Posso ter mais de Deus do que Cristo?

Ontem, ouvi um pregador dizendo que podemos fazer maiores milagres do que os que Jesus fez. Ele pregava isso com muita certeza do que dizia. E baseava-se no versículo que se encontra em João 14:12.

Bom, realizar milagres ainda hoje é possível, estando debaixo da graça e cheio da unção do Espírito de Deus. Porém realizar milagres maiores do que os milagres que Jesus fez já não creio ser possível! Creio que é possível realizar milagres iguais aos de Cristo. E minha opinião tem base nas sagradas letras..

Vamos analisar essa passagem juntos, para verificar a possibilidade de realizar milagres maiores, ou seja, mais surpreendentes do que os milagres que Jesus realizou!

Mas antes de lhe dar algumas provas, você nunca achou estranho isso? Será possível mesmo que podemos, na unção de Deus, realizar milagres maiores do que Jesus, nosso exemplo?

Veja com atenção o que diz o versículo:

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” Jo 14:12.

Repare que primeiro Jesus diz que aquele que crê fará as obras que Ele faz. Ponto! Ora, isso é uma afirmação, é possível fazer as obras que Ele faz! Nem maiores, nem menores, mas igualmente as que Ele faz.

Depois Ele completa dizendo: E as fará maiores do que estas.
Analisando bem, isso significa maior em quantidade! Preste atenção e você verá que Jesus esta falando de quantidade e não de qualidade! Pois diz: “maiores do que estas”. Ou seja, maiores do que estas obras que fiz.
Se fosse maiores em qualidade, Ele deveria dizer: melhores do que estas! Ou então devia dizer algo como: Maiores do que as minhas obras! Mas quando diz ‘estas’ não define que seria maior em qualidade.

O restante do versículo confirma o que estou dizendo, pois Ele explica o que esta querendo dizer. Se o verso terminasse na frase: “maiores do que estas“. E alguém perguntasse: Por que? Jesus responderia: Porque eu vou para meu pai!

Primeiro considere que Jesus não viveu mais que 34 anos. Pois é certeza que Ele viveu no máximo 33 anos e alguns meses. Ou seja, muitos homens de Deus que foram levantados depois de Cristo, viveram bem mais.. Além do fato de que Jesus, só começou a realizar milagres depois dos 30 anos de idade! Não acredite em revistas tradicionais super religiosas que dizem que Jesus realizou milagres quando criança! Mas creia na bíblia que diz em joão 2:11

Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.

Assim, qualquer que for muito usado por Deus, e iniciar “os seus sinais” antes dos 30 anos, ou até viver mais que Jesus, poderá realizar mais milagres do que Jesus realizou! Em quantidade.

Pra finalizar, se Jesus estivesse declarando que podemos realizar milagres maiores do que os milagres Dele! Entraria em contradição! Veja:

“Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.” João 13:16.

E ainda em Mateus 10:25

Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?

Mas agora, quero ouvir sua opinião! Se você discorda, estou disposto a entender suas colocações e voltar atrás caso seja necessário! Porém estou bem certo de que minha interpretação desta passagem é correta.

um abraço, a paz do Senhor seja contigo!

28 respostas para “Posso ter mais de Deus do que Cristo?”

  1. Avatar de José Fernando
    José Fernando

    BOA NOITE

    QUE BOM QUE VOCÊ DEIXOU EM ABERTO ESSE POST, POIS NÃO VOU ME ESTENDER MUITO, MAS NÃO CONCORDO COM VOCÊ PORQUE ELE DISSE QUE TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRE, SE EU CREIO E TENHO DISPOSIÇÃO PARA FAZER COISAS MAIORES ENTÃO JÁ ERA.

    UM FORTE ABRAÇO.

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      Olá José.
      Primeiramente a paz do Senhor Jesus.

      Se você acha mesmo que é possível, me diga, o que o próprio Jesus queria dizer em joão 13:16 ?
      E ainda o que Ele queria dizer em Mateus 10:25 ?

      Se quer debater, estou aberto á isso. Mas precisa saber refutar argumentos. Sua alegação é fraca demais… Você nem teve o cuidado de citar onde esta esse versículo.

      O verso que você citou, não tem peso bastante pra concluir seu raciocínio. Pois você esta GENERALIZANDO… e se for pra generalizar a frase: Tudo é possível ao que Crê!
      Então poderemos fazer afirmações absurdas como: Eu creio que posso fumar… Porque TUDO é possível ao que Crê.

      Ou seja, a palavra TUDO é muito abrangente e não significa realmente tudo. Mas dentro do contexto bíblico em Marcos 9:23. Onde Jesus estava falando de cura divina e restauração, pois o pai de um menino estava já sem fé pelo fato dos discípulos de Jesus não terem conseguido expulsar o demônio.

      Por isso, Jesus disse que: Tudo é possível ao que Crê. Pra aumentar a fé daquele Pai e pra que ele soubesse que quando se trata de doença espiritual ou possessão demoníaca, nada é impossível pra quem tem fé.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Primeiramente a Paz do Senhor Jesus meu irmão em Cristo ! Irmão Manassés por favor me explique qual o verdadeiro significado desses Versículos : E tudo quanto pedirdes em meu nome Eu o farei,para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em nome, Eu o farei.
        João Cap 14 Vs 13,14 . Esses dois Versículos são Versículos de Promessa.Gostaria de saber pois muitas vezes oramos e jejuamos e pedimos algo a Deus e não recebemos. Porque ? Se Ele mesmo promete que se pedirmos algo no nome dele Ele nos dará.

        1. Avatar de Pregador Manasses
          Pregador Manasses

          A paz do Senhor Eduardo.

          Existem muitos, mas muitos fatores que impedem e travam as nossas orações e petições. Veja em IS 59:2. Onde diz que o pecado faz essa separação entre nós e Deus e por isso, ele não nos ouve! E você sabe que só o fato de olhar uma mulher com malícia já é pecado conforme a ótica de Cristo. Ou seja, existem milhares de “coisinhas” que pra nós são insignificantes mas pra Deus são pecados. Temos também em 1Pe 3:7 onde nos ensina que devemos tratar bem e honrar a esposa pra que nossas orações não sejam impedidas.

          E embora existam esses e muitos outros motivos, entenda que o texto bíblico são as palavras de Jesus para seus discípulos, as ultimas instruções para aqueles que já estavam seguindo o Mestre há anos! Ou seja, discípulos que estavam prestes a se tornar apóstolos. Essa palavra não é dirigida pra todo tipo de crente, mas pra aqueles que estão no mesmo nível dos discípulos no momento em que Jesus lhes falou.

          Essa palavra é para o crente que igualmente os discípulos do Senhor, já tem andado e aprendido muito com Deus, esta perdoado, leva uma vida de oração (os discípulos oravam com Jesus no monte), não tem dúvidas no coração de que Jesus é o filho de Deus e creem no seu nome, seguindo os mandamentos do Senhor, amando o próximo como a ti mesmo.
          Essa palavra é para os crentes que igualmente os discípulos, foram chamados por Deus, capacitados pelo Espírito Santo cujo coração esta verdadeiramente voltado pra obra de Deus buscando a glória de Deus e não a glória do homem.

          Ou seja, um cristão que esta iniciando na fé não pode alcançar os privilégios que estão reservados somente pra aqueles que já venceram várias etapas no aprendizado e alcançaram a maturidade espiritual. E infelizmente muitos cristãos passam anos na igreja e não conseguem atingir a maturidade espiritual e por isso eles não tem o privilégio de usufruir de uma promessa como essa que Cristo fez aos seus discípulos.

          O poder de Deus e as promessas de Deus, são coisas sérias e dadas pra pessoas que levam a sério a obra, a palavra e a pessoa do Senhor Jesus Cristo. Espero que tenha compreendido isso.

          Deus lhe abençoe e que você alcance a maturidade espiritual.

    2. Avatar de léo
      léo

      Querido irmão,também quero muito entender este texto; e v (João 14.12)
      Há duas principais tentativas de interpretar este dito de Jesus:

      1. As “obras” são os milagres físicos realizados por Jesus

      A interpretação popular e mais comum, aceita pela maioria dos evangélicos no Brasil (esta maioria, por sua vez, é composta na maior parte por pentecostais e neopentecostais), é que Jesus realmente prometeu que seus discípulos seriam capazes de realizar os mesmos milagres que Ele realizou, e mesmo maiores. É importante notar que muitos membros de igrejas históricas, como presbiterianos, batistas, congregacionais e episcopais, entre outros, também foram influenciados por este ponto de vista. Nesta interpretação, a palavra “obras” é entendida exclusivamente como se referindo aos milagres físicos que Jesus realizou, como curas, exorcismos e ressurreição de mortos. Os adeptos desta interpretação entendem que existem hoje pastores, obreiros e crentes com capacidade para realizar os mesmos milagres de Jesus – e até maiores. Defendem que curas, visões, revelações e de outras atividades miraculosas estão acontecendo no seio de determinadas igrejas nos dias de hoje, exatamente como aconteceram nos dias de Jesus e dos apóstolos. E desta perspectiva, se uma igreja evangélica não realiza estes sinais e prodígios, significa que ela é fria, morta, sem fé viva em Jesus.

    3. Avatar de léo
      léo

      Gloria ao Pai,gloria ao Filho,gloria ao Espírito Santo.Meu amado irmão,quero que juntos venhamos aprender mais no SENHOR JESUS. NO MEU ENTENDIMENTO, o servo não pode ser maior que seu senhor, eu acredito grandemente em milagres, MAS NÃO MAIORES DOS DE JESUS.
      b. O termo “obras” referindo-se às atividades de Jesus, é usado no Evangelho de João para se referir a tudo aquilo que Ele fez, conforme determinado pelo Pai, para mostrar Sua divindade, para salvar pecadores e para glorificar ao Pai. Veja estas passagens: Jo 4:34; 5:20,36; 6:28,29; 7:3; 9:3,4; 10:25,32,33,37,38; 14:10,11; 14:12; 15:24; 17:4. O termo “obras” não se refere exclusivamente aos milagres de Jesus, muito embora em algumas ocorrências os inclua. No contexto da passagem que estamos examinando, Jesus usa o termo “obras” para se referir às palavras que Ele tem falado: “Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras” (Jo 14.10).

  2. Avatar de Emilia Hilario Chipe
    Emilia Hilario Chipe

    Amen, nunca havia entendido com clareza, porque tambem pensei que eram em qualidade e nao em quantidade, mas aprendi, mas a sua explicacao deixou tudo claro, Deus te abencoe e coloque mais de suas revelacoes em ti.

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      A paz Irmã Emilia.

      Sim, ele estava falando de quantidade mesmo. É só uma questão de entender o portugues. Até porque a bíblia não pode cair em contradição contra si mesma, pois é a verdade absoluta. E quando Jesus diz: Não é o discípulo maior do que o seu Senhor. Ele esta dizendo que ninguém vai superá-lo, mas poderá se igualar á ele em autoridade e unção da parte de Deus.

  3. Avatar de Nara Beatriz
    Nara Beatriz

    Concordo com você em tudo que diz. Mesmo porque Jesus realizou o maior milagre que eu considero que é fazer um morto tornar a vida.

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      A paz do Senhor Nara.

      Sim, é muito absurdo pensar que podemos ser melhores do que o próprio Jesus Cristo filho de Deus.
      Ele esta falando de quantidade de milagres… Exemplo; Se Jesus realizou 10 mil milagres em sua vida, estava dizendo que é possível realizar 11 mil milagres, porque ele já não vai mais ficar aqui na Terra, mas estava indo para o Pai.

      1. Avatar de eder gabriel
        eder gabriel

        apalavra do senhor disse,e nessesario que ele creça e q eu diminua,como que nos faremos coisa melhores do q nosso senhor

  4. Avatar de lucimar evangelista
    lucimar evangelista

    paz e graça amado do senhor. Que o Espirito Santo de Deus continue fortalecendo seu ministerio
    Deus te abençoe. forte abraço

  5. Avatar de Manoel.
    Manoel.

    Não tenho problema com o texto:
    Primeiro porque ja entendia que Jesus não estavalando na proporção de grandesa ou de sermos maior que ele pois seria valorisar demais o humano, talves é por isso que temos tantas invencionisses sem respaldo biblico o comentário é bom esclarece, ajuda, e nos faz pensar ainda mais. Um abraço continue meu irmão.

  6. Avatar de paulo
    paulo

    A PAZ…,gostaria só de frisar o que JESUS disse:Fará maiores do que essas porque EU VOU PARA MEU PAI;ou seja pela intermediação DELE,sem ELE mesmo que tivesse a maior fé do mundo nada aconteceria.
    Assim como ELE disse:Pedi,e dar – se vos á;também diz:Pedis,pedis e não recebereis porque pedis mal.
    Lucas 11:9;Tiago 4:3,Logo seria uma pretensão achar que posso fazer obras tanto melhores ou até mesmo maiores que CRISTO como disse,quem faz é ELE,através daqueles que O AMAM e são fiéis.

  7. Avatar de antonio de padua sorrentino
    antonio de padua sorrentino

    que a PAZ DE CRISTO, estejáem voso s coraçoes.Adorei este s esclarecimentos ,acretdito que DEUS

  8. Avatar de eugenio fernando
    eugenio fernando

    Meu comentario e seguinte, basta entender o significado de discipulo, nao ha duvida que tudo o que fazemos e graca ao espirito santo.

  9. Avatar de Jonas silva
    Jonas silva

    Amém texto bastante edificante.
    Hoje muitos querem pregar mas não buscam á Deus antes de subir no pulpito e pegam versiculos isolados,muito tem interpretado a biblia de maneira errada.E na minha opinião não tem como fazer as obras melhores que Jesus(pois ele é um exemplo de perfeição).
    Deus abençoe a sua vida e seu ministério

  10. Avatar de Uilson
    Uilson

    Paz amado. Gostei do estudo, muito bom
    Eu interpreta assim que, nós poderia fazer obras maiores que Jesu. Só que depois de ver esse estudo, não vou interpleta sim. Amém varão. que Deus contínui te dando sabedoria.

  11. Avatar de sidnei santos
    sidnei santos

    Concordo com o seu discernimento da Palavra de Deus. Até poque o próprio Jesus afirmou que sem mim nada podeis fazer( Jo15:5). Fico pensando no tempo de jesus sem tecnologia, sem microfone sem avião, carro e internet etc. Jesus realizou tamanha Obra que comparando com o nosso tempo, nós o envergonhamos com uma vida de Evangelho que nós temos em relação aos três anos do seu ministério terreno. Não conseguimos realizarmos 1/3 o que Jesus realizou na sua época. Não conseguimos ser parecido com Ele em amor, generosidade, ternura e mais, que já era um grande avanço. Quanto mais em qualidade. E olha que não nos falta nada! Temos o Espírito Santo sendo derramado sem medida com toda à tecnologia na mão e não avançamos por que não conseguimos vencer a nossa zona de conforto e vaidade. Deus o usa o homem um pouco e ele já se acha o bom bom da Batom Garoto. E que Deus está derramando da sua Graça por ele é merecedor. O Senhor Jesus ficaria até feliz e deseja que o superamos em obras, esta foi a razão de ter enviado o seu Espírito. Infelizmente não chegamos nem perto em quantidade quanto mais em qualidade. Minha oração é que sejamos igual ao nosso Mestre. Jesus é o nosso maior padrão (Modelo) . Jo 13:16(Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.) Tudo que ultrapassa à Palavra de Deus é heresia. Nos contentemos em ser apenas igual ao Mestre.

  12. Avatar de sidnei santos
    sidnei santos

    digo: nos envergonhamos.(acima)

  13. Avatar de Maria Zita muassilua dos reis
    Maria Zita muassilua dos reis

    Por isso temos que ter muita atenção nas interpretações. Esse mesmo e que é o meu problema

  14. Avatar de eder gabriel
    eder gabriel

    amem,irmao tenho buscado ler seus estudo,apalavra do senhor e com uma arma se mal entepretada pode,jogar uma pessoa no mundo,por isso temos que ter a direçao do espirito santo de deus amrn fica na paz do senhor jesus

  15. Avatar de Jorge oliveira
    Jorge oliveira

    A paz do Senhor , concordo plenamente, não existe , e não tem como nos , servo de Cristo fazer maravilhas com mais qualidade que as que Cristo fez.

  16. Avatar de Renilde,(Nilde)
    Renilde,(Nilde)

    PAZ SEJA CONVOSCO…

    NO MEU ENTENDIMENTO …
    Jesus quando relata, ”obras maiores’ esta querendo dizer que, faremos obras maiores que ele, no sentido de … levar a palavra de Deus para toda criatura, para o mundo….
    é o nosso dever , de cristão fazer o ‘ide’ do senhor…

  17. Avatar de Oziel Jorge Ribeiro
    Oziel Jorge Ribeiro

    A Paz do Senhor irmão, baseando-se nas suas explicações pude entender que você esta correto, mas você poderia acrescentar que Jesus por sua vez, falava em parábolas, veja exemplo em Mateus 17:20 porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá e há de passar… ou seja, Jesus falou em parábolas da maneira que pudéssemos entender que através da fé podemos tudo..!! então irmão quando Jesus falou ali em maiores obras, podemos entender que Jesus quis nos dizer que da maneira que podemos mover montanhas através da nossa fé também através da nossa fé em Jesus podemos fazer maiores obras.. Abraços e fica na paz.

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      A paz do Senhor Oziel.

      Sim querido, Jesus fala por parábolas.
      Mas não foi esse o caso, aqui ele não usa parábolas.

      E afirmo, que ninguém, absolutamente ninguém vai conseguir realizar milagres maiores em qualidade do que os milagres de Jesus.
      Apenas pense amado irmão… Para superar Jesus, você teria que fazer algo mais incrível do que andar sobre as águas por exemplo.
      Podemos fazer obras maiores em quantidades, por exemplo, Jesus multiplicou pão e peixe 2 vezes na bíblia, nós podemos multiplicar 5 vezes, por exemplo. Mas nada melhor do que isso, e nem mais incrível do que isso.

      Como a própria bíblia diz, basta ao discípulo ser como seu mestre.

      Deus lhe abençoe.

  18. Avatar de Adriano
    Adriano

    A paz de Deus, meu irmão!

    Ótima explicação! Que o Senhor nosso Deus continue a abençoar-te.

  19. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Concordo com a tese, mais obras e não melhores obras.Acredito que esteja correto Manassés.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies