Quando Deus Começar a Agir ao seu Favoragir
Este texto trata de uma batalha espiritual, onde podemos ver o agir de Deus em favor de seu povo.
A força que fala aqui é humana, mas também é tipo das forças malignas que lutam contra nós. (Ef 6:12).
Zacarias é um profeta pós-exílio, que ao lado de Ageu, anima o povo a construir o templo de Zorobabel. Porém, os inimigos lutaram muito para fazer parar a construção. (Ed 4:24).
E agora através de Ageu e Zacarias, Deus fala diretamente para Zorobabel e Josué, a liderança civil e a liderança religiosa, para se esforçarem a levantar o templo. (Ag 2:4. Ed 5:1).
Porém, os inimigos atacam novamente, dessa vez, (Ed 5:6-17) enviam uma carta ao rei Dario, relatando que os judeus estão edificando o templo.
Afinal, foi por carta que o rei Artaxerxes fez parar a obra da casa do Senhor (Ed 4:11,17,21). Então agora, os inimigos tentam essa jogada mais uma vez, enviando carta ao novo rei, Dario.
Zorobabel é descendente do Rei Davi, e é incrível como alguém da casa de Davi é usado por Deus para guiar o povo de volta a Jerusalém e ainda a levantar o templo, assim como seu pai Davi fundou essa cidade e nela pôs a arca do Senhor. (1Cr 11:5. 2Sm 6:12).
Tal qual Davi, Zorobabel talvez tenha considerado usar a força de um exército para afastar os inimigos e continuar a construção. Porém, para acalmar seu coração, o profeta Zacarias lhe diz:
E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. (Zc 4:6).
O agir do Espírito de Deus foi primeiro na resposta dos trabalhadores, quando o inimigo veio questionar. (Ed 5:11-13). De maneira que isto levou o rei Dario a verificar os arquivos da Babilônia. (Ed 6:1).
E agora, o agir do Espírito de Deus é no rei Dario, que poderia respeitar a decisão de Artaxerxes, mas preferiu ser fiel a Ciro, servo do Senhor. (Is 44:28).
E agora o rei Dario fez um novo decreto garantindo tudo para que a construção do templo acontecesse o mais rápido possível. Estas são as ordens do rei, resultado do agir de Deus, pelo seu Espírito:
O rei manda os opositores se afastarem. (Ed 6:6). Em outras palavras, nessa guerra, Deus irá afastar os inimigos.
O rei manda suprir as necessidades do povo em Jerusalém com o dinheiro dos inimigos. (Ed 6:8). Em outras palavras, quando Deus começa a agir, até os inimigos irão financiar tua vitória.
O rei manda suprir as necessidades para o templo (Ed 6:9). Quer dizer, Deus irá atender a sua oração, como diz o texto: “segundo o pedido dos sacerdotes”, ou seja, tem resposta de Deus para você.
O rei manda matar aquele que tentar contra este projeto (Ed 6:11). Em outras palavras, Deus vai destruir os inimigos que se levantarem para impedir tua vitória.
O rei decreta urgência na execução da obra da casa de Deus (Ed 6:12). Quer dizer, a vitória chegará bem rápido, pois quando Deus começa a agir, ele tem pressa em abençoar.
Quando Deus começa a agir, tudo começa a dar certo. E creio que essa palavra veio para alguém, que vê a obra de Deus parada em sua vida, mas o Senhor diz: É tempo de reconstrução.
Deixe um comentário