Ícone do site Pregador Manasses

O que Alimenta a Nossa Alma – Devocional

O que Alimenta a Nossa Alma

O que Alimenta a Nossa Alma

Sl 42:2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?

Como o salmista sabe que tem sede de Deus? Como ele consegue perceber que esta faltando Deus na sua alma?

Essa é uma pergunta importante. A resposta á essa pergunta muda vidas. E é mais simples do que parece. Pois olhe para dentro de você. Tente olhar sua própria alma e me diga, o que ela sente? Do quê ela tem falta? Parece difícil ler a própria alma?

Pois o salmista sabe que sua alma precisa de Deus, pelos sintomas que ele vê em si mesmo. Ele diz:

Sl 42:3 As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?

Ora, alguém que vive chorando. Alguém que não consegue conter as próprias lágrimas… Para o salmista, é alguém que precisa de Deus. Que tem sede de Deus.

Você já chorou sem nem saber o motivo? Já derramou lágrimas preocupado com coisas que você sabia que eram pequenas, porém mesmo assim, chorou por elas?

Derramar lágrimas é sintoma de uma alma que tem sede de Deus. E não somente isto, pois o salmista nos revela algo do seu íntimo, ele diz: “enquanto me dizem contantemente: Onde está o teu Deus?”

Quem é que fica pergutando isso? Quem é que fica provocando o salmista e dizendo para ele: Onde esta o teu Deus?

Ora, nem sempre são pessoas. Nem sempre são inimigos como ele diz no verso 10. Nem sempre são familiares ou amigos. Mas muitas vezes, são seus próprios pensamentos.

Sim, são os próprios pensamentos negativos na hora do choro, na hora da dor, na hora da tristeza, os nossos pensamentos ficam contra nós, eles perguntam, eles questionam, eles blasfemam e dizem a nós mesmos: Onde esta o teu Deus?

O salmista sabe que precisa de Deus. Sabe que tem sede de Deus. Não vê a hora de entrar na casa de Deus! Para quê? Ora, para louvar, para adorar, para agradecer, para orar, para falar com Deus, para buscar ao SEnhor… Oh meu irmão, quão importante é buscar a Deus.

O salmista sabe que sua alma tem sede de Deus, pelos sintomas que esta sentindo. Por isso diz:

Por que estás abatida oh minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? (verso 5).

Ele não sabe dizer porque sua alma esta abatida. Ele não sabe dizer porque sua alma esta perturbada. Mas ele sabe de uma coisa. Que se buscar ao Senhor, Ele ouvirá! Ele sabe que se louvar ao Senhor, sua alma será cheia da presença Dele. Por isso diz para sua alma, ele diz a si mesmo, consolando-se:

Espera em Deus! Espera em Deus! Porque ainda o louvarei, sim, louvarei á Ele, meu auxílio e Deus meu.

É bom louvar ao Senhor.