Livro de Lamentações de Jeremias – Estudo Bíblico
Lamentações de Jeremias traz para nós 5 poemas que expressam a dor do profeta Jeremias, o quanto ele chorou por Jerusalém. Este livro é também chamado de poemas de dor, e ainda, Pentateuco da dor.
Os poemas são todos acrósticos com exceção do capítulo 5. Isso significa que cada parágrafo começa com uma letra do alfabeto hebraico, seguindo a ordem. Este alfabeto possui 22 letras, por isso, os capítulos 1,2 e 4 possuem todos 22 versos igualmente.
Para mim, este livro deveria estar entre os poéticos da bíblia sagrada, ao lado de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos. O capítulo 5 não é um acróstico, é uma oração, embora tenha também 22 versos.
O capítulo 3 também é acróstico, mas não possui 22 e sim 66 versos. Ele começa com uma letra do alfabeto a cada 3 versos na nossa bíblia. E isto acontece por falta de atenção ou para não deixar os versos enormes. 22×3=66.
Jeremias escreveu 5 poemas, porque me parece que é um costume judeu equalizar as coisas com a lei do Senhor, que possui 5 partes. Assim como os 5 nomes de Deus (Is 9:6), as 5 pedras que Davi pegou (1Sm 17:40), como os Salmos possui 5 divisões, os 5 ministérios de Cristo (Ef 4:11) entre tantas outras coisas que são 5, lembrando o Pentateuco.
Foi em 9 de Abib do ano 586 a.C que a Babilônia destruiu Jerusalém, nesta mesma data, 9 de Abib, o general Tito destruiu Jerusalém novamente no ano 70 d.C e por isto, todos os anos nesta data, muitos judeus fazem a leitura do livro de lamentações de Jeremias.
· O capítulo 1, fala da tristeza de Jerusalém.
· O capítulo 2, fala do castigo de Jerusalém.
· O capítulo 3, fala de arrependimento e esperança.
· O capítulo 4, narra o sofrimento do cerco.
· O capítulo 5, é uma oração pedindo misericórdia ao Senhor.
Para entender melhor o livro, é importante ler na bíblia a história de como Babilônia destruiu Jerusalém em 3 fases, levando judeus cativos em cada fase, chamados na bíblia de deportação para a babilônia ou exílio. (Mt 1:12,17).
No livro de 2Reis 24, podemos ver com clareza as investidas da Babilônia.
· 1° Deportação para a Babilônia . 2Re 24:1-7 trata do primeiro ataque a Jerusalém e a primeira leva de Judeus.
· 2° Deportação para a Babilônia . 2Re 24:8-17 trata do segundo ataque a Jerusalém e a segunda leva de Judeus e utensílios da casa do Senhor.
· 3° Deportação para a Babilônia . 2Re 25:1-7 trata do terceiro e ultimo ataque a Jerusalém e a terceira leva de Judeus.
Após a 3° deportação, Jeremias ainda ficou na cidade, Gedalias foi colocado como governador, porém foi morto por Ismael, um judeu fanático, e assim o povo pediu orientação a Jeremias para saber o que fazer, eles queriam fugir para algum lugar, o profeta os orientou a ficar na cidade, mas eles insistiram em fugir para o Egito, mesmo sob aviso do profeta de que morreriam lá, e levaram Jeremias com eles para o Egito, onde ainda profetizou mais algum tempo até sua morte. (Jr 39-43).
Alguns dizem que o livro de Lamentações foi escrito no Egito, porém acredito que tenha sido escrito quando o profeta ainda estava em Jerusalém olhando a situação da cidade.
Texto central e chave do livro:
Quero trazer a memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:21-23).
Jeremias esta dizendo que não é bom continuar pensando no que aconteceu com Jerusalém, para que sua alma não se perca em meio a tristeza e angústia, é melhor pensar no que traz esperança, e agora, nossa esperança é a misericórdia do Senhor.
O profeta confia que Deus terá ainda misericórdia da santa cidade. Assim também nós, em temos difíceis, devemos confiar no Senhor, ainda que tenha sido ele mesmo que nos abateu.
Amém.