Introdução as Cartas Paulinas – Estudo Bíblico

Introdução as Cartas

Cartas Paulinas – Introdução

Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. (2 Coríntios 3:2)

Por que é importante conhecer as cartas paulinas? A resposta é simples: Para conhecer as principais doutrinas, e se firmar plenamente na fé. E não somente isto, hoje se faz necessário conhecer as cartas para não ser enganado por líderes e pastores.

Pois já muitos líderes e pastores sem nenhum preparo, sem nenhum conhecimento, se levantaram na igreja, e estão ensinando coisas que a bíblia não diz, com objetivo de controlar a vida dos irmãos. Como no caso da disciplina.

E não somente isso, muitos estão induzindo crentes ao erro e ao pecado, ensinando por exemplo, que eles podem se batizar nas águas mesmo estando amasiados sem casar, e ainda participar do corpo e do sangue do Senhor.

Por hora, veremos apenas uma introdução ás cartas, e depois vamos tratar de cada uma delas em particular.

Quase 1/3 do novo testamento é composto pelas cartas paulinas. Elas são de fundamental importância para o bom andamento da obra de Deus.

As cartas paulinas que nós temos certeza de que Paulo as escreveu, vão de Romanos a Filemom. A carta aos Hebreus não se sabe ao certo quem escreveu. Alguns dizem que foi Paulo, outros dizem ter sido Apolo, e ainda outros dizem que Estevão é seu autor.

As cartas foram organizadas em nossa bíblia por ordem de volume, começando pelas maiores, Romanos e Coríntios e terminando com as menores, Tito e Filemom.

As datas são todas aproximadas, é bem difícil saber a data exata em que cada carta foi escrita. Por isso, os números podem variar um pouco entre um e outro teólogo.

E a ordem cronológica também é aproximada. Sendo assim, nós do Clube de Pregadores, adotamos e ensinamos a seguinte ordem com as seguintes datas.

1 Tessalonicenses 50 d.C
2 Tessalonicenses 50 d.C
Gálatas 55 d.C
1 Coríntios 55 d.C
2 Coríntios 56 d.C
Romanos 56-58 d.C
Efésios 61 d.C
Colossenses 61 d.C
Filipenses 61 d.C
(Filemom) 61 d.C
1 Timóteo 64-67 d.C
Tito 64-67 d.C
2 Timóteo 67-68 d.C

 

A carta aos romanos é a mais importante de todas. Pois trata da base da nossa fé. Essa carta é um curso discipulado que explica com muitos detalhes como que todos, judeus e gentios, estão destituídos da glória de Deus (Rm 3:23), e como que recebemos a salvação e permanecemos nela. (Rm 5, 8, 10).

As cartas 1 e 2 Coríntios são doutrinárias, nelas Paulo explica como resolver diversos tipos de problemas que surgem na igreja, inclusive como aplica a disciplina (1Co 5), e como deve ser organizado o culto pentecostal (1Co 14) e até mesmo questões de casamento (1Co 7), e inclusive questões de ofertas (2Co 9). E ainda fala também de experiências sobrenaturais (2Co 12).

A carta aos gálatas é parecida com a carta aos romanos. Nela Paulo exalta o evangelho, e mostra que existe uma separação entre a fé em Cristo e a fé na lei de Moisés. Na carta aos gálatas nós entendemos a diferença entre ser judeu e ser cristão. Paulo ensina que não precisamos adotar os costumes e tradições judaicas.

Na carta aos efésios Paulo fala do propósito eterno de Deus, Jesus Cristo como centro de tudo, o cabeça da igreja. E como nós, tanto judeus como gentios, somos um só povo em Cristo. Ele trata a nova vida em Cristo e mostra que somos parte do exército de Deus lutando contra forças malignas.

A carta aos filipenses é a carta da alegria, pois o apóstolo esta preso e mesmo assim fala da sua alegria (Fl 1:4. 2:18. 4:1) e esperança (Fl 1:20. 2:19) e também exorta aos irmãos que se alegrem (Fl 4:4), onde ele mostra todo seu amor pelos filipenses, agradece as ofertas que recebeu (Fl 4:10-19), e nos dá uma lição de ânimo, pois a prisão não o desanimou, pelo contrário, ele ainda esta cheio de vontade de pregar o evangelho, como no príncipio.

A carta aos colossenses nos ensina muito sobre Cristo. Todas as cartas são teológicas, e a de colossenses trata de Cristologia. Os irmãos ali estavam recebendo falsos ensinamentos sobre Cristo, e Paulo escreve essa carta para guia-los na verdade.

As cartas de 1 e 2 Tessalonicenses mostram que essa igreja era muito preocupada com a volta de Cristo. Então na primeira carta Paulo os consola e exorta que não devem se preocupar com quando os mortos vão ressuscitar e quando será o dia do Senhor. Porém, falsos ensinos entraram na igreja, dizendo que o dia do Senhor já passou, então Paulo corrige isso na segunda carta.

As cartas de 1 e 2 Timóteo, e também Tito. São cartas pastorais. Tito e Timóteo são pastores de pastores. Isto é, nos dias de Paulo, eles não ficavam em uma igreja apenas, mas viajavam por várias igrejas levantando presbíteros e líderes, e reforçando os ensinos de Paulo. Nessas cartas nós aprendemos a como levantar líderes e qual o comportamento dos mesmos.

A carta a Filemom é pessoal. Uma das mais lindas expressões de amor na bíblia sagrada. Pois o amor aqui não é de homem para mulher, nem mesmo de amigo para amigo. Mas é de um apóstolo por um novo convertido que ele acabou de conhecer, certo de que seu amigo Filemom, por ser também convertido, terá o mesmo amor por Onésimo. Essa carta mostra o amor que os cristãos devem ter uns pelos outros. Trabalhemos para chegar nesse nível de amor.

Que o Santo Espírito de Deus abra nossa mente para compreender todas as cartas paulinas e que esta compreensão nos converta mais, nos aproxime mais de Deus, nos anime a pregar levando avivamento e trazendo almas a Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies