A Segunda Porta que Jesus Abriu na Vida de Bartimeu

A paz do Senhor Jesus! Hoje damos continuidade a mensagem: 04 Portas que Jesus Abriu na Vida de Bartimeu! Caso você não tenha visto a primeira parte dessa palavra, click aqui. A primeira porta que Jesus abriu para Bartimeu, foi apenas pela sua palavra e isso revela o quão grande é o poder que tem a palavra de Deus, mesmo se ela for pregada por ímpios!

Bartimeu esta agora esperançoso de saber que existe alguém na face da terra que pode mudar a sua vida, porém não é tão simples receber esse milagre como esta parecendo ser!

Uma Única Chance!

O maior sonho de Bartimeu era voltar a enxergar e ele viveu durante muito tempo pensando que isso era impossível. Mas agora ele sabe que existe um profeta que pode fazer esse milagre na sua vida e por isso, ele começa a pesquisar sobre Jesus Cristo, ele quer saber mais sobre a vida desse homem que poderia mudar o quadro da sua história.

Bartimeu era motivado pelos sonhos que ele deixou para trás, ele queria ter a oportunidade de poder recuperar sua visão e continuar de onde parou. Você conhece alguma pessoa que mesmo em situação lamentável como a de Bartimeu, não quer ser ajudada? É porque essa pessoa parou de sonhar ou nunca teve sonhos!

Isso explica porque muitos estão em péssima situação e mesmo assim, rejeitam o Senhor Jesus. Mas Bartimeu estava motivado pelos seus sonhos, Jesus representa pra ele a chance de voltar no tempo e poder recuperar tudo aquilo que um dia ele perdeu.

E pelas histórias que ele ouviu sobre Cristo, ele começou a suspeitar de uma coisa muito séria! Então pra confirmar seu raciocínio, ele procura na sua mente os ensinamentos que ele aprendeu desde criança sobre a lei de Moisés e os profetas!

E com base no que ele aprendeu, ele confirma nas histórias que ele ouve sobre Jesus. Pois naquela época, todas as crianças e jovens judeus estudavam a palavra nas sinagogas, onde também aprendiam a ler e escrever. E Bartimeu agora, começa a acreditar que esse profeta é na verdade o desejado de todas as nações; Aquele de quem falou Moisés e os profetas, Jesus Cristo, o Messias, o filho de Deus!

Essa descoberta a respeito de Jesus só levou Bartimeu a estudar cada vez mais sobre Cristo, e com certeza assim como contaram a história do nascimento de Jesus para o médico, que escreveu o evangelho de Lucas, creio que alguém contou a mesma história para Bartimeu narrando como foi o nascimento de Cristo e quão grandes promessas Deus lhe fizera por intermédio do anjo Gabriel que visitou Maria.

O anjo fez várias promessas na vida do filho de Maria que seria então gerado pelo Espírito Santo para poder vir ao mundo, mas a promessa que Bartimeu memorizou e não conseguiu esquecer foi essa: “…e Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai…” Lc 1; 32.

Após ouvir toda a atual história do ministério profético de Jesus Cristo, Bartimeu percebeu que Jesus tinha o costume de pregar sempre nos mesmos lugares, ele andava pelas terras da Galiléia, passava de vez em quando em Betânia e raramente ele saía dos seus termos, como aquela vez que ele atravessou o mar e passou rapidamente na terra dos Gadarenos. Mas isso era muito difícil acontecer!

Isso fez Bartimeu perceber que talvez Jesus nunca subisse a Jericó, ou se um dia ele viesse a Jericó, seria provavelmente uma visita rápida, como foi em Gadara. Pois Jesus vivia rodeando a Galiléia e cidades circunvizinhas. Bartimeu percebe que só terá uma única chance de encontrar o médico dos médicos.

Sem Poder Andar ou se Mexer… Só resta uma Saída!

Um belo dia, Bartimeu acorda, coloca sua capa e vai para o seu ponto onde sempre pedia esmolas por ali. Nesse dia ele percebe que a cidade esta mais agitada, as pessoas estão com mais pressa do que o normal, parece que estão se preparando para um grande acontecimento.

Então Bartimeu começa a suspeitar de que Jesus já esta na cidade e ele fica com os ouvidos bem abertos! De repente uma grande multidão invade o espaço de Bartimeu, são tantas pessoas ao seu redor que ele não consegue nem sair do lugar.

Porém essa multidão esta se movendo e igual o horário de pico no metrô, Bartimeu esta sendo arrastado e empurrado pela multidão pouco a pouco em uma direção que ele não tem certeza pra onde esta indo.

Quando as pessoas começam a lhe empurrar, pedir licença e dizer sai da minha frente, ele resolve perguntar:

– Mas o que é que esta acontecendo? De onde vem toda essa gente?

E alguém lhe responde: É Jesus de Nazaré que esta passando, por isso estamos todos aqui.

Por um breve momento Bartimeu se vê desesperado sem saber o que fazer, pois quando ouviu que era Jesus, ele pensou no seu sonho: – Eu preciso realizar, não posso deixar ele ir… Preciso fazer alguma coisa…!

Então ele tenta se locomover entre a multidão e começa a perguntar: – Onde esta Jesus, onde esta Jesus… Pra que lado foi o Mestre?

Mas as pessoas começam a lhe responder com desprezo e ignorância, dizendo: Cuidado aee o ceguinho, não empurra não! Sai da minha frente!
Até que alguém empurra Bartimeu e ele perde o equilíbrio cai no chão, nessa hora ele sente uma vontade de chorar por ver que não vai conseguir chegar até o Filho de Davi.

Então de repente passa em sua memória flash back’s resumindo a sua vida e seu sofrimento e como poderia ser diferente se ele pudesse fazer algo agora… Parece que a voz da consciência de Bartimeu fala com ele e diz:

– Você não pode andar, não pode sair do lugar… Mas ainda pode gritar, essa oportunidade é boa demais pra ser desperdiçada, talvez a única chance que você terá em toda sua vida!

Esse será o ultimo recurso de Bartimeu, ele não quer viver pro resto da vida sabendo que teve a chance de ser curado e não aproveitou ao máximo… Ao menos ele não ficaria com peso na consciência, caso perdesse aquela chance, ele saberia que fez de tudo pra conseguir!

A Segunda Porta que jesus Abriu na Vida de Bartimeu

Então ele estufa o peito, enche o pulmão e sentado dali mesmo onde estava, começou a gritar dizendo: Jesus, filho de Davi! Tem misericórdia de mim. Provavelmente o movimento da multidão forçava ele a engatinhar seguindo o fluxo, mas mesmo assim ele gritava: – Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim! Obviamente seus gritos começaram a incomodar as pessoas que estavam ao seu redor.

Era muita gente falando ao mesmo tempo, os ouvidos de Bartimeu ouviam vários passos altos e baixos, várias vozes de diferentes tons e muitos outros sons misturados que eram provocados pela aglomeração de muitas pessoas no mesmo lugar!

Isso lhe deixava em desvantagem, o fato de ter sido jogado no chão também lhe deixou em grande desvantagem, porém mesmo com todos esses obstáculos e com o coração apertado pelo sentimento de que talvez não vai dar certo e ao mesmo tempo, batendo acelerado, ainda assim; Ele continuava a gritar!

Pra completar sua triste situação as pessoas começam a repreendê-lo para que se calasse! Uns diziam: Cale a boca cego; outros retrucavam: Fique queto; e outros afirmavam, estás longe e ele não vai te ouvir! Outros começavam a sentir pena do ceguinho que estava jogado ao chão sendo empurrado pela multidão engatinhando e ainda gritando: – Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim!

Quanto mais Bartimeu gritava, mais as pessoas se incomodavam e gritavam com ele dizendo pra ficar queto! As pessoas que falavam pra Bartimeu ficar queto, não eram más, mas elas tinham um forte motivo pra fazer isso!

Sabe qual a diferença das pessoas ao redor de Bartimeu para com ele? É que elas enxergavam, elas podiam ver que Jesus estava longe, elas podiam ver que Bartimeu não tinha chance nenhuma de se aproximar do Senhor… Elas mandavam Bartimeu se calar com base no cenário que elas viam, qualquer ser racional naquela situação saberia que os gritos de Bartimeu eram em vão!

Porém, Bartimeu não podia ver nada, ele não fazia ideia de quais eram as suas chances de ser ouvido pelo Senhor Jesus. Ela não podia ver se estava longe ou perto, ele não podia ver o cenário que as pessoas ao seu redor viam. Porém com Jesus sempre se trata de fé e isso esta além do cenário que você vive. E quando se trata de fé, as circunstâncias não importam!

Toda vez que Bartimeu gritava, alguém gritava junto com ele e isso atrapalhava o som da sua voz. Ele começa a gritar: Jesus filho de Davi tem… E antes dele terminar alguém já estava gritando junto: Fica queto homem, ele não vai te ouvir! Então Bartimeu percebeu que teria que gritar cada vez mais alto e mais alto ainda, se quisesse superar o barulho das pessoas que lhe repreendiam!

Ou seja, os gritos das pessoas dizendo pra ele ficar queto, acabaram por servir de incentivo pra ele continuar clamado e gritando cada vez mais!

Ele gritou até suas lágrimas de desespero rolarem pelo rosto, gritou até sentir que sua voz começou a sumir, mas continuou e gritou até começar a soluçar e chorar…

Porém todo esse esforço não foi em vão, porque algo sobrenatural aconteceu! Pedro estava sempre ao lado do Senhor, assim como Tiago e João! Mas nenhum deles ouviu a voz do ceguinho que gritava!

A fé de Bartimeu alcançou o impossível! Jesus parou, porque o clamor de Bartimeu chegou até ele! E essa é a segunda porta que Jesus abriu na vida de Bartimeu, porta de consolação!

Quando Jesus parou, toda a multidão parou junto com ele. Fez-se um silêncio e Bartimeu ao perceber isso, parou de clamar também e dentro do seu coração a alma de Bartimeu gritou bem alto e disse em seu pensamento: – Acho que ele me ouviu! Esta tudo queto agora, parece que ele me ouviu…. Ele… me ouviu!

Quando finalmente o clamor de Bartimeu rompeu a multidão e chegou aos ouvidos do Senhor Jesus Cristo, o Filho de Davi! Abriu-se a porta da consolação na vida de Bartimeu!

Agora ele pode descansar suas cordas vocais exaustas, sabendo que valeu a pena clamar, gritar e chorar! Porque afinal, Jesus lhe ouviu! O seu clamor chegou aos ouvidos do querido Mestre!

Agora ele se sente aliviado, poque todo aquele desespero e pressão que ele passou, valeu a pena, pois Jesus lhe escutou e desse momento em diante, Bartimeu se sente muito confortado e consolado por finalmente, depois de tanto esforço, finalmente, mesmo com todos ao redor estando contra ele, finalmente seu clamor, Jesus ouviu! O alívio é tão grande que ele poderia até mesmo morrer nessa hora; e morreria feliz porque conseguiu chamar a atenção do Mestre mesmo em uma realidade onde essa conquista era claramente impossível.

Como Você Esta?

Talvez você esteja na situação de Bartimeu, tem orado e tem clamado ao Senhor por muito tempo; e tudo ao seu redor esta contra você! Quem olha o teu cenário diz que é melhor você poupar a sua voz porque não vai dar certo, outros dizem que é melhor você poupar suas noites de sono e parar de clamar na madrugada porque Jesus esta longe de você e tem uma multidão na sua frente querendo ser atendido por ele também.

Outros já estão sentindo pena da sua situação. Te empurraram, te impediram de passar, te jogaram no chão! Mas hoje o Senhor me escolheu pra te dizer que você ainda tem um ultimo recurso! O seu recurso é clamar!

Hoje o Senhor manda lhe dizer pra continuar clamando, continuar suplicando, continuar orando e chorando aos pés do Senhor. Talvez os futuros apóstolos não vão te ouvir! Talvez as pessoas ao seu redor que estão do seu lado, não acreditem em você e também não dão a mínima importância para os teus sonhos!

Mas clame mesmo assim! Não olhe para as palavras negativas, não olhe para o cenário ao seu redor, tenha fé que o seu clamor vai ser mais alto do que o som de pessimismo dos que estão ao seu redor, vai romper a multidão, vai romper as barreiras físicas e espirituais e vai chegar até os ouvidos de Deus. Se na realidade que você vive é claramente impossível Jesus te atender, saiba que assim como Ele ouviu o clamor de Bartimeu, também ouvirá o seu! Jesus hoje vai abrir porta de consolação na sua vida! Amém. Creia que Deus é fiel, Jesus te ama!

Se Deus falou com você através dessa mensagem, por favor, compartilhe com seus amigos no Facebook clicando aqui e ajude nosso pequeno blog a crescer.

Por hoje vamos ficar por aqui, assine o blog para receber novas atualizações e não perder a terceira parte dessa mensagem, quando Jesus vai abrir a terceira porta na vida de Bartimeu. Deus lhe abençoe!

7 respostas para “A Segunda Porta que Jesus Abriu na Vida de Bartimeu”

  1. Avatar de ismael
    ismael

    Maravilhoso tema.vo Estuda-lo.p/uma pregação na igreja.vai ser maravilhoso.obrig irmão.pas do senhor JESUS.

  2. Avatar de Cleide
    Cleide

    Nunca preguei. Mas sinto uma grande vontade. Algo me chama. Peco a Deus que tire td enpedimento. Gostaria muito de aprender mais. Vendo aqui tudo isso que o irmao faz. Nos ensinando. Me traz forcas. Deus abencoe. Muito bom. Tda vez me emociono. A paz do senhor.

    1. Avatar de Pra Cida Rosendo
      Pra Cida Rosendo

      Se vc está sentindo essa vontade, é porq o Espírito Santo já está te preparando para essa caminhada de evangelização. Leia a Bíblia porq ela é quem vai te direcionar . Deus te abençoe

  3. Avatar de luiz carlos
    luiz carlos

    olha cinto o poder de deus na vida do irmão,que forma maravilhosa de trazer a palavra de deus com muita simplicidade, que deus continue abençoando seu ministério para que sejamos abençoado através dele tambem

  4. Avatar de Andressa França
    Andressa França

    Paz irmao, tema muito bom vou estudar para prega na minha igreja, Deus é contigo fique na paz!!

  5. A Terceira Porta que Jesus Abriu na Vida de Bartimeu – Pregador Manassés

    […] você não tenha lido sobre as duas primeiras portas, click aqui e depois aqui pra ver a mensagem desde o começo, amém! Você pode ver todas as mensagens dessa seção nesse […]

  6. Avatar de William
    William

    Paz do SENHOR meu irmão
    Palavra abençoada .
    Já ouvi várias pregações sobre cego de jerico, mas estas palavras nos incentiva a estudar ela ainda mais .
    DEUS abençoe sua vida ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies