Ícone do site Pregador Manasses

A Pessoa Certa para se Casar | Namoro Cristão

pessoa certa para se casar

A Pessoa Certa para se Casar

Tu és toda formosa, amiga minha, e em ti não há mancha. (Cânticos 4:7).

Você já sabe com quem vai se casar? Sempre que faço essa pergunta a maioria responde assim: Não, porque nem namorando eu estou ainda, como poderia saber?

É muito simples. Só Deus te conhece completamente. E depois de Deus, a pessoa que mais conhece você nessa terra, não é a sua mãe, é você mesmo. E se você é o que mais se conhece, então você deve saber qual é o perfil de pessoa que dará muito certo contigo.

E a única forma de saber isso, é quando você já tem em mente uma visão clara da pessoa com quem você quer se casar. E se ainda não tem esse perfil traçado, trate de fazê-lo. Pois para começar a namorar, é bom que você já saiba o que quer, e assim poderá escolher seu pretendente de acordo com aquilo que você quer.

Veja que no texto bíblico, o marido não vê mancha na esposa. Qualquer coisa irritante que a outra faz, ou qualquer costume que ela tem e você não aprova, isso irá crescer do tamanho de uma montanha quando estiverem morando na mesma casa. Por isso, escolha alguém que aos seus olhos não tem nenhuma mancha.

Por exemplo; Como você quer que seja seu casamento? E não estou perguntando sobre a festa, estou perguntando sobre o dia a dia.

Você quer acordar com café na cama? Você quer sair para jantar fora de vez em quando? Você quer curtir todas as coisas boas e maravilhosas da vida a dois? Claro que sim, mas não é hora de romantismo, acorde pra vida e use a razão. Pois não foi sobre isso que perguntei.

Falo de filhos. Viagens. Trabalho. Ministério. Finanças.

Já pensou se quer filhos? E o seu namorado(a) quer também? É possível saber isso das pessoas antes mesmo de começar a namorar com elas. Então só pela amizade você já pode filtrar o seu futuro pretendente namorado(a).

Tem jovens muito ativos e pra frente que querem um dia morar em outra cidade, estado e até outro país, por acaso esse é você? Mas o seu futuro namorado(a) quer também?

Tem jovens que estão em uma carreira onde seu trabalho é noturno, ou trabalha todo fim de semana, ou trabalha viajando… E se namorar com alguém assim, você vai querer isso por muitos anos no seu casamento? Vai suportar? Porque pode ser a vida toda, afinal, muitas pessoas tem apenas uma única profissão a vida inteira.

Acordar e sair para trabalhar de manhã enquanto o outro esta chegando do trabalho para dormir? Ou ficar semanas sozinho(a) em casa porque o outro trabalha viajando? Ou nunca sair no fim de semana, porque o outro esta sempre trabalhando e só tem folga na segunda feira?

Pense bem se você quer essas coisas, se as suportaria. E não faça compensações pois será tolice. Muitos dizem: “Eu aguento se ele ganhar muito bem.” “Eu aguento se ela for muito gata”. Isso é tolice porque a vida muda e qualquer um pode ficar feio e desempregado.

E o ministério? Você quer ser mulher de pastor? Ou marido de pastora? Ou de pregador(a) cantor(a) que viaja o Brasil pregando ou cantando e vocês nunca tem salário fixo e nem morada certa?

E quanto ás finanças? Você quer ficar rico? Já sabe como fazer para chegar lá? Mas a pessoa que esta com você também quer enriquecer?

Porque, querer todos querem, mas tem muita gente que na prática, não esta nem aí. Compra tudo que os olhos desejam por mais estourado que o cartão esteja o que significa que eles não fazem questão de ficarem ricos, não fazem o mínimo esforço para chegar lá e são felizes mesmo assim. Você já observou esse lado consumista e materialista no seu pretendente?

Obviamente que, a pessoa certa para se casar é aprovada pelos seus pais. Pelo seu pastor. E pelo próprio Deus. Afinal você não quer seguir o caminho de Sansão, Neh?

Mas existem muitas outras coisas em relação ao perfil, gostos, vontades, costumes, planos que as pessoas tem e que devem ser considerados antes de partir para o namoro, e principalmente para  a vida a dois.

Pois escolhendo bem o perfil, entre as amizades. Você terá grandes chances de começar um namoro já muito bem sucedido. Pois o namoro é a base do casamento.



Quem leu esse artigo também leu: