Como um Líder pode Desenvolver o Talento dos Jovens na Obra de Deus
Quando você esta na frente de uma mocidade ou um grupo de jovens, como eu mesmo geralmente me encontro, uma das preocupações é o que fazer para desenvolver o talento de cada jovem e o seu potencial na obra de Deus.
Afinal, cada um tem um chamado da parte do Senhor Jesus e cada um tem um talento ou melhor, uma missão á concluir nessa Terra. E você como líder deve contribuir para que o propósito de Deus aconteça na vida dos jovens que estão aos seus cuidados. Confira no estudo de hoje como é possível fazer isso.
Conquiste a Confiança Deles Primeiro!
Antes de qualquer coisa, deves saber se já conquistou a confiança deles em você. Se ainda não conseguiu isso, será impossível trabalhar com eles. Você precisa de conquistá-los, impressioná-los com seus talentos e não irritá-los em nada.
Mesmo nas horas em que fazem coisas erradas, devemos agir com cautela, pois estamos á construir um relacionamento com eles, não podemos botar tudo á perder por um erro, sabendo que errar faz parte da vida e do processo de transformação do crente em uma nova criatura.
Procure fazer mais que todos, faça coisas que provam seu amor ao grupo! Demonstre com ações que você confia neles e quer todos ao seu lado. Seja paciente, seja calmo, dê exemplo, se preocupe com eles e mostre sua preocupação com perguntas e após a resposta ou o silêncio, dê conselhos de vida e deixe o Senhor te guiar para falar ao coração deles.
Crie Oportunidades nos Dois Lados
Para desenvolver o talento deles é necessário lhes dar oportunidades em tudo para que eles possam agir por si mesmo e para que Deus possa trabalhar nos corações. Quando falo de oportunidades, estou falando de oportunidade para louvar, ler um verso bíblico, citar uma passagem bíblica, deixar opinião particular ou até mesmo pregar a palavra.
E o mais importante é dar oportunidades nos dois lados. Pois de um lado estão os jovens e do outro lado esta o Espírito Santo de Deus. E este também precisa ter oportunidades. Você precisa criar oportunidades para que o Espírito de Deus possa falar com os jovens. E isso é simples de fazer, pois toda vez que você reúne os jovens para adorar ao Senhor, isso já é uma oportunidade que Deus tem para trabalhar na vida deles.
Então isso significa que á cada culto, Deus tem uma oportunidade de falar com a mocidade. Mas isto geralmente não é o suficiente, pois muitos jovens tem vergonha de ir na frente em meio á tanta gente. Outros não conseguem glorificar á Deus por vergonha dos pais ou dos amigos. Por isso você deve criar outras reuniões.
Eu por exemplo; Gosto de marcar encontros só com os jovens, pois funciona muito bem! E uma técnica para fazer cair por terra toda vergonha é estabelecer que todos devem ir á frente falar algo da parte de Deus.. isso faz com que os tímidos fiquem mais á vontade pois sabem que todos terão que ir na frente.
Defina Objetivos! Mostre a Recompensa
O mais importante de tudo! Você precisa definir objetivos, mostrar qual o propósito de tudo isso. Caso contrário os jovens perdem a motivação de continuar indo á frente, pois se torna mais uma rotina e todo jovem odeia rotinas.
Você pode definir que o objetivo é que se preparem para ter oportunidades individuais no culto dos jovens na frente de toda a igreja. Pode definir que o objetivo é buscar o Batismo com o Espírito Santo; Outros objetivos também podem ser:
- Preparação para o congresso;
- Descobrir o chamado de Deus na vida de cada um;
- Preparação para evangelizar e recrutar mais jovens;
- Preparação para assumir um cargo na igreja.
E quais as recompensas? O que eles ganham com tudo isso? Essa parte da recompensa também não pode faltar. Pois a recompensa justifica o objetivo dando motivos para conquistá-lo! Veja algumas das recompensas que os jovens ganham ao correr atrás dos objetivos citados:
- Ganha um revestimento do poder de Deus ao conseguir ser batizado no Espírito Santo, sendo selado pelo Senhor.
- Perdem a timidez de falar em público e isso é importante na vida em geral, desde pedir uma informação na rua até uma entrevista de emprego.
- Aprendem mais da obra do Senhor.
- Começam a ter experiência com Deus.
- Sua fé é acrescentada.
- Ficam mais fortes na presença do Senhor conseguem vencer facilmente as tentações.