Ícone do site Pregador Manasses

Exegese e Eisegese – Entenda a Diferença!

Exegese e Eisegese! O que são? Qual a diferença entre elas? Como saber que estou fazendo corretamente uma exegese bíblica?

Exegese e Eisegese

A exegese é uma palavra que vem do grego, cujo significado é conduzir de dentro para fora. Quando trata da interpretação bíblica, a exegese tem por missão revelar a mensagem oculta, escondida, dobrada do texto bíblico, mensagem que esta enterrada em baixo de 2 mil anos de mudanças culturais e geográficas.

Exegese e Eisegese – Entenda a Diferença!

 exegese bíblica é o trabalho que te faz viajar há 2 mil anos atrás descobrindo o impacto que o texto causou no ambiente original, para então entender sua força, importância e trazer aos dias de hoje com total autoridade bíblica.

O significado de eixegese ou eisegese é totalmente o oposto, o antônimo de exegese, quando o leitor não se preocupa com a mensagem original do texto e, com ou sem intenção, obriga o texto a dizer o que ele não diz, resultando em uma opinião sobre o texto ao invés de uma interpretação!

Então, o que é eisegese? Simples. Colocar no texto uma interpretação que tem base em sua experiência, emoções, achismos ou quaisquer outros fatores que não sejam a própria bíblia, nem tem coerência com a cultura da época.

A eisegese é o trabalho que muitos fazem hoje em dia, palpitando sobre o texto bíblico e dizendo que é revelação de Deus! Infelizmente, os pentecostais que ainda são iniciantes na pregação da palavra de Deus são peritos nessa área, para vergonha nossa!

Veja nosso vídeo explicando o que é exegese para você compreender melhor.

O que é Exegese?

[feature_box style=”10″ only_advanced=”There%20are%20no%20title%20options%20for%20the%20choosen%20style” alignment=”center”]

Leia e estude um pouco mais: O que é Hermenêutica? 

Veja também: Curso de Homilética [/feature_box]

Na grande maioria dos casos, a eisegese é utilizada sem o conhecimento do utilizador, ou seja, a pessoa que faz e pratica eisegese, geralmente não sabe o que esta fazendo!

Isso acontece porque sem estudar, cuidadosamente a exegese e aprender as regras da hermenêutica, fica quase impossível fazer uma interpretação bíblica, sem cair na eisegese.