Evidências do Batismo com Espírito Santo – Estudo Bíblico

Evidências do Batismo com Espírito Santo, afinal, isso existe? O que pode ser dado como prova, de que houve batismo com Espírito Santo? Será que apenas ao ver alguém falando em línguas, é suficiente para dizer que houve o “revestimento de poder”? Veremos isso á luz da palavra de Deus.

Você pode acompanhar todas as partes desse estudo bíblico, aqui pelo site, os links dos estudos anteriores, estão mais abaixo. Receba também o resumo desse estudo pelo zap. Adicione o Pregador Manassés: +55 (11) 99574-6723. E também pelo Telegram. Ainda é possível assistir pelo canal no Youtube.

Evidências do Batismo com Espírito Santo – Estudo Bíblico

evidências do batismo com Espírito Santo

E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, (Atos 8:18).

Quando Filipe foi até Samaria, pregando a palavra, as pessoas receberam, aceitaram Cristo, e foram batizados em nome do Senhor. (At 8:16). Esse é o batismo de introdução na igreja, o batismo nas águas, que é feito em nome do pai, do filho e do Espírito Santo. (Mt 28:19).

O texto diz que eram batizados em nome do Senhor, ou em nome de Jesus, para fazer distinção do batismo de João Batista, ao qual muitos ensinavam, não percebendo ainda a mudança que Cristo fez. (At 19:3). Porém o texto é bem claro ao afirmar, que sobre nenhum deles havia descido ainda o Espírito Santo. (At 8:16). Como assim?

Não aceitaram a Cristo? Não foram batizados? Como pois ainda não tinham o Espírito Santo? Entenda isso que, ser habitado pelo Espírito Santo, é uma coisa; E ser cheio do Espírito Santo, é outra coisa! (Jo 14:17). Então sim, eles tinham o Espírito Santo habitando com eles, mas não haviam sido cheios do Espírito.

Por isso Pedro diz em Atos 2:39 “recebereis o dom do Espírito Santo”. Que é primeiro ter o Espírito habitando em você, após sua conversão, mas também ser cheio do Espírito, depois da conversão, que é o batismo com Espírito Santo, o dom!

Quando Maria, mãe de Jesus foi cheia do Espírito para conceber o salvador, não houve reação da parte dela (Lc 1:35-38); Quando o Espírito desceu sobre Jesus, não houve reação da parte dele (Mt 3:16);

E isso era comum, mesmo no antigo testamento, (1Sm 16:13). Porém, outras vezes que alguém recebia, tinha reação, como Saul que profetizou, (1Sm 10:6), ou ainda Zacarias que profetizou (Lc 1:67).

Porém, agora depois da descida, o comprimento da promessa de Cristo. Temos reação constante, toda vez que alguém é cheio do Espírito Santo, ou seja, toda vez que alguém é batizado, tem uma reação.

São muitos textos em atos, que falam do cair do Espírito, derramar do Espírito, poder do Espírito, e é visto uma reação naqueles que o recebem. (Atos 2:3. At 4:31. At 8:18. At 10:44-46. At 11:15-16. At 19:5-6).

Obviamente, o livro de Atos não tem por objetivo falar o tempo todo do batismo no Espírito Santo, mas sim, mostrar como a igreja cresceu, como o evangelho se espalhou pelo mundo antigo.

Da mesma forma, Simão viu, que pela imposição das mãos dos apóstolos, vinha sobre as pessoas o Espírito Santo. A pergunta é: Como ele viu? Como ele teve tanta certeza, a ponto de oferecer dinheiro para ter esse poder? (At 8:18-19). Simples, ele viu a reação das pessoas.

Entendemos que o falar em línguas esta como evidência do Batismo com Espírito Santo. Já que os quase 120 falaram no pentecostes, os discípulos de João Batista em Éfeso também falaram, (At 19:4-6), e ainda os gentios falaram (At 10:45-46 e 11:15-16).

Mas a principal evidência mesmo, que se repete com força no livro de Atos, é anunciar o evangelho com ousadia (At 4:31)! Toda vez que o Espírito Santo desce na igreja, a palavra se espalha mais e novas almas se convertem!

Hoje, os homens podem imitar línguas, profecias, e ainda podem inventar novas reações, para dizer que estão cheios. Também podem pregar a palavra, para disfarçar como se estivessem cheios.

Mas não podem imitar a principal evidência, que é a igreja em peso pregando a palavra com poder, ao ponto de muitas almas se entregarem a Cristo!

O poder do Espírito não vem sobre apenas 1. Isto acontecia muito no antigo testamento, mas hoje ele vem sobre a igreja. E enche a igreja. E é a igreja que prega, espalha a palavra, e muitas almas se convertem!


Manifestações do Espírito Santo

Comunhão com o Espírito Santo

Conhecendo o Espírito Santo

 

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com

3 Comentários

  1. Pingback: O Efeito do Poder de Deus na Igreja | Pregador Manassés

  2. Pingback: A Condição para ser Batizado com Espírito Santo - Como Pregar a Palavra de Deus

  3. Pingback: Deus Quer te Encher do Espírito Santo | Estudo Bíblico - Pregador Manassés

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *