Circuncidai-vos ao Senhor, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras. (Jeremias 4:4)
Você já foi circuncidado?
Digo internamente, e não exteriormente. Através da palavra de Deus por intermédio de Jeremias, entendemos que Deus usa de sinais externos apenas como símbolo de transformação interna. Porém, a preocupação de Deus é com a transformação interna e nem tanto com o sinal.
Pois o sinal externo é a circuncisão, que Deus falou a Abraão dizendo: E isto será por sinal da aliança entre mim e vós. (Gn 17:11).
Mas o sinal interno é a circuncisão do coração, onde Abraão tinha no seu coração grande temor e confiança em Deus, ao ponto de obedecê-lo, mesmo que isso significasse a morte de seu único filho. (Gn 22:12).
E o apóstolo Paulo entendeu isso, por isso disse: Que a circuncisão não é nada, e a incircuncisão nada é. (1Co 7:19). Pois o que importa é o interior, o seu coração, sua alma, aquilo que rege suas ações e determina suas escolhas.
Da mesma forma, Deus declara (Gn 22:12) que o temor verdadeiro é aquele que te faz obedecer a Deus acima de todas as coisas, assim como Abraão valorizou a obediência acima do que mais amava na terra.
E é por causa dessa transformação que acontece no coração, que Deus pede que Abraão tenha um sinal externo, a circuncisão.
A pergunta é: Se o que vale, é o que esta dentro, então porque o próprio Deus dá a ideia de colocar um sinal externo? Afinal Ele (Deus), não precisa de um sinal como prova do que tem dentro do homem, pois ele bem conhece o coração dos homens! (Pv 21:2. Ap 2:23).
Dessa forma, a conclusão é que o sinal não é para Deus, porque este vê por dentro, mas o sinal é para os homens, porque estes só conseguem ver por fora. (1Sm 16:7). De maneira que Deus requer daqueles que temem ao Senhor, que sejam separados dos que não temem ao Senhor.
E isto é notório em toda a Bíblia sagrada, onde Deus começou separando luz de trevas, e terminará separando justos de ímpios.
O problema é quando você pensa que ter o sinal externo, é suficiente para Deus! Assim como os judeus, que tinham o sinal por fora, mas foram advertidos por Deus, para circuncidar o coração! Pois isto é o que importa!
Você pode ter todos os sinais por fora, de que é temente a Deus. Bíblia na mão, terno e gravata, cabelo longo, saia abaixo do joelho e frequência na igreja. Mas se o seu coração não for circuncidado, a palavra do Senhor, por meio de Jeremias se cumprirá em sua vida:
“Para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras”.
O sinal externo é suficiente apenas aos homens, porém Deus requer muito mais de nós!