Pregação para Jovens – 4 Dicas para Conquistá-los

Quando você é convidado para pregar em um culto de jovens, coisa que acontece o tempo todo comigo, muitas dúvidas surgem na sua cabeça pelo simples fato de que o seu público não é um grupo de cristãos normais e habituais iguais a você; mas sim um grupo de jovens o que significa surpresas pela frente.

Isso acontece porque sabemos que os jovens de hoje já não são tão parecidos com os de antigamente. Hoje temos diferentes estilos musicais, diferentes costumes entre as mais variadas denominações e tudo isso faz com que aquilo que era pra ser uma simples tarefa, como; criar uma pregação para jovens, acaba sendo muito mais complexo do que podemos imaginar.

Hoje em dia se você ministrar em 5 igrejas ou denominações diferentes, vai encontrar 5 grupos de jovens diferentes com estilos, gosto musical e preferências diferentes. Alguns com mais foco na palavra, outros com mais foco na música, outros com mais foco na carreira, outros mais espirituais e tradicionais e outros super atualizados com o cristianismo na linguagem de hoje.

E para ajudar os meus irmãos, amigos e alunos com essa tarefa, eu já escrevi esse artigo: Como Fazer uma Pregação para jovens. E hoje venho trazer mais algumas dicas pra ampliar seus conhecimentos nessa área. Serão 4 dicas para conquistar qualquer tipo de público jovem cristão dos dias de hoje! Vamos lá?

Pregação para Jovens – 4 Dicas para Conquistá-los

Seja lá qual for a pregação que você pretende trazer para os jovens, você deve se preocupar em conquistar a atenção deles e isso é uma tarefa difícil já que os jovens podem se distrair muito facilmente graças a sua incrível habilidade de se desligar de todos ao redor e ficar navegando em seus próprios pensamentos, mas mantendo aquela cara de alguém que esta prestando atenção.

As dicas que seguem abaixo, são gerais e creio que você poderá utilizá-las em toda e qualquer situação. Confere:

Dica 01: Criar um ponto em Comum

Criar um ponto em comum é uma técnica simples e muito antiga na história dos oradores. Os palestrantes mais famosos e conceituados já fazem isso há muitos anos. E pra ser bem franco com você, até nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo utilizava dessa estratégia em suas pregações.

Mas o que é um ponto em comum?  E como eu vou criar isso com um grupo de ouvintes desconhecidos?

Ponto em comum é toda e qualquer coisa que possa ligar você ao público em questão. Por exemplo; se você for amigo de longa data do líder dos jovens ou do pastor, isso já é um ponto em comum com eles! Se você curtir o mesmo estilo musical ou ter uma filosofia parecida com a deles, já terá o seu ponto em comum.

Quando eu sou convidado a ministrar em uma Assembléia de Deus, o meu ponto em comum com eles é o fato de que eu nasci e cresci na AD. Então, basta mencionar isso e pronto, somos iguais, do mesmo time!

Alguns anos atrás em fui em uma vigília da igreja Renascer, porque foi anunciado que o Bispo André Fabiano estaria lá pregando. E eu gosto de ver esse homem ser usado por Deus, como também gosto de ouvir uma boa palavra. A vigília estava lotada de jovens, em meio a multidão eu não vi ninguém com aparência de ter mais de 40 anos.

Para minha surpresa, o pastor Marco Feliciano estava lá também. Outro pregador que admiro. E eu percebi que no início da mensagem ele fez vários comentários e uma das coisas que ele disse foi: (… Fazer o quê, sou Renascer até morrer…). Claro que ele não congrega na Renascer, mas ao citar essa frase que os jovens de lá utilizam, ele criou um ponto em comum com eles.

Você entendeu o que quero dizer? Criar um ponto em comum é importante; isso fará os jovens lembrarem de você facilmente e ao lembrar de você, vão lembrar a mensagem também.

Dica 02: Lembrar de Filipenses 4:4 e Sorrir Bastante

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
Filipenses 4:4

Uma coisa que você precisa ter é simpatia. Se não tiver e não quiser se esforçar para ter, tudo bem. Mas a simpatia contribui para ganhar a confiança e atenção dos ouvintes em geral e não só dos jovens.

Um pregador sério vai afastar as pessoas de si, pois a seriedade, a cara fechada farão os ouvintes se perguntarem a si mesmos o por quê você esta tão sério e isso vai fazer com eles se distraiam em pensamentos tentando entender isso e vão sair da igreja da mesma forma querendo saber porque o pregador parecia estar de mal humor.

Mas quando você abre um sorriso, você não levanta pensamentos de julgamento ou questionamentos sobre você… Mas ao sorrir você cria uma expectativa e demonstra estar seguro de si mesmo. Então, sorria!

Não seja falso, mas sorria de verdade! Eu consigo sorrir quase que o tempo todo durante uma ministração, no início eu consigo sorrir quando me apresento e no demais geralmente faço isso por estar empolgado com a palavra de Deus e feliz de ver que o povo esta se alimentando da palavra.

Dica 03: Apresentar o seu Currículo

Quando o assunto é jovens, entenda que eles adoram socializar. Então, se você tiver uma fanpage, um site ou blog, isso será como um cartão de visitas para eles. E mesmo que eles nunca acessem a sua página, o que é comum se você não for famoso ou se o seu site não tiver um nome legal e fácil de memorizar, ainda assim vão gostar muito de você pelo fato de ser atualizado com a internet.

A imagem que os jovens costumam ter de pregadores, mesmo os pregadores jovens, é que eles levam uma vida difícil e disciplinada e dificilmente um pregador vai perder seu precioso tempo em redes sociais. Não estou dizendo que você precisa dedicar 10 minutos por dia para as redes sociais, mas manter um blog, uma fanpage ou um grupo no Facebook é uma coisa fácil de fazer que você pode até pedir pra alguém te ajudar com isso.

Ao mencionar que você esta no Facebook ou seja lá qual for a rede social do momento, você ganha a simpatia dos jovens com maior facilidade e isso, pelo menos no meu ministério, tem me ajudado a conquistar a atenção deles para ouvir a palavra com mais facilidade.

Dica 04: Você esta Falando para o Primeiro Ano da Creche!

Se você vai pregar para jovens, querer usar palavras difíceis não vai ‘colar’. Na verdade, não somente para jovens, para todos os públicos; eu sempre recomendo aos meus alunos que habituem-se a usar sempre uma linguagem popular. Seja erudito entre os cultos, mas o povo carece de ouvir a palavra sem precisar se esforçar para entendê-la e será culpa sua caso os ouvintes não entendam a mensagem.

E quando o assunto são os jovens, você deve se esforçar para ser o mais claro possível, porque não podemos confiar no ensino público e não sabemos o grau de instrução que eles tem. Embora existem os meninos prodígios, a grande maioria dos jovens são espertos do que diz respeito a atualidades, mas não é o caso nos demais assuntos e matérias como o português correto ou a linguagem culta.

Caso você seja jovem, certamente não esta nesse grupo, uma vez que você já leu mais de 1200 palavras até agora. ;)

Não quero que você pense que sou intolerante, frio ou calculista. Porém eu preciso ser realista e sincero com você para te ajudar (de verdade) a alcançar muito mais pessoas, grandes e pequenos, jovens e adultos. E entre ouvir um doutor cheio de letras ou um outro jovem, os jovens vão preferir ouvir alguém que fale a língua deles, mas que tenha conhecimento bastante para impressioná-los.

Concluindo…

Quero fechar este artigo com uma citação de um dos maiores missionários do novo testamento.

Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
1 Coríntios 9:22

Que possamos ter essa mesma devoção que o apóstolo Paulo fazendo de tudo para alcançar mais e mais almas para o reino dos céus independente da cultura ou educação que receberão. Porque para com Deus não há acepção de pessoas amém.

Que Deus abençoe sua vida, família e ministério em nome de Jesus.

Gostaria de Fazer Download desse Artigo para Imprimir? Click no Botão Abaixo

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

18 Comentários

  1. Roberto António Seta Carlos (Robertinho)

    1 – Um cristão que está na disciplina pode dar ofertas e dízimos??
    2 – Como ser um bom pregador?

    View Comment
    • A paz do Senhor Roberto.

      1 – Sim, pode e deve dar dizimos. Pois o dizimo é um ato de gratidão e reconhecimento de que tudo que você tem é de Deus.
      2 – Um bom pregador é aquele que estuda bem a palavra e procura entender o que a bíblia diz, e não tenta impor sua opinião a palavra de Deus.

      View Comment
      • Débora

        Um bom pregador não é aquele que sabe a bíblia capa a capa. Mas aquele que reconhece a voz de Deus, estuda, e além de tudo… E deixa o Espirito Santo usa-lo, e não faz aquilo que quer, e sim oque Deus manda.

        View Comment
  2. Ires Sousa

    Pregador Manasses esse seu site esta me ajudando muito, pois sou líder de Jovens, e essas dicas e orientações esta de extrema edificação.
    Grata sou a Deus por colocar pessoas como você para compartilhar seus conhecimentos aos que buscam ajuda em seu ministério.

    Que o Senhor continue lhe abençoando sempre.

    View Comment
  3. elaine

    sou líder de criança e as vezes me sinto meio perdida as minhas crianças são de 4 a 11 anos me de uma dica por favor

    View Comment
  4. Pastor eu fui convidada para trazer a palavra para os jovens da igreja , e não sei que palavra levar para eles o senhor me ajuda ?

    View Comment
  5. Ana Carlos

    Paz pregador,o site tem me ajudado muito pois o meu objectivo é de conquistar mais jovens para JESUS para levar avante o evangelho avante…
    DEUS ABENÇOE voce Pregador…
    ♡♥♡♥♡♥

    View Comment
  6. So uma pergunta quando estou no momento da pregaçao derepente saiem jovens para fora que oque devou fazer?

    View Comment
  7. Rodenilzon Barroso de Souza

    ola meu amigo irmao em cristo jesus a paz do nosso senhor jesus cristo , estou muito feliz com esse estudo que estou fazendo com voce , agradeço muito a Deus por ter colocado voce na minha vida . amem
    voce ajudou e esta ME ajudando a me conhecer e conhecer muito mais o nosso salvador AMEM…

    View Comment
  8. Joana Patricia Teixeira da Costa Vaia

    muito obirigada pelas dicas caro pastor, vou procurar pô-los em pratica. saiba que este blog tem me ajudado muito, espero continuar a receber muitas dicas sobre pregaçoes, embora tenho muitas dificuldades para fazer leitura biblica, basta abrir a biblia vem logo uma destraçao ou adormeço ,quero aprender como meditar. o que devo fazer pastor preciso de ajuda .

    View Comment
    • A paz do Senhor

      não entendi o que quis dizer.
      Mas em todo caso, os que desejam se aperfeiçoar na palavra, devem estudar homilética, no mínimo.

      Deus te abençoe

      View Comment
  9. Thaiane campos

    Olá pastor, eu fui convidada para pregar em um culto dos jovens na minha igreja, mais eu não sou o que vou pregar para os jovens, e essa será minha primeira vez pregando, me ajude fazendo favor.

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *