Pregador VS Profeta! Qual a Diferença?

Vejo muitos pregadores se proclamando ser profeta, ao mesmo também temos muitos profetas querendo bancar o pregador! Se você pensava que isso era tudo igual, hoje sua opinião muda.

Vamos conhecer algumas características que diferenciam pregadores de profetas e profetas de pregadores. Obviamente é possível ser os dois. Porém existe uma regra básica para ocupar as duas funções. E se resume na seguinte frase:

Todo pregador pode ser considerado um profeta, se pregar genuinamente a palavra do Senhor e entregar revelações da parte de Deus através da interpretação da palavra! Mas nem todo profeta pode ser considerado um pregador, quando este entrega apenas o que Deus manda.

O que é um Pregador?

f56b7e1dd69704e86d354885bb301c49Um pregador é alguém que foi vocacionado por Deus para ministrar a sua palavra. Porém, sempre com o objetivo de ajudar vidas, reconciliar vidas, restaurar vidas e salvar vidas.

Você pode ampliar mais seus conhecimentos e tirar melhores conclusões ao ler também esses artigos:

O que acontece hoje é que muitos que se dizem pregadores fazem o contrário. Apenas ofendem, magoam, denunciam coisas desnecessárias das vidas das pessoas. Revelação é uma coisa e, falar  ou revelar coisas que todo mundo já sabe não é de Deus.

Um pregador de verdade revela apenas o que esta oculto atrás das passagens bíblicas, trazendo os versículos para os dias atuais! Não é o caso quando alguém apenas lê o texto e sai criticando todo mundo sem dizer o que significa o texto e como ele se desenvolve.

Se você quer ser um pregador, veja este sermão do Apóstolo Pedro, perceba como ele explica o texto bíblico, desenvolve a ideia e faz uma chamada para a ação. At 2:14-39.

Desenvolva sua oratória com o curso: Orador Mestre em 03 Dias.

O que é um Profeta?

CaminhoUm profeta é alguém vocacionado por Deus igualmente ao pregador, porém, sua missão é diferente! Ele tem por função revelar pecados ou repreendê-los como fez João Batista em Lc 3:19.

Eu me atrevo a dizer que o pregador é para as almas perdidas que estão fora da igreja e para aquelas que estão feridas e desorientadas dentro da igreja. Porém, um profeta é a voz de Deus desabafando com seu povo!

Pare e pense comigo, quais as vezes que Deus usava o profeta? Na maioria foi quando o povo precisava de uma repreensão! O exemplo é de Elias que repreendeu o rei Acabe.

Também temos um profeta anônimo repreendendo o Sacerdote Eli. ISm 2:27. Na verdade, o menino Samuel quando foi usado por Deus pela primeira vez foi logo pra repreender a Eli, veja em ISm 3:11-18.

Mais alguns artigos para ajudá-lo já que estamos falando profétiquez:

Conclusão

Podemos concluir que o pregador é o mestre dos nossos dias, pois a missão de esclarecer a bíblia sagrada lhe foi confiada! Quando esse ministra a palavra para o mesmo grupo de pessoas constantemente fazendo um acompanhamento do crescimento espiritual que a palavra de Deus esta proporcionando na vida desse grupo de pessoas, logo esse pregador é também um pastor.

Já o profeta, me atrevo a dizer que é a voz de Deus online falando com o povo! O que um profeta fala não é bem um estudo ou uma mensagem, mas sim, na maioria dos casos, um desabafo da parte do Senhor Deus todo Poderoso!

Como Pregar a Palavra de Deus? Assine e Baixe o Guia em PDF

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

4 Comentários

  1. Gian Gutemberg Martins Pedrosa

    Olá boa noite a todos os irmãos!
    Achei muito esclarecedora a diferença entre o pregador e o profeta, não importa qual o chamado o que importa é que possamos está dentro da vontade de Deus para cumprir com o chamado que ele tem nos designado!

    View Comment
    • Cecília Sicato

      sim sou.estarei a espera com muita alegria e satisfação é sempre bom aprender sobre Jesus e compartilhar com quem não sabe e também deseja a prender. Amém.

      View Comment
      • Cecília Sicato

        Esta matéria fez nascer em mim o desejo de estudar mais sobre esse tema. gostei muito do que aprendi hoje convosco e desejo aprender mais.

        View Comment
  2. messias

    leia o livro de Ezequiel, Enoque ai você vai ter uma pequena ideia do que é um profeta, pois vejo que tem pouca noção pra compreensão de profeta.
    o profeta guarda as leis da ordem natural das coisa, ou melhor dizendo os pilares do universos as almas do Criador de tudo e de todos, é muito difícil o verdadeiro profeta se envolver com religião, por ordem do Criador nós
    estudamos e observamos tudo e todos, vocês não tem ideia do que é nós.
    esse que se diz profeta ai dentro de religiões é os verdadeiro falsos profetas, e é ele que causa guerra, desunião familiar e conflitos entre igrejas e igreja e religião contra religião, deixando o povo aflito e confundidos.
    assim como Jesus fala, lobos devoradores; devoradores de que? de pesamentos não deixa o povo pensar e muito menos opinar, essa besta pensa que esta com toda rasão do mundo, que falar mas não quer ouvi.

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *