Teologia da Prosperidade – Porque Não Prosperamos? (Pregação)

A paz do Senhor amados irmãos e queridos leitores. Hoje vamos falar de um assunto complexo. Prosperidade. Sendo alguém contra a teologia da prosperidade, quero abordar o tema e citar motivos que são a razão de você, ou nós, ou eles, não conseguirem alcançar a prosperidade bíblica.

A ultima vez que preguei essa mensagem, um dos pastores presentes no culto desceu do púlpito e foi embora quando eu estava no meio da mensagem, deve ser porque ele era o tipo pentecostal que não tem bíblia. E eu disse que a bíblia não manda profetizar e nem determinar nada, mas sim colocar o rosto no pó e talvez aja esperança! Então, você ainda tem chance de sair do blog e dormir tranquilo. A menos que você também decline da teologia da prosperidade, então você vai dar muito glória a Deus nas próximas linhas.

Essa é mais uma das minhas pregações evangélicas que gosto de compartilhar em texto, para que você não perca nenhum detalhe e ainda possa fazer o download em PDF caso lhe edifique e lhe apeteça. O link esta no final desse artigo. A nível informativo, esse sermão é temático. Aviso, porque sei que muitos leitores gostam das minhas pregações que são na maioria expositivas. Então você pode não gostar dessa, mas sim, eu também sei pregar tematicamente.

Teologia da Prosperidade – 03 Motivos porque Não Prosperamos

teologia da prosperidade

O texto base é o seguinte:

Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.
Onde os bens se multiplicam, ali se multiplicam também os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os ver com os seus olhos?
Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.
Eclesiastes 5:10-12

Introdução

Quem escreveu esse livro, como também esse texto. Foi o rei Salomão, filho de Davi. E ele esta fazendo uma declaração muito parecida com um certo ditado popular, que diz: O dinheiro não traz felicidade. E muita gente na ausência de reflexão, ou na profunda decepção por não ter riqueza, costuma responder: Se não traz felicidade, então me dê o seu.

Porém, o rei Salomão tinha autoridade moral para pronunciar essas palavras. Ele esta aconselhando você e eu, a não se deixar levar pelo dinheiro. Não amar o dinheiro e se houver escolha; Salomão esta dizendo que devemos escolher o trabalho ao invés das riquezas, pois vale mais um sono tranquilo do que uma vida cheia de fartura que lhe tiram o sono.

Isso parece loucura aos olhos de muitos pastores de hoje em dia. E para muitos cristãos também é bem estranho ouvir isso. Afinal, se essa escolha aparecer na sua frente (Ser rico? Ou ser trabalhador?); quando que você vai deixar de ser rico para ser trabalhador? Não precisa responder, todos sabemos que é nunca. Porém, o objetivo é fazer você mudar sua resposta até o final dessa palavra.

Senhoras e senhores, com a ajuda de Deus que é o Espírito Santo, quero ministrar no tema: 3 Motivos porque não prosperamos. E refutar os principais conceitos atuais da teologia da prosperidade. Só espero que vocês tenham estômago pra isso.

Sabemos muito bem que o Rei Salomão foi o homem mais rico de toda a Terra. Desde o princípio até os dias de hoje nunca houve e jamais haverá alguém mais rico do que Salomão. Isso, quando o assunto é riqueza terrena. E se você pensa que os bilionários de hoje são mais ricos do que Salomão, te convido a refletir comigo sobre alguns fatos que levantei quando fiz uma pequena pesquisa sobre o rei Salomão.

Salomão foi tão rico em seus dias, que a prata perdeu o seu valor. Vários objetos no palácio real eram de ouro puro. Salomão tinha ouro nas roupas, ouro em anéis nos seus dedos, ouro nas suas sandálias, ouro trançado na sua barba, seu trono era de ouro e até os degraus que levavam ao trono também eram de ouro. Vários objetos e utensílios no palácio eram de ouro. Salomão usava ouro como você e eu usamos qualquer moeda.

A sabedoria de Salomão lhe permitiu expandir o reino da terra prometida. Davi subjugou várias nações pela espada. Mas Salomão triplicou seus terrenos sem levantar uma ferramenta sequer. Todo dia, no almoço que Salomão realizava em seu palácio, eram sacrificados, cerca de 30 vacas e 100 ovelhas entre outros animais que eles consumiam. E isso acontecia todo dia!

Tudo o que os seus olhos desejaram, ele possuiu. Tudo que ele quis ter, ele comprou, conquistou e pegou. Atendendo assim, a todas as suas necessidades e realizando todos os seus desejos. Existem homens ricos nos dias de hoje, mas não existem homens que podem satisfazer todos, absolutamente todos os seus desejos. Pois qual é o bilionário de hoje que pode comprar países? Salomão colocou dezenas de nações aos seus pés lhe pagando tributos, detalhe; sem precisar ir a guerra.

E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho. Eclesiastes 2:10

Dito isso, quero apenas deixar claro para você o quão rico Salomão chegou a ser, interessante que ele foi um homem rico que não falava de prosperidade financeira, quero dizer, não pregava sobre a teologia da prosperidade igual os pastores ricos de hoje.

E como um homem com tamanha riqueza, poderia chegar a uma conclusão tão radical com relação ao dinheiro? E ainda nos aconselhar a não amar a riqueza? Quando Salomão diz para não amar o dinheiro, devemos lembrar que o amor na bíblia não é sentimento, mas sim, atitudes.

Tanto no antigo, quanto no novo testamento. Quando Jesus disse: Amai-vos uns aos outros. Ele se referia a atitude que devemos ter uns para com os outros. E da mesma forma, quando Salomão diz para não amar o dinheiro. Ele esta se referindo á nossa atitude para com o dinheiro. Para ser mais claro e popular, Salomão esta dizendo:

  • Não trabalhe pelo dinheiro
  • Não corra pelo dinheiro
  • Não faça sacrifícios para ter dinheiro
  • Não se esforce por dinheiro
  • Não estude pra ganhar dinheiro
  • Não faça nada por dinheiro
  • Não escolha uma carreira pelo dinheiro
  • Não crie objetivos e nem faça metas pra alcançar dinheiro.

Não brigue por cargo maior, para ganhar mais… Não ame o dinheiro. Isto diz, o homem mais rico que já viveu nesse mundo. Ache outro motivo para fazer todas essas coisas. Em outras palavras, o conselho de Salomão se aperfeiçoa da seguinte forma:

  • Trabalhe para ser honrado e digno
  • Corra por seus princípios e valores
  • Faça sacrifícios por aqueles que você ama
  • Se esforce por coisas que você acredita
  • Estude pra ganhar habilidades que você precisa pra ajudar o próximo
  • Faça tudo pela família e amigos
  • Escolha uma carreira pela paixão
  • Crie objetivos e trace metas por resultados significativos

Suas palavras de conselho para nós, dizendo que não devemos amar o dinheiro; São tão importantes, que fazem parte da bíblia sagrada. Ou seja, não é apenas Salomão quem esta dizendo isso. Mas aquele que inspirou a bíblia é quem realmente esta dizendo isso, o Espírito Santo. A experiência que Salomão viveu, fez com que ele chegasse á essa conclusão.

Porque Deus Enriqueceu a Salomão?

Antes de prosseguir, você precisa entender porque Deus fez de Salomão, o homem mais rico da história. Pois se você conhece o texto, vai lembrar que não foi Salomão que pediu pra ser rico, mas o próprio Deus desejou que ele possuísse riquezas. Confira:

E em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.
E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
1 Reis 3:5-13

Salomão era apenas uma criança quando isso aconteceu. Fez um pedido nobre, um pedido justo. Um pedido a favor dos outros. Com esse pedido, Salomão mostra que não esta preocupado consigo mesmo. Mas sua preocupação é em cumprir a sua missão e ajudar os outros. Ele fez o pedido em inocência por ser uma criança, e isso agradou a Deus.

Ele só queria ser um bom rei. Em outras palavras, Salomão estava dizendo: Senhor, me chamou para reinar, porém eu não tenho tal capacidade, mas nem por isso vou desistir, eu quero reinar, quero cumprir o meu chamado, meu propósito, minha missão, mas para isso, preciso de capacidade para que possa governar esse povo.

Você consegue perceber que o pedido de Salomão não é para si? Ele não tinha malícia nenhuma para ser sábio. Quero dizer, o motivo de Salomão pedir sabedoria não foi leviano. Alguns querem ser sábios para agir com esperteza ou malandragem. Mas não é esse o caso de Salomão. Ele só quer ajudar o povo, da melhor forma possível. Cumprindo assim a sua missão.

Lembra qual é o maior dos mandamentos? Lembra em qual versículo se resume o evangelho de Jesus? Por acaso não é este:

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34

Lembra que o amor na bíblia é atitude? E o que parece que Salomão deseja fazer? Ora, ele quer ajudar o próximo. Ele quer governar com justiça, ele não deseja ser pesado para ninguém. Mas ele quer ajudar. E o próprio Deus viu isso e reconheceu. Olha a resposta de Deus novamente:

E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos;

Deus esta dizendo: Gostei Salomão. Você poderia pedir qualquer coisa para si próprio. Como todos fazem. Todos me pedem coisas que vão satisfazer seus próprios interesses pessoais. Mas você esta pedindo ajuda para ajudar o meu povo. Por isso, te darei o que me pedes e muito mais…

Consegue ver claramente? Deus se agrada quando você tem intenção de ajudar o próximo e não quando você tem intenção de ajudar a si mesmo. Egoísmo afasta o favor de Deus. Mas no coração generoso esta o seu prazer. Você tem sido generoso? Como são suas orações? Você usa muito as palavras: meu, meus, minha, minhas? Entenda isso, a generosidade é o segredo. Mas deve ser generosidade pura e sincera. Afinal, que diz a escritura?

Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:14

E é exatamente isso que Salomão esta pedindo a Deus. Capacidade intelectual para ter uma atitude justa com o próximo, que nesse caso é o povo de Israel, povo de Deus.

Porque Não Devemos Amar o Dinheiro

Por que não devemos amar o dinheiro? Simples, porque quem ama o dinheiro é egoísta. O único motivo de amar o dinheiro e correr atrás dele é para satisfazer nossos próprios deleites. Nunca vi alguém estudar, se formar, trabalhar, abrir grandes empresas, enriquecer e depois doar tudo aos pobres. A menos que esteja morrendo de câncer ou qualquer coisa parecida; também isso é egoísmo, esperar até as ultimas consequências para decidir ajudar o próximo.

O homem que mais teve dinheiro na história esta dizendo que, aquele que ama o dinheiro nunca se fartará da renda. Por isso, é melhor que você não queira ser próspero financeiramente. Pois a bíblia condena aqueles que amam o dinheiro. A bíblia não condena o fato de ser rico, nem os ricos, mas condena os que amam o dinheiro. Que são obsessivos pela riqueza.

No verso 11 Salomão declara: Onde os bens se multiplicam, ali se multiplicam também os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os ver com os seus olhos?. Isso quer dizer; Quanto mais você tem, maior é a tua responsabilidade. Quanto mais dinheiro você tem, mais pessoas vão depender de você. É isso que você quer? Numerosas e grandes responsabilidades que vão te sobrecarregar com muitas preocupações?

Digamos que você seja rico, devido ser dono de uma empresa. E nessa empresa trabalham mil pessoas. São cerca de mil famílias que estão sob a sua responsabilidade, caso você deixe a empresa falir, são 10 centenas de famílias que serão prejudicadas. Para o ímpio isso não importa, mas para Deus importa muito, pois foi Ele quem confiou a empresa na sua mão. Por esses e outros motivos, a conclusão é:

Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.

O Privilégio da Pobreza que você Despreza

Há quem diga, que na pobreza se encontra felicidade. E isso é a pura realidade, mesmo que coloque em xeque a teologia da prosperidade nos dias de hoje. Na pobreza, você só terá amigos sinceros. Interesseiros passarão longe de você. Porém na riqueza, você é obrigado a desconfiar de todos, pois a impressão que se tem é que seus amigos são próximos do seu dinheiro e não de você.

Ser considerado apenas pelos bens que temos, pode nos levar a depressão; ao nos deparar com a triste ideia de que não há nada em nós que seja agradável, apenas nosso dinheiro, a depressão bate a porta. Olhar no espelho e encarar a realidade de que ninguém te ama, pode ser cruel e aterrorizante.

Quando Jesus diz que é difícil os ricos entrarem no reino dos céus. É porque os pobres não tem a opção de se apegar as coisas materiais. Eles podem desejar, mas são obrigados a se contentar com o pouco que tem. Por outro lado os ricos, são forçados a lutar para proteger seus bens e riquezas.

O dinheiro tem o poder de despertar o seu lado mais obscuro. Quando um rico pisa e humilha o pobre, ele não o faz porque é rico. Mas faz porque sempre foi assim. Ele sempre teve esse lado obscuro no seu caráter. E a riqueza lhe dá essa opção, ele pode optar por desprezar a todos, ele pode optar por dizer: Não preciso de ninguém.

Porém, quando você é pobre, por mais que você seja ruim e queira humilhar todo mundo e desprezar os outros, a pobreza vai te obrigar a ser bom e ajudar os outros, para que você possa ser ajudado de volta, e por causa da sua condição pobre, você tem certeza que vai precisar de ajuda lá na frente. Então a pobreza acaba sendo a prisão que condena seus desejos mais sujos, impedindo você de cometer pecados terríveis. Quem sabe é por causa disso que Deus não permite que você enriqueça, uma vez que ele te ama e sabe o que é melhor para você, espiritualmente.

Ou ainda Deus não permite que você fique rico porque seu caráter ainda não foi formado em Cristo. Você ainda não tem a mente de Cristo e o Senhor Deus esta preocupado em salvar você, terminar a boa obra que ele começou, para que você gere o fruto do Espírito Santo. E as palavras e atitudes de Deus apontam para esse objetivo, porém, os seus objetivos apontam pra outra direção e é justamente por isso que você não entende o trabalhar de Deus na sua vida.

Em resumo, se você se entregar totalmente a Deus, deixando que Ele te transforme por completo, fazendo de você uma nova criatura, cujas atitudes transbordam a generosidade. Então, a riqueza será uma consequência, mas ela só virá depois da prosperidade que não é a mesma coisa que ser rico. Pra começar, esqueça a teologia da prosperidade.

E não adianta dizer: “”Mas eu não ajudo o meu próximo, porque eu sou pobre. Porém, se Deus me enriquecer, com certeza eu vou ajudar””. Deus não é menino e não vai cair nesse papo. Se você é generoso de verdade, vai ajudar os outros sempre, tendo muito ou pouco. A questão é ser generoso e isso não tem a ver com capacidade financeira para ajudar. O que diz a escritura?

Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Lucas 16:10

E isso se aplica para todas as suas virtudes. Quem é ingrato no pouco, também será no muito. Quem é arrogante no pouco, também será no muito. Quem é ambicioso no pouco, também será no muito. Quem é maldoso, malicioso, pervertido, imoral, ignorante no pouco… Também será tudo isso no muito.

1 Motivo: Não Prosperamos por Não saber o que é Prosperidade na Bíblia

Enquanto você pensar que prosperidade é ter dinheiro, conforme ensina a teologia da prosperidade dos dias de hoje, enquanto achar que pode ficar fazendo apostas na casa de Deus com seu dizimo, enquanto acreditar que ser abençoado financeiramente é um sinal do favor de Deus e de que você esta perdoado e vivendo em obediência… Dificilmente e talvez nunca irá prosperar, e se prosperar, será um péssimo cristão achando que é mais santo do que os demais, por isso Deus te abençoa.

Na bíblia a prosperidade esta relacionada há diversas coisas e por incrível que pareça, o dinheiro é só um pequeno detalhe quase insignificante. O grande problema é que nos dias de hoje a prosperidade virou produto no mercado da fé. É a principal oferta e proposta de muitas igrejas e pregadores; até na música gospel o produto da prosperidade esta incluso. E talvez é a essa falsa teologia da prosperidade a quem devemos agradecer por essa situação.

Dezenas de fórmulas mágicas do sucesso financeiro estão nas pregações e canções de hoje. “”Dê tudo pra Deus e receba tudo de Deus. Creia e receba. Diga o que quer e exija. Aprenda a usar a fé e fique rico. Passe pelo vale do … e mude sua vida. Compre nosso óleo ungido e passe onde você quer ver a prosperidade. Adquira nossa toalha e veja o milagre.”” Toda essa baboseira é para girar dinheiro no mercado gospel. Infelizmente essa é a pura verdade.

Se o dinheiro fosse fator importante em uma vida próspera, Jesus não teria dito ao Jovem rico:

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me
Mateus 19:21

Porque não pregam esse tipo de mensagem nessas igrejas ricas e luxuosas, cujos membros são poderosos em dinheiro? Afinal, são palavras de Jesus. Ainda bem que Jesus nunca disse nada sobre como ganhar dinheiro ou relacionado a isso. Porque senão, suas palavras seriam distorcidas ao máximo para extorquir o povo até a ultima moeda.

Com essas palavras, Jesus esta dizendo que não adianta seguir todos os mandamentos e ser apegado a bens materiais. Aquele jovem rico era o exemplo da sua geração. Guardou todos os mandamentos mas tinha seu coração apegado as riquezas. Por isso Jesus lhe deu uma palavra que foi de encontro ao seu maior problema, a coisa mais difícil pra ele.

Para alguém que não tem nada é fácil doar tudo que tem. Como aquela viúva pobre. Jesus não disse que ela seria abençoada ou que Deus lhe recompensaria por aquele gesto. Mas afirmou que ela contribuiu mais do que todos. E isso nos ensina o quanto somos hipócritas quando temos um salário de mil reais e damos de oferta apenas uma nota de 2 reais. A pior parte é aqueles que se acham incríveis por fazerem isso, passam a se sentir especiais porque dão ofertas na igreja. Quando Deus sabe o quanto ele ganha ou possui e o quanto do seu patrimônio aquele valor representa.

A palavra prosperidade vem do latim “prosperitas” e designa um estado do que é próspero, que progride, evolui, cresce ou melhora. Esta associado a abundância, fartura e riqueza. Porém, mais profundo do que isto, a prosperidade não se trata de coisas ou substâncias, mas sim de uma mentalidade. Uma forma de pesar que resulta em uma maneira de viver.

Esqueça a teologia da prosperidade, pois vou te dizer uma coisa que você só vai acreditar se estiver vazio da teologia da prosperidade que pregam por aí hoje em dia. E lá vai; Conforme a bíblia a prosperidade pode ser definida da seguinte forma: Possuir Sabedoria, dons, bom esposo ou boa esposa, filhos obedientes e fiéis a Deus, honras, paz e segurança.

Poderíamos citar centenas de versículos para comprovar que a prosperidade é exatamente o que descrevi acima. Mas essas coisas são tão óbvias que ficamos a nos perguntar: Porque não percebi isso antes ao ler a bíblia? É porque não estávamos procurando por isso, simples assim. Leia o salmo 112 procurando essas coisas, um homem com sabedoria, dons, bom casamento e filhos obedientes. A honra, a paz e segurança vem em consequência da sabedoria e boa conduta servindo a Deus.

Leia gálatas 5:22 onde Paulo fala do fruto do Espírito Santo e procure essas coisas no fruto do Espírito. E com certeza você vai achar a mesma definição de prosperidade que citei acima. Olhe para os personagens bíblicos que foram prósperos e você vai achar a mesma definição, quero lembrar apenas 1 que foi José. Ele teve uma boa esposa, filhos obedientes, foi um homem honrado e respeitado e ganhou como consequência a paz e a segurança. Mas tudo começou com ele sendo fiel a Deus na sua juventude, e as demais coisas pouco a pouco lhe foram acrescentadas. Isso me lembra as palavras de Salomão:

Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
Eclesiastes 12:1

Sem essa combinação dos elementos acima, já não podemos chamar de prosperidade, pelo menos, não aquela da bíblia. Em nossos dias, onde a pobreza e a miséria estão em toda parte, fica fácil entender porque as pessoas associam a prosperidade com dinheiro e é pelo mesmo motivo que a falsa teologia da prosperidade ganhou espaço nos corações. E falar que prosperidade não é dinheiro é pedir pra ser chamado de louco. Pode me chamar do que quiser, mas continuarei com a bíblia onde a verdadeira prosperidade é; Ser um homem honrado, ter dons, boa esposa, filhos obedientes a Deus, paz e segurança.

Porém tudo começa com o conhecimento de Deus. Ou seja, conhecer a Deus te fará temer ao Senhor, e esse temor te servirá de alerta toda vez que surgir o pecado na sua frente ou até mesmo dentro de você. O temor do Senhor te lembrará que você tem um Deus e deve obedecê-lo e por isso você precisa fugir da aparência do mal. Mas sem conhecimento de Deus, você não chega a lugar nenhum.

Por exemplo, Salomão escreveu e disse:

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.
Provérbios 3:13,14

Sendo assim, o conhecimento é vital para a prosperidade. E isso quem diz é a bíblia. Salomão já dizia há mais de 2 mil anos atrás que o conhecimento dá mais lucro do que o ouro fino. Agora, veja o que é ser honrado, ou o que é ter honra. E tendo honra você será um bom esposo ou uma boa esposa, confira esse verso:

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Salmos 15:1,2

E ainda;

O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem.
Provérbios 19:8

Seguindo essa linha, entendemos que a prosperidade começa com a sabedoria (conhecimento de Deus). E não estamos falando de entender muito bem sobre tudo, mas sim de sabedoria que molda seu caráter, fazendo de você uma pessoa honesta, sincera, reta, fiel. E obviamente alguém que conhece e confia em Deus.

Enquanto você não entender isso, você vai ficar batendo a cabeça. Pode até enriquecer, igual muitos que se matam pra subir de cargo, aumentar de salário, conseguir boas posições e quando conseguem tudo, ficam a se perguntar onde esta a felicidade… Pois o que adianta ter dinheiro e não poder desfrutar de um alimento saboroso, devido alguma doença que contraiu no caminho para a riqueza?

O que adianta ser rico e não poder andar na rua tranquilo, e ter que viver com medo de baixar o vidro do carro para não ser assaltado ou sequestrado? O que adianta ser rico e não ter amigos de verdade que andam com você sem interesse nenhum em seus bens? Será que isso é felicidade? Será que isso é prosperidade? Entenda pela bíblia que é necessário sabedoria, para temer/respeitar a Deus e andar nos seus caminhos.

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
Provérbios 1:7

O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. Provérbios 8:13

Então sabedoria é o temor do Senhor. E o temor do Senhor é odiar o mal. Odiar tudo que esta errado, que é sujo, imoral, pecaminoso, iníquo, mentiroso, perverso. Se você odeia essas coisas, ao ponto de não praticá-las, então você esta no caminho da prosperidade.

2 Motivo: Não Prosperamos porque não temos ciência da nossa missão na Terra

Agora que você sabe que a prosperidade não é dinheiro. Esta apto para entender perfeitamente que conhecer sua missão nessa terra é fundamental para prosperar. Sem um propósito, sem um objetivo de vida, sem um plano maior do que sua existência, você não vai prosperar, da mesma forma que um viajante em terra desconhecida não chega á lugar nenhum sem mapa ou guia.

Sem ter um objetivo na vida surgem aquelas perguntas que podem te levar a depressão: Pra que trabalhar? Pra que se casar? Pra que ter filhos? Pra que fazer isso ou aquilo? Você faz essas perguntas e não vê sentido. E isso acontece porque sua vida esta sem rumo, sem destino. Então é importante você entender o propósito de Deus na sua vida. E eis o seu propósito já detalhado na bíblia.

Mas primeiro entenda quem você realmente é. Hoje em dia tem pregadores que dizem que você é incrível, você é lindo, fabuloso, maravilhoso e muitas canções gospel dizem a mesma coisa. Que você é mais raro que o ouro, que você é precioso e etc. Mas a bíblia não diz isso sobre você. E é por ela que devemos nos pautar.

A bíblia diz que precioso mesmo é o sangue de Cristo. Se tem algo que vale mais do que o ouro, com certeza não é você. Mas o sangue precioso do bom Mestre. Você não tem valor, porque você é pecador. Você respira iniquidade e vomita pecado. Você bebe transgressão e defeca maldição. O próprio Cristo disse que você é inútil,  em João 15:5 “Sem mim, nada podereis fazer” mas claro, ele disse isso de uma forma sútil e amorosa, porque você não deve focar nisso, mas sim no porquê disso!

O bom Mestre disse: Sem mim, nada podereis fazer. Isso significa que sozinhos somos inúteis, somos igual a nada. Não servimos pra nada. Entenda, que tudo isso é devido o pecado que esta em você e em mim também. Porém, mesmo não valendo nada, o Senhor quis morrer por nós. Esse é o evangelho. Muitos dizem que valemos muito e por causa do nosso grande valor, Deus quis morrer. Mas esta errado, ele morreu por amor, porque valor nós não temos.

Quando somos lavados, quando somos purificados e feitos uma nova criatura, então temos valor. Mas não podemos usar desse valor para nos engrandecer, porque Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Então você é um pecador, mas com Cristo passa a ser redimido e possuir algum valor. E esse valor se sobressai na sua missão, aquela que Jesus te deu após te salvar.

E a sua missão é: Amar ao próximo como a ti mesmo. Simples assim. O que diz a escritura?

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20

Então o seu propósito é amar ao próximo como a ti mesmo. E nisto você irá glorificar a Deus, cumprir a lei e ganhar almas. Viva com esse propósito, mas em sabedoria. Por exemplo;

Se entra um bêbado na igreja. Como eu devo tratar esse bêbado? Ora, seguindo o propósito de Deus para minha vida, amar o próximo como a mim mesmo. Então eu devo pensar: Se eu estivesse no lugar desse bêbado, como eu gostaria de ser tratado?

Ora, se eu estivesse bêbado, eu gostaria que alguém me aconselhasse e me ajudasse a sair dessa vida, largar esse vício, porque eu sei que esse vício é mal. Então é exatamente assim que eu vou tratar esse bêbado. Foi pra isso que Deus me colocou nessa terra, foi pra isso que nasci, isso é o puro evangelho.

Se coloque no lugar da sua esposa. Se coloque no lugar do seu pai. Se coloque no lugar do seu pastor. Se coloque no lugar do seu próximo e pergunte: Se estivesse no lugar dele, como eu gostaria de ser tratado? Essa é a sua missão, pensar no próximo. Enquanto você pensar somente em si mesmo, será impossível prosperar. Pensando apenas em si mesmo, você pode até ficar rico, mas não vai ter a prosperidade bíblica que é: Sabedoria, dons, bom esposo ou boa esposa, filhos obedientes e fiéis a Deus, honras, paz e segurança. Porque isso sim é prosperar e não toda aquela baboseira que essa tal teologia da prosperidade prega.

3 Motivo: Não Prosperamos por falta de conhecimento da Verdade

Quando criança você deve ter assistido ou pelo menos conhece, as histórias de contos de fadas. E você sabe que isso é tudo utopia, um monte de mentiras coloridas que contaram pra você e que você permite que contem aos seus filhos. Essas histórias fazem você viver sonhando com aquilo que nunca vai ter. Porque o que todo conto de fadas ensina é que um dia, sem mais nem menos, vai aparecer o príncipe, que magicamente já é rico e tem tudo que você precisa para te fazer feliz. E tudo que você tem que fazer é esperar.

Não precisa trabalhar, não precisa estudar… Só precisa cantar todos os dias e se manter bonita, afinal, a vaidade é importante para quando o príncipe chegar. Agora, pare pra pensar um pouco nisso. Quantas pessoas vivem esse conto de fadas? Quantos não fazem nada, mas sonham alto, esperando que um dia caia do céu a providência que mudará suas vidas para sempre.

Mas a bíblia não ensina isso e nem nada parecido com isso. A bíblia ensina que o homem foi criado e posto no Jardim do Éden para trabalhar e não pra ficar esperando algo cair do céu. Trabalhar é nossa função antes mesmo da queda do Homem, antes mesmo do pecado aparecer, o homem já estava destinado ao trabalho.

A verdade é que não existe felicidade eterna nessa Terra. Aqui não tem esse tal de “felizes para sempre”. Abra os olhos. Nessa terra os filhos assistem os pais definharem até a morte no hospital. Aqui os pais enfrentam o pesadelo real onde seus filhos se entregam ao crime, seguem caminhos desonrosos e morrem antes mesmo de chegar a fase adulta. O máximo que temos é momentos de felicidade ou a falsa felicidade que os bens materiais proporcionam.

Felicidade eterna, ou o tal dos felizes para sempre será somente no céu. Se você espera em Deus somente nessa vida, será o mais miserável dos homens. Você precisa viver como alguém que vai pro céu e não como alguém que vai morrer e acabar por aqui. Ao esperar pelo céu, você consegue suportar o sofrimento dessa terra. E ao saber que não existe príncipe encantado e nem nada parecido, você vai se voltar a palavra de Deus e trabalhar para não ser pesado ao seu irmão. Trabalhe e estude, adore a Deus, seja honrado e generoso com as pessoas e aguarde a vinda do Senhor em santidade.

Quando o crente não entende isso, ele vive como se nunca fosse morrer. E anda por caminhos que não agradam ao Senhor e que atraem a morte mais rapidamente para si. Se você não seguir a palavra de Deus, você vai viver como se um dia o príncipe fosse chegar, como se tudo fosse mudar pra melhor depois do casamento, ou depois da sua promoção no trabalho, ou depois de sair da adolescência, ou depois de se formar, ou quando Deus cumprir tal promessa ou depois de qualquer outra coisa que você almeja.

Então entenda isso crente. Você pode ser promovido, pode casar, pode concluir a faculdade, pode abrir sua empresa, pode viajar o mundo, pode viver uma promessa de Deus. Mas nada disso vai trazer a felicidade plena, e sim apenas aquela alegria passageira. A nossa felicidade completa não esta aqui, mas no céu e esse deve ser o seu objetivo nessa vida.

E por viver se enganando a si mesmo, você chora, se desespera, entristece e até murmura e blasfema contra Deus porque o príncipe não chegou. Ou então porque chegou o príncipe mas você não esta vivendo o tal de felizes para sempre.

Mas quando você vive na esperança de ir ao céu na outra vida, você não se importa que o príncipe era um sapo, ou que a empresa não vai bem, ou se a promoção esta demorando, ou se nessa adolescência ninguém te entende, o se esta faltando dinheiro. Enfim, nada importa nessa Terra, só importam as coisas de cima. E é assim que o cristão deve ser e viver.

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36 

Gostou dessa mensagem? Click Aqui para fazer o download em PDF e ou imprimir.

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: http://pregadormanasses.com

7 Comentários

  1. Margarete cardoso

    Amém. Palavras fortes. Se todos olhassem a prosperidade desta forma ou seja conforme a visão de Deus o mundo não taria cheio de teologia da prosperidade enganado multidões de pessoas. Por causas disso que muitas pessoas tem visto Deus como uma espécie de presentiador ou seja muitos visam só bênção e não querem o dono da bênção. Por causa de promessas, pessoas vão atrás de prosperidade material enquando a sua vida espiritual está indo de mal am pior. Que Deus continue te abençoando pregador Manassés.

    View Comment
  2. Damião PAULINO

    sempre que recebo um material do senhor,agrego mais conhecimento a minha vida em cristo,e agradeço muito a Deus por isso.Deus te abençoe muito mais pastor.

    View Comment
  3. Rafael

    ainda bem que vc se corrigiu pensei que vc tinha passado para o lado negro da forca. Ja nao chega o malafaia que criticava a teologia da prosperidade e hoje chama de trouxa quem oferta a Deus por amor, sem querer nada em troca?

    View Comment
  4. Raimundo Luiz da Silva

    Amem,se todos tivessem esse conhecimento o mundo seria bem melhor ,Gloria a Deus

    View Comment
  5. Pingback: Fidelidade, Firmes na Fé - EBD Lição 9 – 26/02/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *