A Pecaminosidade Humana e a Sua Restauração – Esboço

Hoje você confere um esboço da lição da EBD: A Pecaminosidade Humana e a sua Restauração a Deus. O qual você pode usar para dar aulas, para seu grupo discipulado, como fonte de estudo bíblico acerca desse tema e muito mais.

Essa é mais uma contribuição do Clube de Pregadores, onde você aprende a pregar, elaborar esboços de mensagens e estudos. Clique Aqui para Conhecer o Clube de Pregadores.

A Pecaminosidade Humana e a Sua Restauração – Esboço

a pecaminosidade humana e a sua restauração a Deus

Introdução:  Vamos ver como o pecado entrou no mundo, o problema que ele nos traz, e como podemos nos livrar dele através de Jesus Cristo.

TÓPICO 1 – Definindo os Termos

  1. Paulo é quem nos ajuda a entender muito do que é pecado. Rm 1;29-32. Gl 5;19-21.
  2. Aparece primeira vez na bíblia em Gn 4;7 do hebraico chattath (hatá) significa “errar o alvo” exemplo, santidade é um alvo, servir a Cristo em obediência é um alvo!
  3. Termo hebraico ‘Avon’ traduzido várias vezes na bíblia por iniquidade, perversão, injustiça, maldade! Vem de uma raiz que significa entortar, torcer! Gn 15;16. Ex 20;5. Lv 26;40.
  4. Porém o verbo Avah, da mesma raiz, fala da natureza do coração da pessoa não regenerada Jó 15;5. E ainda o verbo pashá significa “transgredir” Gn 31;36. 50;17.
  5. Pecado é a transgressão da lei, logo temos o pecado de Adão e o pecado de não seguir a lei de Deus!
  6. Existe o pecado de comissão Mt 15;3 Rm 5;14 e o pecado de omissão Tg 4;17. Ainda Rm 1;32
  7. Iniquidade = aquele que é iníquo, que significa contrário ao justo, mal, perverso!

TÓPICO 2 – Origem do Pecado

  1. O pecado começa no céu, antes de vir a terra. Ez 28;12-14. Is 14;12-14. Satanás fez uso do seu livre arbítrio. A terça parte dos anjos decidiu ir com ele, são pecadores eternos, os anjos que escolheram ficar ao lado de Deus, são eleitos, santos eternamente. 2Pe 2;11
  2. Assim como satanás enganou a terça parte dos anjos Ap 12;7-9, ele engana também a Eva, que traz seu marido junto! Gn 3;7-8. E como Deus anunciou, Gn 2;16 eles morreram imediatamente! Assim o pecado entra no mundo Rm 5;12
  3. Deus expulsa o homem do jardim do édem para que não coma do fruto da árvore da vida e seja igual aos demônios. Gn 3;22.
  4. Todos pecaram 1Cor 15;49. Não há quem faça o bem Sl 14;1-5. Rm 3;10-12. Até os cristãos estão inclusos, mesmo após crer em Jesus, veja 1Jo 1;8. A bíblia revela que já nascemos em pecado Sl 58;3 51;5.
  5. A queda corrompeu o homem por completo, corpo, alma e espírito. Is 1;5-6. 2Cor 7;1. Desejamos pecado, nos emocionamos com pecado e pensamos em pecado.

TÓPICO 3 – A Solução para o Pecado

  1. Com a multiplicação do pecado, Deus envia sua lei através de Moisés. Para viver, precisa cumprir a lei Dt 6;25. Gl 3;12. Dt 27;26. Tg 2;10. Quem cumprir a lei ganha o direito de viver! Por isso, Cristo ressuscitou, porque cumpriu toda a lei de Deus Mt 5;17 Gl 4;4-5.
  2. Agora, não precisamos cumprir a lei para ter a vida eterna. Apenas crer em Jesus, porque ele cumpriu por nós. Rm 10;5-7. Só precisamos ter fé nele Rm 10;8-11.
  3. Agora tendo fé em Cristo, vivemos como tendo já cumprido a lei, pois Cristo cumpriu por nós, e por isso, nos resta apenas amar uns aos outros. Rm 13;8 e 10. Tg 2;8.
  4. Expiação = purificação de pecados. Propiciação = sacrifício que agrada a Deus alcançando o seu perdão. Logo temos em Jesus a salvação, começando pelo arrependimento 2Cor 7;10 é garantida pela fé Rm 5;1

Veja o comentário dessa lição aqui e aprofunde mais sobre a Pecaminosidade Humana. E veja também o comentário de todas as lições aqui.

Mais Links Úteis: Pregações Evangélicas – Pregações para Jovens – Meus Esboços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies