Quando descobrimos que temos um chamado da parte de Deus para anunciar o evangelho, logo nos preocupamos em como vamos fazer tal coisa. Pois inicialmente não é fácil, saber falar em público, expor uma opinião ou uma tese de forma que as pessoas entendam, ser claro e objetivo nas palavras e perder os vícios de linguagem como por ex: Ficar repetindo “neh”, “louvado seja Deus” ou “gró-Deus aleluia” ao final de cada frase e etc..
Sinceramente ficamos desesperados diante de tantas informações e desafios como ter que perder a timidez, se acostumar com terno e gravata e controlar o nervosismo para não ficar suando, tremendo ou gaguejando em público. Por isso vamos a mais algumas dicas para pregar a palavra de Deus com Eficiência.
- Se Arrume. Estar bem trajado para anunciar a palavra de Deus significa reverência diante do Senhor pois você é um representante Dele. Mas nunca saia do padrão doutrinário da igreja aonde você for. Exemplo: Em algumas igrejas é normal subir a tribuna para ministrar sem terno e sem gravata, mas em outras se você não usar terno e gravata não poderá ministrar e nem subir no púlpito. Essas diferenças são apenas costumes locais com base na visão de cada ministério e não devem ser alvo de críticas.
- Saiba entrar e sair. Seja cordial, cumprimente a todos, agradeça até o que não deve ser agradecido. Não reclame de nada; nem da recepção, nem da qualidade dos aparelhos de som, nem da situação da igreja e muito menos da oferta, se tiver. Lembre-se que você esta a serviço de Deus e não da igreja ou do pastor e é Ele(Deus) quem vai te avaliar, julgar e compensar por cada ministração, isto é, se foi Deus que te chamou.
- Reforce as frases principais. As frases principais são aquelas relacionadas com o objetivo da mensagem, e aquelas que são de vital importância para a vida dos ouvintes. Repita essas frases pelo menos duas vezes mas não use as mesmas palavras. Encontre outra forma de dizer a mesma coisa.
- Deixe Deus Agir. Faça algumas pausas, dando espaço a igreja para glorificar a Deus. Afaste o microfone, levante as mãos, fale em línguas pois, assim a igreja entende que pode glorificar. Se você não reagir fica a impressão de que você ainda tem muito pra falar.
Espero que essas informações venham contribuir para o seu crescimento no ministério da pregação. Deus abençoe a Sua vida e não deixe de comentar, pois a sua visão, opinião ou experiência pode ajudar os outros também.