Quando Aceitar Oferta, Quando Não Aceitar!
Se alguém que precisa ouvir a voz de Deus, e sabe que você é profeta, te prometer dinheiro para que você em troca, fale a palavra do Senhor; você aceitaria ou rejeitaria?
O Brasil é o país onde todos nasceram pobres, por isso, todos querem ser ricos. E isto vem de muito tempo atrás, desde a época dos escravos, é uma maldição disfarçada de bênção que todos pegam, como gripe.
E a ambição por riqueza é tão grande, que uma grande maioria de brasileiros, principalmente crentes, não aceitam ver alguém prosperando, arrumam logo uma forma de denegrir, de falar mal, de criticar, e se puder usar a bíblia para isto, melhor ainda!
O importante é entender, porque Daniel ACEITOU os presentes de Nabucodonosor, mas rejeitou os presentes do filho dele, Belsazar?
Ora, Nabucodonosor, que significa ‘Nebo proteja as fronteiras’, te ve um sonho e somente Daniel conseguiu interpretar, então o rei lhe deu presentes por isso, e ele aceitou, veja o texto: (Daniel 2:48,49).
“Ah, mas Nabucodonosor não prometeu nada, foi espontâneo!” Poderá dizer alguém que não lê bíblia. Mas sim, Nabucodonosor prometeu presentes (Dn 2:6).
A pergunta é: Você tem avareza misturada com inveja no seu coração? E não somente isto, você ousaria falar mal de um homem como Daniel? Faça o teste:
Quando um famoso pastor, ou um famoso pregador recebe uma oferta alta de alguém, por causa de uma palavra que pregou; você critica? Você fala mal? Você usa a bíblia para denegrir? Ousa dizer que ele só prega por dinheiro? Caso sim, então com certeza você falaria mal de Daniel.
É importante saber isto, pois se você é profeta de Deus, isto poderá acontecer contigo! Um dia, alguém poderá ser tão abençoado através da tua vida, que irá querer te agradecer com oferta ou presentes.
A pergunta é: Quanto vale uma resposta do Todo Poderoso Deus? Não tem preço!
Por isso, qualquer oferta, por mais alta que seja ainda será pouco, será apenas um agradecimento. Daniel não cobrou nada, mas recebeu oferta. Afinal, avareza esta longe do coração de um profeta, pois ele diz:
Teus presentes fiquem contigo; contudo darei a interpretação (Dn 5:17). Não quero presentes, mas vou pregar, vou profetizar, vou fazer o que fui chamado a fazer.
Por que Daniel aceitou os presentes e a promoção de Nabucodonosor?
Simples, porque isto não é errado, nem pecado.
Então porque ele rejeitou os presentes e a promoção de Belsazar ❓Afinal, ele ofereceu a mesma coisa.
Analise a oferta de Nabudonosor (Dn 2:6) e depois a de Belsazar (Dn 5:16). São iguais, riqueza e autoridade, presentes e promoção!
A resposta é simples. Daniel conhecia a vontade de Deus, ele sabia que Deus era com Nabucodonosor, e Deus entregou a ele o reino (Dn 2:37,38. Jr 27:6), por isso, não teria problema se aliar ao rei nos negócios. Como não há problema em ter um patrão ímpio.
Porém, rejeitou os presentes de Belsazar, porque igualmente sabia a vontade de Deus, que o reino dele não iria durar (Dn 5:26-28).
Portanto, aceitar os presentes poderia servir de armadilha para ele, já que os Medo-Persas poderiam matá-lo identificando-o como aliado do rei inimigo.
Então, quando aceitar presentes? Quando Deus esta no negócio. Quando rejeitar? Quando Deus não esta no negócio.
E como saber se Deus esta ou não no negócio? Ora, se você anda com Deus, vai sempre saber (Am 3:7. Gn 18:17).
Então, você que critica aqueles que recebem grandes ofertas, pare imediatamente! Pois um dia, você poderá estar no lugar deles.
E não somente isto, não fale daqueles que cobram, a menos que você tenha provas disso. Pois tu não sabes se isto é difamação do diabo para denegrir o ministério do servo do Senhor, _(árvore que não dá fruto não leva pedrada)_ Assim como falaram que Jesus era usado por demônios (Lc 11:15).
O inimigo é expert em enganar o povo para dividi-lo uns contra os outros. Ele faz isso dentro e fora das igrejas
Deixemos toda inveja e avareza de lado. E quando menos esperar, o Senhor irá honrar você, pois se ele honra até os ímpios quando trabalham para ele (Ez 29:19-20) então muito mais honrará a nós que o servimos de coração e sem interesse.