vocês ensinam no templo, dominam a lei, conhecem os profetas e podem fazer festa a vontade…. Mas não fazem, porque não estão mais percebendo o valor que essas coisas tem. O seu irmão mais novo percebeu, porque ele viu como é trabalhar para os romanos, agora ele quer se alegrar pelo simples fato de estar de volta! Enquanto vocês acham isso desnecessário, mas porque não entendem o valor.

Então Jesus esta dizendo que eles também estão desviados, perderam o temor, o fervor e a intimidade. A diferença é que o filho pródigo sabe que se desviou, o filho mais velho acha que esta tudo bem porque esta na casa do pai. Esta tudo bem, porque eu tenho um título, sou Fariseu e sacerdote. Sou fariseu e escriba, sou fariseu e doutor da lei. E Jesus esta querendo dizer: grande coisa, não adianta ter as vestes e não ter o anel e a sandália.

Mensagem com Base na Parábola do Filho Pródigo

Com essa mensagem quero mostrar que nem sempre o estudo detalhado do texto vai lhe ajudar em uma pregação expositiva. Pois ela pode ser feita com uma análise psicológica do texto.

[video_player type=”youtube” width=”560″ height=”315″ align=”center” margin_top=”0″ margin_bottom=”20″]aHR0cHM6Ly95b3V0dS5iZS9qWDJjZ09oeW9QQQ==[/video_player]

Finalizando…

Aí esta. Um estudo preciso sobre a parábola do filho pródigo. Eu espero que esse conteúdo possa lhe ajudar em suas ministrações e pregações evangélicas e que muitas vidas sejam edificadas com a palavra de Deus.

Você gostaria de baixar esse estudo em PDF para imprimir? Click Aqui.

26 respostas para “Parábola do Filho Pródigo – Estudo e Significados”

  1. Avatar de Gildazio
    Gildazio

    Pregador, vou sempre pedir a Deus pela a sua vida: Pois vejo que o senhor é verdadeiramente um grande homem de Deus para esse mundo. Que Deus continue te abençoando em o nome de Jesus!

  2. Avatar de derlan
    derlan

    Muito bom, tem me ajudado, nas minhas ministração

  3. Avatar de Aida
    Aida

    Como este s estudos têm aberto minha mente é meu coração. Obrigada por não reter o que Deus tem ensinado a você, antes tem tido o prazer de compartilhar.

  4. Avatar de Jackson
    Jackson

    Que Deus o abençoe por esse estudo inspirado pelo Espirito Santo era extremamente o que eu precisava ouvir que Jesus abençoe você e toda sua família.

  5. Avatar de Verinaldo Tintino
    Verinaldo Tintino

    A paz do Senhor meu amado, Tenho aprendido muito e tenho me desinibido mais para falar da parte de Deus na igreja as sua palavras e os ensinamentos sim tem me ajudado muito, obrigado que Deus continue te abençoando e te dando tudo o que deseja o seu coração sempre…

  6. Avatar de carlos
    carlos

    a paz do senhor a todos as 99 não são os fariseus e os escribas no versiculo 7 ele falou que as noventa e nove são justa e não necessita de arrependimento

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      Sim, permita explicar essa parte irmão Carlos.
      Em primeiro lugar, não existem justos, porque todos pecaram.
      Jesus esta falando de pessoas que “pensam que são justas”. Sendo assim, os fariseus.

      Da mesma forma quando ele disse: Não precisam de médico os sãos e sim os doentes.

      Quem é o médico? Jesus com certeza é o médico.
      Agora, será que existem pessoas que não precisam de médico? Ou seja, não precisam de Jesus?
      Certamente que não. Não existem pessoas sãs que não precisam de médico. POIS TODOS PRECISAM DE JESUS.

      Quando Jesus disse: Não precisam de médico os sãos… Esta se referindo aos fariseus novamente que acham que são santos e perfeitos diante de Deus.

      Apenas para registrar, esse é o texto com seu contexto completo. Repare que os fariseus e escribas estão presentes novamente.

      E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?
      E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.
      Marcos 2:16,17

  7. Avatar de Orlando Cristaldo de Oliveira
    Orlando Cristaldo de Oliveira

    A minha esposa gosta de ler as suas explicação. Por ser bem definida bem explicada e eu gosto q ela lei para mim e nos debate o assunto com intendimento.

  8. Avatar de Pr. Fabiano Carvalho
    Pr. Fabiano Carvalho

    Já preguei essa mensagem…do filho pródigo

    Baseado nos 3 presentes que o Pai lhe deu..

    Vesti nova…anel aliança… sandálias…livre da escravidão….

    Gostei muito do estudo….

    Deus continue abençoando

  9. Como Conseguir Orar na Madrugada (Video)

    […] A Parábola do Filho Pródigo >> […]

  10. 1 Samuel 16 – Quando Samuel Vai Ungir um Rei – Pregador Manasses

    […] Confira também: A Parábola do Filho Pródigo […]

  11. Avatar de Aguinaldo carvalho
    Aguinaldo carvalho

    Deus continue te abençoando,e com isso vms aprendendo um pouco mais .

  12. Em espírito em Verdade – O Verdadeiro Adorador

    […] de mergulhar no texto bíblico. E dessa vez não será diferente; como no pequeno estudo sobre a parábola do filho pródigo. Hoje quero entregar a vocês mais uma das minhas pregações evangélicas. Que tem por tema: O […]

  13. Avatar de Antonio Amaral dos Sanos
    Antonio Amaral dos Sanos

    A paz do senhor; estou muito feliz em receber ensinamentos referente a palavra De Deus está sendo muito bom para mim, pois estou pregando na Igreja e necessito muito Estou pedindo a direção de Deus para me iluminar cada vez mais sobre a palavra de Deus em minha vida.

  14. Avatar de Cirleide
    Cirleide

    Este estudo é muito rico,com certeza me ajudou muito.Deus seja louvado lor tua vida.

  15. Avatar de Ana
    Ana

    A paz do Senhor.
    Não entendo como homens que Deus escolhe e entrega seus conhecimentos da palavra, de alguma forma retém o que vem de Deus, Amo estudar a bíblia, e você compartilha de uma forma restrita “seu” estudo, não se pode copiar, não se pode imprimir o estudo.
    Sabe amado, tudo que vc tem tem que foi dado por Deus, PRINCIPALMENTE quanto ao conhecimento da palavra, acho um certo egocentrismo.
    Mesmo assim, parabéns pelo estudo,mas decepcionada pela privacidade do que entendo ser do reino de Deus.
    E um parabéns muito especial aos grandes homens e estudiosos da bíblia que tem o prazer de dividir tudo aquilo que Deus os dar.

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      A paz do Senhor irmã Ana, permita-me com muito carinho te corrigir

      O simples fato de investir dinheiro e criar esse site e depois publicar aqui meus estudos, é prova de que não estou restringindo nada. Se você tivesse lido o estudo até o final, teria visto o aviso no final que diz como baixar e imprimir o estudo. Ou seja, não sou egoncentrico nem to restringindo o conteúdo. Pois estou deixando disponível para download no final em troca de um compartilhamento nas redes sociais, afinal, esse site tem custos, e compartilhar nossos estudos em troca não custa nada.

      O site tem uma proteção de cópia sim, pois muitos redatores amadores ficam copiando conteúdo de terceiros e postando no site deles. E se eu permitir isso, nosso site vai ser punido pelo Google, e você junto a vários outros irmãos nunca teriam encontrado esse site nas pesquisas do Google.
      Restringimos a cópia por segurança e por recomendação do próprio google para que esse site sempre apareça nas pesquisas do google, então não é bom julgar sobre uma coisa que você não entende. Espero sua compreensão com relação a isso, pois pra ter um site é preciso estudar também sobre sites, google etc.

      E detalhe importante querida irmã Ana…
      Meu conhecimento não veio de graça, por acaso você sabe quanto custa cursos de teologia? Sabe quanto já gastei com livros, comentários, dicionários e bíblias de estudo? Sabe há quantos anos deixo de lado os prazeres da vida pra ficar em uma sala de aula estudando?

      Então apenas ore por mim, pois ainda tenho muito que aprender, mas não tenho recurso suficiente para ampliar meus conhecimentos. Ore para que o Senhor envie pessoas que possam me ajudar nessa parte.

      Deus te abençoe

  16. Quem Ama Cumpre Plenamente a Lei Divina – EBD Lição 12 dia 19/03/2017 – Pregador Manassés

    […] que quando percebemos estas coisas o que devemos fazer? Se somos filhos de Deus e enviados conforme a sua própria vontade, então é necessário que o meu amor por aqueles que […]

  17. Avatar de LUCAS MARTINS DO NASCIMENTO
    LUCAS MARTINS DO NASCIMENTO

    QUERIA UMA VER UMA MENSAGEM SUA SOBRE AS PRIMEIRAS CONVERSOES, NO LIVRO DE ATOS 2 QUANDO LUCAS RELATA EM RELAÇÃO AO QUE DEUS USOU PEDRO E O FEZ NAQUELE DIA.

  18. Avatar de Laura sabela
    Laura sabela

    A paz do Senhor! Agradeço pelo estudo. Agora tenho uma visao ampla à cerca do tema. Continue blindando com estes estudos pois eles me fazem crescer em termos de conhecimento da palavra

  19. Avatar de pedro camargo
    pedro camargo

    parabens ao amado irmão muito edificante seu estudo que o senhor Deus continue te usando

  20. Avatar de Marcelo Louredo Calixto
    Marcelo Louredo Calixto

    A Paz de Cristo Jesus amado, achei muito interessante sua exegese sobre o filho pródigo, só lamento o fato de acharmos que a Palavra de Deus tem somente um significado e que Deus não fala além do que uma vez foi entendido jamais será diferente disso, a Palavra de Deus ela se renova a cada manhã, entendo que se Deus inspirou um pregador a respeito de sua palavra diferente do que você acha, isso não quer dizer que Deus não falou, até porque quem nos inspira é o Espírito Santo através da Palavra da Deus, o grande problema é que muitos estão trocando o Espírito Santo pela a TEOLOGIA, quando olharmos para trás será que não vemos o que muitos foram usados por Deus para trazer muitas almas para Cristo é o que interessa e muitos destes não tinha sequer sabiam ler ou escrever e foram inspirado pelo Espírito Santo para isso, me desculpe pela opinião, um abraço.

  21. Avatar de RENIVALDO
    RENIVALDO

    BOM AMADO !!! MUTO BOM.

  22. Em espírito em Verdade – O Verdadeiro Adorador – Web Rádio Servo Fiel

    […] de mergulhar no texto bíblico. E dessa vez não será diferente; como no pequeno estudo sobre a parábola do filho pródigo. Hoje quero entregar a vocês mais uma das minhas pregações evangélicas. Que tem por tema: O […]

  23. Avatar de Alaor dias
    Alaor dias

    olha muito bom mesmo , adquiri mais conhecimento em relação ao filho pródigo. Deus abençoe sua vida pregador e continue lhe instruindo nos caminhos do Evangelho

  24. Avatar de eliel
    eliel

    a paz do senhor amem
    bom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies