Ícone do site Pregador Manasses

4 Portas que Jesus Abriu para Bartimeu – Pregação Completa

4 portas que Jesus abriu para bartimeu pregação completa

Dia 03 – Deus Abre as Portas Certas – Campanha: O Deus que Abre Portas.

4 Portas que Jesus Abriu para Bartimeu

E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. (Marcos 10:47).

Quantas portas você precisa que Deus abra para você? Não importa a quantidade, Deus é poderoso para abrir todas as portas de uma só vez!

Eis aí um homem que pensava que precisava de uma só porta, a cura da vista. Porém, Jesus abriu para ele 4 portas, que representam as 4 necessidades principais que ele tinha.

E não somente isto, você também tem necessidades que nem sabe, e o Teu Deus, o Deus de Israel, irá abrir essas portas para você.

Bartimeu significa filho de Timeu, logo não sabemos o nome do rapaz que estava mendigando a beira do caminho.

Todos os dias, a rotina daquele cego era colocar a sua capa pela manhã e ir até o seu ponto para pedir esmolas. A capa que ele usava era romana, dando-lhe permissão para esmolar naquele local.

O texto diz que ele tornou a enxergar quando foi curado (Mc 10:52). Significa que não nasceu cego, antes ele enxergava e por alguma infelicidade da vida, perdeu a visão.

Historiadores dizem que ele era jovem. Por isso podemos imaginar os sonhos de um jovem caindo por terra, junto com sua esperança; apagados pela perca da visão. Por isso:

1 – A primeira Porta que Jesus abriu para Bartimeu foi a Porta da Esperança

Antes de Jesus chegar nos lugares, sua fama chegava primeiro. Era comum anunciar em toda a cidade quando um profeta ou pessoa importante chegava.

O texto diz que Jesus encontra Bartimeu na saída da cidade (Mc 10:46), isto significa que quando Jesus entrou na cidade, a notícia foi espalhada por toda Jericó, como era de costume daquela época.

Assim, Jesus chegou em Jericó, e lá do outro lado da cidade a notícia chegou até os ouvidos de Bartimeu. Imagine a cena:

– Uma esmola por caridade!

– Não tenho esmola, mas vou te dar uma boa notícia! Aquele que pode te curar, pois já curou vários cegos, acabou de entrar na cidade de Jericó, é só questão de tempo até chegar aqui.

Ahh… Quando aquela notícia chegou aos ouvidos de Bartimeu, seu coração bateu mais forte, sua mente viajou no mundo de possibilidades, e ele começou a pensar, calcular e planejar em como seria sua vida, se voltasse a Ver.

E é isto que Deus faz em nossas vidas. Ele nos dá esperança de um futuro melhor!

Se você enterrou seus sonhos, desistiu de grandes objetivos na vida, trancou a faculdade, voltou atrás no financiamento da casa, parou, desistiu, enterrou, guardou tudo em uma gaveta, colocou os sonhos e projetos dentro de uma caixa e escondeu no guarda-roupas…

Se prepare! Pois Jesus já chegou e esta aqui abrindo porta de esperança para você!

Escondeu os seus sonhos porque tinha perdido a esperança neles…? Então se prepare para desenterrar tudo de volta!

Porque Deus esta abrindo porta de esperança na tua vida, e te dizendo: Pode voltar a Sonhar porque Eu Sou Deus de perto e de longe; volte a sonhar, planejar e imaginar a tua vida no futuro próximo, pois Hoje Deus abre porta de esperança para ti.

2 – A Segunda Porta Que Jesus Abriu foi a Porta da Consolação

Pois o tão esperado dia chegou, Jesus esta passando, o coração de Bartimeu nunca bateu tão forte, a emoção é grande demais.

Mas imagine a decepção quando Bartimeu se dá conta de que Jesus não veio na direção dele, não passou perto suficiente dele.

E não somente isto, a decepção aumenta pelo fato de Bartimeu não poder sair do seu lugar. Era um ponto de esmolas, se ele saísse dali perderia o ponto, e com todo o barulho da multidão era difícil saber em que direção Jesus estava.

Ele só podia clamar desesperadamente, e foi o que fez. Gritou o máximo que pode até cansar sua voz, dizendo: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.

E mais uma decepção, as pessoas ao seu redor mandavam que se calasse e diziam coisas como: O mestre não pode te ouvir. (Mc 10:48).

O poder do clamor e a importância da frase: Filho de Davi, é assunto para outro dia, em outra mensagem. Mas Aqui, perceba que o clamor de Bartimeu não chegou até Jesus.

As pessoas ao redor de Bartimeu estavam enxergando a distância e percebendo que naquela bagunça não tinha condições de Jesus ouvi-lo, muito menos atende-lo.

Os discípulos ficavam ao redor de Jesus, prestando assistência, filtrando as pessoas que se aproximavam do mestre, e nenhum deles ouviu Bartimeu clamando, pois o barulho da multidão abafou os gritos de Bartimeu.

As maiores decepções acontecem quando estamos bem pertinho da vitória.

A pergunta é: Se por causa do barulho da multidão, o grito de Bartimeu não chegou a Jesus; Então como Jesus ouviu o clamor de Bartimeu?

Conjecturo: Que o clamor de Bartimeu subiu ao céu, chegou ao trono de Deus e desceu ao coração de Cristo!

Jesus parou e os discípulos pararam e logo toda multidão parou e o barulho diminuiu. Jesus se virou na direção de Bartimeu para ouvir o seu clamor.

Isto é porta de consolação! Quando tudo parou, Bartimeu entendeu que Jesus tinha parado! E significa que ele ouviu o seu clamor.

Não sei há quanto tempo você esta orando por uma porta, mas antes de abrir a porta principal, Jesus abre porta de consolação na tua vida, o Espírito Santo te abraça e diz:

Estou ouvindo seu clamou, estou ouvindo suas orações, estou registrando suas lágrimas, estou te vendo na madrugada; Sim, eu sei o quanto você tem chorado e clamado até agora. Eu sei como esta seu coração.

Deus te ouviu. Sinta-se em paz e consolado, porque Ele te ouviu e te ajudará.

3 – A terceira porta que Jesus abriu para Bartimeu foi a porta da Exaltação

Quando Jesus ouviu o clamor de Bartimeu e parou, logo todos pararam. E assim Jesus se virou na direção de Bartimeu, estendeu a mão apontando para ele…

E quando Jesus aponta na direção de Bartimeu, todo mundo tem que sair da frente e abrir um corredor entre Bartimeu e Jesus.

Esta cena, Jesus apontando para Bartimeu é a porta da Exaltação!

Pois quando Deus te exalta é em público, na frente de todos, de maneira que até os teus inimigos irão ver o agir de Deus em tua vida.

Quando Deus te exalta ele faz com que todos saiam da sua frente, como se estivesse dizendo: Chegou a vez dele agora! Chegou a sua Vez!

Quando Deus te exalta ele inverte a fila, pois todos que estavam perto de Jesus pensando serem os próximos tiveram que esperar, porque Jesus inverteu a fila, quem é primeiro virou último e quem era último virou primeiro.

Deus esta abrindo porta de exaltação na tua vida, e Ele vai te tirar do final da fila e te trazer para frente diante de todos para mostrar que Ele é Deus na tua vida.

4 – A quarta porta que Jesus abriu foi a principal, a porta da prosperidade.

Jesus quando fala ao paralítico de betesda ele diz: Queres ser curado? Em outras palavras, ele iria apenas curar o rapaz, nada mais. (Ev Jo 5).

Porém, para Bartimeu ele pergunta diferente dizendo: Que queres que te faça?

Jesus sabia que ele queria ver, mas estava mostrando toda sua bondade dando a ele a chance de escolher qualquer coisa. Deixando a disposição de Bartimeu um leque de possibilidades.

O que você precisa que Jesus faça? Ele esta esperando uma resposta. Pois nessa palavra ele pergunta para você: Que queres, que te faça?

Ore ao Senhor agora e faça seu pedido. O Senhor esta abrindo essa porta para ti, pois sabe que você já esta decidido a segui-lo por toda vida.