Carta de Paulo aos Efésios – Estudo Bíblico

Carta de Paulo aos Efésios – Estudo Bíblico

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Efésios 6:12).

A carta de Paulo aos Efésios trata de Cristo e da igreja. Mas também fala muito do Espírito Santo. De maneira que essa carta pode ser classificada em 3 matérias da teologia. Cristologia, Eclesiologia e Pneumatologia.

Ela foi escrita quando Paulo estava preso em Roma (At 28:30), é uma das 4 cartas da prisão. São elas: Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom. Todas escritas durante os 2 anos que Paulo passou em prisão domiciliar em Roma.

A cidade de Éfeso é a capital romana da Ásia menor. A igreja nesta cidade é fundada por Paulo, Áquila e Priscila em Atos 18:18,19.

É interessante notar que em Atos 18:19 Paulo levou o evangelho, mas ficou pouco tempo. (At 18:21).

Porém, em Atos 19:1-6 Paulo volta a Éfeso e leva agora o poder do Espírito Santo.

Na cidade de Éfeso ficava uma das sete maravilhas do mundo antigo, o famoso Templo de Diana. Este templo era o centro da cidade, tudo na cidade acontecia por causa do templo de Diana.

Por exemplo.

  • Os turistas vinham para ver o templo que tinha cerca de 127 colunas de 20 metros de altura.
  • O comércio da cidade era sustentado pelos ourives e vendedores de “nichos” do templo da Diana. (At 19:24).
  • Os cidadãos da cidade viviam em prol da Diana, o culto a essa deusa era o que influenciava e moldava a vida dos cidadãos de Éfeso.

A magia e feitiçaria eram muito fortes em Éfeso, ao mesmo tempo, o povo tinha medo de tudo que envolve espíritos, rituais e etc.

Nas colunas do templo de Diana, eram feitos sacrifícios a deusa, e junto ao sacrifício o culto a Diana que era sexo com as sacerdotisas do templo, incluindo orgias com famílias inteiras.

Por causa do culto a Diana, as sacerdotisas engravidavam e abandonavam seus filhos. Pois a deusa Diana era contra o casamento. Logo, a cidade de Éfeso possuía muitos órfãos.

Quando Paulo começou a pregar, falou muito da adoção de filhos e de como Cristo nos torna filhos de Deus. (Ef 1:2,5,17). A pregação de Paulo começou a levar a cidade a falência, pois convertendo as pessoas, elas deixavam de frequentar, adorar, cultuar, e de comprar “nichos” do templo da Diana. (At 19:26,27).

Paulo também ganhou para Cristo muitos que roubavam e enganavam as pessoas, e estes confessavam seus crimes publicamente além de magos e feiticeiros que convertidos queimaram seus livros de artes mágicas. (At 19:18,19).

No capítulo 1, Paulo fala das bênçãos espirituais que temos em Cristo nos lugares celestiais. A expressão “lugares celestiais” é uma forma de dizer “dimensão espiritual”, ou seja, no mundo espiritual.

Ele mostra como somos especiais, porque fomos amados, escolhidos e separados por Deus antes da fundação do mundo, mostrando que o plano da salvação para nós, é desde o início de tudo. E que por isso, somos filhos de Deus em Cristo.

No capítulo 2, ele fala da graça de Deus que nos salva, e como agora somos a igreja de Cristo, firmada em Cristo a pedra angular, e que em Cristo judeus e gentios são apenas um único povo, a igreja do Senhor.

No capítulo 3, Paulo fala do mistério oculto em Deus, revelado pelos apóstolos e profetas, e este mistério é: A igreja! Ou seja, antes não existia igreja, mas a igreja que agora existe era um plano de Deus que foi guardado, oculto, mas agora revelado.

E que uma das funções da igreja é mostrar a multiforme sabedoria de Deus. Para quem? Ora, para os principados e potestades (demônios), que até então não sabiam do plano de Deus de constituir uma igreja na terra poderosa suficiente para enfrentar o inferno e vencer.

Ou seja, antes a preocupação do inferno era apenas com grandes homens que Deus levantava. Mas agora, a preocupação deles é com a poderosa igreja de Cristo.

No capítulo 4, Paulo fala da unidade da igreja, os dons ministeriais e o motivo de termos na igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores que é: Levar a igreja ao aperfeiçoamento em Cristo.

Ainda no capítulo 4, Paulo fala de santidade, a nova vida em Cristo que é totalmente oposta a vida daqueles que estão no mundo.

No capítulo 5, Paulo fala das obras das trevas e as obras da luz, enfatizando: Somos filhos da luz! E que portanto, devemos ser cheios do Espírito Santo. E ainda mostra como ser cheio do Espírito dizendo:

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; (Efésios 5:18,19)

Ou seja, ser cheio do Espírito começa no culto, quando a igreja esta reunida salmodiando, cantando, falando a palavra de Deus. Mas não é só isso, ser cheio do Espírito continua com nosso comportamento na família.

Por isso, uma mulher só pode ser submissa ao marido se ela estiver cheia do Espírito (Ef 5:22….). Assim também o marido só pode amar verdadeiramente a esposa se ele estiver cheio do Espírito Santo.

Como também o filho, o empregado e o patrão só podem cumprir sua missão de vida, se estiverem cheios do Espírito Santo (Ef 6:1-9).

No capítulo 6, após falar dos filhos, servos e patrões. Paulo diz assim: “No demais…” Essa expressão quer dizer fora da igreja, fora do ciclo familiar, ou seja, aqueles momentos, situações da nossa vida que passamos em contato com o mundo de forma geral.

Ele já explicou o que fazer na igreja e na família. Agora explica o que fazer quando no mundo, que é: Tomai toda armadura de Deus! (Ef 6:10).

Em Éfeso a feitiçaria é forte, logo Paulo explica a nossa luta contra os demônios e a importância da armadura de Deus para enfrentá-los.

Em toda a carta Paulo pede orações e faz orações. Em toda a carta Paulo fala de Cristo, do Espírito Santo e das nossas responsabilidades como cidadãos (pai, mãe, marido, esposa, filho, empregado, patrão) e como igreja, noiva do cordeiro.

Que o Santo Espírito ilumine nossas vidas, para que possamos alcançar este nível, que é revestidos com a armadura de Deus, lutar contra os principados e potestades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies