4 Lições da Queda do Homem – Estudo Bíblico

4 Lições da Queda do Homem

Ele respondeu: — Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. (Gênesis 3:10).

Você já culpou Adão e Eva por terem pecado? Pois se eles não tivessem pecado, nós todos estaríamos no jardim do Éden, e isso teoricamente falando. O problema é que não podemos culpa-los. Porque toda vez que nós pecamos, estamos seguindo o mesmo caminho deles. Então, se você já cometeu algum pecado na vida, significa que se fosse você no jardim, teria pecado do mesmo jeito, como eles fizeram.

Pois o lugar não importa, Adão e Eva estavam no paraíso e caíram, mas Jesus estava no deserto e venceu. (Mt 4). Ou seja, Deus viu toda a humanidade cair, por isso Jesus é necessário para salvar todos nós, começando por Adão e Eva, até chegar em você e eu. E podemos aprender muito com este primeiro casal. Dentre as dezenas de lições que existem, quero mencionar algumas.

1° Lição – A Responsabilidade do Homem é Maior

Quando Eva comeu o fruto, nada aconteceu. Quando o homem comeu, os olhos de ambos foram abertos! Embora Eva tivesse comido o fruto primeiro, Deus chamou o homem para tirar satisfações, não a mulher. (Gn 3:9).

E não somente isso, a consequência para a mulher foi ter filhos com muitas dores. Algo que inclusive, alguma mulher pode optar por não ter filhos pra não passar por isso. Algo que a mulher sente somente na hora do parto. Em resumo, a consequência do pecado da mulher, atinge só as mulheres. Mas a consequência do pecado do homem, atingiu toda a terra. (Leia Gn 3:16-19).

Animais, plantas e até o solo foram atingidos por causa do pecado do homem. E não somente isso, diferente do pecado da mulher que trouxe uma consequência momentânea, o do homem trouxe uma consequência pra toda vida.

Por que por toda vida terá que trabalhar muito, muito mais do que antes, para ter o seu sustento. O trabalho não é maldição, mas foi assim como tudo na terra, o trabalho também foi afetado pelo pecado do homem.

Isso deixa claro que o fato de ter sido criado primeiro, traz uma responsabilidade maior ao homem na hora da prestação de contas.

Se tem algum homem aqui lendo essa mensagem, reflita sobre suas ações, porque a bíblia diz:

Mas, por ser teimoso e ter um coração impenitente, você acumula contra si mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo as suas obras. (Romanos 2:5,6).

2° Lição – Pecado e Tentação são coisas Diferentes

O pecado foi a desobediência, comer do único fruto que não podia. Mas a tentação foi querer ser igual a Deus.

Não importa o quão santo você seja, não importa o quão perfeito fique, sempre haverá tentações, enquanto estivermos nessa terra.

Adão e Eva eram perfeitos, não tinham falta de nada, mas o diabo conseguiu fazê-los pensar que faltava algo, que precisavam ser melhores, que deveriam evoluir e ser como Deus.

O mesmo pecado que derrubou satanás do céu, foi querer ser como Deus. (Is 14:13,14). E não duvido, que com essa mesma promessa de “independência de Deus” que satanás conseguiu convencer a terça parte dos anjos do céu a seguirem seu caminho de mentiras.

A tentação é a ilusão de te fazer pensar que precisa disso ou daquilo para ser feliz, para ser melhor, para se sentir bem. Mas é só ilusão, com objetivo de te fazer cometer um erro.

Por exemplo, as ofertas e promoções e comerciais de marketing são tentações. Porque colocam diante dos seus olhos a ilusão de que só será feliz se comprar o produto. Só terá seus sonhos realizados se estourar o cartão de crédito.

E o pecado é justamente gastar além da conta e sujar seu nome. Logo, pecado e tentação são coisas diferentes, porque a tentação não parece pecado, ela parece um sonho a realizar, e precisa ser desmascarada pela palavra de Deus.

3° Lição – Vestes de Homens Vs Vestes de Deus

Quando falamos de vestes, alguém já pensa em doutrina, enquanto vários outros se escondem nos arbustos da ignorância.

Adão e Eva ao verem que estavam nus, perceberam por si só que isso não podia ficar assim. Então fizeram vestes de folha de figueira (Gn 3:7). O problema, é que Deus não aprovou essas vestes.

Até hoje os homens acham que sabem como se vestir. Mas quando Deus aparece, correm e se escondem reconhecendo que na verdade estão nus. Como fez Adão. (Gn 3:10).

Se ele já tinha feito roupas de figueira no verso 7, por que então no verso 10 fala que esta nu?

Ele não se escondeu de Eva, assim como Eva não se escondeu de Adão. Assim como hoje as pessoas de poucas roupas, não se escondem de nós. Porque somos iguais.

Mas é só convidar para ir a igreja, que a pessoa diz que não tem roupa adequada para ir. Porque sabe que não pode entrar na presença de Deus com vestes de folha de figueira. Assim como Adão e Eva estão se escondendo.

Porém Deus resolveu o problema. Ele fez vestes de pele de animais. Façamos uma comparação:

• Folhas de figueira podem deixar partes do corpo a mostra.
• Peles de animais cobrem tudo.
• Folhas de figueira podem rasgar facilmente.
• Peles de animais duram a vida toda.
• Folhas de figueira são finas e apertadas, marcam o corpo.
• Peles de animais são grossas e largas.

Será que é tão difícil se vestir decentemente da forma que agrada a Deus?

4° Lição – O Pecado Traz Doenças para a Alma

O pecado de Adão trouxe muitos males para todos nós. A culpa não existia, mas agora, por causa do pecado. Adão se sente culpado e por isso foge de Deus.

A vergonha não existia, mas agora por causa do pecado, Adão esta envergonhado de ser visto por Deus, e de olhar para Deus, por isso ele se esconde.

A tristeza não existia, mas ela é efeito imediato! No exato segundo que se comete o pecado, a tristeza aparece. E traz consigo o desespero, de não saber o que fazer.

O medo não existia, mas agora, por causa do pecado, Adão e Eva estão com medo de encarar Deus.

A acusação não existia, mas ela aparece na vida de quem continua no pecado. Adão e Eva ainda não tinham se arrependido quando foram confrontados por Deus, e aqueles que antes adoravam o Senhor, agora acusam o criador.

Quando ele diz: A mulher que tu me destes… Está acusando o próprio Deus, dizendo que Ele é o culpado por ter criado a mulher e dado ao homem.

A ingratidão não existia, quando o homem recebeu a mulher foi muito grato, mas agora com o pecado, ele é ingrato culpando Deus pela mulher que recebeu, aquela que antes foi vista como bênção, ele agora amaldiçoa.

Vergonha, culpa, tristeza, desespero, acusação, ingratidão, medo são coisas que levam o ser humano a angústia profunda, depressão, isolamento entre tantos outros males além de afastá-lo de Deus.

Mas Jesus Cristo esta aqui, sofreu toda penitência no seu lugar.

• Para que você não seja mais condenado, Ele foi por ti.
• Para que você não seja mais culpado, Ele foi por ti.
• Para que você não fique mais envergonhado, Ele foi por ti.
• Para que você não seja mais entristecido, Ele foi por ti.
• Para que você não tenha medo, Ele teve por ti no Getsemani.
• Para que você não acuse mais ninguém, Ele assumiu seus crimes.
• Para que você seja sempre muito grato, Ele te dá muita graça, favores que você não merece. Por isso, só tens a agradecer.

Fale com este amoroso Jesus, saia detrás dos arbustos e venha para a presença de Deus, porque agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.

Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies