O Chamado de Estevão – Pregação e Estudo Bíblico

o chamado de Estevão

O Chamado de Estevão

Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. (Atos 6:8).

Estevão é um homem ímpar no novo testamento, um dos melhores imitadores do Senhor Jesus no modo de viver e na forma como morreu.

Seu chamado se torna publico quando surge a necessidade de levantarem diáconos. O apóstolo Pedro havia fechado as portas para o apostolado, por isso, eles não iriam reconhecer mais nenhum apóstolo além de Matias que entrou no lugar de Judas.

E como Pedro fechou essa porta? Ora, colocando regras (At 1:21,22). Porém, mais adiante, percebemos pelo ensino de Paulo que a porta do apostolado esta aberta (Ef 4:11)…

E que sim, Jesus pode levantar novos apóstolos em sua igreja. (At 14:14). Dentre esses novos apóstolos além dos 12 de Cristo, Paulo é um dos primeiros. (1Co 9:2). Sendo assim, ao olhar com mais atenção para Estevão, percebemos que ele esta mui distante de ser um diácono, porque o testemunho de sua vida é de um verdadeiro apóstolo de Cristo. Vejamos:

Ele foi chamado para ser diácono por 3 motivos. Vemos no capítulo 6 de Atos que ele era:

Esses são os critérios que o apóstolo Pedro designou para se levantar um diácono, logo percebemos que ser diácono não é pra qualquer um. Afinal, quanto maior o nível do líder do ministério, maiores serão as exigências para trabalhar junto a Ele.

E um pastor do nível do apóstolo Pedro, certamente vai exigir diáconos incrivelmente preparados. Agora o contrário também é verdadeiro. Quanto menor o nível do líder, menores são as exigências para trabalhar junto a ele.

Aqui cabe uma aplicação. Qual o nível do seu pastor? Quais foram as exigências para você trabalhar ao lado dele? Ou se você é líder, quais as exigências para trabalhar contigo?

Porque em todo lugar vemos obreiros, diáconos e até pastores, que iguais a Estevão estão cheios, mas não de sabedoria, nem de reputação e muito menos do Espírito Santo. Eles estão:

  • Cheios de má reputação, com nome sujo no spc, no serasa, na padaria do João, na quitanda do Zé, na rua e no bairro onde moram, no trabalho, na escola, e até na cantina da igreja estão devendo.
  • Cheios de falta de sabedoria. As páginas de suas bíblias estão grudadas de tanto ficarem fechadas. Tão vazios que mal conseguem pregar por conta própria, precisam procurar mensagens prontas por aí.
  • Cheios de si mesmos, suas esposas ou maridos não os suportam, seus filhos não os suportam, a igreja esta cansada deles, e nem eles se suportam.

Foram chamados? Mas onde esta a honra a esse chamado? Por que não valorizam o seu chamado?

Porém, Estevão (que acredito eu, era um dos quase 120 que receberam o Espírito Santo no dia de pentecostes), estava além dessas qualidades.

Porque Estevão também era:

  • Cheio de Fé, v5.
  • Cheio de graça, v8.
  • Cheio de poder. v8.

As pessoas gostam de separar a graça do conhecimento bíblico. Mas não percebem que não existe uma só pessoa em toda a bíblia sagrada que tinha isso separado. Pesquise, estude, procure saber e perceberás que:

Todos os profetas, todos os líderes, todos os pregadores, apóstolos, doutores e mestres que nós os consideramos como crentes, tementes a Deus e portanto bons exemplos para nós, todos eles, são cheios de sabedoria, conhecimento da palavra e cheios da graça de Deus.

Você pode citar o exemplo dos saduceus e dos fariseus, cheios de conhecimento mas sem a graça de Deus. E ao fazer isso, o Senhor Jesus vai te corrigir, porque na verdade, os fariseus e saduceus não tem conhecimento bíblico, eles só parecem ter. Porquanto Jesus disse a eles:

Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. (Mateus 22:29).

E essas palavras de Jesus se aplicam a muitos outros. E se Jesus disse que eles não conhecem as escrituras, quem é que vai contrariar Deus? Ora, devemos entender que conhecimento bíblico só é possível com a graça de Deus, porque o intérprete da bíblia é o Espírito Santo.

Portanto, conhecimento sem graça, não é conhecimento útil e proveitoso para ninguém. E graça sem conhecimento bíblico, não é graça, porque a fonte da graça é justamente o relacionamento com Deus através das escrituras.

Então se Estevão é cheio da graça, só pode ser porque também é cheio do conhecimento. Ou então, se Estevão é cheio do conhecimento, só pode ser porque também é cheio da graça.

E se perguntarem: O que vale mais, graça ou conhecimento? Pergunto: Qual asa é mais importante ao pássaro, esquerda ou direita?

Quando é que essa geração vai entender que:

  • A graça é meditar na bíblia,
  • A graça é ouvir Deus nas escrituras,
  • A graça é conversar com Deus através das sagradas letras,
  • A graça é conhecer a Deus pela sua palavra!
  • A graça é: Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor! (Os 6:3)
  • A graça é: Que conheçam a ti Só, único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste! (Jo 17:3).
  • A graça é para nós que somos salvos o Poder de Deus, Sabedoria de Deus! (1Co 1:18,24).

E que qualquer ritual, liturgia, costume, seita, reunião, comportamento ou qualquer outra coisa que exclui a bíblia sagrada, certamente não tem graça nenhuma. Se não tem palavra de Deus, não tem graça meu filho.

Como foi que viram a graça na vida de Estevão? Ora, não é dele a pregação de Atos 7? Foi ouvindo Estevão pregar que viram seu rosto brilhando, e foi pregando que a graça se manifestou na vida dele e os céus se abriram.

Porque a graça se manifesta quando o pregador derrama conhecimento bíblico na igreja. Conhecimento que foi adquirido a maior parte, quando ele estava a sós com Deus meditando em sua palavra.

E perguntas: Qual a importância da teologia então? Ora, te ajudar a ter momentos cada vez melhores e mais íntimos com Deus através da palavra. A teologia prepara a comida para quem tem fome de Deus poder encher o seu prato e sentar-se a mesa com o Senhor, para desfrutar da comunhão com Ele. (Sl 42:1,2).

Se você tem fome de Deus, então você tem um chamado!

Mas Estevão ainda é cheio de outra coisa. Acusação. Porque ser cheio de conhecimento e de graça lá do alto, desperta a inveja dos outros, e a mesma pregação que alegra o crente também enfurece o descrente.

Foi designado para ser diácono, mas o seu chamado era maior que isto, por isso além de atuar como diácono, ele também foi pregador, evangelista, ganhador de almas, testemunha fiel de Cristo e digno de morrer pregando a palavra de Deus.

A mais alta dignidade de um servo de Cristo, é morrer por causa de Cristo. Tanto que os céus se abrem e Jesus se levanta no trono para receber o seu servo. (At 7:56).

Se você, igual a Estevão, tem um impulso para fazer muito mais do que foi designado. Por exemplo, colocado pra ser obreiro, mas você aspira ser pregador, colocado pra ficar na porta mas seu desejo é guardar o altar, colocado para lavar banheiro mas seu desejo é limpar o inferno… Então meu irmão, minha irmã, certamente há um chamado na tua vida. Se prepare!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies