O que é um Culto?

E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia (Gênesis 3:8a)

O que é um culto?

O que é culto? Conforme o dicionário culto é: “homenagem, de caráter religioso, ao que se considera divino ou sagrado.” E isto esta certo.

Porém, conforme a bíblia temos várias outras definições. Por exemplo, o primeiro culto acontecia no jardim do Éden com Adão e Eva.

E a melhor definição de culto, da forma como vejo na bíblia digo, que eu pregador Manassés, defino culto assim: Culto é plena comunhão com Deus!

E embora Deus seja eterno, e o homem tivesse todo tempo de vida enquanto no jardim, ainda assim o culto tinha local e horário para acontecer. Era um evento diário, marcado na viração do dia.

Era o momento em que Deus descia no jardim para ter comunhão com o homem. Nesse momento, o homem não tinha pecado, por isso o culto era diferente.

Não havia necessidade de sacrifícios, apenas obediência. E enquanto o homem estivesse em obediência, isto é, não comendo do fruto proibido, ele estaria sempre em condições de participar do culto e ter comunhão com Deus.

Veja, que culto a Deus tem hora e lugar para acontecer, mas para ser aceito por Deus, depende da sua obediência durante o dia. (Gn 4:7. Am 5:21-24. Os 6:6).

No dia em que eles pecaram, faltaram no culto. Veja a segunda parte deste versículo:

e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. (Gênesis 3:8b)

Ou seja, o pecado é um dos motivos pelo qual muitos faltam no culto. Pois o pecado nos faz ter medo de Deus e naturalmente nos afastamos Dele para tentar fugir da consequência do pecado. (Is 59:2).

Depois da queda do homem, o culto mudou. Agora, além da obediência, entra o sacrifício como oferta agradável a Deus. E durante o antigo testamento, muitos sacrifícios eram repetidos a cada culto.

Mas no novo testamento, quem traz o sacrifício para o culto é o próprio Deus. Por isso diz:

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (João 1:29b)

E este sacrifício é único e perfeito, de maneira que agora, no nosso culto, basta lembrar o sacrifício de Cristo por nós. (1Co 11:24. Ex 12:25. Hb 12:2).

Porque não temos condições de entregar a Deus um sacrifício válido, ao mesmo tempo, a exigência de Deus é muito alta, um preço que nenhuma criatura poderia pagar. Por isso, Ele mesmo pagou o preço por nós.

E agora em nosso culto devemos:

Lembrar o sacrifício que Jesus fez por nós. E Comemorar a vitória de Cristo na cruz, tirando os nossos pecados. Essa é nossa maior alegria. Pois sabemos que por este motivo, temos comunhão com Deus novamente.

Este é o principal motivo do culto, que tem lugar e hora marcada para acontecer. No Brasil, é comum que este culto ocorra no domingo, pois é o dia em que a maioria das pessoas esta de folga do trabalho, portanto torna mais fácil dedicar tempo a Deus.

Mas devemos lembrar que nossa vida deve ser um culto a Deus 24hrs por dia. Para que não se repita em nós o comportamento de Adão e Eva, que fugiram do culto porque estavam em pecado.

Agora, graças a essa comunhão que Cristo alcançou por nós na cruz, é que oramos no culto. Sabendo que Deus ouve. E também louvamos no culto, sabendo que Deus recebe. E ainda pregamos a palavra no culto, para através dela ouvirmos a voz de Deus.

E não somente isto, mas em vista da necessidade que temos de sermos orientados por Deus para melhor conduzirmos nossas vidas em santidade e obediência ao Senhor, é que realizamos também reuniões específicas, como por exemplo; reunião de oração e reunião de ensino.

E fazemos tudo isto, para glória de Deus! Com o sentimento do salmista:

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. (Salmos 122:1).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies