Principais Nomes de Deus e os Significados

Quando se trata de nomes de Deus é fundamental para os pregadores da palavra do Senhor conhecer cada nome e seu respectivo significado. A internet esta cheia de informações que chegam a ser gritantes sobre os nomes de Deus.

Em alguns sites, por exemplo, falam que existem 72 nomes de Deus, em outros já encontramos cerca de 99 nomes de Deus. Mas acontece que existem nomes e atributos, ou seja, são coisas diferentes. Porém em alguns sites, você vai encontrar os nomes misturados com os atributos e por isso causa essa confusão de quase 100 nomes de Deus.

Mas aqui, meu objetivo não é debater esse assunto, mas sim, listar os nomes de Deus e seus significados e a passagem bíblica de referência a esses nomes. Não vou falar sobre os atributos de Deus, vamos deixar esse assunto pra outro artigo.

Os nomes de Deus na bíblia em português não serão descritos conforme nós costumamos conhecer, por exemplo; você não vai encontrar a palavra Jeová Rafa, mas irá encontrar a expressão: O Senhor que te sara. Isso acontece porque os nomes de Deus estão no hebraico, por isso vemos o significado direto desses nomes que foram traduzidos.

nomes-de-Deus

Principais Nomes de Deus e os Significados

  • EL / ELOHIM: Soberano Criador (Gênesis 1.1;26,27)
  • JEOVÁ (YHAWEH): “EU SOU”  (Êxodo 3.14)
  • EL SHADAY: Deus Todo Poderoso, Onipotente (Gênesis 17.1)
  • ADONAI: Senhor (dono) (Provérbios 9.10)
  • JEOVÁ JIRÊ: Deus proverá (Gênesis 22.8 e 14)
  • JEOVÁ M’KADESH: o Deus que santifica (Levítico 20.7 e 8)
  • JEOVÁ NISSI: O Senhor é a nossa bandeira (Êxodo 17.15)
  • JEOVÁ RAFÁ: Eu sou o Deus que te sara (Êxodo 15.26)
  • JEOVÁ SHALOM: O Senhor é a nossa Paz (Juízes 6.23 e 24)
  • JEOVÁ TSIDKENU: Senhor, Justiça nossa (Jeremias 23.5,6)
  • EL ROHI: O Senhor é o meu Pastor (Salmo 23.1)
  • JEOVÁ SHAMNAH: O Senhor está presente aqui (Isaías 63.9)
  • EL ELYON: O Deus Altíssimo (Daniel 4.2 e 5.18)
  • JEOVÁ TSEBAÔ: O Senhor dos Exércitos (Salmos 46.7)
  • JEOVÁ MAKKE: O Senhor nos corrige (Ezequiel 7.9)
  • JEOVÁ GMOLÁ: O Senhor das recompensas (Rute 2.12)
  • JEOVÁ ELOAI: Senhor meu Deus (Salmos 16.2)
  • EL ELOAH: O Deus pessoal (Gênesis 33.20)
  • JEOVÁ ELOENU: O Senhor nosso Deus (Deuteronômio 6.4)
  • EMANUEL: Deus conosco (Isaías 7.14)
  • JESUS, o nome que esta sobre todo nome (Atos 4.12)

Como Usar os Nomes de Deus em Suas Pregações

Agora, que você conhece os nomes de Jesus que é Deus, poderá utilizar alguns desses nomes em suas pregações quando se referir a Deus no ápice da sua função. Por exemplo;

Digamos que você esta pregando uma palavra sobre cura, como aquela passagem famosa da mulher do fluxo de sangue que foi curada ao tocar nas vestes de Jesus. Em uma pregação como essa, você poderá usar o nome: JEOVÁ RAFÁ: Eu sou o Deus que te sara (Êxodo 15.26). E seguindo essa mesma linha de raciocínio, você poderá tirar muito proveito dessa lista com os nomes de Deus.

Outra forma de usar os nomes de Deus é fazer uma lista, de pelo menos 5 nomes na ordem em que for útil para a ocasião, decorar e utilizar sempre que desejar. Como por exemplo, no início da mensagem, você pode dizer:

“”Estou muito feliz por estar aqui com os irmãos para juntos louvar e bendizer ao criador dos céus e da Terra, a saber o seu nome é; Jeová Shamnah, o Senhor esta aqui, Jeová Rafah, ele vai te curar, Jeová Girê, ele tem providência pra tua vida nesta noite, Jeová Shalom, que traz paz ao seu povo e Jeová El Shaday, o todo poderoso. Só quem serve ao El Shaday levanta a mão e glorifica ao Senhor…””

com um início desses, você já consegue ganhar a atenção da igreja para si. Pois uma simples demonstração de conhecimento atrai os olhares, pelo fato de que, as pessoas automaticamente pensam: A palavra vai ser boa, pois o pregador é um homem estudado.

Essa lista de nomes acima, eu fiz dando os significados e seguindo uma sequência lógica trazendo os significados para a vida do povo, mas você pode fazer a lista da forma em que desejar, e usar em qualquer momento da mensagem, com um pouco de criatividade você conseguirá adaptar essa lista para qualquer situação. O mais importante é ter em mente os nomes de Deus para usar ao seu favor a qualquer momento da sua pregação.

Um dos cursos que poderá te ajudar com isso, é o Memo Bible, que ensina a memorizar versículos e passagens bíblicas. Click aqui pra conhecer. Vez ou outra eles fazem promoções, acesse e role a página até o final para conferir.

Eu espero que você tenha gostado do artigo de hoje. Que Deus abençoe a sua vida, a sua família e o seu ministério em nome de Jesus.

Como Pregar a Palavra de Deus? Assine e Baixe o Guia em PDF

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

15 Comentários

  1. Jorge oliveira

    A paz do Senhor meu querido irmão, obrigado pela dica, que o Senhor vosso Deus continue abençoando a vossa vida.

    View Comment
  2. Juares Guedes

    A paz do Senhor. Obrigado pela dica, agora sei como usar o nome santo de DEUS nas
    pregações! Que Deus abençoe seu ministério cada dia mais, em nome de Jesus!

    View Comment
  3. Pingback: Erros e Defeito dos Cristãos Pentecostais e dos Cristãos Intelectuais - Pregador Manassés

  4. Pingback: Como Pregar a Palavra de Deus com Ousadia

  5. DAVID TAVARES

    A paz! gosto muito de sua página! as vezes necessito montar estudos, mas a página não pode ser copiada, seria muito bom deixar ela para cópia! graça e paz!

    View Comment
    • A paz David.

      Ao final dos estudos, tem um botão para fazer download do arquivo em PDF com o estudo.
      é só clicar, compartilhar e baixar o estudo para seu computador.

      View Comment
  6. Parabéns, Pastor por este abençoado artigo. Desconhecia a maior parte dos nomes mencionados e isto demonstra que necessitou de muita pesquisa para completar tal trabalho.
    Fique com Deus.

    View Comment
  7. Pingback: Nomes Bíblicos em Ordem Alfabética de A a Z com Significados

  8. Severina Venancio dos Santos ( MISSIONARIA )

    muito bom estou aprendendo muito,Deus continue te abençoando amado

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *