Quando o Profeta não Pode Ficar na Brecha
A pergunta NÃO é: Você esta na brecha? Mas sim: Você é qualificado para estar na brecha?
É fácil perceber que Deus estava procurando um homem justo. É fácil perceber que Deus estava procurando um justo intercessor. Que pudesse interceder pelo povo.
Mas porque não achou a Jeremias que orava por eles? (Jr 14:11) Ou mesmo o próprio Ezequiel?
Porque nem todos percebem, que mais do que justo e intercessor, existe uma condição a tal homem. Condição que faltou em Ezequiel e Jeremias, por isso eles não são candidatos a estarem na brecha.
E por falta de qualificação em Jeremias e Ezequiel, é que Deus procurou um homem. Se os seus profetas fossem qualificados, Deus não iria precisar procurar. Afinal, é dever do profeta interceder pelo povo.
Assim como fez Abraão, (Gn 18:30-33) e também Moisés e Arão (Ex 32:11. Nm 16:48) entre outros.
A pergunta é: Qual a qualificação necessária para estar na brecha? A resposta é simples, ser um líder no meio do povo.
Jeremias não era líder, mal era respeitado, um santo homem de Deus ao qual o povo tinha coragem de desmenti-lo na face (Jr 43:2). Ezequiel também não era líder no meio do povo, pois gostavam de ouvi-lo pela sua habilidade no falar, mas não o viam como líder (Ez 33:32).
Deus procurava um líder que fizesse o que Samuel fez (1Sm 7:3). Afinal, o que é um líder diante do povo?
Um líder é alguém que tem influência, a quem o povo respeita e segue, como Samuel, ou como Moisés. Alguém que não precisa ameaçar para ser considerado, nem praguejar para ser ouvido.
Alguém que diz: Se mudar de igreja, não te dou minha bênção, sairás em rebeldia! Isto não é líder. Alguém que precisa usar o medo, ameaçar, fazer promessas, para prender o povo debaixo de si, não é líder.
Deus procurou um líder no púlpito, no altar, no lugar santo, no átrio externo e não achou. Procurou também no centro, nas ruas, nas esquinas e praças da cidade, e não achou!
O povo não tinha líderes? Claro que sim, porém seus líderes diziam: Paz paz, quando não há paz. Cegos guia de cegos. (Ez 13:10,16).
Por vezes, você, profeta do altíssimo, poderá se encontrar em tal situação, não podendo influenciar ninguém, só lhe restará anunciar a palavra do Senhor.
- Siga o seu chamado, ainda que não subas no púlpito;
- Siga o seu chamado, ainda que não receba nenhum cargo;
- Siga o seu chamado, ainda que não tenha nenhum seguidor;
- Siga o seu chamado, ainda que ninguém te reconheça;
- Siga o seu chamado, ainda que esteja entre os exilados no meio do povão;
- Siga o seu chamado, porque o Senhor é contigo!
Pois o futuro irá revelar a todos, que de fato, passou aqui um profeta. (Ez 2:5). Lembra dos falsos profetas em Israel? Nem eu, pois o Senhor apagou a memória deles (Ez 13:9).
Eles profetizam somente se tiverem um cargo, só profetizam se pegarem no microfone, só profetizam se souberem que receberão algo em troca.
E tu, por que profetizas?
Porque o Espírito do Senhor esta em ti, para te levantar e abrir a tua boca anunciando a palavra de Deus. (Ez 2:2. 3:12).
A glória do Senhor pode sair da casa de Deus, pode sair até da cidade (Ez 10:18-22. 11:23), mas todavia o Santo Espírito não sairá de ti até que cumpra teu ministério.
Deus ainda usa profetas!
Quem leu esse artigo também leu:
3 respostas para “Quando o Profeta não Pode Ficar na Brecha | Ezequiel 22.30”
-
A paz do Senhor, acredito que houve um pequeno equívoco, essa passagem de que Deus não encontrou alguém que ficasse na brecha, não quer dizer que Jeremias ou Ezequiel não eram aptos para isso, ou não eram aptos para liderar o povo, mas Deus mesmo havia proibido Jeremias de orar pelo povo (Jr 11:14; Jr 7:16), e Deus também explica porque Jeremias e Ezequiel não deviam mais orar pelo povo, pois ainda que Moisés, Samuel, Noé, Jó, Daniel estivessem intercedendo diante Deus, ainda sim Ele não lhes ouviria (Jr 15:1; Ez 14:14).
-
Essa palavra veio direto do trono pra minha vida, glória a Deus louvado seja o santo nome do senhor
-
Bem assim mesmo,Gideão tapou a brecha mais questionou até
Deixe um comentário